Autor Tópico: Calvinismo [Off-topic de "Gênesys e demais teíst...."]  (Lida 11165 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: Gênesys e demais teístas, Ukrainian e demais comunistas, essa é para voces!
« Resposta #50 Online: 12 de Maio de 2006, 17:09:53 »
Oi Maykon. Na verdade fiquei com a mesma impressão. Considere isto um julgamento arbitrário ao estilo do Demiurgo que vc ama...

Como disse, respeito sua opinião.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #51 Online: 12 de Maio de 2006, 17:10:34 »
"Para Bernard Cottret, biógrafo de Calvino, "o calvinismo é o legado de Calvino e torna-se uma forma de disciplina, de asquese, que não raramente é levada ao extremo da teimosia".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvinismo

Salve a santa wikipedia, inefável e inerrante...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
Os Crimes do Calvinismo
« Resposta #52 Online: 12 de Maio de 2006, 18:31:14 »
"O calvinismo foi uma doutrina criada por João Calvino, um dos principais reformadores protestantes. Na escola de Calvino, em Genebra, receberam instruções os fundadores da Igreja Presbiteriana. Calvino tentou transformar Genebra num Estado de fé calvinista. Queria criar uma teocracia - forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, é exercida por seus representantes na Terra. Assim, estabeleceu leis que foram dirigidas por suas doutrinas religiosas, abriu escolas, estimulou o comércio exterior, proibiu jogos de azar, alcoolismo, danças e outros.

Perseguia seus opositores e defendia a pena de morte a hereges. Mandou queimar Miguel Serveto, que era um médico contrário às suas doutrinas. Jacques Gruet foi decapitado, acusado de blasfêmia. Entre os anos de 1542 e 1546 havia em Genebra vinte mil pessoas apenas. Dessas, cinqüenta e sete foram executadas, sessenta e seis banidas e um número incalculável de encarceramentos. Todos esses casos foram por motivos religiosos." (http://www.unificado.com.br/calendario/05/calvino.htm)

"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
O mais rídiculo dogma do Calvinismo
« Resposta #53 Online: 12 de Maio de 2006, 18:39:43 »
"O Calvinista acredita que Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno. Consequentemente, a pergunta que qualquer Calvinista se faz é: "Estarei eu entre os escolhidos ?".

Como é que um Calvinista sabe se está entre os escolhidos ou não ? Teoricamente, não é ele que o determina. A decisão está tomada. Foi tomada por Deus. Como é que eu sei se fui escolhido ou não ?" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvinismo)

O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
Calvinismo: concorde ou morra
« Resposta #54 Online: 12 de Maio de 2006, 18:42:35 »
"Por causa de seu esforço em fazer da dissoluta Genebra uma cidade cristã, durante catorze anos (1541-55) Calvino travou grandes lutas com as autoridades e algumas famílias influentes (os "libertinos"). Nesse período, ele também enfrentou alguns adversários teológicos, o mais famoso de todos sendo o médico espanhol Miguel Serveto, que negava a doutrina da Trindade. Depois da fugir da Inquisição, Serveto foi parar em Genebra, onde acabou julgado e executado na fogueira em 1553. A participação de Calvino nesse episódio, ainda que compreensível à luz das circunstâncias da época, é triste mancha na biografia do grande reformador, mais tarde lamentada por seus seguidores. " (http://www.thirdmill.org/files/portuguese/13174~11_1_01_10-27-58_AM~Presbiterianos_Quem_e_de_Onde_Viemos.html)
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #55 Online: 12 de Maio de 2006, 18:55:25 »
Maykon, você realmente entrou aqui pra debater?

Suas respostas algumas vezes são monossilábicas, você já disse claramente que não vai mudar de idéia a não ser que lhe apresentemos provas absolutas, se resume a dizer "então tá" e só fica devolvendo as perguntas com outras perguntas.

Se tudo é subjetivo e meu ponto de vista não pode influir em absolutamente nada no seu, pra que debater?!?

