Autor Tópico: Espiritismo e Ciência  (Lida 9982 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Os Fundamentos do Ateísmo
« Resposta #50 Online: 29 de Maio de 2006, 23:56:49 »
corpo de conhecimentos sobre um determinado tema, obtido mediante um método próprio.

O mundo microscópico também já foi inobservável.
Essa definição é ambígua e tendenciosa. O mesmo dicionário explica de várias outras formas que não foram citadas.
De qualquer maneira, dicionários servem pra pesquisar significados de palavras, não servem pra dar definições rigorosas e idôneas sobre o que quer que seja.

Para esgotar esse assunto recomendo: http://www.projetoockham.org/ferramentas_metodo_6.html

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #51 Online: 30 de Maio de 2006, 01:18:52 »

E eu chuto que pelos próximos trilhões de anos... inobservável...

Você está corretíssimo. Continue chutando.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #52 Online: 30 de Maio de 2006, 02:09:57 »

Seria mentira da minha parte. O assunto me interessa, o que não me interessa é prestigiar definições tendenciosas de ciência, nem doutrinas com defeitos tão sérios como a espírita.

Você utiliza qualificativos inadequados e não se explica, eis o que eu percebo claramente. Não há nada de tendencioso em apresentar uma definição válida de ciência, que para o assunto em questão, é perfeitamente aceitável. Leia o texto abaixo, por favor :

" As ciências ordinárias assentam nas propriedades da matéria, que se pode experimentar e manipular livremente; os fenômenos espíritas repousam na ação de inteligências dotadas de vontade própria, e que nos provam a cada instante, não se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observações não podem, portanto, ser feitas da mesma forma; requerem condições especiais e outro ponto de partida. Querer submetê-las aos processos comuns de investigação é estabelecer analogias que não existem. A Ciência propriamente dita, é, pois, como ciência, incompetente para se pronunciar na questão do Espiritismo : não tem que se ocupar com isso e qualquer que seja o seu julgamento, favorável ou não, nenhum peso poderá ter..........................Vedes, portanto, que o Espiritismo não é da alçada da Ciência. "  Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Introdução, item VII

E também este. Depois, aponte os defeitos tão sérios, que existem na Doutrina Espírita.

" O Espiritismo não pode considerar crítico sério, senão aquele que tudo tenha visto, estudado e aprofundado com a paciência e a perseverança de um observador consciencioso; que do assunto saiba tanto quanto o adepto mais esclarecido; que haja, por conseguinte, haurido seus conhecimentos algures, que não nos romances da ciência; aquele a quem não se possa opor fato algum que lhe seja desconhecido, nenhum argumento de que já não tenha cogitado e cuja refutação faça, não por mera negação, mas por meio de outros argumentos mais peremptórios; aquele, finalmente, que possa indicar, para os fatos averiguados, causa mais lógica do que a que lhe aponta o Espiritismo. Tal crítico ainda está por aparecer. "  Allan Kardec, O Livro dos Médiuns.

Já se passaram cento e quarenta e cinco anos...................
« Última modificação: 30 de Maio de 2006, 02:11:32 por Onaiab »

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #53 Online: 30 de Maio de 2006, 02:31:30 »
Essa definição é ambígua e tendenciosa. O mesmo dicionário explica de várias outras formas que não foram citadas.
De qualquer maneira, dicionários servem pra pesquisar significados de palavras, não servem pra dar definições rigorosas e idôneas sobre o que quer que seja.

Para esgotar esse assunto recomendo: http://www.projetoockham.org/ferramentas_metodo_6.html

Citei a definição que se aplica, perfeitamente, ao Espiritismo : um conjunto de conhecimentos, onde há organização e método próprios. Neste sentido, pedagogia pode ser definido por ciência da educação.

O Espiritismo nunca reclamou espaço nos meios acadêmicos, como querem alguns ateus mal informados. Apesar de sua bagagem intelectual, Carl Sagan apresentava opiniões estéreis, sobre o tema espiritualidade.
E a ciência está longe de ser definitiva.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 30 de Maio de 2006, 02:56:35 »
Baiano, já disse e repito: se a própria Doutrina Espírita não conseguiu lhe mostrar que não tem valor científico - ou, por falar nisso, valor religioso ou espiritual - não há como lhe convencer. 

Seria mentira da minha parte. O assunto me interessa, o que não me interessa é prestigiar definições tendenciosas de ciência, nem doutrinas com defeitos tão sérios como a espírita.

