Autor Tópico: Com que idade voces se tornaram ateus?  (Lida 25962 vezes)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
Re: Com que idade voces se tornaram ateus?
« Resposta #250 Online: 19 de Dezembro de 2007, 02:07:47 »
Até os 9 anos de idade, frequentei a igreja católica. Recebia a eucaristia, inclusive. Me afastei da ICAR porque achava odiava aquela missa repetitiva e aquelas pessoas se ajoelhando aos pés de estátuas de barro que não tinham o menor significado pra mim.

Dos 10 aos 17, frequentei uma igreja presbiteriana. Durante esse período, posso dizer que 'dei meu sangue' pela igreja. Fui líder de grupos internos, dirigi cultos, participei de congressos, evangelizei, etc etc. O grande problema estava no fato de não levar deus tão a sério. Não suportava músicas evangélicas, não me batizei novamente (como manda o figurino), não concordava com a postura da igreja diante dos demais membros e diante da comunidade.
Comecei a desacreditar em deus ainda na igreja, quando notei que orar não dava o menor resultado. Fé sempre foi um artigo de luxo pra mim: nunca possuí. Anos e anos tentando encontrar a tal 'fé'... acabei desistindo...

Me afastei da igreja aos poucos e alguns parentes e amigos começaram a pegar no meu pé. Saí de vez e comecei a estudar outras religiões, procurando achar algo interessante. Não achei, e, aos 17 anos, descobri que sou uma 'atéia agnóstica' (não sei se existe a expressão). Por ora, permaneço sem fé e descrente.

Existe "Ateia Agnostica" sim, nao e' uma expressao, e' um termo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Agnostic_atheism

bem vinda ao clube :lol:
tambem sou ateu agnostico.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #251 Online: 19 de Dezembro de 2007, 17:34:55 »
Até os 9 anos de idade, frequentei a igreja católica. Recebia a eucaristia, inclusive. Me afastei da ICAR porque achava odiava aquela missa repetitiva e aquelas pessoas se ajoelhando aos pés de estátuas de barro que não tinham o menor significado pra mim.

Dos 10 aos 17, frequentei uma igreja presbiteriana. Durante esse período, posso dizer que 'dei meu sangue' pela igreja. Fui líder de grupos internos, dirigi cultos, participei de congressos, evangelizei, etc etc. O grande problema estava no fato de não levar deus tão a sério. Não suportava músicas evangélicas, não me batizei novamente (como manda o figurino), não concordava com a postura da igreja diante dos demais membros e diante da comunidade.
Comecei a desacreditar em deus ainda na igreja, quando notei que orar não dava o menor resultado. Fé sempre foi um artigo de luxo pra mim: nunca possuí. Anos e anos tentando encontrar a tal 'fé'... acabei desistindo...

Me afastei da igreja aos poucos e alguns parentes e amigos começaram a pegar no meu pé. Saí de vez e comecei a estudar outras religiões, procurando achar algo interessante. Não achei, e, aos 17 anos, descobri que sou uma 'atéia agnóstica' (não sei se existe a expressão). Por ora, permaneço sem fé e descrente.

Existe "Ateia Agnostica" sim, nao e' uma expressao, e' um termo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Agnostic_atheism

bem vinda ao clube :lol:
tambem sou ateu agnostico.

O que seria um ateu agnóstico??
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

rizk

• Visitante
« Resposta #252 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:52:42 »
A cada vez que eu me deparo com essa pergunta, eu não consigo lembrar o que disse da última vez que respondi.

