Autor Tópico: Papa pergunta onde Deus estava durante Auschwitz  (Lida 9607 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Papa pergunta onde Deus estava durante Auschwitz
« Resposta #75 Online: 13 de Junho de 2006, 07:46:05 »
Mas já rea catolico. E o mandamento de não mataras?

Creio que ele se anule quando é em defesa própria.

Mas não era em defesa própria.Era em defesa de um regime tirânico, homicida anti-humano.

não sei se ele chegou a ir pro campo de batalha. anyway, ele só estava seguindo ordens... é o que acontece quando se deixa a moral individual de lado pra aderir à ética coletiva.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #76 Online: 13 de Junho de 2006, 11:15:13 »

Grande coisa, qual católico consegue cumprir a vida toda os mandamentos? Outra coisa, se você se arrepender sinceramente você tem a redenção de seus pecados e o perdão de Deus. Tantos Papas já existiram que foram muitíssimo piores, com uma estórias realmente escabrosas. Não acho que isso seja argumento para desabonar o Papa Ratzinger. Outra coisa, o Papa é um ser humano, feito, em tese, a imagem e semelhança de Deus, ou seja, não é perfeito. Ele apenas comanda a Igreja na Terra.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #77 Online: 13 de Junho de 2006, 13:46:04 »

Mas não era em defesa própria.Era em defesa de um regime tirânico, homicida anti-humano.

Creio que quando se vai pra frente de batalha propriamente dita, é o velho mandamento de "Ou mato ou morro". Pode ser que ele representasse Hitler no campo de batalha, mas estaria lutando pela sua vida antes de lutar pelo ideal de Hitler.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #78 Online: 13 de Junho de 2006, 17:22:25 »
Sei lá quanto às intenções pessoais dele na guerra, mas é um tanto quanto "cara de pau" da parte dele perguntar onde estava deus em uma guerra em que ele estaria "contra deus" e se fazer de ... :hipocrita:
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

rizk

• Visitante
« Resposta #79 Online: 13 de Junho de 2006, 20:32:36 »
Diz a wikipedia:

Following his fourteenth birthday in 1941, Ratzinger joined the Hitler Youth as membership was legally required after December 1936.[2] According to one of Ratzinger's biographers, the National Catholic Reporter correspondent John Allen, he was an unenthusiastic member who refused to attend meetings. His father was a bitter enemy of Nazism, because he believed it was in conflict with their faith. In 1941 one of Ratzinger's cousins with Down's Syndrome was murdered by the Nazi regime. In 1943, when he was 16, Ratzinger was drafted with many of his classmates into the Luftwaffenhelfer (Air Force Auxiliary) programme. After his class was released from the Corps in September 1944, Ratzinger was put to work setting up anti-tank defences in the Hungarian border area of Austria in preparation for the expected Red Army offensive. He was eventually drafted into the German army at Munich to receive basic infantry training in the nearby town of Traunstein. His unit served at various posts around the city and was never sent to the front. Ratzinger was briefly interned in an Allied prisoner-of-war camp near Ulm and was repatriated on June 19, 1945. The family was reunited when his brother, Georg, returned after being repatriated from a prisoner-of-war camp in Italy.

Following repatriation in 1945, the two brothers entered Saint Michael Seminary in Traunstein, and then studied at the Ducal Georgianum (Herzogliches Georgianum) of the Ludwig-Maximilian University in Munich. They were both ordained on June 29, 1951 by Michael Cardinal von Faulhaber of Munich. Joseph Ratzinger's dissertation (1953) was on Augustine, entitled "The People and the House of God in Augustine's Doctrine of the Church". His Habilitationsschrift (which qualified him for a professorship) was on Bonaventure. It was completed in 1957 and he became a professor of Freising College in 1958.

Discutam.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #80 Online: 17 de Junho de 2006, 10:48:45 »

Creio que quando se vai pra frente de batalha propriamente dita, é o velho mandamento de "Ou mato ou morro". Pode ser que ele representasse Hitler no campo de batalha, mas estaria lutando pela sua vida antes de lutar pelo ideal de Hitler.
Lutando, pela propria vida, fuzilando cabeças de criançinhas? Que ideal!!!!!!!!!!!!!!!!
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #81 Online: 17 de Junho de 2006, 11:58:46 »

Lutando, pela propria vida, fuzilando cabeças de criançinhas? Que ideal!!!!!!!!!!!!!!!!

Josi, tente ver as coisas por outra perspectiva...

Na guerra, você luta ou morre... você está lutando por algo que provavelmente nem mesmo conhece ou apoia, mas está defendendo seus próprios interesses, como sua família e amigos...

Na guerra o soldado sob pressão psicológica pode cometer atos atrozes, sem dúvida, e o que eles fizeram nos campos de concentração foi monstruoso e pode ser explicado em parte pela propaganda nazista que era martelada na cabeça deles... incutindo "inimigos da pátria" que deviam ser combatidos até a morte...

Não sei se ele fuzilou as cabeças de criancinhas como você diz... dificilmente. Na ocasião da guerra, as munições na Alemanha não deviam ser desperdiçadas e por isso foram criados métodos "melhores" de extermínio, vide as câmaras de gás...

É muito difícil separar o bem e o mal durante a guerra. São conceitos subjetivos e o contexto da época e muito diferente do nosso... se a Alemanha nazista tivesse ganho a guerra, sabe-se lá qual seria o nosso pensamento sobre a 2ª Guerra... livros diferentes, histórias diferentes, pontos de vista diferentes...

