Autor Tópico: Com que idade voces se tornaram ateus?  (Lida 25954 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Com que idade voces se tornaram ateus?
« Resposta #50 Online: 27 de Abril de 2006, 15:28:44 »

Isto está parecendo aqueles momentos de certas Igrejas que reservam hora para testemunho....

heheheh  :hihi:
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 27 de Abril de 2006, 22:46:06 »
Isso me faz lembrar que eu consegui por um bocado de gente no forum da STR uma vez pra dar testemunhos nunm tópico chamado "conta a bença, irmão!" :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #52 Online: 27 de Abril de 2006, 23:38:25 »

Isto está parecendo aqueles momentos de certas Igrejas que reservam hora para testemunho....

"Fala que eu te escuto"

:lol:
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 28 de Abril de 2006, 10:09:08 »
Será mesmo que nascemos ateus? Será que não está gravado em nossos genes que uma hora ou outra um indivíduo que nunca teve contato com religiões poderá inventar um ser criador para explicar o que não compreende?

Aparentemente não, Rubens, não nesses termos exatos pelo menos. A crença em seres sobrenaturais pode muito bem ter base genética sim, ela parece mesmo universal a todas as culturas. Mas a crença em um "ser criador" é uma excentricidade peculiar às crenças abraâmicas.

Além disso, ao nascer o bebê é extremamente narcisista e, pelo que se sabe, não compreende que há alguma diferença entre ele próprio e o universo. Portanto, ao nascer não temos a capacidade de abstração necessária para conceber o conceito de divindade criadora. Ele é ensinado, não inato.

Além do mais, repare como mesmo gente que nasceu e viveu sempre cercado de afirmações enfáticas de que existe um Deus criador quase nunca acredita realmente nisso (como foi observado no tópico sobre medo da morte).

Poderiam explicar melhor por que os bebês são narcisistas? Eles se reconhecem no espelho? São exageradamente vaidosos?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #54 Online: 28 de Abril de 2006, 10:21:02 »
Poderiam explicar melhor por que os bebês são narcisistas? Eles se reconhecem no espelho? São exageradamente vaidosos?

Porque eles são uns miseráveis que só pensam neles mesmos... Agem como se fossem o centro do universo, esses pestinhas que só olham pro próprio umbigo e não têm noção de que existe algo além deles mesmos...:bravo:

É como disse o Homer Simpson "As crianças são o futuro... por isso temos que dar um fim nelas já!!"

Hehehe...brincadeirinha... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 28 de Abril de 2006, 10:30:56 »
  Os bebês tambem pensam muito em peitos.Acho que não envelheci muito... :evil:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 28 de Abril de 2006, 10:44:26 »

Piaget explica.  Se não me engano, é que leva mais tempo para se formar o conceito de "outro" do que para se formar o de "eu". 

Um teste clássico é perguntar a uma criança algo assim como "qual dessas bolas está mais perto de mim?" - até uma certa idade, invariavelmente a criança indica a bola que está mais perto dela própria, e não de quem fez a pergunta.  É desconcertante a princípio...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #57 Online: 28 de Abril de 2006, 10:46:54 »

"Fala que eu te escuto"

Aqui só se for "Fala que eu já volto."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #58 Online: 28 de Abril de 2006, 16:40:22 »
Marcelo Terra

Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
  • "Zombar da filosofia é, na realidade, filosofar"
« Resposta #59 Online: 28 de Abril de 2006, 16:41:02 »
Marcelo Terra

Em palavras mais "simples", entre aspas porque as anteriores foram simples em iguais proporções. Imagino que tenhas dado uma de desentendido por ato voluntário. Mas vamos lá: posição contrária a existência de Deus pode ser interpretado como o simples fato de não crer no mesmo. Pode compreender agora?
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #60 Online: 28 de Abril de 2006, 18:22:56 »
Marcelo Terra

Em palavras mais "simples", entre aspas porque as anteriores foram simples em iguais proporções. Imagino que tenhas dado uma de desentendido por ato voluntário. Mas vamos lá: posição contrária a existência de Deus pode ser interpretado como o simples fato de não crer no mesmo. Pode compreender agora?

Não, eu não me fiz de desentendido. Você afirmou:
Felius

Não sou ateu, e considero este um assunto encerrado. Afinal já me desculpei formalmente no devido tópico.

