Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115795 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #875 Online: 03 de Novembro de 2010, 17:04:35 »
Caros,
Em primeiro lugar estabeleçamos uma linha respeitosa em qualquer discusão. Este é um fórum de discussões céticas, claro e como convém; entretanto, é justamente através das conbribuições/provocações dos não-céticos, que o próprio ceticismo e ciência evoluem.

Eu estava, na realidade, procurando tópicos no google acerca do espiritismo quando apareceu o link desa discusão. Vi aqui inumeras opiniões de ateus, cientistas e defesas dos espiritas. Pois bem, não me coloco em nenhum dos "times" em questão. Sou cristão e gostaria, com respeito e permissão, de expor poucas coisas que tenho estudado à exaustão!

Acabei me relacionando com uma pessoa espirita e descobri que outros amigos assim o erram também. A partir deste momento, passei a estudar, desprovido de qualquer pré-conceito, a doutrina espirita. Para tal acabei por ler completamente a Genese, O livro dos Médiuns, O evangelho e O livro dos Espiritos. Foi quase um mês de leitura atenciosa.

[...]
Bom, amigo, nota-se que terá que ter muita paciência com algumas crianças.


Achei esse texto na Revista Espírita, e por ser muito condizente com o seu achei conveniete postar somente para explicar algumas coisas.


RESPOSTA A UMA PERGUNTA SOBRE O ESPIRITISMO
DO PONTO DE VISTA RELIGIOSO.

A pergunta seguinte nos foi dirigida por uma pessoa de Bordeaux, que não temos a honra de conhecer, e à qual cremos dever responder pela Revista, para a instrução de todos.
"Li numa de suas obras: "O Espiritismo não se dirige àqueles que têm uma fé religiosa qualquer, com o fim de dela não os afastar, e a quem essa fé basta à sua razão e à sua consciência, mas à numerosa categoria dos incertos e dos incrédulos, etc.
"Pois bem! Por que não? O Espiritismo, que é a verdade, não deveria se dirigir a todo o mundo? a todos aqueles que estão no erro? Ora, aqueles que creem numa religião qualquer, protestante, judaica, católica ou qualquer outra, não estão no erro? Nele estão, indubitavelmente, uma vez que as diversas religiões hoje professadas dão como verdades incontestáveis, e nos fazem uma obrigação de crer, em coisas completamente falsas, ou pelo menos coisas que podem vir de fontes verdadeiras, mas inteiramente mal interpreta-das. Se está provado que as penas não são senão temporárias, - e Deus sabe se é um erro leviano confundir o temporário com o eterno, - que o fogo do inferno é uma ficção, e que em lugar de uma criação em seis dias trata-se de milhões de séculos, etc.; se tudo isto está provado, digo, partindo deste princípio de que a verdade é una, as crenças que deram lugar a interpretações tão falsas desses dogmas não são nem mais nem menos do que falsas, porque uma coisa é ou não é; não há meio-termo.
"Por que, pois, o Espiritismo não se dirigiria tanto àqueles que creem em absurdos, para disso dissuadi-los, quanto àqueles que não creem em nada ou que duvidam? etc."

Aproveitamos a ocasião da carta da qual extraímos as passagens acima, para lembrar, uma vez mais, o objetivo essencial do Espiritismo, sobre o qual o autor dessa carta não parece completamente edificado.

Pelas provas patentes que ele dá da existência da alma e da vida futura, bases de todas as religiões, é a negação do materialismo, e se dirige, consequentemente, àqueles que negam ou que duvidam. É bem evidente que, aquele que não crê em Deus nem em sua alma, não é nem católico, nem judeu, nem protestante, qualquer que seja a religião em que nasceu, porque não seria mesmo nem maometano nem budista; ora, pela evidência dos fatos, é levado a crer na vida futura com todas as suas consequências morais; livre para adotar em seguida o culto que melhor convenha à sua razão ou à sua consciência; mas aí se detém o papel do Espiritismo; faz vencer os três quartos do caminho; faz transpor o passo mais difícil, o da incredulidade, cabendo aos outros fazer o resto.

Mas, poderá dizer o autor da carta, se nenhum culto me convém? Pois bem! então, ficai o que sois; o Espiritismo nisso nada pode; não se encarrega de vos fazer abraçar um culto à força, nem de discutir para vós o valor intrínseco dos dogmas de cada um: deixa isto à vossa consciência. Se o que o Espiritismo dá não vos basta, procurai, entre todas as filosofias que existem, uma doutrina que melhor satisfaça às vossas aspirações.

Os incrédulos e os que duvidam formam uma categoria imensamente numerosa, e quando o Espiritismo diz que não se dirige àqueles que têm uma fé qualquer e a quem essa fé basta, entende que não se impõe a ninguém e não violenta nenhuma consciência. Dirigindo-se aos incrédulos, chega a convencê-los pelos meios que lhe são próprios, pelos raciocínios que sabe ter acesso à sua razão, uma vez que os outros foram impotentes; em uma palavra, ele tem seu método com o qual obtém, todos os dias, muitos bons resultados; mas não tem doutrina secreta; não diz a uns: abri vossos ouvidos, e aos outros, fechai-os; fala a todo o mundo por seus escritos, e cada um está livre para adotar ou rejeitar a sua maneira de encarar as coisas. Por esta maneira, faz crentes fervorosos daqueles que eram incrédulos; é tudo o que ele quer. Àquele, pois, que diria: 'Tenho minha fé e não quero mudá-la; creio na eternidade absoluta das penas, nas chamas do inferno e nos demônios; persisto mesmo em crer que é o Sol que gira porque a Bíblia o diz, e creio que minha salvação é a esse preço, "o Espiritismo responde: "Guardai vossas crenças, uma vez que elas vos convém; ninguém procura vos impor outras; não me dirijo a vós, uma vez que não me quereis;" e nisto é fiel ao seu princípio de respeitar a liberdade de cons-ciência. Se há os que creem estar em erro, são livres para olhar a luz, que brilha para todo o mundo; aqueles que creem estar na verdade são livres para afastar os olhos.

Ainda uma vez, o Espiritismo tem um objetivo do qual não quer e não deve se afastar; sabe o caminho que deve a ele conduzir, e segui-lo-á sem se deixar extraviar pelas sugestões dos impacientes: cada coisa vem a seu tempo, e querer ir muito depressa, frequentemente, é recuar em lugar de avançar.

Duas palavras ainda ao autor da carta: Parece-nos ter feito uma falsa aplicação do princípio de que a verdade é una, disso concluindo que se certos dogmas, como os das penas futuras e o da criação, receberam uma interpretação errônea, tudo deve ser falso na religião. Não vemos, todos os dias, a própria ciência positiva reconhecer certos erros de detalhes, sem que, por isso, a ciência seja radicalmente falsa? Não se pôs a Igreja de acordo com a ciência sobre certas crenças das quais fazia outrora artigos de fé? Não a reconhece hoje a lei do movimento da Terra e a dos períodos geológicos da criação que havia condenado como heresias? Quanto às chamas do inferno, toda a alta teologia está de acordo para reconhecer que é uma figura, e que é preciso entender, por aí, um fogo moral e não um fogo material. Sobre vários pontos as doutrinas são também menos absolutas do que outrora; de onde se pode concluir que um dia, cedendo à evidência dos fatos e das provas materiais, ela compreenderá a necessidade de uma interpretação em harmonia com as leis da Natureza, de alguns pontos ainda controvertidos; porque nenhuma crença poderia, nem validamente, nem racionalmente, prevalecer contra essas leis. Deus não pode se contradizer estabelecendo dogmas contrários às suas leis eternas e imutáveis, e o homem não pode pretender se colocar acima de Deus, decretando a nulidade de suas leis. Ora, a Igreja, que compreendeu esta verdade para certas coisas, compreendê-la-á igualmente para as outras, notadamente no que concerne ao Espiritismo, fundado, em todos os pontos, sobre as leis da Natureza, ainda mal compreendidas, mas que cada dia serão melhor compreendidas.

