Autor Tópico: O que estás lendo?  (Lida 289224 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:O que estás lendo?
« Resposta #4175 Online: 05 de Junho de 2016, 15:44:02 »
Terminei de ler: Origens: catorze biliões de anos de evolução cósmica, de Neil deGrasse Tyson e Donald Goldsmith; tradução de Rosaura Eichenberg.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Wallchs

• Nível 01
  • *
  • "Eu não quero aprender, eu Quero Saber!
« Resposta #4176 Online: 07 de Junho de 2016, 16:44:16 »
Estou lendo O mundo assombrado pelos demônios de Carl Sagan.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #4177 Online: 07 de Junho de 2016, 17:15:31 »
Missa Negra de John Gray

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4178 Online: 07 de Junho de 2016, 17:32:52 »
https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-518-rei-artur-historia-e-mito/

Isso não é para mim. Além disso, prefiro papel.

Podcasts são ótimos para ouvir enquanto faz outras atividades, como limpar a casa, lavar louça, ir e voltar do trabalho, caminhar, fazer atividades físicas.

Exatamente.

Eu costumava ouvir muito o escapepod, que é um podcast de contos de ficção científica. O melhor é que a duração de cada história era aproximadamente o tempo que levo para ir ao trabalho.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4179 Online: 08 de Junho de 2016, 21:09:02 »
https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-518-rei-artur-historia-e-mito/

Isso não é para mim. Além disso, prefiro papel.

Podcasts são ótimos para ouvir enquanto faz outras atividades, como limpar a casa, lavar louça, ir e voltar do trabalho, caminhar, fazer atividades físicas.

Exatamente.

Claro... claro. É tudo lindo. Até que você tem uma semana mais atarefada e quando vê, tem 20h de podcasts pra ouvir atrasados e o negócio vira uma bola de neve...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4180 Online: 09 de Junho de 2016, 07:55:27 »
Como estou desempregado, e devido à natureza da doença de minha esposa, sou "dona de casa" agora. E justamente devido à natureza da doença dela, se não estou ao lado dela, a não ser quando ela está dormindo, não posso me dar ao luxo de me distrair ou de me colocar na situação de não ouvi-la. Portanto prefiro não.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4181 Online: 13 de Junho de 2016, 15:36:06 »
Agora sim, New & Old Wars: Organized Violence in a Global Era, da Mary Kaldor.

Qualidade (do papel e capa) bem vagabunda, diga-se de passagem, pra uma obra de referência tão importante.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4182 Online: 13 de Junho de 2016, 20:11:44 »
Terminei de ler A informação : Uma história, uma teoria, uma enxurrada, de James Gleick, com tradução de Augusto Calil.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #4183 Online: 13 de Junho de 2016, 21:37:56 »
Não seria ótimo, se após anunciar o término da leitura de um livro, cada um fizesse um breve resumo sobre o tal?
Acho que todos sairíamos ganhando.

Por exemplo; para quem gosta de história da ciência, "O Físico" narra, nos estilos da ficção, do romance e da narrativa épica, a história da medicina desde a idade média.
Mas não alcança os tempos de hoje; talvez seu autor (Noah Gordon), não se deixou seduzir pela medicina tecnológica de nossos dias.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4184 Online: 14 de Junho de 2016, 08:59:54 »
Não seria ótimo, se após anunciar o término da leitura de um livro, cada um fizesse um breve resumo sobre o tal?

Por exemplo; para quem gosta de história da ciência, "O Físico" narra, nos estilos da ficção, do romance e da narrativa épica, a história da medicina desde a idade média.
Mas não alcança os tempos de hoje; talvez seu autor (Noah Gordon), não se deixou seduzir pela medicina tecnológica de nossos dias.
Algumas páginas pra trás eu estava fazendo isso, mas depois desisti.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #4185 Online: 14 de Junho de 2016, 15:08:48 »

Por quê, companheirão?
Falta de feed back?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4186 Online: 14 de Junho de 2016, 17:04:17 »

Por quê, companheirão?
Falta de feed back?
Sim, tive a impressão de que minhas resenhas não estavam sendo úteis, já que a maioria delas não eram comentadas.

Iniciei a leitura de Os bons anjos de nossa natureza: Por que a violência diminiu, de Steven Pinker, com tradução de Bernado Jofilly e Laura Teixeira Motta.