Ótimo, você não é ateu, tudo bem. Por isso eu não entendi sua posição contrária à existência de deus já que normalmente interpretaríamos isso como ateísmo, coisa que você disse que não é. Por isso não entendi o que seria afinal essa "posição contrária à existência de deus que não é ateísta" e perguntei, foi na boa mesmo sem nenhuma segunda intenção. Agora a sua explicação "posição contrária a existência de Deus pode ser interpretado como o simples fato de não crer no mesmo.", acho que para quase todos aqui, senão todos, isso é ateísmo, e também é essa a minha posição sobre o assunto, eu sou um cara que não encontrou motivos, argumentos, o que seja, para acreditar que algum deus existe, e isso se enquadra na definição de um ateu e eu sou ateu. Por que então você diz que não é ateu? Ateu não é necessariamente o cara que diz que deus não existe, essas também são ateus, mas ateus de um tipo diferente de mim, e de tantos outros aqui. Eu sou um ateu por "não crença na existência" e não por "crença na não existência".
« Última modificação: 28 de Abril de 2006, 18:26:28 por Marcelo Terra »

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #61 Online: 28 de Abril de 2006, 22:27:13 »
Marcelo Terra

Não, eu não me fiz de desentendido. Você afirmou:
Felius

Não sou ateu, e considero este um assunto encerrado. Afinal já me desculpei formalmente no devido tópico.

Ótimo, você não é ateu, tudo bem. Por isso eu não entendi sua posição contrária à existência de deus já que normalmente interpretaríamos isso como ateísmo, coisa que você disse que não é. Por isso não entendi o que seria afinal essa "posição contrária à existência de deus que não é ateísta" e perguntei, foi na boa mesmo sem nenhuma segunda intenção. Agora a sua explicação "posição contrária a existência de Deus pode ser interpretado como o simples fato de não crer no mesmo.", acho que para quase todos aqui, senão todos, isso é ateísmo, e também é essa a minha posição sobre o assunto, eu sou um cara que não encontrou motivos, argumentos, o que seja, para acreditar que algum deus existe, e isso se enquadra na definição de um ateu e eu sou ateu. Por que então você diz que não é ateu? Ateu não é necessariamente o cara que diz que deus não existe, essas também são ateus, mas ateus de um tipo diferente de mim, e de tantos outros aqui. Eu sou um ateu por "não crença na existência" e não por "crença na não existência".

Me considerava um agnóstico por que imaginava a possibilidade de deus existir embora não acreditasse. Mas entenda como quiser, ser ateu ou agnóstico com posição contrária não faz a menor diferença. Pode me chamar de ateu que não vou me sentir ofendido. Aliás o ateísmo é o futuro de praticamente todos os agnósticos mesmo. É só uma questão de tempo.
“Um metafísico é um cego em um quarto escuro procurando por um gato preto que não está lá; um teólogo é o cara que acha o gato.”

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #62 Online: 29 de Abril de 2006, 00:07:42 »
Por que este medo de se aceitar ateu?

:umm: :hein:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Abril de 2006, 00:21:36 »
Mas vamos lá: posição contrária a existência de Deus pode ser interpretado como o simples fato de não crer no mesmo. Pode compreender agora?
Então você está dizendo que não acredita em deus. É isso?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #64 Online: 29 de Abril de 2006, 14:02:48 »
Por que este medo de se aceitar ateu?

:umm: :hein:

Não é medo, ateus não são bem vistos pela sociedade. As pessoas associam a falta de religião à falta de moral. O que por sinal, é um equívoco enorme.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #65 Online: 29 de Abril de 2006, 14:07:15 »
Mas vamos lá: posição contrária a existência de Deus pode ser interpretado como o simples fato de não crer no mesmo. Pode compreender agora?
Então você está dizendo que não acredita em deus. É isso?

Sim, mas reconhecendo a possibilidade de sua existência.

Offline Marcos Antônio Alcântara

• Nível 01
  • *
« Resposta #66 Online: 29 de Abril de 2006, 14:14:14 »
Olá, meu nome é Marcos e gostaria de afirmar que nasci ateu por que ninguém nasce acreditando em nada, é como uma folha de papel em branco em que as pessoas vão preenchendo-a com o que querem. Segui os meus avós para a igreja evangélica a partir dos meus 9 anos de idade e permaneci nesta crença ilusória até os meus 31. Foi a partir do momento em que passei a questionar normas, padrões, pretextos, ordens, leis e toda a falsa moral religiosa que fui, gradativamente deixando de acreditar primeiro nas instituições religiosas, consequêntemente em Deus. Foi ai que conheci várias pessoas atéias e me interessei por me aprofundar no assunto. Daí já fazem 7 anos que posso dizer: agora sim estou no caminho certo, estou utilizando finalmente a minha razão.
Também sou ateu. Sai do armário há cinco anos e estou doido para fazer parte deste grupo. Espero que não seja um grupo tão fechado como o dos religiosos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #67 Online: 29 de Abril de 2006, 14:20:46 »
Não é medo, ateus não são bem vistos pela sociedade. As pessoas associam a falta de religião à falta de moral. O que por sinal, é um equívoco enorme.

E você está com medo de "queimar seu filme"?

Boa... saia do armário sô! :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #68 Online: 29 de Abril de 2006, 14:24:39 »

E você está com medo de "queimar seu filme"?

