Autor Tópico: Carta psicografada ajuda a absolver acusada [ai, ai, ai...]  (Lida 14004 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Carta psicografada ajuda a absolver acusada [ai, ai, ai...]
« Resposta #100 Online: 02 de Junho de 2006, 17:19:09 »
Citação de: DiegoJaf
Não preciso entrar na justiça pra isso... felizmente os tribunais de 2ª instância já estão barrando os julgamentos aonde a prova psicografada foi utilizada...

Tanto é que estas nem chegam no STJ. Porque quando houver uma súmula lá que proíbe o uso destas "provas", a festa acaba...
Se isto for verdade, então não há discussão.  Que proíba-se então.  Eu não discuto lei.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #101 Online: 03 de Junho de 2006, 01:09:54 »
Caso você venha a ser assassinada (...) qual seria o problema para você?
Tipo assim... você está perguntando ... além de ter perdido a vida?
Você lê as coisas que você escreve antes de clicar em "enviar"?

Leio. Mas desisiti de expor meu ponto-de-vista. Cada um tem direito de exigir ou pensar o que ou da forma que quiser.

A minha intenção era mostrar que existem psicografias verdadeiras, como o estudo grafotécnico realizado pelo Dr Carlos Augusto Perandréa. Isto já fiz.

Outra coisa, conforme o Angelo relatou, não existe um concenso entre os juristas se acham válido ou não a apresentação de uma psicografia em um tribunal, porém, só são barradas provas obtidas através de meios ilicitos, então a carta não sendo obtida por meio ilicito...

Abraços,
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #102 Online: 03 de Junho de 2006, 03:00:45 »
Você realmente não entende, Douglas.

A existência de psicografias verdadeiras está muito longe de ter sido provada, lamento.

E psicografia não é nem pode ser considerada evidência válida.  Entre outros motivos porque a forma como é criada é por demais questionável e subjetiva. 
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 03 de Junho de 2006, 09:23:14 »
Leio. Mas desisiti de expor meu ponto-de-vista. Cada um tem direito de exigir ou pensar o que ou da forma que quiser.
Mas que dificuldade em entender a idéia  de que "EU NÃO QUERO MORRRER!", hein?

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #104 Online: 04 de Junho de 2006, 00:17:02 »
Citação de: Luis Dantas
A existência de psicografias verdadeiras está muito longe de ter sido provada, lamento.
Se você diz... :vergonha: :oops: :/

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 04 de Junho de 2006, 01:09:45 »
Citação de: Luis Dantas
Se você diz... :vergonha: :oops: :/

Um abraço.

Não! Todos dizem... com excessão dos espíritas.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #106 Online: 04 de Junho de 2006, 16:52:51 »
Mas que dificuldade em entender a idéia de que "EU NÃO QUERO MORRRER!", hein?

Pode não querer, mas uma hora...
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Everest

• Nível 05
  • *
  • Cético porem emotivo
« Resposta #107 Online: 24 de Junho de 2006, 18:04:38 »
Citação de: Spitfire
...é so o primeiro caso importante se constar alguma fraude e o espíritismo cai em descredito total.
Spitfire,

O Espiritismo felizmente não precisa desses casos para sobreviver. E se algum dia for constatada alguma fraude, nós seremos os primeiros a denunciá-la e repudiá-la.

Entretanto, a recíproca do que você disse é verdadeira. Um só caso legítimo é capaz de fazer o espiritismo cair em crédito total. Já existem vários casos aqui e no exterior. Será que são todos absolutamente falsos? É para analisar e pensar.

Um abraço a todos.

Achei emblemático esse post, e mostra exatamente como funciona a mente dos religiosos e crédulos... mesmo que existam incontáveis exemplos contestando as alegações, UM único caso duvidoso já é suficiente para "provar" a alegação, sem necessidade de analisar os outros exemplos...

É desse jeito que uma foto borrada vira "evidência" de vida extraterrestre, ou uma carta rabiscada vira "evidência" do espiritismo.

Veja a diferença para o pensamento do Spitfire, um cético: para ele um único erro, desde que devidamente comprovado, já é suficiente para desacreditar o espiritismo.

Na ciência, as teorias sempre cobrem todos os eventos observados (desde que a observação seja embasada em dados concretos e confiáveis). Um evento que contradiga a teoria é sempre muito estudado, e muitas vezes revela ser um erro de avaliação ou, caso seja comprovado e reproduzido mais tarde de forma independente, pode levar a uma revisão da mesma. Compare isso com o espiritismo, com seus dogmas imutáveis.

