Autor Tópico: Calvinismo [Off-topic de "Gênesys e demais teíst...."]  (Lida 11164 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Gênesys e demais teístas, Ukrainian e demais comunistas, essa é para voces!
« Resposta #25 Online: 10 de Maio de 2006, 20:50:26 »
Hã... perda o medo (sic) pensando que eu estou avaliando o texto sob o ponto de vista literário, e não "pregando", ok? A mensagem do texto é "Seja produtivo ou o dono da árvore vai te podar" e não vingança.

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
  • Eu estou vazio, por favor me encha (Testify)
« Resposta #26 Online: 10 de Maio de 2006, 22:03:19 »
Deus não quer mostrar provas de sua existência.

Deus não quer bater na minha porta.

Deus não quer falar diretamente a toda humanidade.

Deus nunca quer nada, será que Ele é nilista?
"O filme passou sobre mim
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Eu estou vazio, por favor me encha
Senhor âncora me segure
Por que Baghdad está queimando
Sua voz é tão tranqüila
Aquele esperto mantra para matar" (Rage Against The Machine)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 11 de Maio de 2006, 07:24:21 »
 Não acho que deus seja niilista.Acho que é inexistente mesmo. :twisted:
« Última modificação: 11 de Maio de 2006, 07:26:58 por Sr. Spock »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2006, 07:29:25 »
Hã... perda o medo (sic) pensando que eu estou avaliando o texto sob o ponto de vista literário, e não "pregando", ok? A mensagem do texto é "Seja produtivo ou o dono da árvore vai te podar" e não vingança.

Produtivo em quê ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 11 de Maio de 2006, 07:44:07 »
Em espalhar o evangelho = > ser uma árvore que dá fruto = > crescimento exponencial

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Maio de 2006, 15:14:58 »
Ah tá!

Obrigado, Maykon!

[]'s

Disponha.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #31 Online: 11 de Maio de 2006, 15:23:05 »
Digamos que não eram inocentes; mesmo assim Jeová poderia ter mandado alguém tentar convencê-los da mesma forma que os crentes fazem hoje por todo o mundo.Se não quis é simplesmente porque é sádico.

Vixe!

O cara é o juíz, o júri e o executor.

Deus poderia ter feito assim, se não fez é porque isso, aquilo e aquilo.

É do meu jeito e pronto....

Quem te colocou por dono da razão?

Se não quis é pq simplesmente é sádico? O que te qualifica pra classificar alguém como sádico ou não?

Aliás é deveras ilógico um deus onipotente,onipresente, onisciente e bondoso criar um povo somente para depois se divertir mandando-os para o inferno.

Pq ilógico?

Você é agora o arauto da lógica? Ilógico segundo a lógica de quem? A sua? Porque deveria eu ter a sua lógica como padrão para o meu raciocínio?

Essa idéia de predestinação é a coisa mais estúpida que já vi.

Respeito sua opinião, mas essa é uma afirmação totalmente inútil. De que serve pra mim sua opinião. Você me poderia provar que isto (a predestinação) é a coisa mais estúpida que você já viu?

:no:

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #32 Online: 11 de Maio de 2006, 15:26:51 »
E os primogénitos do Egipto que eram crianças?

Ué, se fossem condenados desde  a eternidade...

E Deus não pode fazer o que quer, porque ele é perfeito. Isto o limita a fazer apenas coisas perfeitas, justas, sábias.

Fácil. Se Ele é o único Ser perfeito, justo e sábio, logo tornar-se o padrão para perfeição, sabedoria e justiça. Sendo assim, o que Ele faz é que é perfeito, justo e sábio, e não o que eu quero.

Na verdade, até sei. Deus é usado para justificar atos políticos e de guerra aposteriori. Se os Judeus massacram um povo... agradecem a Deus. Aliás... outros povos daqueles tempos faziam o mesmo com outros Deuses...

E o que eu tenho com esses povos aí? Problema deles.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #33 Online: 11 de Maio de 2006, 16:08:46 »
Maykon, suas mensagens ilustram bem como a crença exarcebada na bíblia pode paralisar o senso-crítico. ;-)
Who cares?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #34 Online: 11 de Maio de 2006, 18:53:39 »
Maykon, suas mensagens ilustram bem como a crença exarcebada na bíblia pode paralisar o senso-crítico. ;-)

Mais um....