Alguém com tempo de sobra favor compilar as minhas respostas? Hoje, eu tenho a sensação de que não HOUVE uma idade em que eu tenha me TORNADO ateísta. Eu fiz primeira comunhão com 12 anos e já com um pé atrás; parei de me declarar católica aos 14/15; atéia mesmo só fui dizer que era quando já participava da STR.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #253 Online: 19 de Dezembro de 2007, 21:22:56 »
Mas o que seria um ateu agnóstico mesmo??
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 21:32:23 por Mafalda »
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #254 Online: 19 de Dezembro de 2007, 21:30:15 »
    Acho que a única vez que eu rezei foi para pedir ao papai-do-ceu que ele não me deixasse ficar tão gorda quanto uma amiga da minha mãe que eu havia conhecido naquele dia, foi assustador, a mulher pesava mais de 200kg, foi traumático, fiquei apavorada, mas depois disso nunca mais pedi nada. Eu não sou gorda, mas tambem não tenho tendência mesmo.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 21:33:01 por Mafalda »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 20 de Dezembro de 2007, 10:59:36 »
Uma pessoal que não crê em deus, mas acha que nunca irão provar sua existência ou inexistência, acho. Como se deixassem em aberto a questão da existência de deus.

Mas... não é óbvio que não tem como provar a inexistência de um ser onipotente, onipresente, onisciente e tatata...?  :) Se vc diz que arranjou um detector de algo "indetectável", sendo deus indetectável, os crentes ainda arranjam um "argumento" (Que só convence quem quer crer...) para sustentar a "existência de deus"....  :?

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #256 Online: 20 de Dezembro de 2007, 11:49:44 »
Uma pessoal que não crê em deus, mas acha que nunca irão provar sua existência ou inexistência, acho. Como se deixassem em aberto a questão da existência de deus.

Mas... não é óbvio que não tem como provar a inexistência de um ser onipotente, onipresente, onisciente e tatata...?  :) Se vc diz que arranjou um detector de algo "indetectável", sendo deus indetectável, os crentes ainda arranjam um "argumento" (Que só convence quem quer crer...) para sustentar a "existência de deus"....  :?

Obrigada, penso que a ideia de um deus idetectável é bastante confortável para um discurso, parece que já fazem isso para desestimular de vez a pesquisa e o trabalho de provar que esse deus exista ou não.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #257 Online: 20 de Dezembro de 2007, 23:47:41 »

Obrigada, penso que a ideia de um deus idetectável é bastante confortável para um discurso, parece que já fazem isso para desestimular de vez a pesquisa e o trabalho de provar que esse deus exista ou não.

Bom, e' mais ou menos isso, existe mais dentro da denominacao, como definicao de verdade, conhecimento, etc. O que esta diretamente ligado coma posicao sobre deus.
Como no agnosticismo onde se declara a inconsistencia de qualquer "verdade" e' impossivel ter uma prova garantida e no Ateismo a nao crenca em um deus, o ateismo agnostico define que e' acha improvavel mas jamais pode achar impossivel.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #258 Online: 21 de Dezembro de 2007, 02:34:14 »

Bom, e' mais ou menos isso, existe mais dentro da denominacao, como definicao de verdade, conhecimento, etc. O que esta diretamente ligado coma posicao sobre deus.
Como no agnosticismo onde se declara a inconsistencia de qualquer "verdade" e' impossivel ter uma prova garantida e no Ateismo a nao crenca em um deus, o ateismo agnostico define que e' acha improvavel mas jamais pode achar impossivel.

Caramba, o povo gosta de complicar hein!!!

Luz

• Visitante
« Resposta #259 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:10:05 »

Caramba, o povo gosta de complicar hein!!!

E existem ainda aqueles que depois de muito pensar a respeito chegaram à conclusão que REALMENTE não sabem se deus existe, por mais que pesem os argumentos de ambos os lados, não conseguem se convencer de nenhum deles - eu.  :stunned:

Digamos que eu cosidere bem mais que um ateu a hipótese de deus, mas não tanto quanto um teísta.  :/  Difícil explicar divagações subjetivas...   ::)   mas estou sendo sincera.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #260 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:12:56 »
Deus é uma entidade PURAMENTE ESTÉTICA, eu já disse... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:19:48 »
Deus(es)..? Quanto mais explicam, menos entendo....   :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #262 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:20:53 »
Deus é uma criação humana.  Um símbolo ou figura de linguagem que inicialmente era sinônimo de virtude.