Você utiliza qualificativos inadequados e não se explica, eis o que eu percebo claramente.

Questão de opinião, suponho.  Mas a questão do ônus da prova persiste.  São você e a DE que tem de me convencer, não o contrário.

Não há nada de tendencioso em apresentar uma definição válida de ciência, que para o assunto em questão, é perfeitamente aceitável. Leia o texto abaixo, por favor :

" As ciências ordinárias assentam nas propriedades da matéria, que se pode experimentar e manipular livremente; os fenômenos espíritas repousam na ação de inteligências dotadas de vontade própria, e que nos provam a cada instante, não se acharem subordinadas aos nossos caprichos. As observações não podem, portanto, ser feitas da mesma forma; requerem condições especiais e outro ponto de partida. Querer submetê-las aos processos comuns de investigação é estabelecer analogias que não existem.

E você chama essa de "definição adequada"?!?

Além de ela própria admitir que não existem analogias com o que a palavra ciência realmente significa (ou seja, chamam os fenômenos espíritas de "científicos" na base da pura forçação de barra), salta aos olhos o fato de que essa definição não tem nem significado nem objetividade.  É puro dogma glorificado, não tem utilidade alguma além de causar confusão.

(...)Depois, aponte os defeitos tão sérios, que existem na Doutrina Espírita.

Oceanos já te indicou o tópico.  Leia-o, participe dele.  Ou simplesmente leia a DE.

" O Espiritismo não pode considerar crítico sério, senão aquele que tudo tenha visto, estudado e aprofundado com a paciência e a perseverança de um observador consciencioso; que do assunto saiba tanto quanto o adepto mais esclarecido; que haja, por conseguinte, haurido seus conhecimentos algures, que não nos romances da ciência; aquele a quem não se possa opor fato algum que lhe seja desconhecido, nenhum argumento de que já não tenha cogitado e cuja refutação faça, não por mera negação, mas por meio de outros argumentos mais peremptórios; aquele, finalmente, que possa indicar, para os fatos averiguados, causa mais lógica do que a que lhe aponta o Espiritismo. Tal crítico ainda está por aparecer. "  Allan Kardec, O Livro dos Médiuns.

Já se passaram cento e quarenta e cinco anos...................

... e essa continua sendo uma falácia tão transparente quanto já era na época.  Uma combinação de Apelo à Autoridade com "Ad Hominem".
« Última modificação: 30 de Maio de 2006, 03:06:56 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 30 de Maio de 2006, 03:05:36 »
Citei a definição que se aplica, perfeitamente, ao Espiritismo : um conjunto de conhecimentos, onde há organização e método próprios. Neste sentido, pedagogia pode ser definido por ciência da educação.

Isso é abusar da palavra "ciência".  Por sua definição até mesmo psicose é ciência - não assunto da ciência, mas ciência mesmo.

O Espiritismo nunca reclamou espaço nos meios acadêmicos, como querem alguns ateus mal informados.

Nesse caso, por que a vontade de se apropriar (e de forma muito tosca, é preciso dizer) da palavra "ciência"?

Fica me parecendo que você está querendo ter o bolo e comê-lo também: quando convém, o Espiritismo é "científico", graças a uma redefinição grotesca do termo.  Mas quando vem o questionamento do valor científico do mesmo, repentinamente ele "nunca reclamou espaço acadêmico" (aparentemente Hernani Guimarães e muitos outros estavam mal informados sobre o que é o Espiritismo então).

Na minha opinião essa ambiguidade tão arbitrária torna a sua argumentação pouco convincente, ou até mesmo desonesta.

Apesar de sua bagagem intelectual, Carl Sagan apresentava opiniões estéreis, sobre o tema espiritualidade.

Na sua opinião.  Na minha, é o Espiritismo que é estéril, e pior ainda, nocivo ao desenvolvimento espiritual.

E a ciência está longe de ser definitiva.