Que comentário utílissimo esse seu, de fato acrescentou muito a minha vida.

Agora uma dúvida, porque eu deveria acreditar que você é a pessoal mais indicada pra julgar se alguém tem de fato senso crítico ou não?

Pra mim, o grande problema na verdade, é que senso crítico pra vocês é igual a não crer na Bíblia ou em Deus.

Cara, você não contestou nenhuma das afirmações que eu fiz acima.

Faça-me o favor  :nojo:

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
Genysys (Michael Jackson entre nós)
« Resposta #35 Online: 11 de Maio de 2006, 19:05:04 »
Entre os próprios protestantes, o calvinismo é amplamente rejeitado.

Eu sei disso por experiência, minha família é toda evangélica, meu tio é pastor batista e assim vai.

A maioria esmagadora dos evangélicos acredita que o calvinismo está ultrapassado e que a predestinação é um equivoco gerado por uma interpretação tendenciosa da Bílblia.

Se você ao menos fosse um pouco cético, Michael, eu poderia entender o que vc está fazendo aqui.... :no:
O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 11 de Maio de 2006, 19:12:25 »
Ai-ai-ai.

Então é comparação por maioria?

Bem, a maioria esmagadora da humanidade acredita em Deus. Seguindo sua lógica.... viva! Ele de fato existe! Fechem o site!!!

Sempre soube que estava certo!!!

Fala sério....

Offline Ícaro Morto

• Nível 13
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Maio de 2006, 19:16:04 »
Sim, a maioria das pessoas acredita em Deus.

E em duendes.

E no Papai Noel.

E na reencarnação.

E em fantasmas.

A maioria, como você pode ver, é burra.

No caso dos evangélicos, a minoria (calvinistas) também.

Deus predestinou alguns e rejeito o resto.

Então de que servem os inúteis dos missionários e o que vc está fazendo aqui?

Se alguém aqui vai para o céu, é porque foi predestinado, você não vai converter ninguém.

O glamour me dominou
O tablóide me desamarra
Senhor âncora me segure
Sua voz é tão tranqüila

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Maio de 2006, 20:50:00 »
Digamos que não eram inocentes; mesmo assim Jeová poderia ter mandado alguém tentar convencê-los da mesma forma que os crentes fazem hoje por todo o mundo.Se não quis é simplesmente porque é sádico.

Vixe!

O cara é o juíz, o júri e o executor.

Deus poderia ter feito assim, se não fez é porque isso, aquilo e aquilo.

É do meu jeito e pronto....

Quem te colocou por dono da razão?

Se não quis é pq simplesmente é sádico? O que te qualifica pra classificar alguém como sádico ou não?

Aliás é deveras ilógico um deus onipotente,onipresente, onisciente e bondoso criar um povo somente para depois se divertir mandando-os para o inferno.

Pq ilógico?

Você é agora o arauto da lógica? Ilógico segundo a lógica de quem? A sua? Porque deveria eu ter a sua lógica como padrão para o meu raciocínio?

Essa idéia de predestinação é a coisa mais estúpida que já vi.

Respeito sua opinião, mas essa é uma afirmação totalmente inútil. De que serve pra mim sua opinião. Você me poderia provar que isto (a predestinação) é a coisa mais estúpida que você já viu?

:no:

É ilógico porque:

1-deus todo-poderoso cria um povo somente para mandar outro povo exterminá-lo.Isso o faz mais feliz ? O faz mais poderoso ? O torna mais bondoso ?Se ele é amor por que não predestina toda a humanidade ?

2-Não apenas a predestinação é ilógica, como qualquer manifestação religiosa, simplesmente porque não há qualquer evidência de nenhum deus.Contudo não acho que todos os religiosos sejam irracionais, afinal a maioria procura a religião movida pela emoção e não pela racionalidade.Você poderia apresentar argumentos racionais em favor da predestinação ?

P.S:Desculpe se te deixei zangadinho.

:twisted:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 11 de Maio de 2006, 20:56:50 »
de fato, não significa nada dizer que é ilógico.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 11 de Maio de 2006, 21:03:04 »
  Não significa pra quem ? Pros crentes realmente não, pois como disse , eles se guiam pela emoção e pelos medos ( da morte , de doenças, de ir pro inferno, etc...).