Talvez jamais chegaria ao conhecimento do público o que se passava nos campos de concentração...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 18 de Junho de 2006, 16:04:30 »
As mensagens off-topic sobre a guerra do Vietnã foram para este tópico:

../forum/topic=6620.0.html
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 18 de Junho de 2006, 16:11:13 »
Talvez jamais chegaria ao conhecimento do público o que se passava nos campos de concentração...
não chegaria. as democracias liberais estariam no lado perdedor. mídia no regime nazista? hmpf.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #84 Online: 28 de Junho de 2006, 10:13:11 »
Eu não entendo o ideal de vocês, matar pessoas em nome da Patria, o maximo que faço é ver futebol, e vestir uma casima da seleção. Depois eu que sou fanatica.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #85 Online: 28 de Junho de 2006, 11:17:08 »

Não sei se ele fuzilou as cabeças de criancinhas como você diz... dificilmente. Na ocasião da guerra, as munições na Alemanha não deviam ser desperdiçadas e por isso foram criados métodos "melhores" de extermínio, vide as câmaras de gás...

Eles levavam as crianças para "tomar banho" e nunca mais voltavam. Era por camara de gás mesmo.

Eu não entendo o ideal de vocês, matar pessoas em nome da Patria, o maximo que faço é ver futebol, e vestir uma casima da seleção. Depois eu que sou fanatica.

Josi, numa guerra é assim: ou eu mato aquele cara, ou eu morro pra ele na próxima esquina. Meus amigos, conhecidos, as pessoas que amam vão me perder, eu vou perder minha vida. Quero mais que se lixe o sentido dessa guerra, vo matar aquele cara pra ficar vivo mais um tempo. Duvido, sincéramente, que um soldado esteja lá, matando pela pátria. Eles lutam por suas vidas.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #86 Online: 28 de Junho de 2006, 11:20:21 »
Sua explicação era para ser bonita e filosofica?

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #87 Online: 28 de Junho de 2006, 11:24:12 »

Não.

Edit: minha resposta era pra ser uma tentativa porca de minha parte de mostrar como imagino o que seja uma guerra.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #88 Online: 28 de Junho de 2006, 11:26:38 »

Não.

Edit: minha resposta era pra ser uma tentativa porca de minha parte de mostrar como imagino o que seja uma guerra.
Há então tá, porque servir a guerra dizendo que está salvando seus amigos, é coisa que o sistema coloca na sua cabeça, para ir na guerra.

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #89 Online: 28 de Junho de 2006, 11:29:28 »

Não.

Há então tá, porque servir a guerra dizendo que está salvando seus amigos, é coisa que o sistema coloca na sua cabeça, para ir na guerra.

Salvando seus amigos? Aonde eu disse isso? Eu disse que você quer proteger as coisas que você gosta: sua familha, amigos, conhecidos. Quer voltar pra eles, não é bem "salva-los" e sim viver pra reencontra-los.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #90 Online: 28 de Junho de 2006, 11:33:22 »
Faça o seguinte não vá para guerra. Logo, não tera que voltar.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #91 Online: 28 de Junho de 2006, 11:45:58 »
Muito conveniente se imagine em Moscou em 1942 e os alemães a 50km de distancia o que você faria? Não ia para a guerra? E deixaria os alemães te matarem e toda a população de sua cidade (no caso Moscou) ou lutaria bravamente para expulsar os invasores?? Uma guerra é um risco serio não é uma brincadeira de ir e voltar, tem riscos e conseqüências reais.
...

Offline Floko

• Nível 20
  • *
  • I'll be back!
« Resposta #92 Online: 28 de Junho de 2006, 11:48:18 »

Eu prefiro lutar para tentar me salvar que apenas morrer tentando dizer para um soldado, que nem fala minha lingua, que eu estou desarmado e que não vou mata-lo.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #93 Online: 28 de Junho de 2006, 11:55:18 »
Não precisa dizer que tal levantar as mãos creio que é o sulficiente, para ver que esta desarmado, se ele atirar fazer o que. Como diz minha mãe: "depois enterra".

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #94 Online: 28 de Junho de 2006, 12:03:10 »
Não precisa dizer que tal levantar as mãos creio que é o sulficiente, para ver que esta desarmado, se ele atirar fazer o que. Como diz minha mãe: "depois enterra".

:shock:

Putz... essa foi o ponto extremo do conformismo...

Se te colocassem em uma esteira de abate então, você ia quietinha né? Se morrer, depois enterra, né não?

Josi, você não acha que vale a pena lutar por aquilo e por aqueles que você gosta? Senão gostas de ninguém, pela sua vida ao menos? :hein:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #95 Online: 28 de Junho de 2006, 12:06:59 »
Imagine,só! Acontece que a grande maioria pensa no individualismo, se todos os homens e mulheres decidissem não lutar não haveria guerra afinal, quando 1 não quer dois não brigam.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #96 Online: 28 de Junho de 2006, 12:09:32 »
Imagine,só! Acontece que a grande maioria pensa no individualismo, se todos os homens e mulheres decidissem não lutar não haveria guerra afinal, quando 1 não quer dois não brigam.
Ai ai nao se fazem mais capitalistas como antigamente :roll:
...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #97 Online: 28 de Junho de 2006, 12:14:59 »

Nw averia guerra, todos iam pros campos de concentração e seriam colocados nas camaras de gás... Final feliz né?Em vez de guerra houve um genocídio....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #98 Online: 28 de Junho de 2006, 12:26:51 »
Se ninguem apoiasse o Hitler........

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #99 Online: 28 de Junho de 2006, 12:30:34 »
 :demente:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!