Autor Tópico: O suicídio e a religião.  (Lida 15896 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: O suicídio e a religião.
« Resposta #125 Online: 15 de Dezembro de 2006, 10:09:33 »
O tem de ruim no suicídio ?  a pessoa não vai estar fazendo mal para outras pessoas apenas para ela, ta certo que se ela tiver familia vai fazer as outras pessoas ficarem tristes mas só isso.
Bom, com essa eu faço a pergunta:

O que vcs acham se houvesse uma lei que validasse, um parente por exemplo, de tirar a vida de outro, por este ter escolhido morrer, sendo que o mesmo está numa cama impossibilitado de quase tudo? (Melhor dizendo, precisando de pessoas para se locomover até o banheiro ou mesmo precisando que o limpe lá mesmo…)

Obs: "Só seria um ato legal se o mesmo encolhesse por conta própria, assinando papéis antes ou depois da possível "impossibilitação"".

Eu assinaria os papéis numa boa. Ou melhor, há alguma lei que valide isso?  :?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #126 Online: 15 de Dezembro de 2006, 10:43:13 »
Imagina a pf chegando aqui amanha falando: você está promovendo uma rede de suicidios no Brasil vai ter que se explicar.

Eu falo que foi tudo idéia da Alegra ela me induziu e que eu sou menor de idade.

hahahahahahah! É seu safadinho??? A velhota aqui é que paga pelos seus desvarios, né!? Olha, e eu falo que sou doida ou incapaz psicologicamente, hehehe!!!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #127 Online: 15 de Dezembro de 2006, 10:50:09 »
O tem de ruim no suicídio ?  a pessoa não vai estar fazendo mal para outras pessoas apenas para ela, ta certo que se ela tiver familia vai fazer as outras pessoas ficarem tristes mas só isso.

O que vcs acham se houvesse uma lei que validasse, um parente por exemplo, de tirar a vida de outro, por este ter escolhido morrer, sendo que o mesmo está numa cama impossibilitado de quase tudo? (Melhor dizendo, precisando de pessoas para se locomover até o banheiro ou mesmo precisando que o limpe lá mesmo…)

Obs: "Só seria um ato legal se o mesmo encolhesse por conta própria, assinando papéis antes ou depois da possível "impossibilitação"".

Também assinaria  e espero que alguém assine por mim se um dia eu decidir fazer isso. Agora não sei se há alguma lei que valide isso não…talvez seja mais fácil entrar em acordo com um médico que seja a favor disso também. Eu sei, eu sei o que alguns vão dizer…. mas ficar a espera de uma lei enquanto a pessoa está ali agonizante?!
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2006, 14:17:30 por Alegra »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 15 de Dezembro de 2006, 10:57:16 »
Pô… vcs sabiam que seres humanos apodrecem, no sentido literal da palavra, em alguns hospitais…? Pô… não é nada legal…  :(

O pior é que alguns espíritas dizem que aquilo é um bem, pois estão pagando o seu carma…
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2006, 11:00:21 por Mussolim Bucetê »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 15 de Dezembro de 2006, 11:03:29 »
Que a ciência avance ainda mais!!!!!!!!!!!!!!
Para amenizar ou até mesmo curar essas pessoas.  :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #130 Online: 15 de Dezembro de 2006, 11:48:50 »
Pô… vcs sabiam que seres humanos apodrecem, no sentido literal da palavra, em alguns hospitais…? Pô… não é nada legal…  :(

O pior é que alguns espíritas dizem que aquilo é um bem, pois estão pagando o seu carma…

Eu nasci e cresci num lar espírita.....e foi por essas e por outras que hoje sou agnóstica, e por enquanto.     :|

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #131 Online: 15 de Dezembro de 2006, 16:31:15 »
Além dos seres humanos, alguma outra espécie comete suicídio?  :?

Em certas situações, sim.  Vejam:

http://www.straightdope.com/mailbag/mbugsuicide.html
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #132 Online: 15 de Dezembro de 2006, 16:32:43 »
Acho que não

Eu acho o suicídio a coisa mais estranha do Universo, nosso instinto mais forte é o da sobrevivência.

Você não acha a insistência em ter uma vida medíocre ou sofrida mais estranha?  O ser humano é muito mais do que apenas instintos.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #133 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:00:05 »
Você não acha a insistência em ter uma vida medíocre ou sofrida mais estranha?  O ser humano é muito mais do que apenas instintos.

Mas é justamente por sermos muito mais que apenas instintos o que torna essa "insistência em uma vida medíocre ou sofrida" uma coisa tão estranha - com esse cérebro desenvolvido e capacidade de criatividade e imaginação.

