Acho que alguns já me conhecem aqui, criei o tópico: "Prova científica da existência do espírito". Hoje, eu fui entrevistar um doutrinador de um centro espírita daqui de Bebebedouro - SP, levei todas as perguntas que tinha sobre o espiritismo, e cheguei à várias conclusões. Fiquei 3 horas e meia o entrevistando, e cheguei ao caminho final, e ele me indicou a chave para encontrar a prova CIENTÍFICA. Ele me disse como encontrar a chave, porém, se eu não procurar esta chave, não vou abrir a porta para a prova.
O nome deste doutrinador é Alceu, é um senhor, aparenta ter no mínimo, 40 anos de conhecimento nesta doutrina espírita. Levei um caderno com todas as dúvidas, questões que tinha, e ele as respondeu, tirando grandes dúvidas que tinham. Eis agora, como encontrar a prova científica de acordo com a entrevista que fiz.
Para que detectemos o espírito em nosso mundo físico, ele precisa interagir com o meio físico, com o nosso mundo. E o espírito interage de duas maneiras: através dos fenômeno inteligentes, e do fenômenos físicos.. De acordo com o espiritismo, os espíritos podem influenciar na nossa maneira de pensar, transmitindo idéias, e somente poucas pessoas são capazes de receber claramente essas mensagens. Estas pessoas são as pessoas denominadas como "sensitivas". Um grande exemplo de fenômeno inteligente é a psicografia. O doutrinador me falou muito sobre Chico Xavier, porém este tipo de interação não me satisfaz, não é suficiente para mim, pois não é uma interação empírica, e desde o começo eu disse para ele que queria uma prova que envolvesse física, biologia ou química.
Sendo assim, de acordo com as perguntas que fiz, vou explicar um pouco sobre o espírito para quem não conhece muito do assunto. O espírito, em resumo, é um ser inteligente, uma inteligência, um ser que não é composto por elementos da tabela periódica, e nem por partículas derivadas dos mesmos. Ele existe independentemente da matéria. Mas como comprovar sua existência? Só por 2 meios como eu disse mais em cima, através de suas manifestações: inteligentes ou físicas. Vamos para o que interessa, o que é mais concreto: os fenômenos físicos.
Como o espírito pode interagir com a matéria se ele não é feito por átomos? O espírito, possui uma camada que o reveste, esta camada superficial se chama perispírito. O perispírito faz parte do espírito. Mas esta camada é material? Não, esta camada não é feita por elementos da tabela periódica e nem mesmo por partículas dos mesmos. Então, o espírito é 100% imaterial? No mundo físico sim, pois ele não tem o que conhecemos como matéria.
Então qual é a matéria que forma o espírito? Vejamos, o espírito é o ser inteligente, que é revestida pelo perispírito. Então, falaremos do perispírito:
O perispírito é a camada que permite a interação com a matéria física. Kardec diz que o perispírito é uma camada SEMI-MATERIAL, porém cuidado com a interpretação, eu também pensava que este "material" da palavra semi-material, é a mesma matéria que conhecemos, mas não é. O que Kardec quis dizer com "semi-material" ? É que o perispírito seria o "corpo" dos espíritos, e este corpo é formado por átomos também! "COMO? ÁTOMOS? VOCÊ DISSE QUE O PERISPÍRITO NÃO TINHA ÁTOMOS!" O perispírito é formado por átomos espirituais, que formam a matéria do perispírito. São átomos que no mundo físico não ocupam lugar no espaço, por isso não são capazes de interagir com o meio físico. Veja os átomos "espirituais" em
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-proposito.htmlSei que é estranho falar disto, é algo que também não conhecia, é uma materia espiritual! Alguns podem estar pensando agora: "matéria imaginária, fruto da imaginação". Ainda não se precipitem, por favor.
Bom, tudo bem, o perispírito é formado por uma matéria espiritual, mas para interagir com a matéria, ele precisa de um pouco de matéria física, a matéria que conhecemos, não? Óbviamente. O espírito só interage com a matéria, se tiver um pouco de matéria, porém ele é um ser imaterial sob os olhos da ciência, pois não tem átomos (que conhecemos), então, como ele pode interagir com a matéria? Vejamos:
O espírito só consegue interagir com a matéria, se ele estiver envolvido por um pouco de matéria. Que matéria seria esta? Uma matéria específica, chamada: ectoplasma.
O ectoplasma é uma substância produzida por médiuns, percebendo ou não a produção do mesmo. Qual a composição química desta substância? O ectoplasma tem origem das células do médiun, especificamente do hialoplasma, é uma substância que aparentemente evapora-se muito fácil na presença de luz, por isto não é aconselhável a presença de luz solar muito intensa. Sua composição química específica é difícil de ser conseguida, mas teoricamente é formada por leucócitos, lipídeos, etc. À primeira vista, o ectoplasma é uma substância esbranquiçada, parecendo algodão doce.
Alguém até hoje conseguiu uma amostra dessa substância, a colocou em um frasco e analisou? NÃO. Pois pelo que o doutrinador me disse, essa substância volta para o corpo do médiun, ninguém sabe como. William Crookes já tentou fazer isto, e não conseguiu.
A materialização de espíritos, só acontece quando o mesmo estiver seu perispírito envolvido com ectoplasma. Após estar envolvido, o espírito pode interagir com a matéria, realizar uma força, ficar visível à olho nu, etc..