Não é preciso, pois, se apressar em rejeitar um todo, porque certas partes são obscuras ou defeituosas, e cremos útil, a esse propósito, lembrar-se da fábula de: A macaca, o macaco e a noz.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 17:25:46 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #876 Online: 03 de Novembro de 2010, 17:07:13 »
Citar
RESPOSTA A UMA PERGUNTA SOBRE O ESPIRITISMO
DO PONTO DE VISTA RELIGIOSO.


É... Só dá pra responder do ponto de vista religioso mesmo....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #877 Online: 03 de Novembro de 2010, 17:08:00 »
Hoje é Uiliníli Day.
Espero que ele não esgote toda a elasticidade escrotal com o ênio.

uiliníli pega o RCFS que é seu.  :)




 :histeria:
Nossa! que isso! é um adulto que está atrás deste pc?
Crentes não tem senso de humor?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #878 Online: 03 de Novembro de 2010, 17:19:19 »
Senhores, menos provocações por favor, dos dois lados.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #879 Online: 03 de Novembro de 2010, 17:21:38 »
Ok, está certo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #880 Online: 03 de Novembro de 2010, 17:22:52 »
Tenho absoluta certeza da salvação de minha alma.

Seja bem vindo, caro forista.
Tem um tópico aqui para apresentações. Passe por lá.
E aproveite e leia as regras do fórum também. :ok:

Eu retirei apenas um trecho do seu longo post para comentar o seguinte: Se eu te afirmar, com absoluta certeza, que existe um bule de chá girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, como você poderia refutar minha asserção? (Retirado de Bertrand Russell, do livro "Existe um Deus?")

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #881 Online: 03 de Novembro de 2010, 17:52:32 »
Hoje é Uiliníli Day.
Espero que ele não esgote toda a elasticidade escrotal com o ênio.

uiliníli pega o RCFS que é seu.  :)




 :histeria:

Cruz, credo, Giga! Isso é coisa que se faça com um colega? :biglol:

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #882 Online: 03 de Novembro de 2010, 18:50:40 »
Caros,
Em primeiro lugar estabeleçamos uma linha respeitosa em qualquer discusão. Este é um fórum de discussões céticas, claro e como convém; entretanto, é justamente através das conbribuições/provocações dos não-céticos, que o próprio ceticismo e ciência evoluem.

Eu estava, na realidade, procurando tópicos no google acerca do espiritismo quando apareceu o link desa discusão. Vi aqui inumeras opiniões de ateus, cientistas e defesas dos espiritas. Pois bem, não me coloco em nenhum dos "times" em questão. Sou cristão e gostaria, com respeito e permissão, de expor poucas coisas que tenho estudado à exaustão!

Bem vindo ao nosso fórum. Eu fui encarregado pelo mestre Gigaview a te dar as boas vindas :P

Citar
Acabei me relacionando com uma pessoa espirita e descobri que outros amigos assim o erram também. A partir deste momento, passei a estudar, desprovido de qualquer pré-conceito, a doutrina espirita. Para tal acabei por ler completamente a Genese, O livro dos Médiuns, O evangelho e O livro dos Espiritos. Foi quase um mês de leitura atenciosa.

Quero lhes dizer que tais fenômenos (seja de materialização ou outros) existem sim!! Entretanto, não devido aos pilares defendidos pelo espiritismo!! Vamos lá: Eu particularmente já presenciei pessoas falarem com a voz de outro falecido, voz de figuras publicas históricas, já vi manifestações cujo pessoa revelava faos históricos detalhadamente (e sei que tal pessoa nunca foi dada a estudar tal tema) e pasmem, conheço pessoas de extrema confiança que já presenciaram espiritos (não apenas vultos).

RCFS, esse tipo de testemunho constitui o que, dentro da comunidade cética, costumamos chamar de "evidência anedótica". Como esclarecimento, vamos estabelecer que um "cético" é uma pessoa que se identifica com a filosofia do "ceticismo científico", isto é,  uma pessoa que acredita que o método científico é a melhor maneira de separar informações falsas de informações verdadeiras e que, portanto, qualquer alegação a respeito da realidade deve passar pelo crivo desse método.

Quanto às evidências anedóticas, embora eu aceite que para as pessoas que afirmam ter testemunhados esses fenômenos eles pareçam evidências bem reais, para as pessoas que não o testemunharam eles não correspondem a uma informação fidedigna. Pessoas são susceptíveis a erros, enganos e até mentiras. Por isso um testemunho pessoal não constitui uma evidência forte o suficiente para convencer. Pense bem, se todos os testemunhos pessoais fossem válidos, deveríamos acreditar não apenas em espíritos, como também é discos-voadores, pé-grande, monstro do lago Ness, Saci, aparições da deusa Shiva, e até na idoneidade de Paulo Maluf. A lista é interminável.

Por isso o método científico, e por consequência o ceticismo científico, não pode aceitar testemunhos como provas. Para o método científico, provas válidas são aquelas obtidas em experimentos controlados onde todas as variáveis que podem afetar os resultados são isoladas, onde os resultados são tratados de forma adequada pela melhor matemática e/ou estatística disponível e onde o experimento pode ser reproduzido por qualquer outro cientista e seja garantido que eles possam chegar aos mesmos resultados. É esse o padrão de prova que é exigido pela comunidade científica e que é aceito pelos céticos.

Falando especificamente das (fracas) evidências que você mencionou em seu post: (1) vozes podem ser imitadas, situações de estresse emocional e de autossugestão também podem afetar o julgamento crítico das pessoas que escutam essas imitações e elas podem se enganar sobre o quanto essas imitações são fidedignas de verdade. (2) detalhar fatos históricos de maneira acurada não me parece nem um pouco impressionante, qualquer pessoa com acesso a um livro de história pode fazer isso; como você pode ter certeza de que a pessoa em questão não tinha acesso nenhum a esse tipo de informação? Outra coisa, você parece confiar nessa pessoa, mas pondo essa confiança de lado por um segundo, você não admite que se essa pessoa quisesse te enganar, ela teria condições para isso? (3) Como você sabe que as pessoas da sua confiança presenciaram mesmo espíritos, e não vultos. Posso entender que, por você confiar nessas pessoas, você ache pouco provável que elas mentissem para você, mas você não acha admissível que elas possam ter se enganado? Ou interpretado mal um fenômeno natural, um sonho, ou mesmo um vulto? Você tem certeza de que é uma boa ideia basear toda a sua visão de mundo sobre uma evidência tão frágil quanto a capacidade de um amigo seu distinguir um vulto completamente normal de um "espírito"? E baseado apenas no fato de seu amigo ter visto isso que ele diz ser um "espírito" você acha razoável concluir que todo ser sensciente do universo possui uma alma imortal que abandona o nosso corpo no momento da morte?