E o pior é que eu acho que o leafar tem razão: um único caso em que a psicografia for "bem sucedida" em apontar o culpado já vai ser suficiente pra arrebanhar o apoio de uma multidão de crédulos em nome do uso deste recurso nos tribunais. O trágico disso é que, para isso acontecer, a psicografia teria que ser "corroborada" por provas tradicionais como exames de DNA ou de perícia criminalistica, devidamente embasadas no método científico...
A tristeza e a alegria moram no meu coração.

Offline Wladimir

• Nível 03
  • *
« Resposta #108 Online: 25 de Junho de 2006, 11:22:18 »
Como Advogado dou meu Parecer:

A carta psicografada não é um meio idôneo para indiciar, muito menos provar a materialidade e/ou autoria de um crime, dada a facilidade de sua produção, pois qualquer um pode fazê-la e alegar o que bem entender e ainda assinando sem o rogo do suposto autor.
   Para valorá-la como meio de prova teria que ser demonstrado que os espíritos: 1º - Existem; 2º - Podem se comunicar conosco por intermédio de outrem; 3º - Que esse médium está sob total controle do espírito de modo que sua vontade não interfira na comunicação; 4º - Que esse espírito prove que é quem realmente diz ser; 5º - Que esse espírito seja, por seus costumes, digno de fé; 6º - Que esse espírito não seja menor que 16 anos; 7º - Que esse espírito não seja cego e nem surdo, quando a ciência do fato alegado depender do sentido que lhe falta; etc. etc. etc... Diz o art. 131 do Código de Processo Civil:"O juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento", quer dizer que a carta psicografada não pode ter nenhuma valoração, deve ser neutra, não podendo ajudar nem prejudicar, sendo somente admitida formalmente, sob pena de sua senteça ser reformada pelos Tribunais superiores.
   No art. 332 do CPC, vemos porque as cartas psicografadas são aceitas nos Tribunais:"Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ação ou a defesa", ou seja, a carta psicografada é LEGAL, mas isso não quer dizer que ela valha alguma coisa, só é legal porque, a contrario sensu não é ILEGAL. Quanto à moralidade, entendo que ela é IMORAL! pois desrespeita profundamente o de cujus e principalmente sua família, que mais do que ninguém que ver a justiça feita. Os centros espíritas não deveriam permitir a divulgação deste tipo de cartas, se acreditam realmente, em todas essas premissas, então que os espíritos indiquem que é o culpado, se não puderem que indiquem as provas que podem levar ao assassino e não simplesmente digam que não foi este ou aquele o culpado.

Pensar é preciso, viver não.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 25 de Junho de 2006, 13:45:15 »
6º - Que esse espírito não seja menor que 16 anos;
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
ahahuhuahuhauhuhuahuhauhauhuahuahu :clap: :clap: :clap: :clap:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #110 Online: 25 de Junho de 2006, 14:24:17 »
Caro Everest,

Supondo que algum dia, por algum meio, você pudesse constatar a realidade de um único fenômeno, seja de materialização, psicografia, etc..., você ainda continuaria negando a sua realidade e a sua possibilidade simplesmente porque já foram identificados diversos casos de fraudes?

Um abraço.

Offline Seth

• Nível 03
  • *
  • Pode Ser, Como Pode Não Ser!
    • Pasto Coletivo
« Resposta #111 Online: 09 de Julho de 2006, 22:21:03 »
Eu acho pobreza aparecer o defunto assinando a mensagem.
O defunto não tem credibilidade!
Eu queria ver é uma carta assinada pro Jesus!
Além de ser uma prova incontestável da origem do Nazareno, ainda se provaria que ha vida após a morte, que os judeus estavam errados e com certeza a carta deve valer uma fortuna no leilão E-bay!
Esses "médiuns" não sabem nada de nada! :D

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #112 Online: 09 de Julho de 2006, 22:44:50 »
Wladimir disse:

"Os centros espíritas não deveriam permitir a divulgação deste tipo de cartas, se acreditam realmente, em todas essas premissas, então que os espíritos indiquem que é o culpado, se não puderem que indiquem as provas que podem levar ao assassino e não simplesmente digam que não foi este ou aquele o culpado."

Concordo com ele, simplesmente alegar a inocência ou culpabilidade do réu não é suficiente, até mesmo porque pra quem não é Espírita acreditar em tal alegação é inicialmente impossível, e mesmo pra quem é existem ressalvas.  Afinal, como garantir que o médium é confiável ou mesmo o suposto Espírito ?