Mas espera um pouco Ernane, o ectoplasma não deixa de ser matéria, e sendo o espírito um ser imaterial, como ele consegue interagir com esta matéria (ectoplasma) ?
Boa pergunta não? Tenho resposta? Praticamente sim. O ectoplasma, é uma substância pouco analisada pelo fato de ela voltar ao corpo do médiun. O doutrinador disse, que o ectoplasma não é uma substância igual às outras, os átomos que a formam tem uma estrutura atômica diferente da dos átomos que conhecemos. Isto se deve ao fato de que quando o ectoplasma sai das células do médiun, os átomos que formam esta substância saem com uma mistura das características dos átomos do perispírito do médiun, + as característica dos átomos que formam as substâncias das células do hialoplasma. Ou seja, o ectoplasma não é uma substância com estrutura molecular igual às que conhecemos, e sim uma mistura de características, que permitem o ectoplasma se juntar aos átomos espirituais do perispírito. Resumindo, o ectoplasma por ter característica dos átomos do perispírito, se une ao perispírito, uma atração inevitável.
Ou seja, nunca conseguiremos levar à uma feira de ciências uma amostra de ectoplasma, o único jeito de se ter a prova científica que o espírito existe, seria assistir à fenômenos físicos, constatar sua veracidade assistindo à uma materialização. Eu duvido da existência do ectoplasma, por isto estou à busca da prova, e as respostas estão nos fenômenos físicos. Como encontrar fenômenos físicos? O doutrinador me disse, que só encontrarei a resposta científica, empírica através dos fenômenos físicos, e para isto devo encontrar grupos sérios, médiuns de efeitos físicos para presenciar. Estou à procura, se alguém souber, por favor, me indique.
Pela minha curiosidade, perguntei ao doutrinador, se ele já presenciou fenômenos físicos, e para minha surpresa, já. Vou resumir o fenômeno que ele me contou:
Foi há muitos anos, aqui em Bebedouro - SP, no centro calvário ao céu. Um grupo espírita, especialista em fenômenos físicos, vieram de São Paulo para realizar o fenômeno. Era um salão, como se fosse um teatro, onde mais de trás, as pessoas sentaram para assistir e mais na frente uma cortina. Haviam 2 médiuns apenas, que estavam atrás das cortinas, abertas as cortinas, as pessoas foram lá e amarraram os médiuns com correntes, cada um em uma cadeira. Somente as pessoas tinham as chaves das correntes. (Amarraram para que os médiuns não se soltassem). Aberta as cortinas, as pessoas puderam ver que não havia mais ninguém no "palco" a não ser 2 médiuns amarrados. As janelas foram pregadas com cobertores, para não deixar a luz do sol, já que o ectoplasma que envolveria os espíritos não evaporasse. Depois que verificado que não havia nenhuma pessoa mais depois das cortinas, eles fecharam as cortinas, e as pessoas ficaram esperando, e assistindo. Foi uma seção demorada, não lembro o tempo que o doutrinador falou, mas algo em torno de aproximadamente 2 horas. Depois de um tempo esperando, o doutrinador sentado na cadeira junto com outras pessoas, começaram à ouvir barulho que os médiuns faziam, parecendo que estavam vomitando! Supostamente era o ectoplasma saindo de seus corpos. Logo depois, a cortina começou a se mecher, e "vultos" começaram a sair da cortina, vindo em direção às pessoas. De acordo com o Alceu, o doutrinador de quem estou falando, as pessoas viram os espíritos se materializarem em suas frentes, e um dos espíritos materializados era o de uma freira! (Na hora eu pensei que foram os médiuns que se soltaram das cadeiras e vestiram fantasias de pessoas, porém de acordo com o que ele disse, foram vários espíritos que sofreram materialização). Eles conversaram com os espíritos, tocaram neles, e até viram os espíritos carregarem ramos de flores, pois as pessoas tinham levado flores para os espíritos.
Se materializaram várias entidades de espíritos, vários espíritos diferentes. Esta foi a história de Alceu, um doutrinador de um centro espírita da minha cidade. E são desses fenômenos físicos que eu falo: espíritos se materializando, realizando forças em objetos, etc..
E eu digo, a prova não está mais em livros, pois eu não acredito em relatos, quase nenhum cético acredita em relatos, somente no que é comprovado. É aí que está, será muito difícil estudar o ectoplasma, pois ele volta para o corpo do médiun. Podem me perguntar se eu acredito na história deste doutrinador, sinceramente, eu não acredito, pois eu só vou acreditar depois que presenciar. E o dia que eu ver, pegar, analisar, filmar, comprovar, eu acreditarei, e mudarei meus conceitos.
A partir de hoje, estou à procura de fenômenos físicos, pois são através deles que estão as provas, não importa onde seja, vou procurar. E vocês? Questionando o espiritismo não encontrarão prova nenhuma, pois muitos dos fenômenos espíritas transcedem as leis da física e da química, que é o caso da união do ectoplasma com o perispírito. O único jeito, é através dos fenômenos físicos. Eu já presenciei algum? NÃO.
Aqui está uma breve conclusão de quem questiona, e questinou o espiritismo faz muito tempo, e novamente eu digo, questionando os livros de Kardec não conseguirão prova alguma, vão atrás dos fenômenos! Eles sim são a resposta!