Citar
Isto, no entanto, possui uma explicação encerrada e muito clara para o Cristianismo. Existe o que chamamos de mundo espiritual (de onde vem o termo bastante usado de "guerra espiritual"). Este mundo não é habitado por perispiritos, almas enfim... São seres espirituais que assim sempre foram. Anjos e demônios para ser mais especifico. Peço neste momento que se calem as possiveis risadas e continuem a ler respeitosamente, assim como fiz com cada post.

Ok, mas você entende que para nós, que não compartilhamos da sua fé, suas crenças não parecem melhor que as crenças dos espíritas ou dos umbandistas ou dos hinduístas, ou dos antigos vikings, ou de quem quer que seja, não? Não temos um motivo particular para acreditar que a sua fé seja melhor do que qualquer outra.

Citar
Deus criou o homem cada qual individualmente e "pôs o espirito nele". Logo é finado o tópico de que primeiro vem o corpo e logo após, quase simultâneamente, vem o espirito. É pequeno demais acreditar que existem bilhoes e bilhoes de espiritos e pouca percentagem deles vivendo, ocasionalmente, em corpos humanos. Até porque "cabe a cade ser humano morrer uma só vez, vindo logo após o juízo". Chega a ser engraçado Kardec dizer que "toda verdade se encontra no Cristianismo" se ele mesmo, em absolutamente todas suas publicações, formula postulados que vão totalmente de contra às verdades cristãs. Enfim não é para discutir as inúmeras contradições do Sr. pseudo Kardec mas sim para falar especificamente de espiritos que estou aqui.

Para nós com a morte da carne o espirito repousa até o julgamento das almas. E este julgamento não são pelas obras feitas enquanto o espirito estava em corpo, mas sim pelo arrependimento e confisão da salvação unica e exclusivamente pelo Filho de Deus (Yeshua - Jesus o Cristo). Sendo assim, o espirito, assim como o corpo, é único; entretanto, diferente do corpo, é eterno, porém, não re-encarnável em outro corpo (doutrina mais questionável que conheço em todos meus estudos) mas sim julgado e salvo, ou condenado... pela fé ou não em Cristo.

Voltando, então às manifestações: Dados que o espirito que habita o homem é único e não fica vagando por ai até escolher um novo corpo para ir evoluindo até parar de re-encarnar, as menifestações que temos presenciado são manifestações demôniacas. O mundo espiritual é composto por Deus e suas legiões celestiais e Satanás e suas legiões malignas. O objetivo central de Satanás e tirar toda e qualquer pessoa (e assim o espirito que habita nela) do caminho da verdade, do caminho da mensagem de Yeshua, o messias profetizado a 5.000 anos. Para tal, várias são as ferramentas e formas de Satanás confundir as pessoas para que elas questionem os evangélios da Biblia. Ora, se a biblia diz veementemente que cabe ao ser morrer apenas uma vez e que os mortos não se comunicam com o mundo dos vivos, isto nos leva a considerar que tais manifestações dos mortos são manifestações demoniacas que visam confundir, ludibriar e afastar as pessoas do caminho de Deus.

Todos sentimos saudades de um amado, todos temos a curiosidade de uma personalidade que nao se conheceu. Logo, o espiritismo utiliza de postulados demôniacos para firmar suas verdades e atrair pessoas. Somos seres humanos, a cada dia mais estamos revendo teorias feitas, descobertas e fazendo novas ....e é incrivel que o quão mais se conhece, mais certeza de que não se conhece quase nada.

Bom, esse tema é melhor você discutir com os espíritas. Para nós, céticos, ambas as crenças são igualmente engraçadas.

Citar
Saibam que presenciei uma manifestação de uma pessoa falecida e um pastor sério que esta comigo repreendeu aquela manifestação que se calou no mesmo instante e com uma voz muito estranha confesou ser um espirito maligno.

Não conheço os detalhes da interação que você acredita ter tido com uma pessoa falecida. Na minha desinformada opinião, você e o seu pastor foram vítimas de autossugestão. Como tanto você quanto seu pastor acreditam sinceramente em manifestações demoníacas, num ambiente em que todos compartilhem das suas crenças seu senso crítico fica comprometido. Um de vocês dois pode ter sentido honestamente algum incômodo que foi interpretado como uma presença estranha e ao comunicar esse sentimento ao outro, vocês dois começaram a reafirmar essa interpretação e se sugestionaram a acreditar que esse fenômeno era real. A partir desse momento vocês começaram a ver e a ouvir aquilo que vocês queriam ver e ouvir. Mas, na minha opinião, isso ainda é uma fantasia em que vocês concordaram em acreditar. Posso estar errado, claro, mas como já expliquei demoradamente mais acima, eu careço de evidências mais conclusivas de que exista realmente um mundo espiritual. O que eu sei é que existe um mundo material e que nesse mundo há seres humanos que são bastante susceptíveis ao erro. É mais lógico supor que você e seu pastro foram vítimas dessa falibilidade do que supor que exista um mundo espiritual de anjos e demônios.

Citar
Se for possivel para te afastar da verdade de Jesus Cristo o Diabo irá voce ver tua mae falecida na tua frente e ainda preparando um café da manha para voce, mas te garanto são manifestações demoniacas. Ao longo da Biblia temos relatos inumeros de aparições de anjos e demônios. Apenas uma vez a aparição de espiritos em forma de pessoas (Moises e Elias no monte da transfiguração - e ali representando a profesia e as leis que ambas estavam se cumprindo em Jesus, o Messias).

Olha, eu até acho que Jesus foi um cara legal e tudo mais, mas lembre-se que você está falando para uma plateia que não exatamente acredita nessa tal de  "verdade de Jesus Cristo" :)

Citar
Enfim, espiritos existem sim, mas totalmente diferente dos postulados espiritas. Deus abençoe vocês.

Eu ainda não estou convencido nem de quele eles existam, quanto mais nos termos dos espíritas. Parece que você está pregando para os convertidos.

Citar
Tenho absoluta certeza da salvação de minha alma. Caso você fique no minimo intrigado se isto que eu disse é verdade procure ler e estudar à exaustão a vida de Jesus. Só temos uma escolha: Ou ele foi o maior mentiroso que a humanidade já existiu; ou um louco varrido; ou de fato tudo aquilo que Ele se diz ser. Não há meio termo.

Não concordo com você. Há várias escolhas. Há inúmeras possibilidades entre os dois extremos de "tudo o que Jesus disse foi verdade" e "tudo o que Jesus disse foi mentira". Será que eu não posso acreditar que uma parte do que Jesus disse tem valor, mas uma parte não tem? (Isso assumindo que Jesus existiu de fato e que a Bíblia é uma fonte fiel de informação sobre a sua vida). Por exemplo, se você ler a minha assinatura verá uma expressão literal daquilo que estou falando: Eu não acredito em Deus e portanto não acredito que haja alguma virtude em amar a esse Deus. Por outro lado, acho que Jesus falou coisas muito interessantes e verdadeiras no que diz respeito à moral e à relação entre os homens. Quem pode discordar de "amar ao próximo como a si mesmo"? Quem pode discordar que "amar os seus inimigos" é um ideal moral elevado que faria muito bem ao mundo, se fôssemos capazes de colocá-lo em prática? Há muita verdade dentro do Cristianismo, mas creio que há muita mentira também e é preciso saber separar uma coisa da outra.