Depois começaram a viajar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #263 Online: 21 de Dezembro de 2007, 12:36:56 »
Deus é uma entidade PURAMENTE ESTÉTICA, eu já disse... :)

Acho que essa foi a afirmação mais criativa que já li a respeito do tema. Parabens.

Offline RoniSyze

• Nível 01
  • *
« Resposta #264 Online: 22 de Dezembro de 2007, 19:18:13 »
Por volta dos 15, 16 anos. Me lembro de não ter sido do dia pra noite, ter decidido prontamente que não existe Deus  algum. Mas uma seqüência de leituras, conversas, discussões, reflexões. E tenho até um certo orgulho em dizer que naquele momento da minha vida, ia tudo bem, tudo joinha !
Pois atribuem ao ateísmo aquela velha idéia de revolta, e por não ter  teus sonhos alcançados ou preces atentidas, você deixa de crer num Deus.
We found you hiding we found you lying Choking on the dirt and sand, Your former glories and all the stories, Dragged and washed with eager hands, But oh your city lies in dust, my friend

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #265 Online: 04 de Janeiro de 2008, 16:16:45 »
Deus é uma criação humana.  Um símbolo ou figura de linguagem que inicialmente era sinônimo de virtude.

Depois começaram a viajar.

Treize no Gundam Wing :hihi:

Offline Leandro_

• Nível 00
  • *
« Resposta #266 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:46:35 »
Parei de ir à igreja aos 16 quando estava frequentando a turma de crisma. Não me sentia bem com aquelas pessoas cheias de superstição. Não concordava com suas idéias, etc. Aos 17 tomei consciência que Deus não existe. É apenas uma invenção humana para atribuir fatos e fenômenos.

rizk

• Visitante
« Resposta #267 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:18:30 »
Eu não entendo isso de estética, e vocês estão falando muito disso no último mês. Sagatiba.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #268 Online: 14 de Janeiro de 2008, 12:03:33 »
Não sou atéia , não sou crente.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #269 Online: 14 de Janeiro de 2008, 12:15:09 »
Não sou atéia , não sou crente.

Católica? Espírita? Mormon? Testemunha de Jeová? Muçulmana? Budista? Confucionista? Budista? Hinduista? Xamanista? Candomblé? Umbandista? Agnóstica? Deísta? New Age? Criou uma nova religião? :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 14 de Janeiro de 2008, 12:16:05 »
Vc se denomina o quê? Agnóstica? (Só por curiosidade mesmo :)).

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #271 Online: 14 de Janeiro de 2008, 12:35:38 »
Curiosidade???Oras, a curiosidade!!!Diga-me o que fará com essa informação, qual a utilidade real que ela terá para você e eu a darei.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #272 Online: 14 de Janeiro de 2008, 13:17:39 »
Curiosidade???Oras, a curiosidade!!!Diga-me o que fará com essa informação, qual a utilidade real que ela terá para você e eu a darei.

Nós iremos destruir a sua vida, como todo ateu sempre faz quando sabe a religião de uma pessoa. ::)

Ora, por favor! É curiosidade mesmo, o tópico serve para isso (e para saber a idade da escolha religiosa também).

Vamos fazer um troca: nós te contamos nossa opção religiosa (sem se importar com a utilidade que essa informação terá para você. Pode destruir nossa vida com isso, se desejar :hihi: ) e você nos contar a sua religião (garantimos que NÃO iremos prejudicar você com essa informação :hihi: ).

Nós somos ateus. E você? :hihi:

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #273 Online: 14 de Janeiro de 2008, 13:25:26 »
Não sei. não acredito em muita coisa, mas respeito todas as seitas que conheço, porque são provenientes da fé dos que nelas acreditam. Eu acredito no ser humano, logo, respeito suas opções por mais erradas que me pareçam.
Eu posso não acreditar no que você diz, mas lutarei até a morte pelo direito que você tem de dize-las

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #274 Online: 14 de Janeiro de 2008, 13:26:35 »
Esqueci de mencionar que não costumo fazer trocas.Disse porque o quis, não pela troca proposta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!