Autor Tópico: Espiritismo e Ciência  (Lida 9983 vezes)

APODman

• Visitante
Re: Espiritismo e Ciência
« Resposta #75 Online: 31 de Maio de 2006, 16:40:07 »
"fora do âmbito das ciências acadêmicas ?"

?????

A ciência é uma só e funciona explendidamente bem

Mas será que existe "Ciências de Fé" ?

[ ]´s
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 16:43:05 por APODman »

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #76 Online: 31 de Maio de 2006, 20:50:09 »
"Agora, que tal, estudá-lo, fora do âmbito das ciências acadêmicas ?" Até daria para estudá-lo sem compará-lo com as ciências atuais se Kardec não tivesse envolvido ciência em seus livros, mesmo que sem provas para todas as afirmações. Toda ação tem uma reação, e a reação por Kardec ter envolvido ciência, é papel da ciência analisar a veracidade de todas as afirmações que ele fez. E faz tempo que procuro respostas, e não vou parar por aqui, até conseguir comprovar cientificamente a existência do espírito.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #77 Online: 31 de Maio de 2006, 22:09:58 »
" ..............não vou parar por aqui, até conseguir comprovar cientificamente a existência do espírito. "

Você acena para esta possibilidade ? E como Kardec " envolveu ciência em seus livros " ?
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #78 Online: 31 de Maio de 2006, 22:59:14 »

[ ]´s

Tão esplendidamente bem, que ainda se morre de gripe. Tal constatação, em nada desmoraliza a ciência, apenas demonstra o quanto estamos longe de resolver, com investigação científica, problemas banais, se confrontados com dúvidas inquietantes, para as quais, alguns ateus se arvoram a ter a resposta "na ponta da língua".

Nunca ouvi falar de "ciências de fé", mas penso que ciência e fé não são antagônicas.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #79 Online: 31 de Maio de 2006, 23:55:47 »
Puta declive escorregadiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiiiii00000000000ooooo.....

<TUM!>

caiu o argumento..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #80 Online: 01 de Junho de 2006, 07:29:39 »

[ ]´s

Tão esplendidamente bem, que ainda se morre de gripe.

Você vê esse fato como algum tipo de demérito para a ciência?

Curioso.

Tal constatação, em nada desmoraliza a ciência, apenas demonstra o quanto estamos longe de resolver, com investigação científica, problemas banais,

Aí o problema me parece estar na sua expectativa.  Por que investigação científica deveria resolver "problemas banais" como o fato de que é possível morrer de gripe?

Salvo engano meu, a ciência procura obter e organizar conhecimento sobre a realidade.  Pode, por exemplo, te explicar como acontece a gripe e como e por que ela é capaz de matar.

A sua expectativa parece ser de outra natureza.  Não é de conhecimento que você sente falta, mas de alguma outra coisa.  Talvez algum tipo de conforto existencial, alguma forma de lidar com as incertezas da vida.

se confrontados com dúvidas inquietantes, para as quais, alguns ateus se arvoram a ter a resposta "na ponta da língua".

Vamos tentar ser específicos, para saber do que exatamente estamos falando.  Afinal de contas, "alguns ateus" apertam a pasta de dentes pelo meio em vez de pela ponta, mas isso não tem nada a ver com o ateísmo em si, nem com a pasta de dentes.

Se entendi bem, você quer uma resposta para essas dúvidas inquietantes.  Supondo que seja algum tipo de questão existencial, espiritual, religiosa ou mesmo filosófica, não acho que caiba mesmo à ciência tratar dela.  A função da ciência é descrever e compreender a natureza da realidade, não o potencial ou propósito da mesma.  Para isso você deve procurar a filosofia (particularmente a ética) ou a religião mesmo.  Não porque sejam "superiores" à ciência, mas simplesmente porque é o que atende a esse tipo de demanda.  Querer insistir em usar a ciência para assuntos existenciais é como insistir em usar um martelo quando se precisa de um alicate.

Nunca ouvi falar de "ciências de fé", mas penso que ciência e fé não são antagônicas.