Em seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, em 1861, Abraham Lincoln apelou aos "anjos bons de nossa natureza" quando pediu à região sul do país, escravagista, que evitasse uma guerra contra o norte abolicionista. Sua súplica não foi atendida, e os americanos deram início ao conflito mais mortal de sua história. Banhos de sangue como a Guerra Civil Americana, porém, estão cada vez mais restritos ao passado, e estudiosos tentam hoje entender por que a sociedade contemporânea recorre menos à violência para resolver disputas. Em Os anjos bons da nossa natureza, o psicólogo canadense Steven Pinker toma para si o desafio duplo de responder a essa questão e de explicar as razões pelas quais as pessoas têm trilhado o caminho da paz com mais frequência, seja nas relações interpessoais, seja na diplomacia global. Não é fácil enxergar essa tendência, reconhece Pinker. A constatação de que a taxa de homicídios em países europeus caiu entre 90% e 98% desde a Idade Média, por exemplo, acaba sendo ofuscada pelo fato de que o continente passou pelo maior genocídio de sua história há menos de um século. Como teste de sanidade, o autor se respalda nas mais completas fontes de informação disponíveis para enxergar o processo de pacificação. Os anjos bons da nossa natureza cobre toda a escala de tempo da história humana, baseando-se em levantamentos de dados em arqueologia, estatísticas de criminalidade, contagens de baixas em guerras e outras formas de registro da violência. Numa empreitada multidisciplinar que envolve história, ciências sociais e psicologia, o autor constrói uma teoria robusta e coerente, que já constitui referência fundamental sobre o assunto. Mantendo o estilo afiado de seus livros anteriores, Pinker se destaca por sua clareza de argumentação, que é acessível ao público geral mas não recorre a banalizações.

https://play.google.com/store/books/details?id=ywWoBAAAQBAJ

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #4187 Online: 14 de Junho de 2016, 20:30:13 »
Está vendo, Skeptikós?  Excelente dissertação; esclarece e motiva à reflexão.

Pelo o que tenho observado, e a gente não deve se importar com isto, é que muitas vezes embora o forista tenha se aproveitado da resenha e tirado suas conclusões, não acha importante se manifestar.
Temos que nos acostumar com isto. O que importa é a gente estar sempre fazendo o melhor.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4188 Online: 15 de Junho de 2016, 15:53:15 »
Neste caso eu só copiei e colei a sinopse, pois ainda estou no início do livro. Mas acho que isso já ajuda as pessoas a entenderem qual é o tema do livro e como ele é abordado pelo autor. E com o é só copiar e colar, não me toma tempo algum.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #4189 Online: 15 de Junho de 2016, 19:46:09 »
Mesmo não comentando, acho interessantes as resenhas e impressões dos foristas sobre o livro. Desde que não sejam muito compridas, aí TL;DR.  :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4190 Online: 24 de Junho de 2016, 21:00:40 »
Terminei de ler "História das Relações Internacionais Contemporâneas", do Sombra Saraiva e comecei a ler "Diplomacia", do Kissinger. O "New and Old Wars" vai esperar o fim da leitura de Kissinger.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4191 Online: 27 de Junho de 2016, 10:45:21 »
Peguei algumas sugestões daqui do CC
Os livros que mudaram minha visão de mundo foram alguns mas  primeiro , na infância, foi a obra de Monteiro Lobato. Eu li e reli todos, como muitos fiquei com uma tendência emiliana ( e um pendor para a cultura clássica).

As Memórias de Adriano é meu livro preferido. A história do imperador que se move em um período onde os deuses morreram e o cristianismo ainda não dá as cartas, em que tem que se guiar apenas pela razão humana, me marcou muito.

Pequeno Tratado das Grandes Virtudes de André Comte-Sponville. Me deu um exemplo de um filosofar coloquial , longe do jargão acadẽmico e me apresentando algo que me fazia falta: uma reflexão ética ateista.

Armas, Germes e Aço, de Jared Diamond. Daria uma excelente base de antropologia, história e geografia para todos, sem bullshit.

Li: Memórias de Adriano. Bem legal, a autora tenta levar a ver a cultura, história, filosofia, costumes grega, romana, egicpica etc "de dentro", pelos olhos de um comtemporâneo culto, o Adriano. Mas me faltou um toque de originalidade ou a marca do gênio, na escrita. Talvez porque eu tivesse terminado O Idiota, livro fantástico do Dostoieski, e me fez comparar o que talvez não devesse ser.

Lendo: Pequeno Tratado das Grandes virtudes. Muito bom mesmo. Lembrou-me um pouco os Ensaios, do Montaigne (cuja edição de ensaios escolhidos ainda não concluí). E ainda mais fácil que o do Montaigne. Leva ao pensamento de grandes filósofos, sem o hermetismo típico de livros dessa área. Muito bom pra leigos, como eu.