Citar
Nego veementemente a doutrina espirita que julga Jesus como espirito puro ou grande mestre-moral. Ele nao deixou esta alternativa. Ele disse ser Deus (principio da trindade) e que ninguem veria a Deus se nao fosse através da fé Nele. Um grande mestre moral ou espirito puro não diria um "absurdo" destes.

Nesse caso então, eu, pessoalmente, estou um pouco mais próximo dos espíritas. Mas só um pouco. Meu ponto de vista, na verdade, não é nem um e nem outro, é humanista. Jesus, na minha opinião, foi um ser humano. Falível até. Ele merece ser admirado como um ser humano genial, mas no mesmo nível que outros mais que existiram antes e depois dele, como Buda, Sócrates, Sêneca, Epicuro, Gandhi, Voltaire, Kant, etc.

Citar
Tenho estudado o islamismo, o cristianismo, o judaismo e espiritismo (baixo e kardecista) e nunca via nada tão pobre quanto o espiritismo, com todo respeito.... consiste num emaranhado de contradições infindáveis.

Questão de opinião. Mas já que você está neste fórum agora também, presumo que você esteja estudando o ceticismo e o ateísmo como visões de mundo também, correto?

Citar
Jesus ama a todos vocês e querem ter com vocês. Acreditem, por mais dificil que seja. Grande abraço Rafael

Bom, eu não creio que Jesus viva e possa amar quem quer que seja, mas como disse anteriormente, gosto muito dele também, apesar de não crer que ele fosse um deus infalível e fazedor de milagres.

[]'s!

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #883 Online: 03 de Novembro de 2010, 19:29:12 »
Hoje é Uiliníli Day.
Espero que ele não esgote toda a elasticidade escrotal com o ênio.

uiliníli pega o RCFS que é seu.  :)




 :histeria:
Nossa! que isso! é um adulto que está atrás deste pc
Caros,
Em primeiro lugar estabeleçamos uma linha respeitosa em qualquer discusão. Este é um fórum de discussões céticas, claro e como convém; entretanto, é justamente através das conbribuições/provocações dos não-céticos, que o próprio ceticismo e ciência evoluem.

Eu estava, na realidade, procurando tópicos no google acerca do espiritismo quando apareceu o link desa discusão. Vi aqui inumeras opiniões de ateus, cientistas e defesas dos espiritas. Pois bem, não me coloco em nenhum dos "times" em questão. Sou cristão e gostaria, com respeito e permissão, de expor poucas coisas que tenho estudado à exaustão!

Acabei me relacionando com uma pessoa espirita e descobri que outros amigos assim o erram também. A partir deste momento, passei a estudar, desprovido de qualquer pré-conceito, a doutrina espirita. Para tal acabei por ler completamente a Genese, O livro dos Médiuns, O evangelho e O livro dos Espiritos. Foi quase um mês de leitura atenciosa.

[...]
Bom, amigo, nota-se que terá que ter muita paciência com algumas crianças.


Achei esse texto na Revista Espírita, e por ser muito condizente com o seu achei conveniete postar somente para explicar algumas coisas.


RESPOSTA A UMA PERGUNTA SOBRE O ESPIRITISMO
DO PONTO DE VISTA RELIGIOSO.

A pergunta seguinte nos foi dirigida por uma pessoa de Bordeaux, que não temos a honra de conhecer, e à qual cremos dever responder pela Revista, para a instrução de todos.
"Li numa de suas obras: "O Espiritismo não se dirige àqueles que têm uma fé religiosa qualquer, com o fim de dela não os afastar, e a quem essa fé basta à sua razão e à sua consciência, mas à numerosa categoria dos incertos e dos incrédulos, etc.
"Pois bem! Por que não? O Espiritismo, que é a verdade, não deveria se dirigir a todo o mundo? a todos aqueles que estão no erro? Ora, aqueles que creem numa religião qualquer, protestante, judaica, católica ou qualquer outra, não estão no erro? Nele estão, indubitavelmente, uma vez que as diversas religiões hoje professadas dão como verdades incontestáveis, e nos fazem uma obrigação de crer, em coisas completamente falsas, ou pelo menos coisas que podem vir de fontes verdadeiras, mas inteiramente mal interpreta-das. Se está provado que as penas não são senão temporárias, - e Deus sabe se é um erro leviano confundir o temporário com o eterno, - que o fogo do inferno é uma ficção, e que em lugar de uma criação em seis dias trata-se de milhões de séculos, etc.; se tudo isto está provado, digo, partindo deste princípio de que a verdade é una, as crenças que deram lugar a interpretações tão falsas desses dogmas não são nem mais nem menos do que falsas, porque uma coisa é ou não é; não há meio-termo.
"Por que, pois, o Espiritismo não se dirigiria tanto àqueles que creem em absurdos, para disso dissuadi-los, quanto àqueles que não creem em nada ou que duvidam? etc."

Aproveitamos a ocasião da carta da qual extraímos as passagens acima, para lembrar, uma vez mais, o objetivo essencial do Espiritismo, sobre o qual o autor dessa carta não parece completamente edificado.

Pelas provas patentes que ele dá da existência da alma e da vida futura, bases de todas as religiões, é a negação do materialismo, e se dirige, consequentemente, àqueles que negam ou que duvidam. É bem evidente que, aquele que não crê em Deus nem em sua alma, não é nem católico, nem judeu, nem protestante, qualquer que seja a religião em que nasceu, porque não seria mesmo nem maometano nem budista; ora, pela evidência dos fatos, é levado a crer na vida futura com todas as suas consequências morais; livre para adotar em seguida o culto que melhor convenha à sua razão ou à sua consciência; mas aí se detém o papel do Espiritismo; faz vencer os três quartos do caminho; faz transpor o passo mais difícil, o da incredulidade, cabendo aos outros fazer o resto.

Mas, poderá dizer o autor da carta, se nenhum culto me convém? Pois bem! então, ficai o que sois; o Espiritismo nisso nada pode; não se encarrega de vos fazer abraçar um culto à força, nem de discutir para vós o valor intrínseco dos dogmas de cada um: deixa isto à vossa consciência. Se o que o Espiritismo dá não vos basta, procurai, entre todas as filosofias que existem, uma doutrina que melhor satisfaça às vossas aspirações.

Os incrédulos e os que duvidam formam uma categoria imensamente numerosa, e quando o Espiritismo diz que não se dirige àqueles que têm uma fé qualquer e a quem essa fé basta, entende que não se impõe a ninguém e não violenta nenhuma consciência. Dirigindo-se aos incrédulos, chega a convencê-los pelos meios que lhe são próprios, pelos raciocínios que sabe ter acesso à sua razão, uma vez que os outros foram impotentes; em uma palavra, ele tem seu método com o qual obtém, todos os dias, muitos bons resultados; mas não tem doutrina secreta; não diz a uns: abri vossos ouvidos, e aos outros, fechai-os; fala a todo o mundo por seus escritos, e cada um está livre para adotar ou rejeitar a sua maneira de encarar as coisas. Por esta maneira, faz crentes fervorosos daqueles que eram incrédulos; é tudo o que ele quer. Àquele, pois, que diria: 'Tenho minha fé e não quero mudá-la; creio na eternidade absoluta das penas, nas chamas do inferno e nos demônios; persisto mesmo em crer que é o Sol que gira porque a Bíblia o diz, e creio que minha salvação é a esse preço, "o Espiritismo responde: "Guardai vossas crenças, uma vez que elas vos convém; ninguém procura vos impor outras; não me dirijo a vós, uma vez que não me quereis;" e nisto é fiel ao seu princípio de respeitar a liberdade de cons-ciência. Se há os que creem estar em erro, são livres para olhar a luz, que brilha para todo o mundo; aqueles que creem estar na verdade são livres para afastar os olhos.