Ah... eu respeito sua opinião...:ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #56 Online: 13 de Maio de 2006, 00:44:50 »
Icaro Morto, o que você está tentando com essas citações coladas aí?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #57 Online: 13 de Maio de 2006, 00:48:36 »
Maykon, você realmente entrou aqui pra debater?

Suas respostas algumas vezes são monossilábicas, você já disse claramente que não vai mudar de idéia a não ser que lhe apresentemos provas absolutas, se resume a dizer "então tá" e só fica devolvendo as perguntas com outras perguntas.

Você não entendeu o que eu disse, provavelmente não leu toda a discussão.

A questão é: como classificar alguém como injusto se não há um padrão para tal, só isso.

Não tem nada a ver com discussão, trocas e idéias e afins.

E... não vejo problema algum com respostas monossilábicas, desde que sejam suficientes.

Ah... eu respeito sua opinião...:ok:

A obrigado, fico feliz.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #58 Online: 13 de Maio de 2006, 10:04:17 »
Criei um tópico sobre Calvinismo ?
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 13 de Maio de 2006, 10:49:56 »
Se fosse o caso, um moderador podia dar aí uma dividida no tópico pra nós...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #60 Online: 13 de Maio de 2006, 12:04:58 »
A questão é: como classificar alguém como injusto se não há um padrão para tal, só isso.

Não entendi, Maykon...
Por quê não há um padrão?

[]'s

« Última modificação: 14 de Maio de 2006, 18:19:52 por Rhyan »

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #61 Online: 13 de Maio de 2006, 12:47:50 »
Em 27 de outubro de 1553, João Calvino, o fundador do Calvinismo, teve a Miguel Servet (ou Michael Servetus em latin), o médico espanhol, queimado em uma estaca nas redondezas de Genebra por suas heresias doutrinárias! (1) Portanto, o criador da doutrina popular “uma vez salvo, salvo para sempre” (conhecida também em alguns círculos como “perseverança dos santos” ou “segurança eterna”) violou o clamor da Reforma – “Sola Scriptura” – ao matar um herético sem justificativa bíblica.

(fonte:http://www.evangelicaloutreach.org/calvino.htm)
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #62 Online: 13 de Maio de 2006, 12:53:13 »
Durante o julgamento de Servet, Calvino escreveu:

“Eu espero que o veredicto seja pena de morte.” (5)

Tudo isso revela um lado de João Calvino que não é bem conhecido nem muito atraente, no mínimo.

Quando o executor começou o seu trabalho, Servet sussurrou com voz trêmula: ‘Oh Deus, Oh Deus!’  O opositor Farel vociferou para ele : ‘Você não tem nada mais a dizer?’ 

Quando as fagulhas foram acesas, um lancinante grito de horror brotou dele.  ‘Misericórdia, misericórdia!’ ele clamou. 

(fonte: http://www.evangelicaloutreach.org/calvino.htm)
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #63 Online: 13 de Maio de 2006, 12:54:42 »
Seja observado que os Calvinistas de Genebra colocaram madeiras semiverdes em torno dos pés de Servet e uma coroa de enxofre em sua cabeça.  Levou em torno de trinta minutos até que sua agonia terminasse em tal fogo, com o povo de Genebra em pé em volta para assistir ele sofrendo e morrendo lentamente.

O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #64 Online: 13 de Maio de 2006, 12:57:12 »
Assim como os católicos em 1415 queimaram João Hus (14) na estaca por razões doutrinárias, João Calvino, semelhantemente, teve Miguel Servet queimado na estaca.  Mas será que doutrina era a única questão?  Poderia haver outra razão, uma política?