Aguardando chegar da estante virtual o Armas, Germes e Aço.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4192 Online: 28 de Junho de 2016, 17:08:19 »
(...)
Lendo: Pequeno Tratado das Grandes virtudes. Muito bom mesmo. Lembrou-me um pouco os Ensaios, do Montaigne (cuja edição de ensaios escolhidos ainda não concluí).
(...)
Montaigne é um de meus autores preferidos. Não li todos os seus ensaios, mas li uma seleção de seus ensaios que gostei muito (está seleção é citada na minha assinatura), não só pelo seu ceticismo manifestado em vários momentos, ou por sua erudição evidenciada pela qualidade e quantidade de citações de eventos históricos e textos clássicos, em seus textos, mas principalmente pela escrita simples e breve, que deixa a leitura leve. Não é a toa que ele é tido como o criador do gênero ensaio, caracterizado pela escrita breve e informal.

Vou dar uma olhada neste tratado que você citou, se eu gostar do que ver talvez o coloque na lista de minhas próximas leituras.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4193 Online: 01 de Julho de 2016, 08:52:21 »
Montaigne é um de meus autores preferidos. Não li todos os seus ensaios, mas li uma seleção de seus ensaios que gostei muito (está seleção é citada na minha assinatura), não só pelo seu ceticismo manifestado em vários momentos, ou por sua erudição evidenciada pela qualidade e quantidade de citações de eventos históricos e textos clássicos, em seus textos, mas principalmente pela escrita simples e breve, que deixa a leitura leve. Não é a toa que ele é tido como o criador do gênero ensaio, caracterizado pela escrita breve e informal.

Vou dar uma olhada neste tratado que você citou, se eu gostar do que ver talvez o coloque na lista de minhas próximas leituras.
Os Ensaios de Montaigne tratam de temas variados: "medo, a covardia, a preparação para a morte, a educação dos filhos, a embriaguez, a ociosidade" etc.
Nesse tratado - que por sinal tá esgotado, só se encontra em sebos, eu comprei na estante virtual - o assunto é mais restrito. é um tratado moral, laico, sobre as virtudes. Salvo engano ele trata de 18 virtudes: polidez, coragem, generosidade, fidelidade, etc.

A semelhança com o do Montaigne é que ele traz o que filósofos/pensadores disseram sobre o tema, mas de uma forma prosaica, fácil.
Nesse ponto, ele supera Montaigne, pois como o livro é atual (acho que de 1995), a linguagem é ainda mais acessível.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4194 Online: 02 de Julho de 2016, 19:12:17 »

Os Ensaios de Montaigne tratam de temas variados: "medo, a covardia, a preparação para a morte, a educação dos filhos, a embriaguez, a ociosidade" etc.
Nesse tratado - que por sinal tá esgotado, só se encontra em sebos, eu comprei na estante virtual - o assunto é mais restrito. é um tratado moral, laico, sobre as virtudes. Salvo engano ele trata de 18 virtudes: polidez, coragem, generosidade, fidelidade, etc.

A semelhança com o do Montaigne é que ele traz o que filósofos/pensadores disseram sobre o tema, mas de uma forma prosaica, fácil.
Nesse ponto, ele supera Montaigne, pois como o livro é atual (acho que de 1995), a linguagem é ainda mais acessível.
Eu o encontrei na internet, em formato PDF, mas não gosto deste formato para ler em dispositivos digitais. Talvez o procure em algum sebo mais para frente. No momento iniciei a leitura de A invenção dos direitos humanos, de Lyn Hunnt, com tradução de Rosaura Eicheinberg.

Em 1776, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, primeiro grande documento histórico de defesa dos direitos humanos, declarava como autoevidente a verdade de que "todos os homens são criados iguais". Essas belas palavras, no entanto, não impediram que a instituição da escravidão persistisse naquele país por mais quase um século, e que as mulheres norte-americanas só conquistassem o direito de votar em 1920. Paradoxos como esse são abordados e iluminados neste livro da historiadora norte-americana Lynn Hunt, que traça a gênese e o tortuoso desenvolvimento de noções que hoje nos parecem indiscutíveis, como a liberdade religiosa, o direito ao trabalho e a igualdade de todos os indivíduos perante a lei. Tendo como eixo de análise três documentos essenciais - a Declaração de Independência norte-americana, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão produzida no bojo da Revolução Francesa (1789) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas (1948) -, a autora mobiliza conhecimentos da filosofia, da crônica dos eventos políticos e da história do cotidiano para nos mostrar os avanços e recuos dessa tortuosa saga.

www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12500

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #4195 Online: 03 de Julho de 2016, 09:51:19 »
Eu o encontrei na internet, em formato PDF, mas não gosto deste formato para ler em dispositivos digitais. Talvez o procure em algum sebo mais para frente.

