Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289228 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:O que estás lendo?
« Resposta #4275 Online: 05 de Novembro de 2016, 12:29:16 »
Terminei os livros das "1001 noites", na tradução de Mamede Mustafa Jarouche, do árabe. Muito, muito boa mesmo, tanto a história quanto os adendos que o autor faz, contextualizando as histórias no tempo e no espaço geográfico, além de ser a história completa "sem censura", ao contrário da versão cristianizada mais conhecida e que foi traduzida por um francês.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4276 Online: 06 de Novembro de 2016, 12:51:55 »
Terminei de ler O Assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie. Estou lendo Ciência Picareta, de Ben Goldacre (o capitulo sobre o efeito placebo é muito interessante). Minha próxima leitura será Pura Picaretagem, de Daniel Bezerra & Carlos Orsi.

Fui dar uma pesquisada nesse autor, e achei que deve ser interessante esse Bad Pharma (Mala Farma). Pena que não tem em Português.
La medicina está en quiebra. Mientras los pacientes creen que los fármacos que toman son seguros y están aprobados, y los médicos intentan prescribir los medicamentos más efectivos, en la industria farmacéutica global, que mueve cada año casi 5 billones de euros, reina la corrupción y la avaricia. Los médicos y los pacientes necesitan estudios científicos solventes para poder tomar decisiones informadas. Pero las empresas proporcionan una información sesgada de sus medicamentos, distorsionando y exagerando los resultados y eliminando aquellos aspectos que no les favorecen. Las agencias reguladoras de los gobiernos ocultan información de vital importancia. Y médicos y asociaciones de pacientes aparentemente independientes están financiados por la industria. El conjunto de estos factores hace que, inevitablemente, un gran número de pacientes se vea perjudicado por las malas prácticas de la industria farmacéutica. Mala farma es un ataque claro e inteligente a este estado de cosas, y nos demuestra con toda exactitud las distorsiones a las que se ve sometida la ciencia, cómo ello contribuye a la destrucción de nuestros servicios de salud, y qué facil sería arreglar esta situación. 
Um dos capítulos de Ciência picareta é sobre fraudes e má ciência na indústria farmacêutica.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4277 Online: 06 de Novembro de 2016, 18:12:10 »
Alguém por exemplo poderia explicar qual o motivo de produtos de limpeza e higiene pessoal terem cores variadas? Fico pensando se um shampoo ou sabão de lavar roupa poderia ser bem mais barato se não tivesse corante.

Duvido muito. É apenas informação de segunda ou talvez terceira mão, mas já ouvi dizer que o custo de um xampu de qualquer marca é algo como 50 centavos. Independentemente dessa informação ser precisa (pode nem incluir coisas como distribuição), tem muito mais no preço do que custo apenas.

https://en.wikipedia.org/wiki/Price_discrimination
https://en.wikipedia.org/wiki/Niche_market

Outra coisa interessante é corante de refrigerante. Imagina que engraçado seria tomar uma coca-cola transparente, na cor de uma sprite.

(hehehe, em vez de fechar a tag "quote" eu primeiramdente digitei "[ / color ]")

Mas ela também era livre de cafeína, acho que não devia ser 100% igual o sabor. Acho que algumas coisas usadas para dar sabor vão ter cor, e até mesmo alguns corantes vão poder afetar o sabor (deve ser bem mais o caso com aromatizantes).

Por causa da propaganda e dos nossos costumes, tendemos a achar que a cor está diretamente ligada ao sabor, e aposto que uma coca incolor não venderia tanto (até pessoas que se preocupam com a saúde e evitam ingerir "químicos" se recusariam a comprar, eu suponho).

Crystal Pepsi is a clear cola soft drink made by PepsiCo. It was sold from 1992 to 1993 in the United States and Canada,

Mas não é apenas "achar" que a cor está ligada ao sabor, a cor estará perceptivamente ligada ao sabor, mesmo que a química seja indistinguível às papilas gustativas. De certa forma, um outro efeito McGurk.

