Ah... Ok. Já entendi a tua forma de pensar. É a tua crença. Não importa que Deus pareça arbitrário, que seja cruel e vingativo num ponto da Biblia, e tão misericordioso noutro ponto da Biblia que até entrega o seu filho para salvar a humanidade. Ele é perfeito e justo da mesma forma. E ao olhos de quem? De ele mesmo, já que ao nossos olhos ele é arbitrário e imperfeito. Mas quem somos nós para o julgar né? Deus é por definição Justo, faça ele a merda que fizer... porque a única avaliação de conta é a que ele faz. Ele tem a faca e o queijo na mão... a sandes é dele. E nós, só temos de calar. Misteriosos são os caminho do Senhor. Não é assim?
Não é bem assim, é quase.
Bom, você conseguiria me dar uma definição eterna de "injusto" ou "cruel" ou etc? Acho que ninguém que tenha não DOGMAS consegue.
O que era justo século passado, já não é mais. E o que é justo hoje, já não será século que vem, e etc. Ou seja, creio que vocês não podem classificar algo como eternamente justo e eternamente injusto, porque simplesmente não podem me dar padrões eternos e imutáveis de alguma coisa.
Além do que, há a questão de subjetividade pra vocês. O que é verdade pra uma pessoa, não é pra outra e vice-versa.
No meu caso é diferente, eu acredito em padrões eternos e imutáveis e etc. E tento não julgar os outros e as coisas pelo que eu acho (que penso que é o que você está fazendo), mas pelo que meus padrões e crenças me dizem ser.
Então, você pode me dar uma classificação de justiça, que seja válida para todos os povos e em todas as épocas?
Se puder me dar, conversaremos. Se não, acho que nossa discussão não será produtiva.
Se você me disser "eu acho" ou "eu acredito que seja assim e assim" nós simplesmente empatamos, pois eu acho diferente e minha palavra não tem que ser melhor que a sua e vice-versa.
Mas uma coisa deve existir, respeito, e isso eu te peço.
Se você não gosta da forma como eu penso, problema seu.
Bom, para mim, tal ser (a existir) é uma ameaça que se vale de Juizos de força para dizer que é aquilo que nossa razão diz que não é. Talvez o gnosticismo tenha nascido por causa disto. Os cristão gnósticos viam Jesus como um enviado de um espírito inefáfel.... e viam Javé como um Demiurgo. Um ser arrogante e imperfeito que se acha único... mas cujas ações aprisionam os seres sensíveis e apenas traz miséria ao mundo.
Bem eu respeito sua forma de pensar, mesmo eu achando ela tonta, e você não podendo prová-la.
Abraços.