“Como um ‘herege obstinado’ ele teve suas propriedades confiscadas sem dificuldades.  Ele foi maltratado na prisão.  É compreensível, portanto, que Servet tenha sido rude e insultante em sua confrontação com Calvino.  Infelizmente para ele naquele momento Calvino estava lutando para manter o seu poder decadente em Genebra.  Os oponentes de Calvino usaram Servet como um pretexto para atacar o governo teocrático reformista de Genebra.  Tornou-se uma questão de prestígio – sempre um ponto delicado de qualquer regime ditatorial – para Calvino afirmar seu poder neste sentido.  Ele se viu forçado a estimular a condenação de Servet de todas as formas possíveis ao seu alcance.”

O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #65 Online: 13 de Maio de 2006, 12:58:26 »
Maykon, suas mensagens ilustram bem como a crença exarcebada na bíblia pode paralisar o senso-crítico. ;-)

Mais um....

Que comentário utílissimo esse seu, de fato acrescentou muito a minha vida.

Que bom! Realmente fico feliz por isso. Espero que isso se reflita em suas próximas mensagens. :-)

Agora uma dúvida, porque eu deveria acreditar que você é a pessoal mais indicada pra julgar se alguém tem de fato senso crítico ou não?

Porque ser conivente com o genocídio, incluindo matança sumária até de bebês, tal como os vários ocorridos na bíblia, é uma questão de ética e moral universais, que em praticamente qualquer sistema civilizado se trata de um ato inaceitável e constitui crime hediondo pelas leis nacionais e internacionais. Ainda bem que hoje não se usa a bíblia como código de ética em nossa sociedade, e temos um país relativamente laico. Caso contrário poderíamos estar presenciando, muito provavelmente, cristãos católicos queimando hereges na fogueira ou mesmo cristãos protestantes matando quem fossem considerados "infiéis", como a história nos mostra(veja alguns exemplos citados nas mensagens do "Ícaro Morto"). Mas realmente temo um pouco por essas pessoas que aceitam a bíblia sem senso-crítico, tal como essa postura calvinista, de aceitar cegamente tudo que está ali como realmente escrito ou inspirado por um deus todo-poderosão, aumentarem quantitativamente e preponderamente na nossa sociedade e assim voltemos a viver um novo período de terror e trevas.

Pra mim, o grande problema na verdade, é que senso crítico pra vocês é igual a não crer na Bíblia ou em Deus.

Eu disse apenas o problema da "crença exacerbada" na bíblia. Nem todos os ateus/agnósticos desconsideram a bíblia totalmente. Eu mesmo acho muito interessante a fábula da "Jumenta de Balãao", apenas como exemplo. Porém, o principal: nem todos os crentes possuem essa maneira calvinista de aceitar a bíblia cegamente sem o menor senso-crítico. O problema está em aceitar TUDO o que está escrito ali como se fosse algo perfeitamente aceitável ética e moralmente. Conheço cristãos esclarecidos que conseguem discernir isso. Aliás, na própria bíblia há essa recomendação. Seria bom se usassem mais isso para a própria bíblia também. ;-)

Cara, você não contestou nenhuma das afirmações que eu fiz acima.

Faça-me o favor  :nojo:

Como contestar? São afirmações dogmáticas. Reitero que elas salientam apenas uma total falta de senso-crítico. É bem claro isso: em nenhum momento você contesta ou questiona o que está escrito na bíblia. Pelo contrário, você afirma que aceita todos os genocídios e matanças como a vontade de um deus "todo-tudo".
Não existe maior indício de incapacidade de questionar (falta de senso-crítico) do que isso. Contudo, como você disse que minha mensagem acrescentou muito em sua vida, e espero que esta também, obviamente espero que seu dogmatismo seja suavizado com o tempo. :-)

[]'s
Who cares?

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #66 Online: 13 de Maio de 2006, 13:02:28 »
"Servet não se convence com a ideia da Trindade. Ele argumenta que ela não se encontra nem no antigo nem no novo testamento (o que é compreensível já que a trindade foi apenas implementada no Primeiro Concílio de Niceia 325 dC). Ao longo da sua vida Servet demonstrou conhecer bem os texto bíblicos. Ele descobre muitas inconsistências. Para ele, a trindade é um sofisma, uma invenção do Concílio de Niceia."