Ainda uma vez, o Espiritismo tem um objetivo do qual não quer e não deve se afastar; sabe o caminho que deve a ele conduzir, e segui-lo-á sem se deixar extraviar pelas sugestões dos impacientes: cada coisa vem a seu tempo, e querer ir muito depressa, frequentemente, é recuar em lugar de avançar.

Duas palavras ainda ao autor da carta: Parece-nos ter feito uma falsa aplicação do princípio de que a verdade é una, disso concluindo que se certos dogmas, como os das penas futuras e o da criação, receberam uma interpretação errônea, tudo deve ser falso na religião. Não vemos, todos os dias, a própria ciência positiva reconhecer certos erros de detalhes, sem que, por isso, a ciência seja radicalmente falsa? Não se pôs a Igreja de acordo com a ciência sobre certas crenças das quais fazia outrora artigos de fé? Não a reconhece hoje a lei do movimento da Terra e a dos períodos geológicos da criação que havia condenado como heresias? Quanto às chamas do inferno, toda a alta teologia está de acordo para reconhecer que é uma figura, e que é preciso entender, por aí, um fogo moral e não um fogo material. Sobre vários pontos as doutrinas são também menos absolutas do que outrora; de onde se pode concluir que um dia, cedendo à evidência dos fatos e das provas materiais, ela compreenderá a necessidade de uma interpretação em harmonia com as leis da Natureza, de alguns pontos ainda controvertidos; porque nenhuma crença poderia, nem validamente, nem racionalmente, prevalecer contra essas leis. Deus não pode se contradizer estabelecendo dogmas contrários às suas leis eternas e imutáveis, e o homem não pode pretender se colocar acima de Deus, decretando a nulidade de suas leis. Ora, a Igreja, que compreendeu esta verdade para certas coisas, compreendê-la-á igualmente para as outras, notadamente no que concerne ao Espiritismo, fundado, em todos os pontos, sobre as leis da Natureza, ainda mal compreendidas, mas que cada dia serão melhor compreendidas.

Não é preciso, pois, se apressar em rejeitar um todo, porque certas partes são obscuras ou defeituosas, e cremos útil, a esse propósito, lembrar-se da fábula de: A macaca, o macaco e a noz.


Só prá lembrar que a Revista Espírita também publicou com detalhes a descrição da casa de Mozart no planeta Jupiter, dentre outras bobagens.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #884 Online: 03 de Novembro de 2010, 19:35:49 »

Só prá lembrar que a Revista Espírita também publicou com detalhes a descrição da casa de Mozart no planeta Jupiter, dentre outras bobagens.

Por favor, eu PRECISO ver isso!  :oba:  :histeria:
(mas ainda assim isso é um ad hominem :P )

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #885 Online: 03 de Novembro de 2010, 19:37:52 »
Citação de: [url=http://www.portaldoespirito.com.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/005/vida-em-outros-mundos.html]Portal do Espírito[/url]
Revista Espírita - Março/1858

Marte: vida inferior à da Terra (Obs.: esse registro corrobora a longa “nota de rodapé” inserta na questão n° 188 de O Livro dos Espíritos, de Abril/1857);

Urano: habitantes com moral mais elevada do que a dos terrestres;

Júpiter: o mais avançado dos planetas do Sistema Solar. Seus habitantes:

    * corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;
    * deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga (como os peixes e as aves);
    * na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida: dissipam-se;
    * alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente;
    * expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças);
    * infância: dura apenas alguns dos nossos meses;
    * linguagem: quase sempre de espírito a espírito (mas há, também, a linguagem articulada);
    * ocupações: puramente intelectuais;
    * vidência (segunda vista): permanente, para a maioria dos habitantes;
    * animais: mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível; são encarregados dos trabalhos manuais;
    * arquitetura: na Revista Espírita de Agosto/1858, em anexo, foi distribuído detalhado desenho de uma habitação em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec; entrevistado, mediunicamente, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos.


Uma residência em Júpiter de acordo com Victorien Sardou

(1) Victorien Sardou, médium psicógrafo que trabalhou com Allan Kardec: embora não soubesse desenho, foi o instrumento para os esplêndidos quadros de cenas de outros planetas. Foi membro da Academia Francesa e um dos mais fecundos comediógrafos franceses. (N. do T.)

Extraído da Revista Espírita, Abril de 1858
Por Allan Kardec

http://cantomagia.blogspot.com/2009/11/planeta-jupiter.html

 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

As outras piadas também são ótimas, olha essa aqui: "corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;" (isso para um planeta com duas vezes e meia a gravidade da Terra  :biglol: )
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 19:48:01 por uiliníli »

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #886 Online: 03 de Novembro de 2010, 20:38:28 »
Citação de: [url=http://www.portaldoespirito.com.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/005/vida-em-outros-mundos.html]Portal do Espírito[/url]
Revista Espírita - Março/1858

Marte: vida inferior à da Terra (Obs.: esse registro corrobora a longa “nota de rodapé” inserta na questão n° 188 de O Livro dos Espíritos, de Abril/1857);

Urano: habitantes com moral mais elevada do que a dos terrestres;

Júpiter: o mais avançado dos planetas do Sistema Solar. Seus habitantes:

    * corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;
    * deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga (como os peixes e as aves);
    * na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida: dissipam-se;
    * alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente;
    * expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças);
    * infância: dura apenas alguns dos nossos meses;
    * linguagem: quase sempre de espírito a espírito (mas há, também, a linguagem articulada);
    * ocupações: puramente intelectuais;
    * vidência (segunda vista): permanente, para a maioria dos habitantes;
    * animais: mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível; são encarregados dos trabalhos manuais;
    * arquitetura: na Revista Espírita de Agosto/1858, em anexo, foi distribuído detalhado desenho de uma habitação em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec; entrevistado, mediunicamente, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos.


Uma residência em Júpiter de acordo com Victorien Sardou

(1) Victorien Sardou, médium psicógrafo que trabalhou com Allan Kardec: embora não soubesse desenho, foi o instrumento para os esplêndidos quadros de cenas de outros planetas. Foi membro da Academia Francesa e um dos mais fecundos comediógrafos franceses. (N. do T.)

Extraído da Revista Espírita, Abril de 1858
Por Allan Kardec

http://cantomagia.blogspot.com/2009/11/planeta-jupiter.html

 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

As outras piadas também são ótimas, olha essa aqui: "corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;" (isso para um planeta com duas vezes e meia a gravidade da Terra  :biglol: )
Pois eh, quando se usa de conveniências e desonestidade com os fatos, tudo fica hilário.