Você pode converter de PDF para um formato mais apropriado para leitura em dispositivos digitais como o MOBI ou o EPUB usando uma ferramenta gratuita como o Calibre. Nesses formatos o texto se adapta às dimensões da tela do dispositivo e a leitura fica bem mais fácil.

Se tiver um Kindle e um email Kindle, a própria Amazon fornece o serviço de conversão se você enviar uma mensagem com o arquivo PDF em anexo para seu email Kindle com o assunto convert (só tenha em mente que precisa primeiro entrar no site da Amazon e "autorizar" seu email Kindle a aceitar mensagens de um determinado remetente).

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4196 Online: 04 de Julho de 2016, 14:21:52 »
Eu o encontrei na internet, em formato PDF, mas não gosto deste formato para ler em dispositivos digitais. Talvez o procure em algum sebo mais para frente.

Você pode converter de PDF para um formato mais apropriado para leitura em dispositivos digitais como o MOBI ou o EPUB usando uma ferramenta gratuita como o Calibre. Nesses formatos o texto se adapta às dimensões da tela do dispositivo e a leitura fica bem mais fácil.

Se tiver um Kindle e um email Kindle, a própria Amazon fornece o serviço de conversão se você enviar uma mensagem com o arquivo PDF em anexo para seu email Kindle com o assunto convert (só tenha em mente que precisa primeiro entrar no site da Amazon e "autorizar" seu email Kindle a aceitar mensagens de um determinado remetente).
Opa, valeu pela dica, vou olhar a respeito.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4197 Online: 09 de Julho de 2016, 10:03:42 »
Iniciei a leitura de Em defesa da comida: Um manifesto, de Michael Pollan, com tradução de Adalgisa Campos da Silva.

Neste manifesto a favor de uma alimentação de verdade, Michael Pollan nos prova que, em vez de alimentos, somos levados a ingerir 'substâncias comestíveis parecidas com comida'. O autor denuncia as razões para nossa alimentação se basear em produtos processados colocados à disposição de acordo com as prioridades da agroindústria e da indústria alimentícia, e conforme os dogmas da ciência da nutrição. Pollan investiga também os motivos de a maior parte dos alimentos da dieta ocidental ser comercializada com destaque de seus benefícios à saúde. Hoje os comestíveis anunciam 'vitaminas', 'baixo teor de gordura' ou 'enriquecimento' com ômega-3, ferro, magnésio, soja - e uma série de elementos pretensamente saudáveis, que variam conforme campanhas de marketing fundamentadas em diretrizes econômicas e/ou governamentais. 'Em defesa da comida' ressalta que esse deve ser o primeiro sinal de alerta. Afinal, quatro das dez principais causas de morte na atualidade são doenças crônicas ligadas à alimentação - distúrbios coronarianos, diabetes, AVC e câncer.

https://books.google.com.br/books/about/Em_defesa_da_comida.html?id=DBcYSQAACAAJ&redir_esc=y

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4198 Online: 10 de Julho de 2016, 12:36:01 »
Iniciei a leitura de Orgulho e preconceito, de Jane Austen, com tradução de Celina Portocarrero.

“É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.”

É com essas palavras que Jane Austen inicia Orgulho e preconceito, conduzindo o leitor diretamente ao lar dos Bennet, família com não menos que cinco noivas em potencial: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Quando o sr. Bingley e o sr. Darcy, dois jovens distintos, chegam a Hertfordshire, todas ficam em alerta: eles são solteiros, bonitos e, claro, donos de uma boa fortuna. O que poderia ser uma típica história de amor é, nas mãos de uma das escritoras de língua inglesa mais difundidas pelo mundo, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes, com um timing perfeito para a ironia.

Jane Austen desafiou as convenções sociais ao criticá-las pelas entrelinhas, pontuando seus livros com toques de humor que só uma observadora perspicaz e uma brilhante escritora poderia unir. Suas histórias, passadas na Inglaterra da virada do século XVIII para o XIX, falam para os leitores de todas as épocas. Segundo o crítico Harold Bloom, os livros de Jane Austen passarão para a posteridade juntamente com os clássicos de William Shakespeare e de Charles Dickens.

https://books.google.com.br/books?id=UGIC7N0Op2MC&hl=pt-BR&num=9

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4199 Online: 10 de Julho de 2016, 14:13:30 »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!