Autor Tópico: Com que idade voces se tornaram ateus?  (Lida 25957 vezes)

Offline Jefferson

• Nível 00
  • *
Re: Com que idade voces se tornaram ateus?
« Resposta #125 Online: 01 de Maio de 2007, 21:51:41 »
Eu me tornei ateu com 14 anos de idade.
tenho 16 agora.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #126 Online: 01 de Maio de 2007, 23:04:37 »
Não estou falando disso, estou perguntando o que "medinho gay" tem a ver com agnosticismo, só isso.
Bem, há agnósticos que tem medo de "virar ateus" porque acreditam numa possibilidade que haja um deus, então estão com medo de ir ao inferno, e há agnósticos que ainda não tem uma religião, eu era o primeiro tipo.

=o
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 02 de Maio de 2007, 00:24:21 »
Só não sei se é certo chamar isso de agnosticismo. Para mim é uma pessoa em cima do muro, só isso. O agnosticismo tem mais a ver com "admitir limitações" que com "estar indeciso", ao meu ver.

É uma posição bastante honesta frente a esse problema.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #128 Online: 02 de Maio de 2007, 00:29:15 »
Só não sei se é certo chamar isso de agnosticismo. Para mim é uma pessoa em cima do muro, só isso. O agnosticismo tem mais a ver com "admitir limitações" que com "estar indeciso", ao meu ver.

Bem, é visto como agnosticismo sim, e é essa visão que eu não admiro, não repudio, simplesmente não admiro.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 02 de Maio de 2007, 00:38:37 »
Como disse anteriormente: é errado chamar indecisão de agnosticismo. Obviamente, um agnóstico pode estar indeciso, mas há quem não esteja: como eu. Resumidamente: uma coisa não leva necessariamente à outra.

O agnosticismo afirma que se é impossível conhecer a realidade última das coisas. Essa conotação de "em cima do muro" é uma interpretação que peca em afirmar que impossibilidade significa indecisão.

Citação de: Wikipedia
O agnosticismo não é um meio-termo entre teísmo e ateísmo, pois classifica de acordo com um critério diferente. Teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam num deus daqueles que não acreditam. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #130 Online: 02 de Maio de 2007, 00:45:03 »

Agnosticismo está mais para "supor" limitações ao invés de "admitir". Essas limitações sobre a possibilidade do conhecimento de deus mudam muito de uma posição teísta para uma posição ateísta.

E todas as posições são bastante honestas, seja ateísmo ou teísmo, se forem sinceras. Mas agnóstico é mais usado por ateus agnósticos do que teístas agnósticos. Muitas vezes se utiliza o termo agnosticismo apenas para um ateu agnóstico.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #131 Online: 02 de Maio de 2007, 00:50:59 »
Como disse anteriormente: é errado chamar indecisão de agnosticismo. Obviamente, um agnóstico pode estar indeciso, mas há quem não esteja: como eu. Resumidamente: uma coisa não leva necessariamente à outra.

O agnosticismo afirma que se é impossível conhecer a realidade última das coisas. Essa conotação de "em cima do muro" é uma interpretação que peca em afirmar que impossibilidade significa indecisão.

Citação de: Wikipedia
O agnosticismo não é um meio-termo entre teísmo e ateísmo, pois classifica de acordo com um critério diferente. Teísmo e ateísmo separam aqueles que acreditam num deus daqueles que não acreditam. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo

Essa definição de agnosticismo considera que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural. A simples suposição de um reino sobrenatural já confere ao agnosticismo (dentro dessa definição) uma conotação não cética. Eu não considero a existência de um reino sobrenatural, sou cético.  :P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #132 Online: 02 de Maio de 2007, 00:51:08 »
Ok, não é o meio termo, mas eu fui de agnóstico para ateu e pronto, agora o ponto em que cheguei seria resumido por este cartoon:

Ateu que é ateu não acredita nem vendo...