No mesmo livro, um pouco abaixo do texto em referência, tinha uma nota de Kardec que todo cético finge não ver.  Vou aumentar a fonte na esperança que um dia vocês possam enxergar..


Citação de: [url=http://][/url]
OBSERVAÇÕES A PROPÓSITO DOS DESENHOS DE JÚPITER.

Damos, com este número de nossa Revista, assim como anunciamos, um desenho de uma habitação de Júpiter, executada e gravada pelo senhor Victorien Sardou, como médium, e a ele acrescentamos o artigo descritivo que consentiu nos dar sobre o assunto. Qualquer que possa ser, sobre a autenticidade dessas descrições, a opinião daqueles que poderiam nos acusar de nos ocuparmos com o que se passa nos mundos desconhe-cidos, ao passo que há tanto a fazer na Terra, pedimos aos nossos leitores não perderem de vista que nosso objetivo, assim como o anuncia nosso título, é, antes de tudo, o estudo dos fenômenos, e que nesse ponto de vista nada deve ser negligenciado. Ora, como fato de manifestações, esses desenhos são, incontestavelmente, os mais notáveis, conside-rando-se que o autor não sabe nem desenhar, nem gravar, e que o desenho que nos ofe-receu foi gravado por ele à água-forte, sem modelo e sem ensaio preliminar, em nove ho-ras. Supondo mesmo que esse desenho seja uma fantasia do Espírito que o traçou, só o fato de sua execução não seria um fenômeno de menor atenção, e, a esse título, cabe a nossa coletânea dar a conhecê-lo, assim como a descrição que, sobre ele, foi dada pelos Espíritos, não para satisfazer a vã curiosidade de pessoas fúteis, mas como assunto de estudo para pessoas sérias, que querem aprofundar todos os mistérios da ciência espíri-ta. Estar-se-ia em erro crendo que fazemos da revelação de mundos desconhecidos o objeto capital da Doutrina; isso não será sempre, para nós, senão um acessório, mas um acessório que cremos útil como complemento de estudo; o principal será sempre, para nós, o ensinamento moral, e, nas comunicações de além-túmulo, procuramos sobretudo o que pode esclarecer a Humanidade e conduzi-la para o bem, único meio de assegurar sua felicidade neste mundo e no outro. Não se poderia dizer o mesmo dos astrônomos que, eles também, sondam os espaços e se perguntar em que pode ser útil, para o bem da Humanidade, saber calcular com uma precisão rigorosa a parábola de um astro invisí-vel? Todas as ciências não têm, pois, um interesse eminentemente prático, e todavia não vem ao pensamento de ninguém tratá-las com desdém, porque tudo o que alarga o círcu-lo das idéias contribui para o progresso. Ocorre o mesmo com as comunicações espíritas, mesmo quando saem do círculo estreito da nossa personalidade.


 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

As outras piadas também são ótimas, olha essa aqui: "corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;" (isso para um planeta com duas vezes e meia a gravidade da Terra  :biglol: )
Em qual planeta a forma interfere na gravidade? A forma esférica do Sol pesa mais que a forma esférica da Terra?  ::)

Se algum crítico avaliasse essas histérias - que nada mais são que muletas de argumentos -, ou seja, acreditam que sendo histéricos estão reforçando o argumento - veria que na maioria dos casos, senão todos, riem da forma sem entender o fundo. Isso realmente se torna engraçado a vista de outros que deixa passar esses detalhes desapercebidos.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 20:57:57 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #887 Online: 03 de Novembro de 2010, 21:05:02 »
Caros,
Em primeiro lugar estabeleçamos uma linha respeitosa em qualquer discusão. Este é um fórum de discussões céticas, claro e como convém; entretanto, é justamente através das conbribuições/provocações dos não-céticos, que o próprio ceticismo e ciência evoluem.

Eu estava, na realidade, procurando tópicos no google acerca do espiritismo quando apareceu o link desa discusão. Vi aqui inumeras opiniões de ateus, cientistas e defesas dos espiritas. Pois bem, não me coloco em nenhum dos "times" em questão. Sou cristão e gostaria, com respeito e permissão, de expor poucas coisas que tenho estudado à exaustão!

Acabei me relacionando com uma pessoa espirita e descobri que outros amigos assim o erram também. A partir deste momento, passei a estudar, desprovido de qualquer pré-conceito, a doutrina espirita. Para tal acabei por ler completamente a Genese, O livro dos Médiuns, O evangelho e O livro dos Espiritos. Foi quase um mês de leitura atenciosa.

Quero lhes dizer que tais fenômenos (seja de materialização ou outros) existem sim!! Entretanto, não devido aos pilares defendidos pelo espiritismo!! Vamos lá: Eu particularmente já presenciei pessoas falarem com a voz de outro falecido, voz de figuras publicas históricas, já vi manifestações cujo pessoa revelava faos históricos detalhadamente (e sei que tal pessoa nunca foi dada a estudar tal tema) e pasmem, conheço pessoas de extrema confiança que já presenciaram espiritos (não apenas vultos).

Isto, no entanto, possui uma explicação encerrada e muito clara para o Cristianismo. Existe o que chamamos de mundo espiritual (de onde vem o termo bastante usado de "guerra espiritual"). Este mundo não é habitado por perispiritos, almas enfim... São seres espirituais que assim sempre foram. Anjos e demônios para ser mais especifico. Peço neste momento que se calem as possiveis risadas e continuem a ler respeitosamente, assim como fiz com cada post.

Deus criou o homem cada qual individualmente e "pôs o espirito nele". Logo é finado o tópico de que primeiro vem o corpo e logo após, quase simultâneamente, vem o espirito. É pequeno demais acreditar que existem bilhoes e bilhoes de espiritos e pouca percentagem deles vivendo, ocasionalmente, em corpos humanos. Até porque "cabe a cade ser humano morrer uma só vez, vindo logo após o juízo". Chega a ser engraçado Kardec dizer que "toda verdade se encontra no Cristianismo" se ele mesmo, em absolutamente todas suas publicações, formula postulados que vão totalmente de contra às verdades cristãs. Enfim não é para discutir as inúmeras contradições do Sr. pseudo Kardec mas sim para falar especificamente de espiritos que estou aqui.

Para nós com a morte da carne o espirito repousa até o julgamento das almas. E este julgamento não são pelas obras feitas enquanto o espirito estava em corpo, mas sim pelo arrependimento e confisão da salvação unica e exclusivamente pelo Filho de Deus (Yeshua - Jesus o Cristo). Sendo assim, o espirito, assim como o corpo, é único; entretanto, diferente do corpo, é eterno, porém, não re-encarnável em outro corpo (doutrina mais questionável que conheço em todos meus estudos) mas sim julgado e salvo, ou condenado... pela fé ou não em Cristo.

Voltando, então às manifestações: Dados que o espirito que habita o homem é único e não fica vagando por ai até escolher um novo corpo para ir evoluindo até parar de re-encarnar, as menifestações que temos presenciado são manifestações demôniacas. O mundo espiritual é composto por Deus e suas legiões celestiais e Satanás e suas legiões malignas. O objetivo central de Satanás e tirar toda e qualquer pessoa (e assim o espirito que habita nela) do caminho da verdade, do caminho da mensagem de Yeshua, o messias profetizado a 5.000 anos. Para tal, várias são as ferramentas e formas de Satanás confundir as pessoas para que elas questionem os evangélios da Biblia. Ora, se a biblia diz veementemente que cabe ao ser morrer apenas uma vez e que os mortos não se comunicam com o mundo dos vivos, isto nos leva a considerar que tais manifestações dos mortos são manifestações demoniacas que visam confundir, ludibriar e afastar as pessoas do caminho de Deus.