Qualquer coisa pode ser um bom argumento para o suicídio: fome, miséria, sofrimento, angústia, incapacidade... se fôssemos apenas instintos, mas não... somos uma mente fascinante.

Somos Curt Cobain (?) mas também somos Stephen Hawkins, né? E para esse, nenhum argumento parece ser o suficiente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #134 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:05:22 »

Mas é justamente por sermos muito mais que apenas instintos o que torna essa "insistência em uma vida medíocre ou sofrida" uma coisa tão estranha - com esse cérebro desenvolvido e capacidade de criatividade e imaginação.

Qualquer coisa pode ser um bom argumento para o suicídio: fome, miséria, sofrimento, angústia, incapacidade… se fôssemos apenas instintos, mas não… somos uma mente fascinante.

Somos Curt Cobain (?) mas também somos Stephen Hawkins, né? E para esse, nenhum argumento parece ser o suficiente.

Impressão minha ou você acredita em livre-arbítrio?

Luz

• Visitante
« Resposta #135 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:29:22 »

Hein? Ficou essa impressão?  :lol:

Hum... eu ainda nem consegui compreender exatamente o que significa esse "livre-arbítrio".

Eu acredito em escolhas, e o suicídio, claro, é uma delas, mas a que eu tenho mais dificuldade de compreender. Eu acredito no poder do cérebro, da criatividade e imaginação.

Tudo bem que morrer também é uma saída para resolver os problemas, mas é meio "radical" para o meu gosto... meio sem volta. Meio estúpida, para falar a verdade... com tantas outras milhares de opções... antes.  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:33:49 »

Qualquer coisa pode ser um bom argumento para o suicídio: fome, miséria, sofrimento, angústia, incapacidade… se fôssemos apenas instintos, mas não… somos uma mente fascinante.

depende do que se chama de livre-arbítrio. eu acredito que o processo de escolher seja tão complexo, que as variáveis que o determinam sejam tantas e tão intangíveis, que convém falar em livre arbítrio. afinal, cada indivíduo é único, escolhe e reage de maneira única exatamente pelo fato de que a confluência de tantos e tantos fatores cria uma consciência única em cada um.

até onde podemos conhecer, todos são regidos por algum tipo de livre-arbítrio. é grosseiro pretender que seja possível prever as escolhas de cada um com base em estudos sociológicos, históricos, psicológicos, quando nestas áreas ainda caminhamos tão pouco. qualquer coisa nesse sentido ainda é humanamente impossível.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2006, 17:36:29 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #137 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:40:50 »
O tem de ruim no suicídio ?  a pessoa não vai estar fazendo mal para outras pessoas apenas para ela, ta certo que se ela tiver familia vai fazer as outras pessoas ficarem tristes mas só isso.

O parente assinar ? acho que só se a pessoa tivesse avisado antes que em um situação dessa não queria continuar vivo.. vai que o cara ainda pode "raciocinar" e quer ficar vivo por algum motivo ? Vai que um parente que quer se livrar da pessoa vai la e assina sem ressentimentos do vegetal  :histeria:

Imagina a pf chegando aqui amanha falando: você está promovendo uma rede de suicidios no Brasil vai ter que se explicar.

Eu falo que foi tudo idéia da Alegra ela me induziu e que eu sou menor de idade.

hahahahahahah! É seu safadinho??? A velhota aqui é que paga pelos seus desvarios, né!? Olha, e eu falo que sou doida ou incapaz psicologicamente, hehehe!!!

:histeria:   :hihi:
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #138 Online: 15 de Dezembro de 2006, 18:34:35 »

Hein? Ficou essa impressão?  :lol:

Ficou sim.

Hum… eu ainda nem consegui compreender exatamente o que significa esse "livre-arbítrio".

Eu acredito em escolhas, e o suicídio, claro, é uma delas, mas a que eu tenho mais dificuldade de compreender. Eu acredito no poder do cérebro, da criatividade e imaginação.

Certo.  Nada de errado com isso, é claro.  Mas não é algo que vem automaticamente para cada ser humano, longe disso.

Tudo bem que morrer também é uma saída para resolver os problemas, mas é meio "radical" para o meu gosto… meio sem volta. Meio estúpida, para falar a verdade… com tantas outras milhares de opções… antes.  :)

Aí é uma questão de associação, ou até mesmo de condicionamento.  Você saboreia a vida.  Muitos não tem esperança de conseguir fazer mais do que suportá-la.

Luz

• Visitante
« Resposta #139 Online: 15 de Dezembro de 2006, 18:45:06 »
Aí é uma questão de associação, ou até mesmo de condicionamento.  Você saboreia a vida.  Muitos não tem esperança de conseguir fazer mais do que suportá-la.