Corretamente compreendidas e exercidas não são.  Por isso a minha perplexidade com a popularidade do discurso espírita.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Junho de 2006, 14:10:37 »

[ ]´s

Tão esplendidamente bem, que ainda se morre de gripe. Tal constatação, em nada desmoraliza a ciência, apenas demonstra o quanto estamos longe de resolver, com investigação científica, problemas banais, se confrontados com dúvidas inquietantes, para as quais, alguns ateus se arvoram a ter a resposta "na ponta da língua".

também ainda somos pegos de surpresa por uma chuva, não conseguimos prever ou controlar totalmente o clima, mas nada disso significa que outras formas de afirmações sobre a realidade são tão boas quanto as feitas cientificamente, que pode ser muito bem que existam fantasmas, duendes, poderes mágicos, etc, tudo que fora do alcance da limitada ciência que não pode curar a gripe nem impedir a chuva.

Fé, pelo que costumam dizer, é acreditar em alguma coisa de qualquer forma, a despeito de não ser uma proposição cientificamente testável ou de ter até sido refutada por evidências.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 01 de Junho de 2006, 14:12:23 »

Corretamente compreendidas e exercidas não são.  Por isso a minha perplexidade com a popularidade do discurso espírita.

O que é fé, corretamente compreendida? O conceito que tenho é de crer em algo independentemente de provas ou de ter sido comprovado o contrário, o que não tem como não ser antagônico à algum conhecimento científico a não ser por acaso, mas é sempre antagônico à ciência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Junho de 2006, 14:52:31 »
O que todo ateu deveria questionar é porque a maioria da humanidade acredita em Deus.  A maioria, em qualquer área de atividade que se pesquise.
Uma vez que se inventaram os deuses, eles são transmitidos culturalmente. Não se pode claramente provar sua inexistência, como não se pode provar a inexistência de diversas coisas que se invente (duendes, fadas, fantasmas, ETs com super hiper tecnologia, sacis, etc); ao mesmo tempo, parece haver uma certa tendência natural a em formular causas antropomórficas para as coisas, deuses antropomórficos de diversos tipos, sendo responsáveis por chuvas, movimento dos mares, morte, vida, etc. Isso pode ser porque desde que se nasce, vemos pessoas fazendo as coisas, durante boa parte do tempo. Então coisas como a chuva, supoem, devem ser feitas por algo "tipo uma pessoa", mas que não é bem uma pessoa. Exceto quando crêem em magos com esses poderes, ainda que por vezes o que esses magos supostamente façam seja agradar aos deus da chuva.

Assim, parece ser muito provável que humanos tendem a inventar deuses, uma hora ou outra nos primóridos da humanidade. Não sei se há uma causa mais ou menos culturalmente autônomas para a substituição de múltiplos deuses por crenças cada vez mais próximas do monoteísmos; consigo imaginar que é simplesmente mais facilmente memorizável e transmissível a existência de poucos deuses. Outra coisa é que esses deuses tendem a ser mais poderosos, o que é também mais impressionante, mais atrativo.

Bem, esses já são fatores de popularização de monoteísmos (e crenças próximas), que não implicam que sejam verdadeiros de alguma forma, mas não os únicos. Outro é simplesmente o sucesso de povos e civilizações por fatores totalmente alheios , simplesmente mantendo consideravelmente a sua cultura enquanto crescem, e transmitindo para outros povos, seja por conquista ou pacificamente. Isso ao mesmo tempo em que não é uma hipótese testável, e a estruturação da ciência, disso de se testar hipóteses metodologicamente, é algo consideravelmente recente na história.