Todos sentimos saudades de um amado, todos temos a curiosidade de uma personalidade que nao se conheceu. Logo, o espiritismo utiliza de postulados demôniacos para firmar suas verdades e atrair pessoas. Somos seres humanos, a cada dia mais estamos revendo teorias feitas, descobertas e fazendo novas ....e é incrivel que o quão mais se conhece, mais certeza de que não se conhece quase nada.

Saibam que presenciei uma manifestação de uma pessoa falecida e um pastor sério que esta comigo repreendeu aquela manifestação que se calou no mesmo instante e com uma voz muito estranha confesou ser um espirito maligno.

Se for possivel para te afastar da verdade de Jesus Cristo o Diabo irá voce ver tua mae falecida na tua frente e ainda preparando um café da manha para voce, mas te garanto são manifestações demoniacas. Ao longo da Biblia temos relatos inumeros de aparições de anjos e demônios. Apenas uma vez a aparição de espiritos em forma de pessoas (Moises e Elias no monte da transfiguração - e ali representando a profesia e as leis que ambas estavam se cumprindo em Jesus, o Messias).

Enfim, espiritos existem sim, mas totalmente diferente dos postulados espiritas. Deus abençoe vocês.
Tenho absoluta certeza da salvação de minha alma. Caso você fique no minimo intrigado se isto que eu disse é verdade procure ler e estudar à exaustão a vida de Jesus. Só temos uma escolha: Ou ele foi o maior mentiroso que a humanidade já existiu; ou um louco varrido; ou de fato tudo aquilo que Ele se diz ser. Não há meio termo.

Nego veementemente a doutrina espirita que julga Jesus como espirito puro ou grande mestre-moral. Ele nao deixou esta alternativa. Ele disse ser Deus (principio da trindade) e que ninguem veria a Deus se nao fosse através da fé Nele. Um grande mestre moral ou espirito puro não diria um "absurdo" destes.

Tenho estudado o islamismo, o cristianismo, o judaismo e espiritismo (baixo e kardecista) e nunca via nada tão pobre quanto o espiritismo, com todo respeito.... consiste num emaranhado de contradições infindáveis.

Jesus ama a todos vocês e querem ter com vocês. Acreditem, por mais dificil que seja. Grande abraço Rafael

 :o :hein: :enjoo:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #888 Online: 03 de Novembro de 2010, 21:13:39 »
Pois eh, quando se usa de conveniências e desonestidade com os fatos, tudo fica hilário.


No mesmo livro, um pouco abaixo do texto em referência, tinha uma nota de Kardec que todo cético finge não ver.  Vou aumentar a fonte na esperança que um dia vocês possam enxergar..


Citação de: [url=http://][/url]
OBSERVAÇÕES A PROPÓSITO DOS DESENHOS DE JÚPITER.

Damos, com este número de nossa Revista, assim como anunciamos, um desenho de uma habitação de Júpiter, executada e gravada pelo senhor Victorien Sardou, como médium, e a ele acrescentamos o artigo descritivo que consentiu nos dar sobre o assunto. Qualquer que possa ser, sobre a autenticidade dessas descrições, a opinião daqueles que poderiam nos acusar de nos ocuparmos com o que se passa nos mundos desconhe-cidos, ao passo que há tanto a fazer na Terra, pedimos aos nossos leitores não perderem de vista que nosso objetivo, assim como o anuncia nosso título, é, antes de tudo, o estudo dos fenômenos, e que nesse ponto de vista nada deve ser negligenciado. Ora, como fato de manifestações, esses desenhos são, incontestavelmente, os mais notáveis, conside-rando-se que o autor não sabe nem desenhar, nem gravar, e que o desenho que nos ofe-receu foi gravado por ele à água-forte, sem modelo e sem ensaio preliminar, em nove ho-ras. Supondo mesmo que esse desenho seja uma fantasia do Espírito que o traçou, só o fato de sua execução não seria um fenômeno de menor atenção, e, a esse título, cabe a nossa coletânea dar a conhecê-lo, assim como a descrição que, sobre ele, foi dada pelos Espíritos, não para satisfazer a vã curiosidade de pessoas fúteis, mas como assunto de estudo para pessoas sérias, que querem aprofundar todos os mistérios da ciência espíri-ta. Estar-se-ia em erro crendo que fazemos da revelação de mundos desconhecidos o objeto capital da Doutrina; isso não será sempre, para nós, senão um acessório, mas um acessório que cremos útil como complemento de estudo; o principal será sempre, para nós, o ensinamento moral, e, nas comunicações de além-túmulo, procuramos sobretudo o que pode esclarecer a Humanidade e conduzi-la para o bem, único meio de assegurar sua felicidade neste mundo e no outro. Não se poderia dizer o mesmo dos astrônomos que, eles também, sondam os espaços e se perguntar em que pode ser útil, para o bem da Humanidade, saber calcular com uma precisão rigorosa a parábola de um astro invisí-vel? Todas as ciências não têm, pois, um interesse eminentemente prático, e todavia não vem ao pensamento de ninguém tratá-las com desdém, porque tudo o que alarga o círcu-lo das idéias contribui para o progresso. Ocorre o mesmo com as comunicações espíritas, mesmo quando saem do círculo estreito da nossa personalidade.

Não vejo nada de significativo nessa observação de Kardec. Ele parece mais preocupado com ser acusado de futilidade do que com a veracidade do desenho, e mesmo quando ele levanta a possibilidade de tudo isso não passar de imaginação do médium (e acho que não há dúvida entre nós de que é mesmo), faz questão de insinuar que mesmo assim é uma obra de um espírito, já que o médium desenhista não sabe desenhar, nem gravar, é cego, surdo, mudo, paralítico, retardado, está morto e na verdade é um periquito. Não vejo como essa nota poderia inocentar Kardec, muito pelo contrário, se ele publicou esses desenhos, ele é responsável por eles, se ele é incapaz de filtrar fato de ficção, é falha metodológica dele. Se ele não tem nenhum meio de distinguir faoto de ficção, como confiar que o quer que seja que ele escreveu não é igualmente ficção, por que o RCFS ão poderia estar certo em questionar se o espiritismo inteiro não é uma invenção do demônio ou de um espírito zombateiro? Ou da imaginação de Kardec? E não, aquela história de que pela obra se conhece o autor (e como o LE é superlegal só pode ter sido Deus) não cola.

Citar
As outras piadas também são ótimas, olha essa aqui: "corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;" (isso para um planeta com duas vezes e meia a gravidade da Terra  :biglol: )
Em qual planeta a forma interfere na gravidade? A forma esférica do Sol pesa mais que a forma esférica da Terra?  ::)

Estava me referindo à palavra "leveza" na minha gozação. Qualquer coisa ser mais leve em Júpiter, onde a gravidade é 2,5 vezes maior que a da Terra, é complicado.