<a href="https://www.youtube.com/v/G-lN8vWm3m0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/G-lN8vWm3m0</a>

http://faculty.washington.edu/chudler/coltaste.html

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4278 Online: 06 de Novembro de 2016, 18:31:12 »
Eu vi em algum lugar que fizeram testes duplo-cego com enólogos (ou seriam sommelier?) e eles não conseguiram distinguir entre vinho tinto e vinho branco.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4279 Online: 08 de Novembro de 2016, 09:00:04 »
Terminei de ler O Assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie. Estou lendo Ciência Picareta, de Ben Goldacre (o capitulo sobre o efeito placebo é muito interessante). Minha próxima leitura será Pura Picaretagem, de Daniel Bezerra & Carlos Orsi.

Fui dar uma pesquisada nesse autor, e achei que deve ser interessante esse Bad Pharma (Mala Farma). Pena que não tem em Português.
(...)
Um dos capítulos de Ciência picareta é sobre fraudes e má ciência na indústria farmacêutica.

Pois é.
Há sempre teorias conspiratórias sobre a indústria farmacêutica (que já teria descoberto cura de doenças, mas que não divulga pra não atrapalhar seus lucros, etc). Por outro lado, com o desenvolvimento da medicina e dos medicamentos, é fato que a qualidade e expectativa de vida indubitavelmente  aumentaram etc e talz.

Mas vendo as teorias conspiratórias sobre o maquiavelismo da indústria farmacêutica, não me parece descabido que a indústria (que busca o lucro, logicamente) não invista em produtos que diminuiriam seus lucros. Esses programas de benefícios (viagens, etc) que a indústria e comércio de remédios dá aos médicos também me parece suspeita e antiética.

Agora, quando vem à tona o caso do colesterol x açúcar, a confiança irrestrita com relação à isenção das pesquisas científicas ligadas aos medicamentos tende a aumentar. A indústria do tabaco já fez algo parecido. O caso do chumbo no petróleo (Clair Petterson) entre outros mostra que a pesquisa científica pode e por vezes é fraudada por interesses econômicos escusos.

No mês passado, a revista JAMA Internal Medicine publicou um estudo que sugere que a indústria do açúcar pagou o equivalente a US$ 48 mil para uma pesquisa relacionar doença do coração à gordura saturada e tirar o foco do risco causado pelo açúcar.
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/10/28/acucar-e-apontado-como-vilao-pelo-seu-colesterol-alto-nao-a-gordura.htm

Ah, e um dos autores do Pura Picaretagem, caso não saiba, e se não estou engando, é(foi) forista do CC.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4280 Online: 08 de Novembro de 2016, 10:18:16 »
Ah, e um dos autores do Pura Picaretagem, caso não saiba, e se não estou engando, é(foi) forista do CC.

Sim, e o revisor técnico também ;)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4281 Online: 08 de Novembro de 2016, 15:24:46 »
Bacana, eu não sabia.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4282 Online: 13 de Novembro de 2016, 19:42:59 »
Sagarana, de Guimarães Rosa.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4283 Online: 02 de Dezembro de 2016, 17:26:15 »
Labirinto da Morte, de Philip K. Dick.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4284 Online: 03 de Dezembro de 2016, 13:02:18 »
Consegui o livro que eu queria, foi um presente.

Recomendo, estou nas primeiras 30 páginas mas achei muito bom.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4285 Online: 03 de Dezembro de 2016, 22:20:00 »
Ouvi falar dele, vou procurar !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4286 Online: 04 de Dezembro de 2016, 00:19:14 »

Realmente vale a pena, o cara é  muito objetivo e o livro tem muitas fotos de época.

Por exemplo, tem a imagem da casa dele na época de infância e nos anos 90, o imóvel ainda existe em perfeito estado.

Bem interessante mesmo.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2016, 00:21:55 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4287 Online: 04 de Dezembro de 2016, 16:36:03 »

Realmente vale a pena, o cara é  muito objetivo e o livro tem muitas fotos de época.

Por exemplo, tem a imagem da casa dele na época de infância e nos anos 90, o imóvel ainda existe em perfeito estado.

Bem interessante mesmo.