Se você quer provas, de tal afirmação, vá buscar. A ciência, sem preconceitos, e sem nenhuma contribuição do ateísmo, ( aliás, qual a contribuição cultural do ateísmo, não de ateus, veja bem,  para a humanidade ? já perguntei isso aqui, não me responderam ) está no caminho certo.
O ateísmo não contribui para a cultura mais do que a descrença em duendes, sereias, ou qualquer outra entidade que já inventada ou que se posssa inventar. Acho que é culturalmente nulo, se for visto nessa forma mais "pura", a simples ausência de cultura com crença em deuses, mas geralmente está associado a divulgação científica, de ferramentas do pensamento, que ajudam a criticar o embasamento de crenças no sobrenatural de modo geral.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 01 de Junho de 2006, 15:42:14 »

Corretamente compreendidas e exercidas não são. Por isso a minha perplexidade com a popularidade do discurso espírita.

O que é fé, corretamente compreendida? O conceito que tenho é de crer em algo independentemente de provas ou de ter sido comprovado o contrário, o que não tem como não ser antagônico à algum conhecimento científico a não ser por acaso, mas é sempre antagônico à ciência.

Eu faço distinção entre dois tipos de fé, que correspondem bem à sua própria distinção entre o que não é provado e o que foi provado falso

A primeira pode ser bastante saudável (ainda que continue sem ser científica exceto talvez como objeto de estudo das ciências sociais), enquanto que a segunda é nociva.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #85 Online: 01 de Junho de 2006, 16:40:31 »

[ ]´s

Tão esplendidamente bem, que ainda se morre de gripe.

Você vê esse fato como algum tipo de demérito para a ciência?

Curioso. 
Curioso, acho eu. Você mesmo cita, logo abaixo, o restante da minha mensagem. Ainda ficou alguma dúvida ?

Tal constatação, em nada desmoraliza a ciência, apenas demonstra o quanto estamos longe de resolver, com investigação científica, problemas banais,

Aí o problema me parece estar na sua expectativa. Por que investigação científica deveria resolver "problemas banais" como o fato de que é possível morrer de gripe?

A expectativa é geral. Ou a medicina não é uma área da ciência ?

Salvo engano meu, a ciência procura obter e organizar conhecimento sobre a realidade. Pode, por exemplo, te explicar como acontece a gripe e como e por que ela é capaz de matar.

Explicar apenas, não é resolver. Morrer de gripe revela a ( ainda ) incapacidade de se resolver tal problema. Ou esse não é um problema da alçada da ciência ? Ou não é necessário resolvê-lo ?

A sua expectativa parece ser de outra natureza. Não é de conhecimento que você sente falta, mas de alguma outra coisa. Talvez algum tipo de conforto existencial, alguma forma de lidar com as incertezas da vida.

Todos nós buscamos "uma forma de lidar com as incertezas da vida." Espiritualistas, ateus, céticos, etc etc. Ou não ? Será que você não se questiona, intimamente : será que existe vida após a morte ? será mesmo que vou perder a minha individualidade, quando eu for prá debaixo da terra ? O conhecimento também pode ser buscado nesta área.

se confrontados com dúvidas inquietantes, para as quais, alguns ateus se arvoram a ter a resposta "na ponta da língua".

Vamos tentar ser específicos, para saber do que exatamente estamos falando. Afinal de contas, "alguns ateus" apertam a pasta de dentes pelo meio em vez de pela ponta, mas isso não tem nada a ver com o ateísmo em si, nem com a pasta de dentes.

Se entendi bem, você quer uma resposta para essas dúvidas inquietantes. Supondo que seja algum tipo de questão existencial, espiritual, religiosa ou mesmo filosófica, não acho que caiba mesmo à ciência tratar dela. A função da ciência é descrever e compreender a natureza da realidade, não o potencial ou propósito da mesma. Para isso você deve procurar a filosofia (particularmente a ética) ou a religião mesmo. Não porque sejam "superiores" à ciência, mas simplesmente porque é o que atende a esse tipo de demanda. Querer insistir em usar a ciência para assuntos existenciais é como insistir em usar um martelo quando se precisa de um alicate.

Quanta bobagem. Porque a ciência tem se interessado por questões espirituais ? Ou estou falando uma besteira ? Quantos destes assuntos têm sido pesquisados, seriamente, por homens de ciência, e não são meras especulações de ateus, não, é pesquisa científica. Enquanto a ciência não ofereça respostas definitivas sobre "assuntos inquietantes", continuemos morrendo de gripe.