Por isso ela é confiável. :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 30 de Maio de 2006, 13:04:54 »
Não tenho o que acrescentar. :)

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #57 Online: 30 de Maio de 2006, 17:05:09 »
E eu continuo também a dizer que ciência é um " conjunto de conhecimentos organizados " , com método próprio; é uma opção de definição, queiram ou não, e que pode se aplicar ao Espiritismo. Quando digo que o Espiritismo nunca reclamou espaço acadêmico, simplesmente afirmo que Allan Kardec nunca quis compará-lo às áreas da física, química, ou biologia, por exemplo. Ou, se teve tal pretensão, me mostre claramente onde. Me mostre, também, sem blá blá, blá, porque é incorreto afirmar que a pedagogia pode ser considerada a ciência da educação ?
Onde eu afirmei que o Espiritismo é científico ? Vocês não sabem distinguir Espiritismo de movimento espírita, aliás, que importa isso, não é mesmo ? Prá que, se simplesmente negar, não exige, necessariamente, pesquisar coisa alguma ? Basta dizer que isso ou aquilo é nocivo espiritualmente. (?) Essa, realmente, eu não entendi.
Buscar refúgio nas regras da filosofia, que coisa sem criatividade.  Por isso eu afirmei numa destas mensagens: o ateísmo só atende à pretensa importância que a sí próprio se atribui, e que só os próprios ateus conseguem enxergar.
Realmente, acrescentar o que ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 30 de Maio de 2006, 17:23:22 »
Desse jeito eu vou chorar, Baiano... :)

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #59 Online: 31 de Maio de 2006, 00:49:18 »
Crianças choram, quando não conseguem assimilar o óbvio.

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geeu/quest5.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 31 de Maio de 2006, 08:22:17 »
A VERDADE É: VOCÊS CÉTICOS SÃO UNS CABEÇAS DURA,

Louvada seja a dureza de nossas cabeças, pois graças a ela nossos miolos não caem para os lados!

OU SEJA, NADA CONSEGUE ENTRAR NELA A NÃO SER O POUCO QUE VOCÊS CONSEGUEM ABSORVER, E MESMO ASSIM ACHAM QUE SABE TUDO (HA HA HA).

Sem o áudio a sua mensagem perde muito do impacto.

VOCÊS SÃO CÓPIAS IDÊNTICAS DOS FARISEUS E UM BANDO DE PANELINHA, POIS SE ALGUEM DIZ ISSO QUE ESTOU DIZENDO, OU SEJA, A VERDADE, VOCÊS SE ENCHEM DE "DÓ DÓI" IGUAL A MENINOS MIMADOS E LOGO DÃO UM CARTÃO, SÃO OS MESMOS FARISEUS, QUE QUANDO JESUS DISSE AS VERDADE, O CRUCIFICARAM PORQUE NÃO SUPORTAM OUVIR AS VERDADES DE SI MESMO, E ASSIM TAMBÉM É AQUI NESTE CLUBE. NÃO HÁ DEMOCRACIA, TUDO É MOTIVO DE "ESTAR FUGINDO ÀS REGRAS" ( DE NÃO PODER DIZER NADA PARA OS MIMADOS PORQUE SÃO MUITO MELINDROSOS). TENHO PENA DE VOCÊS - PUROS FARISEUS. ( AH. À PARTIR DE HOJE NUNCA MAIS CHAMAREI OS CÉTICOS DE "CÉTICOS" E SIM DE NOVOS E VELHOS "FARISEUS".

Tentaremos seguir com nossas vidas, a despeito dessa enorme desvantagem que você nos impõe agora.

UM ABRAÇO
CRIEM JUIZO MENINOS, ANTES QUE SEJA TARDE.

Um abraço.  Manera com a cafeina, antes que seja tarde. :)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #61 Online: 31 de Maio de 2006, 09:12:27 »
:hein:

É cada um...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #62 Online: 31 de Maio de 2006, 09:32:26 »
Citação de: Dantas
Um abraço.  Manera com a cafeina, antes que seja tarde. :)

Já é tarde. Ele foi banido por Trolismo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 31 de Maio de 2006, 11:35:31 »
OU SEJA, NADA CONSEGUE ENTRAR NELA A NÃO SER O POUCO QUE VOCÊS CONSEGUEM ABSORVER, E MESMO ASSIM ACHAM QUE SABE TUDO (HA HA HA).

Sem o áudio a sua mensagem perde muito do impacto.
:histeria:

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #64 Online: 31 de Maio de 2006, 11:47:19 »
Não é que a ciência é incapaz de explicar esses fenômenos, é que eles são inobserváveis, ninguem em sã conciência é capaz de "explicar" do que são feitos espíritos, se eles estão "aqui ou ali", etc, etc. E nos casos observáveis, como este, não há qualquer evidência real de que o sobrenatural existe.

Eu me lembrei da alegoria " o burro olhando para as estrelas ".
Estudar a eficiência da oração, aos moldes de tal pesquisa, é o mesmo que querer pilotar um avião, só porque se tem acesso à cabine do piloto. Entretanto, a ciência está no caminho certo, como sempre esteve, apesar da opinião daqueles que a utilizam levianamente, imaginando oferecer maior credibilidade, não raramente, às suas ridículas e repetitivas refutações.

