Autor Tópico: O suicídio e a religião.  (Lida 15897 vezes)

Luz

• Visitante
Re: O suicídio e a religião.
« Resposta #150 Online: 17 de Dezembro de 2006, 15:24:47 »
É triste de qualquer forma perder uma pessoa querida. É sempre uma coisa que mexe muito conosco.

Você chegou a ler o tópico daquele forista daqui que se suicidou? Eu nem conhecia o cara e fiquei triste…coisa estranha.

Vi sim, também fiquei meio triste... a morte é uma coisa triste. Melhor que fossemos de uma cultura onde a morte é celebrada, não? Os parentes do meu marido têm esse costume. Nos velórios, parece que é onde a família se encontra... levam lanche, biscoito, café... colocam a conversa em dia. A primeira vez que fui a uma velório deles, fiquei meio chocada, mas sabe que acho que eles é que estão certos... depois desse convívio eu passei a encarar a morte com mais naturalidade que antes.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #151 Online: 17 de Dezembro de 2006, 16:25:48 »
Sim com o papel assinado pelo vegetal não há problema algum. Só queria ver como ele ia assinar heauea

-.- sim eu entendi :)

Não deseje.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #152 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 18:30:40 »
Estou construindo uma tese sobre o suicídio nas religiões.

Por que o suicídio, por exemplo, na religião protestante, é considerado um ato SEM PERDÃO?

Isto é, o indivíduo que se suicida irá para o inferno direto.

Opiniões, por favor…

Quer saber mesmo? Faltou Fé! isso mesmo, aquele que tem convicção de que tal ato vai lhe ser prejudicial, se faz, faz por falta de convicção da sua fé! é uma Ateu disfarçado de Teista!
Pois a certeza de que na morte acaba o sofrimento, esta ai algo razoavel para tornar o suicidio algo interessante!
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 18:57:03 »

Por que o suicídio, por exemplo, na religião protestante, é considerado um ato SEM PERDÃO?

Opiniões, por favor…

Isso não é no catolicismo, as correntes protestantes defendendo que o suicídio seria possessão demoníaca/de algum espírito mau? Ao menos é o que tive a impressão ao assistir "Lutero" :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 18:59:41 »

Opiniões, por favor…

Quer saber mesmo? Faltou Fé! isso mesmo, aquele que tem convicção de que tal ato vai lhe ser prejudicial, se faz, faz por falta de convicção da sua fé! é uma Ateu disfarçado de Teista!
Pois a certeza de que na morte acaba o sofrimento, esta ai algo razoavel para tornar o suicidio algo interessante!

E aquele pessoal espírita do Heaven's gate, que acreditava que se suicidando iriam se libertar desse plano material e continuar em sua jornada espiritual, são ateus disfarçados de teístas também, né? :roll: Bem como os que matam a família e se matam, deixando a bíblia aberta em trechos cuja interpretação pudesse ser favorável a algum perdão ao suicídio ou paraíso na vida eterna, também são ateus.... :roll:

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #155 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 19:01:42 »

Opiniões, por favor…

E aquele pessoal espírita do Heaven's gate, que acreditava que se suicidando iriam se libertar desse plano material e continuar em sua jornada espiritual, são ateus disfarçados de teístas também, né? :roll:

Esqueci de dizer: Tem os debiloides tambem! claro que não são Ateus! muito menos espiritas....

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #156 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 20:29:46 »
Fé? Acreditar incondicionalmente? Sem evidência? Qual o sentido disso?
A maioria das pessoas não se suicidam mesmo quando sobressaem o instinto de sobrevivência, é por medo do desconhecido. Isso é oposto a fé.
Quem prega que após a morte a coisa melhora é a religião, bom e velho no funeral "foi para um lugar melhor".

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #157 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 20:39:11 »

Quem prega que após a morte a coisa melhora é a religião, bom e velho no funeral "foi para um lugar melhor".

Qual religião?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #158 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 02:27:46 »
A maioria da religião não prega a vida após a morte e um lugar como o paraíso? Por exemplo o cristianismo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #159 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 02:53:14 »
Esqueci de dizer: Tem os debiloides tambem! claro que não são Ateus! muito menos espiritas…

Como sabe que não?

E o que seria uma atitude coerente com o valor espírita da Caridade diante deles?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Fabi

• Visitante
« Resposta #160 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 02:59:21 »

Opiniões, por favor…

O suicídio é um pedido de ajuda, na verdade quem tenta se matar não quer realmente morrer está apenas fazendo um pedido de ajuda, e a maioria dos que conseguem se suicidar não tinham essa intenção, isso de acordo com médicos psiquiatras e psicólogos.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #161 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 10:32:55 »
O suicídio é um pedido de ajuda, na verdade quem tenta se matar não quer realmente morrer está apenas fazendo um pedido de ajuda, e a maioria dos que conseguem se suicidar não tinham essa intenção, isso de acordo com médicos psiquiatras e psicólogos.

