Autor Tópico: Com que idade voces se tornaram ateus?  (Lida 25956 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Com que idade voces se tornaram ateus?
« Resposta #100 Online: 01 de Abril de 2007, 02:38:54 »
16

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #101 Online: 05 de Abril de 2007, 23:35:16 »
Nunca fui teísta de fato, embora já tenha sido católico não-praticante e até evangélico (no início da adolescência), por mais que eu tentasse eu nunca conseguia me convencer de que um deus exista.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #102 Online: 06 de Abril de 2007, 00:15:38 »
Nascimento: Ateu
Batismo Cristão: 2 anos (Até 12 anos, era obrigado ir igreja todos domingos)
Cristão não-praticante: 13 anos
Membro RCC: 14 anos (Apenas durou 2 meses)
Esoterismo em geral (gnose, nova era e picaretagem): 15 anos (Durou 1 ano)
17 anos depois retornei ser ateu.

Offline Slaviero

• Nível 00
  • *
« Resposta #103 Online: 07 de Abril de 2007, 00:00:51 »
Bom… lembro que desde criança não era muito simpatizante de algumas coisas da religião católica…
Viva questionando diversas coisas, mas acabava deixando só pra mim, e meio que tentava esquecê-las, talvez por medo de um "castigo divino por pensar naquilo".

Pode parecer besteira… mas " O Código Da Vinci" abriu meus olhos. Comecei pesquisando sobre os evangelhos apócrifos(nunca tinha ouvido falar da existência deles). A partir daí, comecei a pensar… como foram escolhidos ? Será que não havia algum interesse por trás da escolha desses livros no Concílio de Nicéia ? ( Aí me lembrei das aulas de História :D )… fui pesquisando, pesquisando…

A alguns meses já não me considero mais católico… digamos que estou num estágio evolutivo entre agnosticismo e ateísmo :hihi:
Ah... hoje estou com quase 19 anos :hihi:. Toda essa história levou uns 5... talvez 7 anos... :hihi:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #104 Online: 07 de Abril de 2007, 03:14:54 »
Como alguns já disseram aqui...todos nascemos ateus até alguém implantar em nosso cérebro o chip God.

Como sou filhos de pais ateus, não acreditar em nada sempre foi algo natural para mim. Portanto, não tive "conversão" como a maioria de vocês.

Quem sofreu com meu ceticismo infantil foram sempre meus coleguinhas de escola, que voltavam chorando para casa quando eu detonava o Papai Noel, o Coelinho da Páscoa e o Bicho Papão...rs...

Hoje, quem paga o preço são minhas namoradas que precisam esconder esta condição das suas respectivas famílias. A avó de uma delas fazia o sinal da cruz ao me ver...rsrsrsrs  :hihi:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

One

• Visitante
« Resposta #105 Online: 29 de Abril de 2007, 15:42:43 »
Nem lembro mais...E para continuar em ponto morto, passei a ser agnóstico teísta.
Daqui a alguns anos quiça saiba melhor o que serei...

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #106 Online: 29 de Abril de 2007, 19:14:45 »
Eu duvidei desde de uns 8 anos mas com "medinho", medinho gay de agnóstico HEAIUEAHea

14 anos já sabia que não existiam deuses nem fantasmas essas besteiras, 15 já estava tentando converter os crentes.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 29 de Abril de 2007, 23:49:14 »
Eu duvidei desde de uns 8 anos mas com "medinho", medinho gay de agnóstico HEAIUEAHea
O que uma coisa tem a ver com a outra?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #108 Online: 29 de Abril de 2007, 23:56:36 »

:| Ok, estou longe de ser fã do agnosticismo, mas tenho uma pergunta: você pensou antes de escrever essa besteira?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #109 Online: 30 de Abril de 2007, 00:00:27 »
Eu achei ótimo essa frase do Daniboy!
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 30 de Abril de 2007, 00:02:27 »
Então você deve ter entendido, certo?

Se sim, onde o agnosticismo tem "medinho gay"?

(Se você foi sarcastico, perdoe-me. :) )

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #111 Online: 30 de Abril de 2007, 00:04:25 »

Adriano, nenhum de nós dois é agnóstico, tão pouco apoiamos o agnósticismo.