:histeria:
Peter Atkins

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 02 de Maio de 2007, 10:25:34 »
Essa definição de agnosticismo considera que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural. A simples suposição de um reino sobrenatural já confere ao agnosticismo (dentro dessa definição) uma conotação não cética. Eu não considero a existência de um reino sobrenatural, sou cético.  :P
Não, errado. O agnosticismo não considera a existência de um reino sobrenatural como provável: ele só considera que ele não pode ser racionalmente provado e nem desprovado, independente da sua existência.

Agnosticismo está mais para "supor" limitações ao invés de "admitir". Essas limitações sobre a possibilidade do conhecimento de deus mudam muito de uma posição teísta para uma posição ateísta.
Discordo, é admissão mesmo. Na verdade, é meio que consenso na filosofia a metafísica. O que muda é como as pessoas inventam-na; que ela é um atributo não-natural e consequentemente não-racionalizável é algo meio universal, eu suponho. E concordamos nisso, sim?

E todas as posições são bastante honestas, seja ateísmo ou teísmo, se forem sinceras. Mas agnóstico é mais usado por ateus agnósticos do que teístas agnósticos. Muitas vezes se utiliza o termo agnosticismo apenas para um ateu agnóstico.
Algumas são mais honestas que outras. :p

E como disse anteriormente: muita gente peca em achar que agnosticismo é o meio termo entre ateísmo e teísmo.

Ateu que é ateu não acredita nem vendo…
Esse é mais ou menos o ponto do agnosticismo! Como você saberia que um deus é um deus, caso o visse?

Muito bom. :)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 02 de Maio de 2007, 11:49:32 »
A humanidade não pode provar que o “boi-onipotente-onisciente-onipresente-não-detectável-incognoscível”, o “rato-onipotente-onisciente-onipresente-não-detectável-incognoscível”, o “cachorro-onipotente-onisciente-onipresente-não-detectável-incognoscível”, o “deus-onipotente-onisciente-onipresente-não-detectável-incognoscível” não existem. Isso é óbvio. Com as qualidades que as pessoas colocam nos deuses não há possibilidade de ninguém provar que eles não existam. Então todo ateu é agnóstico. Estou errado Oceanos?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 02 de Maio de 2007, 12:05:06 »
Depende.

Vamos considerar as pessoas que assumem que não podem racionalizar o metafísico ou as pessoas que realmente não podem, mesmo que digam o contrário?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 02 de Maio de 2007, 12:48:18 »
Vamos considerar qualquer pessoa já que há escapatória em qualquer argumento que venha. Os itens citados sempre deixam "brechas", ou seja, impossível provar que qualquer coisa com essas qualidades não existam. Por exemplo, eu afirmo que esse deus com essas qualidades que citei existe e está do seu lado agora. Ninguém pode provar o contrário, pode?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 02 de Maio de 2007, 12:51:03 »
Depende.

Vamos considerar as pessoas que assumem que não podem racionalizar o metafísico ou as pessoas que realmente não podem, mesmo que digam o contrário?
O sobrenatural não existe, mesmo na metafísica, quem inclui o sobrenatural,pois está se valendo de dogmas. Dogmas não fazem parte da fisolofia e quem inclui na metafísica, que é um dos ramos da filosofia está incorrendo num grande erro. Filosofia e dogma - vídeo 

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 02 de Maio de 2007, 15:51:21 »
Vamos considerar qualquer pessoa já que há escapatória em qualquer argumento que venha. Os itens citados sempre deixam "brechas", ou seja, impossível provar que qualquer coisa com essas qualidades não existam. Por exemplo, eu afirmo que esse deus com essas qualidades que citei existe e está do seu lado agora. Ninguém pode provar o contrário, pode?
Não, não pode. Nem a favor. Pelo simples fato da metafísica não ser racionalizável. :)

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
« Resposta #139 Online: 03 de Maio de 2007, 14:53:50 »
Voltando ao tópico...

Aos 12 anos, inconscientemente, virei ateu.
Aos 16 me declarei ateu.
hoje tenho 19
Fabio Lecina Marin

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #140 Online: 04 de Maio de 2007, 13:24:51 »
O sobrenatural não existe,

Veja suas afirmações não justificadas e você ainda falando sobre dogmas, me faz pensar que você pensa que é onisciente quanto á questões de epistemologia.. o que te faz pensar que não existe o sobrenatural? Um pressuposto seu?

quem inclui o sobrenatural,pois está se valendo de dogmas.