"Calvino tinha discutido muitos anos com Miguel Servet, havendo trocado corresponências. No auge da discussão entre eles, Servet foi condenado à morte pela fogueira."

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Servet
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #67 Online: 13 de Maio de 2006, 13:06:10 »
"O nome de Miguel Servet, ou Michael Servetus em latim, acha-se definitivamente incorporado à história da medicina. Servet foi um precursor de Harvey na descoberta da circulação sangüínea. Foi quem primeiro descreveu a circulação pulmonar com exatidão.

Espírito irrequieto, combativo, devotado a questões transcendentais de natureza religiosa e filosófica, viveu de 1511 a 1553, em meio às disputas religiosas resultantes da Reforma liderada por Lutero e Calvino.
Estudou leis em Toulouse, teologia e hebraico em Louvain, e medicina em Paris e Montpelier, tendo-se destacado por seu interesse pela anatomia.

A sua descoberta da circulação pulmonar foi divulgada em um livro sobre religião, intitulado Christianismi restitutio, que foi considerado hereje, confiscado e incinerado. Salvaram-se apenas três exemplares, um dos quais se encontra em Paris, outro em Viena e outro em Edimburgo. "

fonte: http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/Servet.htm
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #68 Online: 13 de Maio de 2006, 13:09:26 »
"...conseguiu evadir-se da prisão e quando se dirigia para a Itália, através da Suíça, foi novamente preso em Genebra, julgado e condenado a morrer na fogueira, por decisão de um tribunal eclesiástico sob direção do próprio Calvino.

Puseram-lhe na cabeça uma coroa de juncos impregnada de enxofre e foi queimado vivo em fogo lento com requintes de sadismo e crueldade.

A sua descoberta foi por muito tempo ignorada pela medicina oficial.
Um monumento em sua memória foi erguido em 1903, em Champel, assinalando o local de sua morte."

fonte:Joffre M. de Rezende
(Membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Internacional de História da Medicina)

O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
Parabéns, Agnostic!
« Resposta #69 Online: 13 de Maio de 2006, 13:15:51 »
"Porque ser conivente com o genocídio, incluindo matança sumária até de bebês, tal como os vários ocorridos na bíblia, é uma questão de ética e moral universais, que em praticamente qualquer sistema civilizado se trata de um ato inaceitável e constitui crime hediondo pelas leis nacionais e internacionais. Ainda bem que hoje não se usa a bíblia como código de ética em nossa sociedade, e temos um país relativamente laico."

Mike e demais Calvinistas, essa é para vocês!!!
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #70 Online: 13 de Maio de 2006, 14:38:46 »
Terei que denunciar esse muleque do Ícaro para algum moderador, por trollismo.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #71 Online: 13 de Maio de 2006, 14:59:44 »
Porque ser conivente com o genocídio, incluindo matança sumária até de bebês, tal como os vários ocorridos na bíblia, é uma questão de ética e moral universais

Hhhmmmm me prove (não resistí).

que em praticamente qualquer sistema civilizado se trata de um ato inaceitável e constitui crime hediondo pelas leis nacionais e internacionais.

Essas leis são eternas? Você me garante isso? Se viajarmos no tempo mil anos no passado, e depois mil anos no futuro, elas estarão valendo?

Porque se não estiverem, servem para classificar algo como justo ou injusto no presente momento apenas, e nada mais.

Mas realmente temo um pouco por essas pessoas que aceitam a bíblia sem senso-crítico,

Eu também, não gosto desse tipo de gente. Por isso estudei, para poder lançar críticas sobre o que vejo escrito, e aceitar o que achar o correto.

tal como essa postura calvinista, de aceitar cegamente tudo que está ali como realmente escrito ou inspirado por um deus todo-poderosão,

Esta linda doutrina não é uma postura exclusiva calvinista, infelizmente.

aumentarem quantitativamente e preponderamente na nossa sociedade e assim voltemos a viver um novo período de terror e trevas.