Mas acha justo ofender dessa forma? E sem motivação aparente?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #112 Online: 30 de Abril de 2007, 00:22:53 »

Adriano, nenhum de nós dois é agnóstico, tão pouco apoiamos o agnósticismo.

Mas acha justo ofender dessa forma? E sem motivação aparente?
Gay não é ofensa assim como hétero não é.

Então você deve ter entendido, certo?

Se sim, onde o agnosticismo tem "medinho gay"?

(Se você foi sarcastico, perdoe-me. :) )
Gay é associado a ser afeminado, assim como o Olavão usou o termo hétero boiola que eu também gostei. O agnosticismo é visto como ateísmo fraco ou passivo e quem é ateu forte ou ativo vê isso como uma falta de atitude diante dos fatos, e muitas vezes considera o agnóstico como alguém em cima do muro.
É certo que o Daniboy tem uma postura machista e preconceituosa sobre gays, suponho eu pelo que eu já vi em um tópico, mas quem reagir como ofensa está sendo tão preconceituoso quanto ele, se for esse o caso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 30 de Abril de 2007, 00:27:10 »
Mas o agnóstico não é alguém em cima do muro, na verdade é uma posição completamente neutra ao [a]teismo. Agnosticismo, resumidademente e no seu sentido filosófico, afirma a impossibilidade de se conhecer a verdade última das coisas. Destarte, na prática, todos somos agnósticos. :)

E isso, como se pode observar, não tem absolutamente nada a ver com "medinho gay" ou o que quer que seja.

Edit: Eu tinha clicado no botão enviar sem querer, sorry. Continuando:

Gay não é ofensa assim como hétero não é.
Semânticamente, realmente, não é. Mas é para mim ficou evidente que ele foi propositalmente depreciativo no comentário.

É certo que o Daniboy tem uma postura machista e preconceituosa sobre gays, suponho eu pelo que eu já vi em um tópico, mas quem reagir como ofensa está sendo tão preconceituoso quanto ele, se for esse o caso.
A questão é que "medinho gay" não tem nada a ver com agnosticismo. E eu estaria sendo imprudente e desonesto se deixasse isso passar sem sequer um comentário. :)
« Última modificação: 30 de Abril de 2007, 00:52:38 por Oceanos »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #114 Online: 30 de Abril de 2007, 00:46:29 »
Ser agnóstico é uma postura politicamente correta, pois já vi muitos com um embasamento que não deixa margem alguma pra existência de deus. Mas pra não ficar mal no fim se define como agnóstico. Pode ser um medo hétero, embora concorde que medo não tem opção sexual. :hihi:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 30 de Abril de 2007, 00:53:08 »
Ser agnóstico é uma postura politicamente correta, pois já vi muitos com um embasamento que não deixa margem alguma pra existência de deus. Mas pra não ficar mal no fim se define como agnóstico. Pode ser um medo hétero, embora concorde que medo não tem opção sexual. :hihi:
Há também quem se julgue agnóstico sem saber muito bem do que fala…

Não estou discordando de você, mas acho que isso não é agnosticismo... É simplesmente estar indeciso.
« Última modificação: 30 de Abril de 2007, 00:55:22 por Oceanos »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #116 Online: 30 de Abril de 2007, 01:46:53 »
14 ou 15

só para você não ficarem curiosos tenho 18 agora.
Não deseje.

Narkus

• Visitante
« Resposta #117 Online: 30 de Abril de 2007, 02:31:30 »
Posso dizer que desde criança nunca fui ligado a nada com religião, exceto lá pelos meus 8 anos que comecei a sofrer então a minha primeira dor de cotovelo. Rezava mtas vezes para que Deus me ajudasse com akela menina da sala e nada...
Acho que passei a ter um certo rancor de Deus. Eu era um garoto hiperativo, eu vivia levando bronca de pessoas religiosas e mtas vezes me sentia injustiçado, pois eu sabia q eu era uma pessoa de bem, e que eu só queria me divertir :)