Pior ainda :P

Meu irmão conta altas estórias sobre suicidas, até demissão no trabalho é motivo pra se jogar de um prédio...dizem que dia 24 de dezembro o número de suicídios aumenta infinitamente por conta da "solidão" :(

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #162 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 10:45:21 »

Opiniões, por favor…

Baseiam-se no mandamento: Não matarás.

Certamente isso inclui a própria pessoa.
Nem sempre...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 15:04:01 »

Pior ainda :P

Meu irmão conta altas estórias sobre suicidas, até demissão no trabalho é motivo pra se jogar de um prédio...dizem que dia 24 de dezembro o número de suicídios aumenta infinitamente por conta da "solidão" :(

Já ouvi falar dessas coisas... é meio "interessante" (ainda que triste, claro), como é a psicologia da coisa.... nesse dia a pessoa pode não estar mais solitária do que em qualquer outro dia em que não se matou, e podia estar até se sentindo bem, apesar de momentâneamente solitária.... mas tem todo aquele "glamour", toda a mistificação do natal, da união com familiares, etc, e a expectativa disso, que é o que acaba sendo culpado por isso no fim das contas, mais do que a solidão em si, que não foi suficiente para que as pessoas se matassem em vários outros dias, em que as pessoas também não tinham uma situação análoga a do natal idealizado, e talvez nem estivessem nem aí.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #164 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 00:29:22 »
A maioria da religião não prega a vida após a morte e um lugar como o paraíso? Por exemplo o cristianismo?

Qual religião prega que matando-se vc vai para um "paraiso"?
Exclua ai alguns extremistas do islã.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #165 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 05:16:18 »
Não vejo alguma que apóie diretamente o suicídio. Mas indiretamente não o faz com a idéia da vida após a morte e principalmente prometendo algo melhor do que agora?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #166 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 00:46:37 »
Não vejo alguma que apóie diretamente o suicídio. Mas indiretamente não o faz com a idéia da vida após a morte e principalmente prometendo algo melhor do que agora?

Pra qualquer religião nada pior do que o suicidio! não dava pra vc nem desconfiar disso? não é possivel...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #167 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 01:12:41 »

Pra qualquer religião nada pior do que o suicidio! não dava pra vc nem desconfiar disso? não é possivel…

Homens-bomba tem esperanças de sobreviverem aos ataques?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #168 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 02:14:46 »

Pra qualquer religião nada pior do que o suicidio! não dava pra vc nem desconfiar disso? não é possivel…

Homens-bomba tem esperanças de sobreviverem aos ataques?

Homens Bomba são malucos que interpretam o islã de forma equivocada, não contam por esse motivo! pelo menos é o que dizem os mestres no assunto!
A base da maioria das religiões é o bem estar do homem, se tem uns imbecies que fazem tudo errado, culpe o homem e não a religião!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #169 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 03:36:28 »
A base da maioria das religiões é o bem estar do homem, se tem uns imbecies que fazem tudo errado, culpe o homem e não a religião!
...
Não, pegue um livro de história e verifique se a religião foi benéfica ou maléfica para a humanidade.
E o objetivo é obter poder, já que somente para se estabelecer requer confiança cega das pessoas desde o início.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #170 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 05:30:44 »
Video, você está trazendo vergonha para a reputação da religião.

Procure refletir mais e escrever menos.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #171 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 11:07:38 »
Video, você está trazendo vergonha para a reputação da religião.

Procure refletir mais e escrever menos.

De qual religião falando?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #172 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 11:15:27 »
É a isto que me refiro:

Homens Bomba são malucos que interpretam o islã de forma equivocada, não contam por esse motivo! pelo menos é o que dizem os mestres no assunto!

Eu não costumo louvar a percepção ou o valor da doutrina de Kardec, mas até mesmo ele sabia advertir contra essa tentação de culpar sempre o homem e nunca a religião.

Do jeito que você fala fica parecendo que religião é algum tipo de dádiva divina perfeita e incorruptível à qual os fiéis devem se submeter sem jamais questionar.

E isso, meu caro, é uma visão muito pobre da religião.  Quer seja feita pelos próprios fiéis ou por céticos.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #173 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 11:29:42 »
É a isto que me refiro:

Eu não costumo louvar a percepção ou o valor da doutrina de Kardec, mas até mesmo ele sabia advertir contra essa tentação de culpar sempre o homem e nunca a religião.

Do jeito que você fala fica parecendo que religião é algum tipo de dádiva divina perfeita e incorruptível à qual os fiéis devem se submeter sem jamais questionar.

E isso, meu caro, é uma visão muito pobre da religião.  Quer seja feita pelos próprios fiéis ou por céticos.

Dantas meu caro, sou espirita vc lembra? a fé no meu caso anda ao lado da razão, então fica claro que não creio sem questionar! se existe religiões e religiosos que mas fazem mal a humanidade do que bem, não se deve esconder isso, agora botar tudo mesmo bojo, pois não se aceita que a religião se tenha alguma regra de conduta e isso fere o livre pensamento cetico, ai não dá...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #174 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 11:45:51 »
Eu sei que você é espírita, Video.  Aliás, o seu discurso é bastante espírita.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!