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Maio de 2006, 09:34:39 »
É ilógico porque:

1-deus todo-poderoso cria um povo somente para mandar outro povo exterminá-lo.Isso o faz mais feliz ? O faz mais poderoso ? O torna mais bondoso ?Se ele é amor por que não predestina toda a humanidade ?

2-Não apenas a predestinação é ilógica, como qualquer manifestação religiosa, simplesmente porque não há qualquer evidência de nenhum deus.

A questão não é essa meu chapa, a questão é: Pq diabos você foi elevado à condição de classificar algo como lógico ou não lógico? Que te qualifica pra isso? Pq diabos eu deveria escutar você? Quais são seus parâmetros pra classificar algo como lógico ou ilógico?

Contudo não acho que todos os religiosos sejam irracionais, afinal a maioria procura a religião movida pela emoção e não pela racionalidade.

Até onde eu sei, todo ser humano é racional.

Você poderia apresentar argumentos racionais em favor da predestinação ?

Dependendo do conceito que você tem de "argumentos racionais", poderia sim.

P.S:Desculpe se te deixei zangadinho.

Putz, mais essa ainda.

Faz 4 anos que discuto em fóruns céticos. Nos tempos áureos eu discutia com Hendrik Van Dingenen  :biglol:

Você tem que comer muito feijão ainda pra me tirar do sério.

Abraços.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #42 Online: 12 de Maio de 2006, 09:35:12 »
Não significa pra quem ? Pros crentes realmente não, pois como disse , eles se guiam pela emoção e pelos medos ( da morte , de doenças, de ir pro inferno, etc...).

Putz cara, não faça afirmações que não pode provar.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Maio de 2006, 09:38:20 »
Sim, a maioria das pessoas acredita em Deus.

E em duendes.

E no Papai Noel.

E na reencarnação.

E em fantasmas.

A maioria, como você pode ver, é burra.

No caso dos evangélicos, a minoria (calvinistas) também.

Putz, é impressão minha ou ele mesmo se contradisse?

Deus predestinou alguns e rejeito o resto.

Então de que servem os inúteis dos missionários e o que vc está fazendo aqui?

Se alguém aqui vai para o céu, é porque foi predestinado, você não vai converter ninguém.

"Vcs são salvos pela graça, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, e não de obras, pra que ninguém se glorie" Esse é um versículo, tá na Bíblia, acha ele aí.

Agora vem outro.

"A Fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus".

Eles são salvos, mediante a fé, mesmo sendo predestinados.

Mas a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus, por isso nós pregamos.

E pronto.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Maio de 2006, 09:39:18 »
de fato, não significa nada dizer que é ilógico.

Pois é  :?

Coyote

• Visitante
« Resposta #45 Online: 12 de Maio de 2006, 12:49:13 »
E os primogénitos do Egipto que eram crianças?

Ué, se fossem condenados desde  a eternidade...

E Deus não pode fazer o que quer, porque ele é perfeito. Isto o limita a fazer apenas coisas perfeitas, justas, sábias.

Fácil. Se Ele é o único Ser perfeito, justo e sábio, logo tornar-se o padrão para perfeição, sabedoria e justiça. Sendo assim, o que Ele faz é que é perfeito, justo e sábio, e não o que eu quero.

Na verdade, até sei. Deus é usado para justificar atos políticos e de guerra aposteriori. Se os Judeus massacram um povo... agradecem a Deus. Aliás... outros povos daqueles tempos faziam o mesmo com outros Deuses...

E o que eu tenho com esses povos aí? Problema deles.

Ah... Ok. Já entendi a tua forma de pensar. É a tua crença. Não importa que Deus pareça arbitrário, que seja cruel e vingativo num ponto da Biblia, e tão misericordioso noutro ponto da Biblia que até entrega o seu filho para salvar a humanidade. Ele é perfeito e justo da mesma forma. E ao olhos de quem? De ele mesmo, já que ao nossos olhos ele é arbitrário e imperfeito. Mas quem somos nós para o julgar né? Deus é por definição Justo, faça ele a merda que fizer... porque a única avaliação de conta é a que ele faz. Ele tem a faca e o queijo na mão... a sandes é dele. E nós, só temos de calar. Misteriosos são os caminho do Senhor. Não é assim?