Pois é. Claro que existem situações e situações e não podemos julgar pelos outros sem sermos injustos, mas eu acredito que o que diferencia as pessoas são as escolhas que elas fazem.

A vida não é algo que a gente saboreie o tempo inteiro, como também não é algo que se precise suportar o tempo inteiro... ela é as duas coisas. Até a maneira de encarar a vida, na minha opinião, é uma escolha.

Não sei se é isso o que chama de livre-arbítrio, mas eu acredito que as pessoas sempre têm e utilizam o poder de tornar as coisas melhores ou piores do que elas realmente são. Estamos fazendo escolhas o tempo inteiro e sofrendo as consequências. Mesmo quando as coisas saem do controle, ainda temos que fazer escolhas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 17 de Dezembro de 2006, 13:39:24 »
O tem de ruim no suicídio ?  a pessoa não vai estar fazendo mal para outras pessoas apenas para ela, ta certo que se ela tiver familia vai fazer as outras pessoas ficarem tristes mas só isso.

O parente assinar ? acho que só se a pessoa tivesse avisado antes que em um situação dessa não queria continuar vivo… vai que o cara ainda pode "raciocinar" e quer ficar vivo por algum motivo ? Vai que um parente que quer se livrar da pessoa vai la e assina sem ressentimentos do vegetal  :histeria:
No meu exemplo não há "possibilidade" de isso acontecer (E se acontecer... cadeia! :biglol:). O parente não teria o direito de escolher, como eu falei, mas, depois de autorizado pelo indivíduo em questão, poderia sim tirar sua vida. (Macabro, né ? :susto: Mas é o que penso. O que acha? )

Luz

• Visitante
« Resposta #141 Online: 17 de Dezembro de 2006, 13:53:17 »
Embora eu ache o suicídio uma coisa estranha, como já falei, também acho que é um direito do indivíduo.

Agora, no pessoal, não sei o que é mais triste, mais sofrido… acompanhar alguém que você ama num longo sofrimento ou perder a pessoa, porque ela escolheu morrer.

Uma amigo, já falecido, que tinha AIDS sofreu muito no fim da vida. Seu último ano foi terrível. Todas as vezes que eu conversava com ele, ele demonstrava vontade de morrer… só não parava com o tratamento por causa das dores. Eu sempre dizia… não morre ainda não, porque a cura da AIDS acontece aí a qualquer momento e você vai morrer à toa.

Todo mundo sempre tinha muito tato para lidar com ele, mas eu tinha uma vida inteira de intimidade e sempre conseguia fazê-lo sorrir um pouco dessa forma.

O que não foi suficiente, todos que o conheceram acreditam que ele acelerou o processo por vontade de morrer… e isso é uma coisa que ainda dói em todo mundo. Todo mundo torceu e tentou fazer com que ele desejasse viver, mas…  :?

« Última modificação: 17 de Dezembro de 2006, 14:24:57 por Luz »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #142 Online: 17 de Dezembro de 2006, 14:27:01 »
Embora eu ache o suicídio uma coisa estranha, como já falei, também acho que é um direito do indivíduo.

Agora, no pessoal, não sei o que é mais triste, mais sofrido… acompanhar alguém que você ama num longo sofrimento ou perder a pessoa, por escolha dela de morrer.

Uma amigo, já falecido, que tinha AIDS sofreu muito no fim da vida. Seu último ano foi terrível. Todas as vezes que eu conversava com ele, ele demonstrava vontade de morrer… só não parava com o tratamento por causa das dores. Eu sempre dizia… não morre ainda não, porque a cura da AIDS acontece aí a qualquer momento e você vai morrer à toa.

Todo mundo sempre tinha muito tato para lidar com ele, mas eu tinha uma vida inteira de intimidade e sempre conseguia fazê-lo sorrir um pouco dessa forma.

O que não foi suficiente, todos que o conheceram acreditam que ele acelerou o processo por vontade de morrer… e isso é uma coisa que ainda dói em todo mundo. Todo mundo torceu e tentou fazer com que ele desejasse viver, mas…  :?

Você não acha que é também um pouco de egoísmo nosso querer que a pessoa fique agarrada a um corpo deteriorado, cheio de dores só porque o queremos perto por mais uns tempos?
Quando gostamos muito de uma pessoa queremos que ela se sinta bem, mesmo que para isso a morte voluntária dela seja o único recurso.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2006, 14:32:45 por Alegra »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 17 de Dezembro de 2006, 14:46:20 »
É isso aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Eu penso da mesma forma!!!!!!!!

