Bom, a base do cristanismo é o judaísmo. O povo de Deus que prosperou com a conquista de riquezas até a vinda de Cristo (e depois dela).
Não conheço a opinião Calvinista. Poderia fazer um pequeno resumo?
Obrigado!
[]'s
Bem, o pessoal sempre faz a associação do calvinismo com capitalismo por causa do livro do Max Webber, ou Weber sei lá.
A questão é que Webber utiliza como análise um banco de loucos da Inglaterra apenas, sem atentar para o sem fim de calvinistas que já estavam espalhados pela Europa, bem como os próprios escritos de Calvino.
Contudo, não há como negar um certa influência da ética protestante no capitalismo, mas dizer que esta foi decisiva, ou o início, já é demais. Acho que a opinião de um ex-prof. meu resume bem a coisa: "O calvinismo impulsionou o capitalismo, sem dúvida, mas este viria, de uma forma ou outra".
Calvino de forma alguma defendia a idéia de se ficar podre de rico a qualquer custo, muito pelo contrário, defendia uma vida simples, e que se possível as pessoas guardassem dinheiro para obedecer o que Paulo dizia em uma de suas epístolas: "trabalhe com as mãos fazendo o que é bom, para que tenha com que acudir aos necessitados".
Bem, as pessoas seguiram apenas uma parte do que Calvino disse. Guardaram bastante dinheiro, mas esqueceram de acudir aos necessitados. E esse foi o "impulso" que o calvinismo deu ao capitalismo.
Ou seja, distorção das idéias de Calvino.
Calvino defendia o impréstimo sem juros aos irmãos, para se ter uma idéia....
Abraços.