Corretamente compreendidas e exercidas não são. Por isso a minha perplexidade com a popularidade do discurso espírita.

" Fé inabalável é aquela que encara a razão, em todas as épocas da humanidade. " . A fé espírita nunca foi e nem será opositora da ciência.

« Última modificação: 01 de Junho de 2006, 16:42:30 por Onaiab »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #86 Online: 01 de Junho de 2006, 17:09:29 »
Curioso, acho eu. Você mesmo cita, logo abaixo, o restante da minha mensagem. Ainda ficou alguma dúvida ?

Algumas.  Uma delas é por que você tem expectativas religiosas em relação à ciência.  Outra é porque, além disso, espera que todos os outros também tenham, a ponto de "denunciar" as limitações da ciência como se ela devesse atender a expectativas religiosas.

(...)

Não, Baiano, nem todos partilham dessa sua expectativa.  A medicina tem seu limites, e você não deve esperar que ela conceda imortalidade, muito menos auxílio espiritual.

A mortalidade é uma realidade da vida.  Apenas isso.  Devemos fazer o possível para lidar com ela de forma construtiva, mas esperar que seja impossível morrer de gripe é realmente querer demais...

Todos nós buscamos "uma forma de lidar com as incertezas da vida." Espiritualistas, ateus, céticos, etc etc. Ou não ? Será que você não se questiona, intimamente : será que existe vida após a morte ? será mesmo que vou perder a minha individualidade, quando eu for prá debaixo da terra ? O conhecimento também pode ser buscado nesta área.

Eu já concluí a muito tempo que "vida após a morte", pelo menos no sentido de vida do indivíduo, não é algo possível, nem seria desejável que fosse.  Minha prática religiosa não lida com esse assunto, porque ele não me interessa nem me convém.  E minha curiosidade científica sabe que não faz sentido pensar sobre isso.

Escrevi certa vez este texto sobre o conceito de reencarnação que talvez lhe convenha ler para entender melhor o meu pensamento nesse ponto.

http://www.dantas.com/budismo/reencarnacao.htm

Quanta bobagem. Porque a ciência tem se interessado por questões espirituais?

Não tem.  Pelo contrário, são algumas crenças que tem procurado se apresentar como "científicas".

Ou estou falando uma besteira ? Quantos destes assuntos têm sido pesquisados, seriamente, por homens de ciência, e não são meras especulações de ateus, não, é pesquisa científica. Enquanto a ciência não ofereça respostas definitivas sobre "assuntos inquietantes", continuemos morrendo de gripe.

"Homens de ciência" são homens como quaisquer outros.  Podem levar muito a sério assuntos pessoais e espirituais, mas isso não torna sua preocupação "científica" automaticamente.  Depende do assunto e da forma como ele for tratado.

Continuo esperando por essa famosa mas misteriosa "pesquisa científica séria" sobre assuntos espirituais.  O mais perto que encontrei foi o trabalho de Ken Wilber, do qual gosto muito, mas que não pode ser considerado científico.  Ele é filósofo, não cientista.

" Fé inabalável é aquela que encara a razão, em todas as épocas da humanidade. " . A fé espírita nunca foi e nem será opositora da ciência.

O discurso é esse, mas não costuma ir além desse ponto.

Abraços!

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #87 Online: 01 de Junho de 2006, 17:14:03 »
Onaiab, você acha impossível comprovar científicamente o espírito? Se a resposta for sim, porque?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #88 Online: 01 de Junho de 2006, 20:21:26 »

Algumas. Uma delas é por que você tem expectativas religiosas em relação à ciência. Outra é porque, além disso, espera que todos os outros também tenham, a ponto de "denunciar" as limitações da ciência como se ela devesse atender a expectativas religiosas.

Acreditar que possam existir dimensões desconhecidas da realidade, não é expectativa apenas de religiosos, essa é outra das suas opiniões particulares. Os espiritualistas compartilham de tal pensamento, não estou "esperando" que outros pensem assim

(...)

