Oceanos, realmente você pode achar "sem pé nem cabeça" o que você não conhece, ou não entende. Você faz isso o tempo todo, claro. Sobre a oração, estou me referindo à distinção necessária entre a sua eficácia e os seus mecanismos de atuação. Lógico que você vai responder, como ateu, que isso é uma grande bobagem. Para mim, ocorre o mesmo. Muito do que você diz, atende apenas em seu próprio ambiente, onde você labuta o seu pensamento, o ateísmo.
Ateus vivem falando em nome da ciência. Como se existisse a Ciência, uma instituição que se ocupasse, exclusivamente, de desmitificar assuntos sobre espiritualidade. O que todo ateu deveria questionar é porque a maioria da humanidade acredita em Deus. A maioria, em qualquer área de atividade que se pesquise. Se você quer provas, de tal afirmação, vá buscar. A ciência, sem preconceitos, e sem nenhuma contribuição do ateísmo, ( aliás, qual a contribuição cultural do ateísmo, não de ateus, veja bem, para a humanidade ? já perguntei isso aqui, não me responderam ) está no caminho certo.
Li o texto que você indicou e fiz o comentário sobre o Carl Sagan. Não tenho outro comentário a fazer, já que Espiritismo não é uma ciência acadêmica. Na Codificação Espírita, isso está demonstrado por Allan Kardec. Pretender explicar os fenômenos espíritas, se utilizando dos conhecimentos atuais da Física, Química e Biologia, principalmente, é questão particular de quem queira agir assim. Teoricamente, é possível ? É assunto prá discussão.
Tá se irritando ? Tome um chá de camomila. Ou erva-cidreira. Antes de se conhecer, científicamente, as propriedades medicinais destas plantas, elas já eram utilizadas. Se é que me entende.