Boa... saia do armário sô! :lol:

Não é bem isso, pretendo seguir carreira jurídica, assumir o ateísmo gera problemas. Imaginem a sociedade se retrucando um juiz ateu. Mas na verdade já me considero ateu. Embora quando alguém me pergunte, até afirmo, mas com uma dose elevada de eufemismo.

Offline Marcos Antônio Alcântara

• Nível 01
  • *
« Resposta #69 Online: 29 de Abril de 2006, 14:30:29 »
Tornei-me ateu por mim mesmo, não por que alguém tenha tentado me "converter" ao ateísmo. O bom de ser ateu é exatamente isso, é não ficar tentando a todo o custo convencer as pessoas de que todos devem ser ateu. Os que não nasceram em famílias atéias, mas seguiram a religião de seus pais, e depois deixaram-na de lado, foi por que não encontraram lógica no que a religião lhes ensinava. O ateu não é aquela pessoa obcecada, intransigente, intolerante e radical no que acredita. Todos temos o direito de ser xangozeiros, xintoístas, budistas, marxistas, espíritas, protestantes, e ateus. O nosso país é laico, democrático, para a nossa sorte, pois se morássemos em países teocráticos jamais poderíamos debater tais assuntos como aqui fazemos. A religião no Brasil também já foi assim, perseguia até a morte os não religiosos, e quando não os privava da vida, privava-os da liberdade de expressão e limitava as suas ações. Por isso eu digo, nós sim é que somos libertos e não estes religiosos que alegam terem sido libertos pelos sangue de Jesus mas nunca fazem o que querem sem serem interpelados pelo padre ou pastor ou qualquer outro líder, que os dizem que estão em pecado e os pune e os distitui de funções e os priva de participar das reuniões e práticas litúrgicas.
Também sou ateu. Sai do armário há cinco anos e estou doido para fazer parte deste grupo. Espero que não seja um grupo tão fechado como o dos religiosos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #70 Online: 29 de Abril de 2006, 14:37:35 »
Não é bem isso, pretendo seguir carreira jurídica, assumir o ateísmo gera problemas. Imaginem a sociedade se retrucando um juiz ateu. Mas na verdade já me considero ateu. Embora quando alguém me pergunte, até afirmo, mas com uma dose elevada de eufemismo.

:?
Faço Direito também... sou ateu assumidasso, estagio em um grande escritório de advocia e consultoria aqui de Belo Horizonte e na entrevista, a minha chefe (evangélica) me perguntou: "Qual sua religião"... Não pensei duas vezes e respondi: "Ateu"...

Nunca mais falamos nisso... hoje sei o escritório tem como sócio maior um ex-seminarista e padres e bispos costumam visitar o escritório com freqüencia... além dos reitores da PUC...

Cara, qualificação fala muito mais alto, se você mostra que domina a área em que você se propôe a atuar, não tem pra ninguém... atacar sua pessoa não te diminui como profissional, isso é falácia das bravas...

Sai dessa...:ok:

Offline Mr. P

• Nível 03
  • *
« Resposta #71 Online: 29 de Abril de 2006, 19:19:08 »
Sempre fui muito dependente com relação a religião, por sinal cheguei ate a fazer o catecismo, mais desde os meus 14 anos que mudei de opiniao com relação a isso, tornei-me Agnostico.
Hoje tenho 16 anos.
Um homem so se revela enquanto tal, quando duvida.

Offline Led Zeppelin

• Nível 10
  • *
« Resposta #72 Online: 30 de Abril de 2006, 12:19:27 »

:?
Faço Direito também... sou ateu assumidasso, estagio em um grande escritório de advocia e consultoria aqui de Belo Horizonte e na entrevista, a minha chefe (evangélica) me perguntou: "Qual sua religião"... Não pensei duas vezes e respondi: "Ateu"...

Nunca mais falamos nisso... hoje sei o escritório tem como sócio maior um ex-seminarista e padres e bispos costumam visitar o escritório com freqüencia... além dos reitores da PUC...

Cara, qualificação fala muito mais alto, se você mostra que domina a área em que você se propôe a atuar, não tem pra ninguém... atacar sua pessoa não te diminui como profissional, isso é falácia das bravas...

Sai dessa...:ok:

Obrigado pelo apoio.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #73 Online: 30 de Abril de 2006, 18:01:38 »
Aos treze virei ateu (logo após terminar a catequese e a crisma), se bem que antes disso eu era questioandor  e já não engolia a religião. Lá pelos 16 virei algo similar a um panteista e lá pelos 18 virei agnóstico até data de hoje. Tenho 21 anos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

CuritibaCetica

• Visitante
---
« Resposta #74 Online: 30 de Abril de 2006, 23:35:57 »
---
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 06:07:19 por CuritibaCética »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!