Aos 12 anos eu descobri que eu era agnóstico pelo simples fato de um professor de Religião, formado em Teologia, ter dito certa vez que Deus era uma teoria. Essa afirmação causou espanto ao pessoal da sala, mas pra mim foi um alívio. Dos 12 até os 24 anos fui agnóstico, raramente lembrando da possível existência de uma força superior, exceto em alguns apuros q eu passava. Aos 24 eu conheci uma pessoa em minha faculdade que era evangélica. Posso dizer que quase deixei de ser agnóstico, pois eu realmente queria pertencer a um grupo unido sobre um mesmo ideal: ser modelado por Jesus. Acontece que quanto mais eu conhecia as pessoas mais eu via que a religião era o "ópio" deles, que essa crença era capaz de motivar as pessoas a fazeram praticamente qquer coisa e se sentirem protegidas. Fui me afastando cada vez mais, e passei a procurar informações sobre crenças, cristianismo e etc. Tudo que encontrei foram textos contraditórios, pouco explicativo, sendo que as divergências ocorriam entre os próprios protestantes e demais cristãos. Comecei a me voltar ao agnosticismo sem culpa, ler assuntos científicos e alguns livros importantes de Dawkins, Nietzche e Sagan e hoje, aos 26 anos, me considero Ateu.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 30 de Abril de 2007, 03:41:16 »

Não estou discordando de você, mas acho que isso não é agnosticismo… É simplesmente estar indeciso.

Não que seja o meu caso... é mais uma curiosidade minha mesmo, mas como seria considerada uma pessoa que não tem (e não crê em) nenhuma religião e que não acredita em nenhuma forma de Deus personificado (como o Deus dos cristãos, por exemplo)... mas que admite que não sabe se Deus (principio criador) exista ou não?

Ele seria ateísta por rejeitar toda e qualquer definição conhecida de Deus e de religião ou seria considerado agnóstico?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #119 Online: 30 de Abril de 2007, 08:09:44 »
Não que seja o meu caso… é mais uma curiosidade minha mesmo, mas como seria considerada uma pessoa que não tem (e não crê em) nenhuma religião e que não acredita em nenhuma forma de Deus personificado (como o Deus dos cristãos, por exemplo)… mas que admite que não sabe se Deus (principio criador) exista ou não?

Ele seria ateísta por rejeitar toda e qualquer definição conhecida de Deus e de religião ou seria considerado agnóstico?

Pra mim, seria um ateu, pro Adriano, seria um potencial ateu (e que, se bem trabalhado, poderia produzir muito pela "causa" :lol: ) e pro Daniboy, um viadinho em cima do muro...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #120 Online: 30 de Abril de 2007, 15:17:13 »

Não estou discordando de você, mas acho que isso não é agnosticismo… É simplesmente estar indeciso.

Não que seja o meu caso… é mais uma curiosidade minha mesmo, mas como seria considerada uma pessoa que não tem (e não crê em) nenhuma religião e que não acredita em nenhuma forma de Deus personificado (como o Deus dos cristãos, por exemplo)… mas que admite que não sabe se Deus (principio criador) exista ou não?

Em princípio, seria um agnóstico. Na prática, ateu.
(Fire in the hole!!):
Da mesma forma que, em princípio, o Fidel Castro é um líder eleito democraticamente.
(foge)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #121 Online: 30 de Abril de 2007, 15:35:46 »
Eu não sou preconceituoso com ninguem, só me referi a "medinho gay" pelo homem afeminado ser gay, se eu fosse mulher falaria que fui "fresca" ou algo assim, tanto que atribui esse homossexualismo com o MEU medo, se eu fosse tão homofóbico assim não iria atribuir algo meu como sendo "gay".
  :o
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 30 de Abril de 2007, 16:10:06 »
Não estou falando disso, estou perguntando o que "medinho gay" tem a ver com agnosticismo, só isso.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 30 de Abril de 2007, 16:15:32 »

Agnóstico, acho. Mas não pelo fato de não ter uma posição definida, e sim por ele assumir não conhecer a verdade.

Por exemplo, podem existir agnósticos ateístas e agnósticos teístas. Eu me considero um agnóstico ateísta: é impossível saber se a metafísica existe ou não; provavelmente não existe, já que não deixa nenhum rastro. E se no fim das contas ela existir, não faz diferença alguma já que ela não interfere no mundo físico.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #124 Online: 30 de Abril de 2007, 16:35:22 »

Bem, isso poderia ser considerado agnóstico pois um ateu é quem não acredita em nenhum tipo de deus, seja ele um personagem ou um ser que cuspiu ou regurgitou nosso universo.

:o
Peter Atkins

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!