Autor Tópico: Livros espíritas e direito autoral  (Lida 8907 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Direitos autorais de psicografias.....
« Resposta #75 Online: 01 de Dezembro de 2007, 16:45:39 »
Acho que você confundiu o link, Nightmare.  Este aponta para este próprio tópico.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Direitos autorais de psicografias.....
« Resposta #76 Online: 01 de Dezembro de 2007, 16:50:16 »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Livros espíritas e direito autoral
« Resposta #77 Online: 01 de Dezembro de 2007, 16:52:12 »
Caramba.  Um juiz que não reconhece que direitos autorais são herdáveis?

Mas depois de morto o sujeito não poderia produzir mais nada, não gerando assim nenhum direito a ser transmitido a seus sucessores.

Haveria direito se o médium publicasse algo que o morto houvesse produzido em vida.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #78 Online: 01 de Dezembro de 2007, 16:54:26 »
Ou se plagiasse, como pensei ser o caso aqui.  Mas realmente não tenho certeza.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Dezembro de 2007, 16:57:23 »
Ou se plagiasse, como pensei ser o caso aqui.  Mas realmente não tenho certeza.

Na verdade eu nem sei do caso que está sendo tratado.
Peguei o bonde andando.

De qualquer forma, o juiz deve ter mesmo é perdido a paciência com uma história dessas.
Com tantos processos acumulados de "gente viva", só faltava agora ter que cuidar de pendengas dos espíritos. :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #80 Online: 01 de Dezembro de 2007, 21:30:50 »
A decisão do juiz não dependeria dos argumentos dos advogados?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #81 Online: 01 de Dezembro de 2007, 21:42:50 »
Acho que você confundiu o link, Nightmare.  Este aponta para este próprio tópico.

É que o pessoal (euzinho) não lê o tópico todo , hehehe...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #82 Online: 03 de Dezembro de 2007, 13:07:22 »
Não há lei regulamentando sobre o que acontece depois da vida. Se uma pessoa alega que tal livro foi escrito por alguém, o direito autoral é da pessoa e pronto.

Das duas uma: ou o médium é processado por não pagar direitos autorais, ou o médium é processado por usar o nome do autor indevidamente pra ganhar dinheiro. Não tem como o médium se safar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #83 Online: 03 de Dezembro de 2007, 14:06:30 »
Diga isso ao juiz dos anos 30 que inocentou Chico (aliás, o juiz ainda deve estar vivo)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #84 Online: 03 de Dezembro de 2007, 16:05:35 »
Vejam o texto que achei na Wikipedia (verbete: HUmberto de Campos). Está bem fundamentado e neutro (ao contrário da propaganda ufanista dos espíritas pró-psicografia). Vamos lembrar, ainda, que o Brasil é o campeão mundial em desrespeito ao direito autoral: pirataria de DVDs, xerox de livros, músicos que não recebem chongas das suas composições, etc. Então essa questão do HUmberto de Campos está muito mal explicada. E se não fosse Chico Xavier e sim algum médium desconhecido e fuleiro que inventasse estar psicografando o dito cujo? Será que a justiça seria tão generosa quanto o foi no caso do Chico?

"É polêmica antiga no meio jurídico o valor probatório da psicografia. O caso mais famoso indubitavelmente foi o de Humberto de Campos. A partir de 1937, três anos após a morte de Campos, várias crônicas e romances atribuídos ao escritor começaram a ser psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier. Entre as obras, todas editadas pela Federação Espírita Brasileira, a de maior notoriedade entre os espíritas brasileiros foi Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. No ano de 1944, a viúva de Humberto de Campos ingressou em juízo, movendo um processo contra a Federação Espírita Brasileira e Francisco Cândido Xavier, no sentido de obter uma declaração, por sentença, de que essa obra mediúnica "era ou não do 'Espírito' de Humberto de Campos", e que em caso afirmativo que ela tivesse os direitos autorais da obra. O assunto causou muita polêmica e, durante um bom tempo, ocupou espaço nos principais periódicos do País. A Autora, D. Catarina Vergolino de Campos, foi julgada carecedora da ação proposta, por sentença de 23 de agosto de 1944, do Dr. João Frederico Mourão Russell, juiz de Direito em exercício na 8º Vara Cível do antigo Distrito Federal. Tendo ela recorrido dessa sentença, o Tribunal de Apelação do antigo DF manteve-a por seus jurídicos fundamentos, tendo sido relator o Ministro Álvaro Moutinho Ribeiro da Costa."
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #85 Online: 03 de Dezembro de 2007, 16:07:14 »
Aliás, o livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho." é ruim, mas tão ruim que é até um desrespeito à memória do jornalista Humberto de Campos atribuir-lhe a sua autoria . O livro é tão porcaria que até os espíritas não gostam dele (talvez os Rouistanguistas gostem, mas essa é outra história).
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Livros espíritas e direito autoral
« Resposta #86 Online: 04 de Dezembro de 2014, 16:48:59 »
Relacionado:

Essa ´´psicografia´´ do menino João Hélio tem todos os ingredientes das picaretagens pseudo-históricas da DE: trama passada nos primeiros anos da era cristã, crimes coletivos a serem expiados com grande preparação prévia, verbosidade e pieguice a dar com o pau... Isso confirma a minha tese de que essas coisas refletem o universo sócio-cultural dos médiuns que dizem ´´receber´´ essas bobagens. Provavelmente a criatura que perpetrou essa psicografia tinha assistido seu quinhão de filmes históricos tipo Benhur e Gladiador, da mesma forma que o CX certamente se inspirou em ´´A vida como ela é´´ (do grande Nelson Rodrigues) para escrever os novelões piegas, misógenos e carolas da série infame `´ Nosso lar´´.

Alguém já fez essa exposição de forma bem elaborada e cuidadosa? Seria interessante ver um apanhado de similaridades, se forem além do plausível por coincidência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Livros espíritas e direito autoral
« Resposta #87 Online: 04 de Dezembro de 2014, 18:07:35 »
Relacionado:

Essa ´´psicografia´´ do menino João Hélio tem todos os ingredientes das picaretagens pseudo-históricas da DE: trama passada nos primeiros anos da era cristã, crimes coletivos a serem expiados com grande preparação prévia, verbosidade e pieguice a dar com o pau... Isso confirma a minha tese de que essas coisas refletem o universo sócio-cultural dos médiuns que dizem ´´receber´´ essas bobagens. Provavelmente a criatura que perpetrou essa psicografia tinha assistido seu quinhão de filmes históricos tipo Benhur e Gladiador, da mesma forma que o CX certamente se inspirou em ´´A vida como ela é´´ (do grande Nelson Rodrigues) para escrever os novelões piegas, misógenos e carolas da série infame `´ Nosso lar´´.

Alguém já fez essa exposição de forma bem elaborada e cuidadosa? Seria interessante ver um apanhado de similaridades, se forem além do plausível por coincidência.

http://obraspsicografadas.org
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!