Outra coisa: Nem teologia e nem filosofia são ciências! Que coisa medonha! Uma área de estudo só pode ser considerada uma ciência, se seguir o método científico à risca. E ambas não o seguem, tal como a DE.

Não são ciências acadêmicas; como informei, o Espiritismo nunca reclamou tal competência. Coisa medonha é a sua infantilidade em querer restringir as definições do vocábulo ciência, para atender, unicamente aos seus interesses ateístas. Não seja tão ingênuo. Informe-se, também você, sobre aquilo que critica :

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #65 Online: 31 de Maio de 2006, 11:56:31 »
Onaib , partindo do seu principio sobre ciencia, crença em duendes , fadas e qualquer mitologia, tb é uma ciencia....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 31 de Maio de 2006, 12:05:16 »
Eu me lembrei da alegoria " o burro olhando para as estrelas ".
Estudar a eficiência da oração, aos moldes de tal pesquisa, é o mesmo que querer pilotar um avião, só porque se tem acesso à cabine do piloto.
Que coisa mais sem pé nem cabeça.

Entretanto, a ciência está no caminho certo, como sempre esteve, apesar da opinião daqueles que a utilizam levianamente, imaginando oferecer maior credibilidade, não raramente, às suas ridículas e repetitivas refutações.
Tente falar mais objetivamente, esse tipo de comentário é tão vago que fica difícil responder.
Mas ainda assim você poderia dar exemplos do que você está afirmando.

Não são ciências acadêmicas; como informei, o Espiritismo nunca reclamou tal competência. Coisa medonha é a sua infantilidade em querer restringir as definições do vocábulo ciência, para atender, unicamente aos seus interesses ateístas. Não seja tão ingênuo.
Se não é "uma ciência acadêmica", não é uma ciência!!! Você que está distorcendo o conceito de ciência para atribuir suas posições religiosas dentro dela.
Outra coisa: pare de apenas me acusar de diversas coisas e prove, isso já está irritando. Já estou cansado de ouvir você repetir sua definição pessoal de ciência e ignorar tantos meus argumentos, quanto os argumentos do Luis Dantas.

Informe-se, também você, sobre aquilo que critica :

Só leio quando você me mostrar que leu o texto que te passei do Projeto Ockham. Não vou perder meu tempo respondendo duas vezes o mesmo argumento.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #67 Online: 31 de Maio de 2006, 12:40:09 »
Sem inversão do ônus da prova o que sobra de um cara desses?
Vc inventa, VC prova, simples assim!
Ou então se contente em viajar sozinho pelo mundo da imaginação..

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #68 Online: 31 de Maio de 2006, 13:10:16 »
Oceanos, realmente você pode achar "sem pé nem cabeça" o que você não conhece, ou não entende. Você faz isso o tempo todo, claro. Sobre a oração, estou me referindo à distinção necessária entre a sua eficácia e os seus mecanismos de atuação. Lógico que você vai responder, como ateu, que isso é uma grande bobagem. Para mim, ocorre o mesmo.  Muito do que você diz, atende apenas em seu próprio ambiente, onde você labuta o seu pensamento, o ateísmo.

Ateus vivem falando em nome da ciência. Como se existisse a Ciência, uma instituição que se ocupasse, exclusivamente, de desmitificar assuntos sobre espiritualidade. O que todo ateu deveria questionar é porque a maioria da humanidade acredita em Deus.  A maioria, em qualquer área de atividade que se pesquise. Se você quer provas, de tal afirmação, vá buscar. A ciência, sem preconceitos, e sem nenhuma contribuição do ateísmo, ( aliás, qual a contribuição cultural do ateísmo, não de ateus, veja bem,  para a humanidade ? já perguntei isso aqui, não me responderam ) está no caminho certo.

Li o texto que você indicou e fiz o comentário sobre o Carl Sagan. Não tenho outro comentário a fazer, já que Espiritismo não é uma ciência acadêmica. Na Codificação Espírita, isso está demonstrado por Allan Kardec. Pretender explicar os fenômenos espíritas, se utilizando dos conhecimentos atuais da Física, Química e Biologia, principalmente, é questão particular de quem queira agir assim. Teoricamente, é possível ? É assunto prá discussão.