É um ignorante em história mesmo. Estude a história de países como Holanda, EUA, Inglaterra, Suíça, Suécia, Alemanha... Veja o que foi feito quando os Calvinistas estavam no poder; hospitais, escolas, Universidades sem fim. O desenvolvimento da ciência, das artes, do serviço que houve nessa época.

Me diga, quem fez a Universidade Livre de Amsterdam? Harvard, Princenton, Yale, Oxford (se não me engano); Universidade de Genebra (fundada pelo próprio Calvino). Quem é o pai da didática moderna, me diga?

Eu disse apenas o problema da "crença exacerbada" na bíblia. Nem todos os ateus/agnósticos desconsideram a bíblia totalmente. Eu mesmo acho muito interessante a fábula da "Jumenta de Balãao", apenas como exemplo. Porém, o principal: nem todos os crentes possuem essa maneira calvinista de aceitar a bíblia cegamente sem o menor senso-crítico.

Hmmm e quem disse que os calvinistas aceitam cegamente o que a Bíblia diz, sem o menor senso-crítico? Você pode provar isso? Aliás, o que é senso crítico pra você?

O problema está em aceitar TUDO o que está escrito ali como se fosse algo perfeitamente aceitável ética e moralmente.

Pq é problema?

Conheço cristãos esclarecidos que conseguem discernir isso. Aliás, na própria bíblia há essa recomendação. Seria bom se usassem mais isso para a própria bíblia também. ;-)

Onde isso está escrito na Bíblia?

Como contestar? São afirmações dogmáticas.

Oxi, pq me enche o saco então?

Reitero que elas salientam apenas uma total falta de senso-crítico.

Sua opinião. Não pode provar isso. Você pensa que para ter senso crítico, devo pensar como você.

É bem claro isso: em nenhum momento você contesta ou questiona o que está escrito na bíblia. Pelo contrário, você afirma que aceita todos os genocídios e matanças como a vontade de um deus "todo-tudo".
Não existe maior indício de incapacidade de questionar (falta de senso-crítico) do que isso.

Já contestei em meus 4 anos de estudo de teologia, muito obrigado.

Ah! Eu não posso ter contestado e ter chegado à opiniões contrárias as suas?

Ah! Esquecí, você é o dono da verdade né? E todos tem que pensar como vc.

Contudo, como você disse que minha mensagem acrescentou muito em sua vida, e espero que esta também, obviamente espero que seu dogmatismo seja suavizado com o tempo. :-)

Se um dia encontrar razões para tal, certamente o farei, com gosto.

Abraços.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #72 Online: 13 de Maio de 2006, 17:43:47 »

Não entendi, Maykon...
Por quê não há um padrão?

Criei um tópico sobre Calvinismo ?

Não achei... Onde?

[]'s

-.-

Voce não entendeu rapaz.

Esse tópico não é sobre Calvinismo, ele foi transfigurado, sugiro que a moderação crie um off topic relativo ao Calvinismo, pois meu tópico é uma crítica ao Comunismo e à bíblia.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Off-topic de "Gênesys e demais teíst....", sobre Calvinismo
« Resposta #73 Online: 13 de Maio de 2006, 18:27:01 »
Agnostic e Maykon, esfriem os ânimos.

Obs. O aviso de modificação que aparece na primeira mensagem do tópico, a mensagem do Douglas, foi porque editei o assunto do tópico, nada mais que isso.
« Última modificação: 13 de Maio de 2006, 18:30:37 por Oceanos »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Off-topic de "Gênesys e demais teíst....", sobre Calvinismo
« Resposta #74 Online: 13 de Maio de 2006, 18:35:10 »
Seria legal mudar o titulo para "calvinismo [off-topic de ukanian etc]" pra facilitar a identificação

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!