Não, Baiano, nem todos partilham dessa sua expectativa. A medicina tem seu limites, e você não deve esperar que ela conceda imortalidade, muito menos auxílio espiritual.

A mortalidade é uma realidade da vida. Apenas isso. Devemos fazer o possível para lidar com ela de forma construtiva, mas esperar que seja impossível morrer de gripe é realmente querer demais...

Você está simplesmente conduzindo o diálogo, distorcendo o sentido de coisas que eu afirmei. Não apenas a medicina
é limitada. TODAS as áreas da ciência são limitadas, a própria mente humana é limitada. Não resolver coisas bem simplesinhas e já opinar, com tal credibilidade, sobre assuntos bem mais complexos, dando respostas definitivas,  é uma atitude muito audaciosa, bem à maneira de muitos ateus.

Eu já concluí a muito tempo que "vida após a morte", pelo menos no sentido de vida do indivíduo, não é algo possível, nem seria desejável que fosse. Minha prática religiosa não lida com esse assunto, porque ele não me interessa nem me convém. E minha curiosidade científica sabe que não faz sentido pensar sobre isso.

Escrevi certa vez este texto sobre o conceito de reencarnação que talvez lhe convenha ler para entender melhor o meu pensamento nesse ponto.

http://www.dantas.com/budismo/reencarnacao.htm

Agora sou eu que lhe digo que a sua conclusão sobre tal assunto pode ser precipitada e não ter nada de definitivo. Enfim, o seu pensamento deve ser considerado e eu respeito. Quando tiver mais tempo, com certeza, leio.

Quanta bobagem. Porque a ciência tem se interessado por questões espirituais?

Não tem. Pelo contrário, são algumas crenças que tem procurado se apresentar como "científicas".

Não é o caso da DE.

Ou estou falando uma besteira ? Quantos destes assuntos têm sido pesquisados, seriamente, por homens de ciência, e não são meras especulações de ateus, não, é pesquisa científica. Enquanto a ciência não ofereça respostas definitivas sobre "assuntos inquietantes", continuemos morrendo de gripe.

"Homens de ciência" são homens como quaisquer outros. Podem levar muito a sério assuntos pessoais e espirituais, mas isso não torna sua preocupação "científica" automaticamente. Depende do assunto e da forma como ele for tratado.

Continuo esperando por essa famosa mas misteriosa "pesquisa científica séria" sobre assuntos espirituais. O mais perto que encontrei foi o trabalho de Ken Wilber, do qual gosto muito, mas que não pode ser considerado científico. Ele é filósofo, não cientista.

Bem, se não pode ser considerado tão "científico" assim, isso se dá pelas próprias limitações da ciência. Mas que as pesquisas existem, sim, e são muitas.
Eu acredito na pré-existência e na sobrevivência da alma. Não é mais cômodo, é mais sensato. A matéria não "gera qualidades que ela própria não possui. "

O discurso é esse, mas não costuma ir além desse ponto.

Pode ser. O movimento espírita não é o Espiritismo

Abraços!

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #89 Online: 02 de Junho de 2006, 11:31:46 »

Uma vez que se inventaram os deuses, eles são transmitidos culturalmente. Não se pode claramente provar sua inexistência, como não se pode provar a inexistência de diversas coisas que se invente (duendes, fadas, fantasmas, ETs com super hiper tecnologia, sacis, etc); ao mesmo tempo, parece haver uma certa tendência natural a em formular causas antropomórficas para as coisas, deuses antropomórficos de diversos tipos, sendo responsáveis por chuvas, movimento dos mares, morte, vida, etc. Isso pode ser porque desde que se nasce, vemos pessoas fazendo as coisas, durante boa parte do tempo. Então coisas como a chuva, supoem, devem ser feitas por algo "tipo uma pessoa", mas que não é bem uma pessoa. Exceto quando crêem em magos com esses poderes, ainda que por vezes o que esses magos supostamente façam seja agradar aos deus da chuva.