Tá se irritando ? Tome um chá de camomila. Ou erva-cidreira. Antes de se conhecer, científicamente, as propriedades medicinais destas plantas, elas já eram utilizadas. Se é que me entende.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 31 de Maio de 2006, 13:21:07 »
Oceanos, realmente você pode achar "sem pé nem cabeça" o que você não conhece, ou não entende. Você faz isso o tempo todo, claro.
Desisto de disticutir com você, Baiano. Sensatez e honestidade intelectual não são virtudes que vejo atuando em você.
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 13:23:14 por Oceanos »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Espiritismo e Ciência
« Resposta #70 Online: 31 de Maio de 2006, 14:05:23 »
Realmente não dá para chegar a outra conclusão, Oceanos.

O Baiano vai ter sorte de não pegar um cartão amarelo em breve, se continuar com essa atitude.
« Última modificação: 31 de Maio de 2006, 14:08:04 por Luis Dantas »

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #71 Online: 31 de Maio de 2006, 15:31:53 »
Onaiab disse: "Li o texto que você indicou e fiz o comentário sobre o Carl Sagan. Não tenho outro comentário a fazer, já que Espiritismo não é uma ciência acadêmica. Na Codificação Espírita, isso está demonstrado por Allan Kardec. Pretender explicar os fenômenos espíritas, se utilizando dos conhecimentos atuais da Física, Química e Biologia, principalmente, é questão particular de quem queira agir assim. Teoricamente, é possível ? É assunto prá discussão."

Realmente, o espiritismo não é uma ciência ao certo, pois não se submete aos métodos científicos. O espírito é um ser imaginário, e assim, só existe à base da fé. Prova disso? Basta ler os livros de Kardec, que o mesmo ao tentar dizer que espíritos sem átomo e sem partículas (sem matéria) são capazes de mover mesas, objetos, comete um erro gravíssimo de física. E o mais engraçado é que alguns anos depois, Faraday prova que eram as pessoas que moviam as mesas. Cômico não? O espiritismo nasceu baseado em um um ser que imaginário, portanto, nunca será possível comprovar fenômenos espirituais com a física, química e a biologia, mas será possível comprovar o espírito usando o conhecimento da imaginação. :) Seria como tentar comprovar a existência de um unicórnio, dá na mesma.

Já com o livro dos Espíritos é possível comprovar que o espírito é um ser imaginário, junto à isto, o espiritismo não tem relação alguma com ciência, e nunca terá, pois o próprio espiritismo de Kardec, já prova que o ser que ele mesmo chamou de espírito, não existe realmente.

A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #72 Online: 31 de Maio de 2006, 15:37:58 »
Simples e direto:

ESPÍRITO NÃO TEM ÁTOMO, NÃO TEM PARTÍCULA, NÃO OCUPA LUGAR NO ESPAÇO, PORTANTO SEMPRE SERÁ INOBSERVÁVEL. COM ISTO NÃO TEM RELAÇÃO NENHUMA COM A CIÊNCIA E NUNCA TERÁ! É IMPOSSÍVEL COMPROVAR CIENTIFICAMENTE UM SER IMAGINÁRIO.
A CIÊNCIA SÓ TRABALHA COM COISAS CONCRETAS, E DE CONCRETO, O ESPÍRITO NÃO TEM NADA.

Será que é tão difícil entender isto? O ser humano adora imaginação, mas seria interessante distinguir o que é um ser imaginário e um ser real. A ciência só trabalha com a matéria e seus derivados, portanto, chega de papo, o espiritismo sempre será uma filosofia sem comprovação alguma do que afirma. Eis o maior exemplo, as obras de Allan Kardec: cheia de afirmações, e sem prova científica alguma. Seria melhor ficar só na imaginação mesmo..
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 31 de Maio de 2006, 16:02:36 »
Realmente não dá para chegar a outra conclusão, Oceanos.

O Baiano vai ter sorte de não pegar um cartão amarelo em breve, se continuar com essa atitude.
Realmente, tomara que ele mude um pouco sua postura, pois assim ninguem aguenta.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #74 Online: 31 de Maio de 2006, 16:34:51 »

A minha proposta é unicamente esta. Já disse e repito, o Espiritismo nunca reclamou espaço entre as ciências acadêmicas, ou "oficiais", como queiram.  Agora, que tal, estudá-lo, fora do âmbito das ciências acadêmicas ? Se é que vale a pena para vocês. Para que não fique esse eterno lenga-lenga. Aí então, refutem o quanto e o que queiram.
Quanto ao cartão amarelo, vocês estão nessa de induzir o juiz. Não caiam tanto, dentro da área.   

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!