Luz

• Visitante
« Resposta #144 Online: 17 de Dezembro de 2006, 14:49:50 »
Você não acha que é também um pouco de egoísmo nosso querer que a pessoa fique agarrada a um corpo deteriorado, cheio de dores só porque o queremos perto por mais uns tempos?
Quando gostamos muito de uma pessoa queremos que ela se sinta bem, mesmo que para isso a morte voluntária dela seja o único recurso.

Não sei, Alegra. Eu já sofri algumas perdas, embora seja nova. E acho que o que mais dói não é a perda em si, mas a derrota. Foi isso o que ficou dele, às vezes, parece que só isso. Ainda hoje, anos depois, não consigo me lembrar dele com alegria, sempre fica uma sensação ruim, dolorida e todos que o conheceram têm a mesma sensação... diferente do meu avô, por exemplo, que mesmo na fase terminal do câncer, queria viver e deixou uma saudade boa.

Luz

• Visitante
« Resposta #145 Online: 17 de Dezembro de 2006, 15:06:52 »
E esse "egoísmo" se formos ser muito sinceros, funciona justamente ao contrário.

Ninguém deseja ter que conviver com um doente por um longo período, que exige cuidados, atenção, paciência e nos causa um imenso sofrimento de vê-lo sofrer sem poder fazer nada.

Eu sou uma pessoa, às vezes, bastante egoísta e desejo que todos os que amo tenham uma boa sorte e uma boa morte. Se você me perguntar o que eu prefiro: que alguém que eu ame, seja quem for, tenha uma morte rápída… hoje, ou fique viva mais dois três anos, presa a uma cama… eu prefiro que seja logo.

Mas se alguém que eu amo, depois dessa experiência, ficar doente e eu puder escolher… prefiro que a pessoa deseje viver do que morrer, mesmo sofrendo.

Não sei se consegui explicar muito bem, porque o troço é meio complicado mesmo.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2006, 15:09:48 por Luz »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #146 Online: 17 de Dezembro de 2006, 15:09:33 »
"E acho que o que mais dói não é a perda em si, mas a derrota."

Mas essa sensação de derrota não foi da parte dele....para ele foi sim um grande alívio.

Eu tinha uma tia, que por acaso era a minha preferida, morreu de câncer e passou os últimos dias de "vida" em casa não sei se por vontade própria ou não. Ela sofreu tanto que a rua inteira ouvia seus gritos apesar da morfina que ela tomava, e ela era uma mulher forte! Morreu porque foi perdendo sangue até o corpo entrar em colapso. Sofreu ela, sofreu o filho, as netas e a nora e todo mundo que gostava dela ( e não eram poucos).
Agora pergunto: Para quê tanto sofrimento? Ela não poderia ter morrido de forma mais digna?

Eu procuro lembrar dela viva e com saúde, e me nego a  lembrar dela de outra maneira. E não mudaria em nada a minha opinião sobre ela se tivesse optado por terminar com o sofrimento já que não havia mais nada a fazer.
Mas, pronto...cada um tem sua visão das coisas e temos que respeitar,  né?     :)

Luz

• Visitante
« Resposta #147 Online: 17 de Dezembro de 2006, 15:15:35 »
Mas essa "derrota" não é a opinião que eu tenho dele é a sensação que ficou... não é algo que eu possa racionalizar.

Mesmo que ele tivesse cometido o suicídio, eu compreenderia, pois acompanhei o sofrimento... mas para quem fica, é como eu disse, não sei o que é pior.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #148 Online: 17 de Dezembro de 2006, 15:17:27 »
E esse "egoísmo" se formos ser muito sinceros, funciona justamente ao contrário.

Ninguém deseja ter que conviver com um doente por um longo período, que exige cuidados, atenção, paciência e nos causa um imenso sofrimento de vê-lo sofrer sem poder fazer nada.

Não é tanto o cuidado, a atenção e paciência...mas o sofrimento que nos causa em vê-lo sofrer sim se formos nós a decidir antecipar a morte dela...
Mas, se a decisão de morrer for da pessoa que está sofrendo não acho egoísmo nosso não, em querer ver ela livre daquele sofrimento... :|

É mesmo complicado...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #149 Online: 17 de Dezembro de 2006, 15:21:07 »
Mas essa "derrota" não é a opinião que eu tenho dele é a sensação que ficou… não é algo que eu possa racionalizar.

Mesmo que ele tivesse cometido o suicídio, eu compreenderia, pois acompanhei o sofrimento… mas para quem fica, é como eu disse, não sei o que é pior.

É triste de qualquer forma perder uma pessoa querida. É sempre uma coisa que mexe muito conosco.

Você chegou a ler o tópico daquele forista daqui que se suicidou? Eu nem conhecia o cara e fiquei triste...coisa estranha.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!