Assim, parece ser muito provável que humanos tendem a inventar deuses, uma hora ou outra nos primóridos da humanidade. Não sei se há uma causa mais ou menos culturalmente autônomas para a substituição de múltiplos deuses por crenças cada vez mais próximas do monoteísmos; consigo imaginar que é simplesmente mais facilmente memorizável e transmissível a existência de poucos deuses. Outra coisa é que esses deuses tendem a ser mais poderosos, o que é também mais impressionante, mais atrativo.

Bem, esses já são fatores de popularização de monoteísmos (e crenças próximas), que não implicam que sejam verdadeiros de alguma forma, mas não os únicos. Outro é simplesmente o sucesso de povos e civilizações por fatores totalmente alheios , simplesmente mantendo consideravelmente a sua cultura enquanto crescem, e transmitindo para outros povos, seja por conquista ou pacificamente. Isso ao mesmo tempo em que não é uma hipótese testável, e a estruturação da ciência, disso de se testar hipóteses metodologicamente, é algo consideravelmente recente na história.

Até mesmo em questões de fé, o pensamento evolui, tanto que atribuir a deuses antropomórficos, a ação de fenômenos da natureza é coisa de tempos remotíssimos da civilização. Pode até existir alguma cultura semi-selvagem que ainda pense assim, será que existe ? Não sei ao certo.
Quanto a afirmar, categoricamente, que fé é apenas uma herança cultural do homem primitivo, atavismo religioso, etc etc etc, são também meras suposições, não há como provar. Prefiro pensar que a fé é inata no ser humano, que, desde o troglodita, sabe, instintivamente, que há algo acima da sua limitada compreensão, algo que supera a sua própria capacidade de pensamento. E não são fadas e nem duendes, nem unicórnios cor-de-rosa, sacís, nem fantasmas, essa besteirada toda que vive na boca de ateus. A pergunta " o que é Deus " está longe de ser respondida. Nos falta a evolução necessária para assimilar a resposta.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #90 Online: 02 de Junho de 2006, 12:46:52 »
Onaiab, você acha impossível comprovar científicamente o espírito? Se a resposta for sim, porque?

Não acho impossível. Penso que não existe tal possibilidade, ainda, através da ciência, como não era possível avançar, seguramente, há bem pouco tempo, na pesquisa do mundo microscópico, limitação imposta pela falta de um simples instrumento.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #91 Online: 02 de Junho de 2006, 12:53:19 »
Certo, mas a ciência só estuda a matéria e seus derivados. Sendo o espírito um ser imaterial, o que você me diz disto?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #92 Online: 02 de Junho de 2006, 13:16:23 »
Baiano, no que me diz respeito você desistiu de argumentar a sério.  Não tenho interesse nem motivo para prestigiar esse seu discurso distorcido e manipulativo.

Só para não deixar de citar algum ponto específico, você diz que a DE não tem a pretensão de se apresentar como científica.  Isso não apenas é mentira, mas é também uma contradição do seu próprio discurso.

Decida-se, homem.

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #93 Online: 03 de Junho de 2006, 10:35:21 »
Alguém me acorda quando o Oianab conseguir provas concretas?? :grito: :lazy:

Até o dia de São Nunca, galera!!!!  :grito:
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #94 Online: 04 de Junho de 2006, 12:48:49 »
Certo, mas a ciência só estuda a matéria e seus derivados. Sendo o espírito um ser imaterial, o que você me diz disto?

Quem acredita em espiritualidade, não encerra a ciência, nos estreitos limites da matéria. Apenas isso. O que impediria a ciência, de estudar, no futuro, o espírito e a sua realidade, tal como o faz, hoje, o Espiritismo ?  

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #95 Online: 04 de Junho de 2006, 12:56:40 »
Alguém me acorda quando o Oianab conseguir provas concretas?? :grito: :lazy:

Até o dia de São Nunca, galera!!!! :grito:

Olha, me desculpe a franqueza, não estou sendo indelicado com você, mas atitude preguiçosa é mais a sua que a minha. Você tem "pegado muita carona", nas respostas dos outros, para emitir a sua própria opinião. Aqui, nós estamos discutindo ideias, não é necessário você concordar com nada daquilo que eu falo, entretanto, tente se informar mais, a respeito do que você critica. Aliás, quem é Oianab ?