O certo é que seja mostrado o caminho pra se chegar ao culpado ou ao menos à inocência ou culpabilidade de alguém.
Antônio de Lima

APODman

• Visitante
« Resposta #113 Online: 23 de Agosto de 2006, 16:13:13 »
Obviamente que usar uma mensagem psicogrfada como elemento, mesmo que indireto,  como prova em um julgamento é um erro absurdo.

Além da própria questão referente a autenticidade e confiabilidade do processo no qual ela é obtida ( muito longe de ser provado verdadeiro e mais longe a ainda se ser uma prova forense científica ) existe tb a própria divergência dentro da doutrina quanto ao autenticidade de tais comunicações para estes fins.

Novamente vamos a Revista Espírita o caso do "Assassinato do Sr. Poinsot":

Assassinato do Sr. Poinsot
Revista Espírita, março de 1861

O mistério que cerca ainda o deplorável acontecimento fez nascer, em muitas pessoas, o pensamento de que evocando o Espírito da vítima poderia se chegar a conhecer a verdade. Numerosas cartas nos foram escritas a esse respeito, e como a questão repousa sobre um princípio de uma certa gravidade, cremos útil fazer conhecer a resposta a todos os nossos leitores.

Não fazendo nunca do Espiritismo um objeto de curiosidade, não pensamos em evocar o Sr. Poinsot; entretanto, ao pedido insistente de um de nossos correspondentes, que tivera uma comunicação dele, supostamente, que desejava saber por nós se era autêntica, pensamos fazê-la há alguns dias. Segundo o nosso hábito, perguntamos ao nosso guia espiritual se essa evocação era possível e se era bem ele que se manifestou ao nosso correspondente. Eis as respostas que obtivemos:

"O Sr. Poinsot não pode responder ao vosso chamado; ele não se comunicou ainda com ninguém: Deus o proíbe no momento."

1. Pode-se saber o motivo disso? - R. Sim: porque revelações desse gênero influenciariam a consciência dos juizes, que devem agir com toda a liberdade.

2. Entretanto essas revelações, esclarecendo os juizes, poderiam algumas vezes poupar-lhes erros lamentáveis, e mesmo irreparáveis. - R. Não é por esse meio que devem ser esclarecidos; Deus quer deixar-lhes a inteira responsabilidade pelos seus julgamentos, como deixa a cada homem a responsabilidade de seus atos; não quer mais lhes poupar o trabalho das pesquisas, quanto não quer lhes tirar o mérito de tê-las feito.

3. Mas, na falta de informações suficientes, um culpado pode escapar à justiça? - R. Credes que ele escapa à justiça de Deus? Se deve ser atingido pela justiça dos homens, Deus saberá bem fazê-lo cair em suas mãos.

4. Seja, para o culpado; mas se um inocente for condenado, não seria um grande mal? - R. "Deus julga em última instância, e o inocente condenado injustamente pelos homens terá a sua reabilitação. Essa condenação, aliás, pode ser para ele uma prova útil para o seu adiantamento; mas algumas vezes também ela pode ser a justa punição de um crime ao qual escapara numa outra existência.

"Lembrai-vos de que os Espíritos têm por missão vos instruir no caminho do bem, e não vos aplainar o caminho terrestre deixado para a atividade de vossa inteligência; é em vos afastando do fim providencial do Espiritismo que vos expondes a serem enganados Pela turba de Espíritos mentirosos, que se agitam sem cessar ao vosso redor."

Depois da primeira resposta, os assistentes discutiam sobre os motivos dessa interdição, e, como para justificar o princípio, um Espírito fez escrever ao Médium: vou conduzi-lo... ei-lo; um pouco depois: "Que vos seja agradável em querer conversar comigo; isso me é tanto mais agradável quanto tenho muitas coisas em vos dizer." Essa linguagem parece suspeita da parte de um homem tal como o Sr. Poinsot, e em razão sobretudo da resposta que acabara de ser dada; por isso se lhe roga em consentir de afirmar a sua identidade em nome de Deus. Então o Espírito escreveu: "Meu Deus, eu não posso mentir; entretanto, muito desejei conversar em uma sociedade tão amável, mas não me quereis: adeus." Foi então que o nosso guia espiritual acrescentou: "Eu vos disse que esse Espírito não pode responder esta noite; Deus o proíbe de manifestar-se; se insistirdes sereis enganados.

...

fonte: http://www.espirito.com.br/portal/codificacao/re/1861/03c-assassinato.html

Ou seja não somente a psicografia não é cientificamente crível como prova como dentro da própria doutrina poderimos encontrar orientações "dos espíritos superiores" dizendo que elas não se prestam isto pois tratam-se "de mensagens enganosas de espíritos zombeteiros".