Non sequitur.

Hm, e tal vídeo é mero conjunto de sofismas..

Eu acho engraçado quando as pessoas falam de dogmas partindo de pressupostos não justificáveis.

"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #141 Online: 04 de Maio de 2007, 13:45:54 »
O sobrenatural não existe,

Veja suas afirmações não justificadas e você ainda falando sobre dogmas, me faz pensar que você pensa que é onisciente quanto á questões de epistemologia… o que te faz pensar que não existe o sobrenatural? Um pressuposto seu?
Demontre que não é justificada a minha afirmativa. Sou cético, num fórum cético, e o quem mais existe nos tópicos aqui e em todo o fórum são justificativas sobre a inexistência do sobrenatural. Muitas justificativas minhas ao longo das minhas postagens e de outros foristas. É só pesquisar e ler.

quem inclui o sobrenatural,pois está se valendo de dogmas.

Non sequitur.

Hm, e tal vídeo é mero conjunto de sofismas…

Eu acho engraçado quando as pessoas falam de dogmas partindo de pressupostos não justificáveis.

É natural pensou eu, pois sei que meu posicionamento e de outros pode ser visto como dogmático para quem tem o um posicionamento contrário. Veja que me criticou a respeito do sobrenatural, mas da mesma maneira muitos foristas estão esperando a sua resposta sobre a bíblia, já que se utiliza dela como pressuposto mas não justifica.

Eu não esperaria que um integrante de um ministério teológico católico dissesse que o vídeo é bom, pois seria contraditório. Tem comentários que são desnecessários, são óbvios.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 04 de Maio de 2007, 13:54:05 »
Até prova em contrário, válida, universalmente aceita, sobrenatural não existe. Isto é tentativa de inversão do ônus da prova. Quem afirma o sobrenatural compete mostrar que ele é real. O resto é enrolation sucrilho Kellogs.

Senão posso tomar como verdadeira que no centro da galáxia exista um pé de cerejeira.  :crazy:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 04 de Maio de 2007, 13:56:04 »
Mas como provar algo que por definição não pode ser provado? :)

Por isso é simples questão de fé.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 04 de Maio de 2007, 13:57:36 »
O que em absolutamente nada torna o sobrenatural mais real.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #145 Online: 04 de Maio de 2007, 13:59:49 »
E todas as tentativas de justificar o sobrenatural foram refutadas.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 04 de Maio de 2007, 14:06:31 »
Se o sobrenatural for considerado real apenas por pressupostos (ou fé), então posso considerar qualquer coisa, por mais absurda que seja, real… mesmo não existindo nenhuma evidência concreta que corrobore a suposição.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 04 de Maio de 2007, 14:13:37 »
O que em absolutamente nada torna o sobrenatural mais real.
E também nem mais irreal. "Ausência de evidências não significa evidência da ausência".

E todas as tentativas de justificar o sobrenatural foram refutadas.
É claro! Ele não é falseável. Quantas vezes vou ter que repetir que por definição o sobrenatural não pode ser testado?

Se o sobrenatural for considerado real apenas por pressupostos (ou fé), então posso considerar qualquer coisa, por mais absurda que seja, real… mesmo não existindo nenhuma evidência concreta que corrobore a suposição.
Parcialmente. Não adianta você ter fé que 2+2=5. Isso vai continuar igual. Agora, no que diz respeito à metafísica; Invente e seja feliz. :)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 04 de Maio de 2007, 14:23:58 »
Até entendo que estas questões tão subjetivas passem pelas cabeças de algumas pessoas e que sejam motivo de investigação... mas eu, pessoalmente, considero isto um desperdício de energia. Eu, pessoalmente, procuraria empenhar meu tempo e minha energia em algo mais produtivo e útil. Mas cada um gasta seu tempo e energia como quiser. 

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 04 de Maio de 2007, 14:26:11 »
Agora eu concordo integralmente com você.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!