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #96 Online: 04 de Junho de 2006, 13:43:04 »
Ok, seremos francos um com o outro. E sem citações... Também não quero ser indelicada com você, mas você entrou no tópico Fundamentos do Ateísmo para discutir Espiritismo. O tópico teve que ser dividido pelo Alenônimo. Você basicamente posta mensagens tentando provar que o Espiritismo é uma Ciência, reclamando que os Ateus pedem provas que você não é capaz de dar. Você entra em contradição e usa definições de ciência não científicas, que o atendem e ignora àquelas que não o atendem. Se você não pode provar nada concreto, porque insiste em discutir com os foristas?

Cada um de nós pensa de uma maneira diferente. Existem ateus e ateus... Nós, assim como você, não podemos provar que deus não exista cientificamente. Certeza absoluta creio que nenhum de nós têm. Sabemos apenas no que acreditamos e no que não acreditamos.

Portanto, não tente modificar a forma de pensar dos outros e "salvar pobres almas ateístas" ou nos convencer de nada que não seja cientificamente provado, pois nós estamos satisfeitos com a nossa forma de pensar. Você não precisa nos provar nada, a crença é sua.
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #97 Online: 05 de Junho de 2006, 11:57:59 »
Dark, o que eu jamais defendi, em lugar algum, é que Espiritismo seja um ramo da ciência. Nos livros básicos da DE o termo ciência é utilizado, no sentido de "conhecimentos organizados sobre um assunto qualquer", neste caso específico, " uma ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos espíritos, e de suas relações com o mundo corporal ", segundo o próprio Kardec. O Espiritismo estuda o elemento espiritual, com seu próprio método, pesquise nas obras da codificação espírita e veja como isto foi feito à época de Kardec; há de se fazer uma distinção entre as ciências que estudam a matéria, portanto não se compara a nenhuma destas, ou reclama este espaço.
As " definições de ciência " que eu apresentei atendem ao Espiritismo, concorde ou não, problema seu.
Sinceramente, sem nenhuma ofensa, tenho coisas bem mais importantes a fazer que " salvar pobres almas ateístas ". Estou apenas defendendo o que eu penso. Assim como todos por aqui.
E não "entrei" no tópico Fundamentos do ateísmo, para discutir Espiritismo. Tanto que as minhas primeiras mensagens ainda continuam lá.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #98 Online: 05 de Junho de 2006, 12:34:00 »
Baiano, no que me diz respeito você desistiu de argumentar a sério. Não tenho interesse nem motivo para prestigiar esse seu discurso distorcido e manipulativo.

Só para não deixar de citar algum ponto específico, você diz que a DE não tem a pretensão de se apresentar como científica. Isso não apenas é mentira, mas é também uma contradição do seu próprio discurso.

Decida-se, homem.

É direito seu não concordar comigo. Entretanto, me parece que você ainda não leu, ou sequer pesquisou assuntos relacionados com o que está sendo debatido aqui, em alguma obra da codificação da Doutrina Espírita, especialmente "A Gênese". Sobre a questão de Espiritismo ser ou não ciência, existem diversas opiniões, internamente, nem sempre todas convergindo para o mesmo ponto. Eu tenho a minha, se não atende ao que você quer, paciência, não vejo onde isto signifique " desistir de argumentar a sério ".
Sobre o assunto Renascimento X Reencarnação, não por ser espírita, aprecio mais a doutrina reencarnacionista, no meu modo de ver, mais sensata, ao admitir a existência da alma e a continuação da consciência individual, após a morte do corpo físico.
Realmente, renascimento e karma, são conceitos budistas. Em Espiritismo, os seus equivalentes são lei causa e efeito e reencarnação.

APODman

• Visitante
« Resposta #99 Online: 05 de Junho de 2006, 13:51:30 »

Não ?

Como se falseia a  fé  ?

Qual fé é verdadeira ?

[ ]´s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!