Bom, para mim, tal ser (a existir) é uma ameaça que se vale de Juizos de força para dizer que é aquilo que nossa razão diz que não é. Talvez o gnosticismo tenha nascido por causa disto. Os cristão gnósticos viam Jesus como um enviado de um espírito inefáfel.... e viam Javé como um Demiurgo. Um ser arrogante e imperfeito que se acha único... mas cujas ações aprisionam os seres sensíveis e apenas traz miséria ao mundo.

Coyote

• Visitante
« Resposta #46 Online: 12 de Maio de 2006, 12:51:13 »
Creio que um Demiurgo que os Calvinistas adoram...

Coyote

• Visitante
« Resposta #47 Online: 12 de Maio de 2006, 12:53:30 »

Mais um....

Que comentário utílissimo esse seu, de fato acrescentou muito a minha vida.

Agora uma dúvida, porque eu deveria acreditar que você é a pessoal mais indicada pra julgar se alguém tem de fato senso crítico ou não?

Pra mim, o grande problema na verdade, é que senso crítico pra vocês é igual a não crer na Bíblia ou em Deus.

Cara, você não contestou nenhuma das afirmações que eu fiz acima.

Faça-me o favor :nojo:

Oi Maykon. Na verdade fiquei com a mesma impressão. Considere isto um julgamento arbitrário ao estilo do Demiurgo que vc ama...

Coyote

• Visitante
« Resposta #48 Online: 12 de Maio de 2006, 12:56:27 »
"Para Bernard Cottret, biógrafo de Calvino, "o calvinismo é o legado de Calvino e torna-se uma forma de disciplina, de asquese, que não raramente é levada ao extremo da teimosia".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvinismo

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #49 Online: 12 de Maio de 2006, 17:08:46 »
Ah... Ok. Já entendi a tua forma de pensar. É a tua crença. Não importa que Deus pareça arbitrário, que seja cruel e vingativo num ponto da Biblia, e tão misericordioso noutro ponto da Biblia que até entrega o seu filho para salvar a humanidade. Ele é perfeito e justo da mesma forma. E ao olhos de quem? De ele mesmo, já que ao nossos olhos ele é arbitrário e imperfeito. Mas quem somos nós para o julgar né? Deus é por definição Justo, faça ele a merda que fizer... porque a única avaliação de conta é a que ele faz. Ele tem a faca e o queijo na mão... a sandes é dele. E nós, só temos de calar. Misteriosos são os caminho do Senhor. Não é assim?

Não é bem assim, é quase.

Bom, você conseguiria me dar uma definição eterna de "injusto" ou "cruel" ou etc? Acho que ninguém que tenha não DOGMAS consegue.

O que era justo século passado, já não é mais. E o que é justo hoje, já não será século que vem, e etc. Ou seja, creio que vocês não podem classificar algo como eternamente justo e eternamente injusto, porque simplesmente não podem me dar padrões eternos e imutáveis de alguma coisa.

Além do que, há a questão de subjetividade pra vocês. O que é verdade pra uma pessoa, não é pra outra e vice-versa.

No meu caso é diferente, eu acredito em padrões eternos e imutáveis e etc. E tento não julgar os outros e as coisas pelo que eu acho (que penso que é o que você está fazendo), mas pelo que meus padrões e crenças me dizem ser.

Então, você pode me dar uma classificação de justiça, que seja válida para todos os povos e em todas as épocas?

Se puder me dar, conversaremos. Se não, acho que nossa discussão não será produtiva.

Se você me disser "eu acho" ou "eu acredito que seja assim e assim" nós simplesmente empatamos, pois eu acho diferente e minha palavra não tem que ser melhor que a sua e vice-versa.

Mas uma coisa deve existir, respeito, e isso eu te peço.

Se você não gosta da forma como eu penso, problema seu.

Bom, para mim, tal ser (a existir) é uma ameaça que se vale de Juizos de força para dizer que é aquilo que nossa razão diz que não é. Talvez o gnosticismo tenha nascido por causa disto. Os cristão gnósticos viam Jesus como um enviado de um espírito inefáfel.... e viam Javé como um Demiurgo. Um ser arrogante e imperfeito que se acha único... mas cujas ações aprisionam os seres sensíveis e apenas traz miséria ao mundo.

Bem eu respeito sua forma de pensar, mesmo eu achando ela tonta, e você não podendo prová-la.

Abraços.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!