Citar
Se algum crítico avaliasse essas histérias - que nada mais são que muletas de argumentos -, ou seja, acreditam que sendo histéricos estão reforçando o argumento - veria que na maioria dos casos, senão todos, riem da forma sem entender o fundo. Isso realmente se torna engraçado a vista de outros que deixa passar esses detalhes desapercebidos.

Não era um argumento. Era riso sincero. Porque essa história toda de Júpiter é ridícula. Você mesmo tentou inocentar Kardec insinuando que ele foi enganado pelo perquito-morto-cego-surdo-mudo-que-não-sabia-desenhar-e-só-por-isso-seus-desenhos-já-são-um-milagre-inexplicável-do-espiritismo. Você sabe que é mentira que um espírito guiou Victorien Sardou a desenhar uma casa em Júpiter. Você sabe que é mentira que um espírito deu todas essas informações idiotas e incorretas sobre Júpiter. Pode rir também.

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #889 Online: 03 de Novembro de 2010, 21:22:52 »
Citação de: [url=http://www.portaldoespirito.com.br/portal/publicacoes/esp-ciencia/005/vida-em-outros-mundos.html]Portal do Espírito[/url]
Revista Espírita - Março/1858

Marte: vida inferior à da Terra (Obs.: esse registro corrobora a longa “nota de rodapé” inserta na questão n° 188 de O Livro dos Espíritos, de Abril/1857);

Urano: habitantes com moral mais elevada do que a dos terrestres;

Júpiter: o mais avançado dos planetas do Sistema Solar. Seus habitantes:

    * corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;
    * deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga (como os peixes e as aves);
    * na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida: dissipam-se;
    * alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente;
    * expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças);
    * infância: dura apenas alguns dos nossos meses;
    * linguagem: quase sempre de espírito a espírito (mas há, também, a linguagem articulada);
    * ocupações: puramente intelectuais;
    * vidência (segunda vista): permanente, para a maioria dos habitantes;
    * animais: mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível; são encarregados dos trabalhos manuais;
    * arquitetura: na Revista Espírita de Agosto/1858, em anexo, foi distribuído detalhado desenho de uma habitação em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec; entrevistado, mediunicamente, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos.


 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 21:27:37 por Luiz F. »
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #890 Online: 03 de Novembro de 2010, 21:23:27 »
 
Não era um argumento. Era riso sincero. Porque essa história toda de Júpiter é ridícula. Você mesmo tentou inocentar Kardec insinuando que ele foi enganado pelo perquito-morto-cego-surdo-mudo-que-não-sabia-desenhar-e-só-por-isso-seus-desenhos-já-são-um-milagre-inexplicável-do-espiritismo. Você sabe que é mentira que um espírito guiou Victorien Sardou a desenhar uma casa em Júpiter. Você sabe que é mentira que um espírito deu todas essas informações idiotas e incorretas sobre Júpiter. Pode rir também.
Não vejo onde eu tentei inocentar Kardec e menos ainda insinuando que ele foi enganado. Kardec, sem dúvida, acreditava nos espíritos - isso você está careca de saber - mas não acreditava em tudo que eles diziam. Foi esse ensinamento [estudar, antes de aceitar temerariamente, tudo o que os espíritos dizem] a razão de Kardec ter publicado esses textos, e sem dúvida, a nota é muito clara sobre isso.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 21:28:21 por Micrômegas »
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Lightman

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #891 Online: 03 de Novembro de 2010, 21:45:33 »
Eu gostaria que todos que afirmam a existência de espíritos e principalmente aqueles que alegam se comunicarem com eles porque eles não dizem aonde estão as pessoas desaparecidas ou pelo menos aonde estão seus corpos ao invés de darem conselhos sentimentais e dispensaveis.
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #892 Online: 03 de Novembro de 2010, 21:50:57 »
Não era um argumento. Era riso sincero. Porque essa história toda de Júpiter é ridícula. Você mesmo tentou inocentar Kardec insinuando que ele foi enganado pelo perquito-morto-cego-surdo-mudo-que-não-sabia-desenhar-e-só-por-isso-seus-desenhos-já-são-um-milagre-inexplicável-do-espiritismo. Você sabe que é mentira que um espírito guiou Victorien Sardou a desenhar uma casa em Júpiter. Você sabe que é mentira que um espírito deu todas essas informações idiotas e incorretas sobre Júpiter. Pode rir também.
Não vejo onde eu tentei inocentar Kardec e menos ainda insinuando que ele foi enganado. Kardec, sem dúvida, acreditava nos espíritos - isso você está careca de saber - mas não acreditava em tudo que eles diziam. Foi esse ensinamento [estudar, antes de aceitar temerariamente, tudo o que os espíritos dizem] a razão de Kardec ter publicado esses textos, e sem dúvida, a nota é muito clara sobre isso.

Peraí, então Kardec não foi enganado pelo suposto espírito zombateiro e/ou com conhecimentos pífios de Astronomia? Então o suposto espírito está certo?

De qualquer forma, não vejo como Kardec ou o espiritismo sequer poderiam estudar a veracidade de qualquer suposta informação vinda dos tais espíritos. Estudar como? Comparando com o que dizem outros espíritos? Isso assumindo que os espíritos sequer existam, e não sejam fraude e/ou imaginação. Mas e aí, como você sabe que todos os espíritos e todo o espiritismo não é uma ficção criada pelo belzebu para afastar você da única religião verdadeira? Só me responda isso.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #893 Online: 03 de Novembro de 2010, 22:11:45 »
Mas e aí, como você sabe que todos os espíritos e todo o espiritismo não é uma ficção criada pelo belzebu para afastar você da única religião verdadeira? Só me responda isso.
A única religião verdadeira é Deus, e o espirismo foi a única doutrina que me fez entende-lo. Se esse era o propósito do belzebu, diga a ele, se caso você encontrar, que eu sou eternamente grato. rs



____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #894 Online: 03 de Novembro de 2010, 22:17:44 »
A única religião verdadeira é Deus, e o espirismo foi a única doutrina que me fez entende-lo. Se esse era o propósito do belzebu, diga a ele, se caso você encontrar, que eu sou eternamente grato. rs

Há controvérsias...

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #895 Online: 03 de Novembro de 2010, 22:19:12 »
Geente, o povo vai looonge!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #896 Online: 03 de Novembro de 2010, 22:40:34 »
Eu acho que o Espiritismo é uma religião que te transforma naquele médico do Nosso Lar (que morre sem cumprir a missão e tem que ficar vagando naquele umbral)... :duvida:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #897 Online: 04 de Novembro de 2010, 02:11:32 »
De novo, só para lembrar que, supondo por absurdo que as evidências espiritóides sejam verdadeiras, o "espírito" de Kardec teria se arrependido de ter criado o espiritismo. Essa os espíritas não conseguem explicar, muito menos engolir.



Veja o tópico que lancei no ano passado detalhando essa xaropada:

../forum/topic=21473.0.html

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #898 Online: 04 de Novembro de 2010, 02:20:23 »
Só para lembrar que o espírito de Galileu (sim, Galilei) era articulista da Revista Espírita. Aqui, um exemplo bem tosco das bobagens que ele escrevia:

../forum/topic=5204.225.html#msg445114
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #899 Online: 04 de Novembro de 2010, 09:04:44 »
Algo me diz que tem forista criando contas fakes para o forum não ficar monótono...  ::)
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!