Assim sendo, tal atitude por parte do juiz foi absurda e improcedente sob qualquer ponto de vista.

[ ]´s
« Última modificação: 23 de Agosto de 2006, 16:20:05 por APODman »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #114 Online: 23 de Agosto de 2006, 18:09:09 »
APODman,

Você se esqueceu de transcrever a última parte do texto da Revista Espírita sobre o assassinato do Sr. Poinsot.  Vou transcrevê-la para você:

Citação de: Allan Kardec
Nota. É evidente que se os Espíritos pudessem poupar as pesquisas aos homens, estes se dariam menos trabalho para descobrir a verdade, uma vez que ela lhe chegaria sozinha. A esse título, o mais preguiçoso poderia dela saber tanto quanto o mais laborioso, o que não seria justo. Isto é um princípio geral. Aplicado ao assunto do Sr. Poinsot, não é menos evidente que se o Espírito declarasse um indivíduo inocente ou culpado, e que os juizes não encontrassem provas suficientes de uma ou de outra afirmação, a sua consciência com isso seria perturbada; que a opinião pública poderia se perder por prevenções injustas. Não sendo o homem perfeito, devemos disso concluir que Deus sabe melhor do que ele o que deve lhe ser revelado ou ocultado. Se uma revelação deve ser feita por meios extra-humanos, Deus sabe dar-lhe uma marca de autenticidade capaz de levantar todas as dúvidas, como testemunha o fato seguinte: nas vizinhanças das minas, no México, uma fazenda foi incendiada. Em uma reunião onde se ocupavam de manifestações espíritas (há várias nessa região, onde provavelmente ainda não chegaram os artigos do Sr. Deschanel, é por isso que ali se está tão atrasado); nessa reunião, dizemos, um Espírito se comunicou por pancadas; ele diz que o culpado está entre os assistentes; primeiro duvidou-se disso, e acreditou-se em uma mistificação; o Espírito insiste e designa um dos indivíduos presentes; admira-se; este porta-se bem, mas o Espírito parece se obstinar junto dele, e faz tão bem que se detêm o homem que, pressionado por perguntas, acaba por confessar o seu crime. Os culpados, como se vê, não devem se fiar na discrição dos Espíritos que, freqüentemente, são os instrumentos pelos quais Deus se serve para castigá-los. Como o Sr. Figuier explicaria esse fato? Isso é intuição, o hipnotismo, a biologia, a super-excitação do cérebro, a concentração do pensamento, a alucinação, que admite sem crer na independência do Espírito e da matéria? Arranjai, tudo isso, se o podeis; a própria solução é um problema, e deveria bem dar a sua solução de sua solução. Mas por que um Espírito não daria a conhecer o assassino do Sr. Poinsot, como fez com esse incendiário? Pedi, pois, a Deus conta de suas ações; perguntaio ao Sr. Figuier, que crê disso saber mais do que ele.

Um abraço.

APODman

• Visitante
« Resposta #115 Online: 23 de Agosto de 2006, 18:33:39 »
Sim, lí o comentário de Kardec, mas como as vezes ele é válido e as vezes ele é considerado relativisado decidi apenas pela orientação "do espírito" falando de "outros espíritos".

Mas mais uma vez vemos aqui o pq esta carta JAMAIS poderia ter sido utilizada como uma prova juridica.

Tanto existem divergências dos espiritas em relação ao que "os espírtos dizem" como existem divergências "de espíritos" "para espíritos".

Além do que pedir a um juiz que ore a Desu para este lhe ilumine se a carta é autêntica ou não, se "o espírito" da carta é um "zombeteiro" ou não é  algo além do imaginável, além do surreal.

Quanto ao procedimento citado por Kardec o individuo pode ter confessado o crime por pressão dos presentes tanto quanto policiais fazem pessoas confessarem crimes por meios de pressão e coação e mesmo pode ter sido um chute bem dado isto sem contar o fato de que não sabemos se tal estória ocorreu realmente.

Novamente, é absurdo utilizar "comunicações espirituais" como provas juridicas.

[ ]´s

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #116 Online: 24 de Agosto de 2006, 09:44:19 »
Se é pra aceitar cartas psicografadas, vamos tb importar aquele juiz filipino que fala com duendes....
Da na mesma.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 24 de Agosto de 2006, 09:54:35 »
que preconceito, Lord! Você não pode por espiritismo e duendes no mesmo balaio só porque  os dois não possuem provas de existência e ...

e...

(melhor calar a boca)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!