O que todo ateu deveria questionar é porque a maioria da humanidade acredita em Deus. A maioria, em qualquer área de atividade que se pesquise.
Uma vez que se inventaram os deuses, eles são transmitidos culturalmente. Não se pode claramente provar sua inexistência, como não se pode provar a inexistência de diversas coisas que se invente (duendes, fadas, fantasmas, ETs com super hiper tecnologia, sacis, etc); ao mesmo tempo, parece haver uma certa tendência natural a em formular causas antropomórficas para as coisas, deuses antropomórficos de diversos tipos, sendo responsáveis por chuvas, movimento dos mares, morte, vida, etc. Isso pode ser porque desde que se nasce, vemos pessoas fazendo as coisas, durante boa parte do tempo. Então coisas como a chuva, supoem, devem ser feitas por algo "tipo uma pessoa", mas que não é bem uma pessoa. Exceto quando crêem em magos com esses poderes, ainda que por vezes o que esses magos supostamente façam seja agradar aos deus da chuva.
Assim, parece ser muito provável que humanos tendem a inventar deuses, uma hora ou outra nos primóridos da humanidade. Não sei se há uma causa mais ou menos culturalmente autônomas para a substituição de múltiplos deuses por crenças cada vez mais próximas do monoteísmos; consigo imaginar que é simplesmente mais facilmente memorizável e transmissível a existência de poucos deuses. Outra coisa é que esses deuses tendem a ser mais poderosos, o que é também mais impressionante, mais atrativo.
Bem, esses já são fatores de popularização de monoteísmos (e crenças próximas), que não implicam que sejam verdadeiros de alguma forma, mas não os únicos. Outro é simplesmente o sucesso de povos e civilizações por fatores totalmente alheios , simplesmente mantendo consideravelmente a sua cultura enquanto crescem, e transmitindo para outros povos, seja por conquista ou pacificamente. Isso ao mesmo tempo em que não é uma hipótese testável, e a estruturação da ciência, disso de se testar hipóteses metodologicamente, é algo consideravelmente recente na história.
Se você quer provas, de tal afirmação, vá buscar. A ciência, sem preconceitos, e sem nenhuma contribuição do ateísmo, ( aliás, qual a contribuição cultural do ateísmo, não de ateus, veja bem, para a humanidade ? já perguntei isso aqui, não me responderam ) está no caminho certo.
O ateísmo não contribui para a cultura mais do que a descrença em duendes, sereias, ou qualquer outra entidade que já inventada ou que se posssa inventar. Acho que é culturalmente nulo, se for visto nessa forma mais "pura", a simples ausência de cultura com crença em deuses, mas geralmente está associado a divulgação científica, de ferramentas do pensamento, que ajudam a criticar o embasamento de crenças no sobrenatural de modo geral.