Um bom livro que li recentemente é "História das Guerras", do Demétrio Magnoli. Tem seus altos e baixos, mas no geral é bom.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4288 Online: 05 de Dezembro de 2016, 10:14:29 »

Esse senhor  teve bolas de aço para interceptar bombardeiros britânicos a noite,  o bf 110 dele usava um tipo rudimentar de radar de interceptação.

Se não me engano ele morreu em Blumenau, minha terra.

Eu tinha um certo preconceito de ler os livros destes ases alemães, afinal eram nazistas.

Mas daqueles que eu li os caras  humanos,  bem técnicos,  falam de honra, bravura, medo e se referem respeitosamente ao inimigo.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4289 Online: 05 de Dezembro de 2016, 14:38:49 »

Esse senhor  teve bolas de aço para interceptar bombardeiros britânicos a noite,  o bf 110 dele usava um tipo rudimentar de radar de interceptação.

Não, não se engana. Morreu aqui mesmo.

Eu tinha um certo preconceito de ler os livros destes ases alemães, afinal eram nazistas.

Mas daqueles que eu li os caras  humanos,  bem técnicos,  falam de honra, bravura, medo e se referem respeitosamente ao inimigo.

Vai ver que está virando nazista também. Afinal é de Blumenau e vive em Santa Catarina, que todo mundo sabe, é um refúgio de nazistas... ::)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4290 Online: 05 de Dezembro de 2016, 17:27:58 »
 :lol: :lol:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4291 Online: 05 de Dezembro de 2016, 18:39:43 »

Bem interessante mesmo.

Um bom livro que li recentemente é "História das Guerras", do Demétrio Magnoli. Tem seus altos e baixos, mas no geral é bom.

Agradeço pela indicação, vou procurar.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4292 Online: 05 de Dezembro de 2016, 18:52:40 »

Tinha muita gente decente nas FA alemãs, os fanáticos eram os SS.

Conhece o capitão Hans Langsdorff? Foi um capitão da marinha que afundou nove cargueiros sem matar ninguém.

O cara obrigava o cargueiro a parar, recolhia a tripulação e afundava o navio, depois desembarcava a tripulação em um porto neutro.

Irritou o Hitler no funeral de um oficial quando fez uma continência ao invés da saudação nazista.

Não era qualquer um.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4293 Online: 05 de Dezembro de 2016, 23:10:53 »
Houve um membro do partido nazi representando a Alemanha na China durante a ocupação japonesa que evitou masacres a chineses em Nankin enquanto pode, até ser afastado pelo partido.

https://www.histocast.com/podcasts/blitzocast-038-john-rabe-el-buen-aleman-de-nanking/
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4294 Online: 09 de Dezembro de 2016, 18:04:35 »

Estou só começando...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4295 Online: 15 de Dezembro de 2016, 14:16:03 »
Relendo "A Luta pelo Direito", do Ihenring.

50 páginas bem pertinentes para o momento.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #4296 Online: 15 de Dezembro de 2016, 15:41:13 »
LEGADO DE CINZAS - UMA HISTORIA DA CIA.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4297 Online: 15 de Dezembro de 2016, 20:08:38 »
Hitler morreu em Blumenau.

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2016, 20:10:48 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4298 Online: 21 de Dezembro de 2016, 23:24:24 »
Terminei há pouco tempo Os Despossuídos da Ursula Le Guin. Em tempos difíceis em termos de política, é muito bom ler um livro com plena liberdade de imaginar melhores formas de nos organizarmos em sociedade, sem preocupações com os detalhes exaustivos da política cotidiana do nosso mundo. Mas não há nada de utopia ou ingenuidade aqui. Além das 'idéias', o livro é muito bem juntinho, com muito de experiência humana. O protagonista é um típico físico, no entanto, e como o acompanhamos por todo o livro, isto pode ser maçante para alguns.

Acho que vou ler agora outro livro da Ursula, O Feiticeiro de Terramar. Ou O nome do vento do Patrick Rothfuss.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4299 Online: 22 de Dezembro de 2016, 19:20:53 »
Nascido Para Matar, de Gustav Hasford.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!