Autor Tópico: O que o cetico acredita que acontece apos a morte?  (Lida 36815 vezes)

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: O que o cetico acredita que acontece apos a morte?
« Resposta #25 Online: 17 de Junho de 2006, 20:50:31 »
Tudo bem eu não posso provar que vamos para algum lugar, mas você também não pode provar que não vamos. Apesar que tambem não temos a certeza da existencia do espirito, mas também não temos como não provar.
É verdade. Por isso pretendo viver do melhor modo possível.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #26 Online: 17 de Junho de 2006, 21:56:08 »
Josilene. As pessoas têm medo de morrer.

É por isso que elas criam religiões que dizem o que vem depois que se bate as botas. Se fosse só isso, já tava bom pois aliviaria o medo do desaparecimento. Mas algumas pessoas acrescentam uma justiça superior e um juíz superior para botar medo nas pessoas, para que elas sigam suas religiões e lhes dêem dinheiro e poder.

Mas se você for investigar como a vida funciona, vai quer que não funciona assim. Quando uma pessoa morre, ela praticamente deixa de existir. Ela “desencanta”. Não o corpo, feito de carbono, água, silício e outros compostos — estes se desmancham lentamente com o tempo — mas aquilo que as pessoas tendem a chamar de “alma” e simplismente não passa da “consciência humana”.

Quando alguém morre, sua consciência desaparece. A pessoa não vai para o céu ou o inferno, não vai para outro mundo e nem fica mais neste. O cérebro é a única coisa que mantém a consciência humana.

Parece triste para você? Algo vazio? Simplismente porque te ensinaram que há algo mais além da vida. Algo que não há. Te ensinaram que devemos ser bonzinhos e seguir tudo o que o padre, pastor, bispo,papa, rabino, etc lhe disser que deve fazer. Eles também te dirão coisas que são obviamente certas para se fazer, só para dar a sensação de que está falando a verdade.

Será que nós humanos somos seres tão frágeis que não podemos seguir nossa vida sabendo da verdade e aceitando a realidade? Será que é tão difícil assim para as pessoas pararem de perseguir uma vida além da morte que nem sabem se existe mesmo, e dedicar a vida à própria vida enquanto há vida?

Vocês Nós humanos são somos difíceis de entender.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #27 Online: 17 de Junho de 2006, 21:57:58 »
Tudo bem eu não posso provar que vamos para algum lugar, mas você também não pode provar que não vamos. Apesar que tambem não temos a certeza da existencia do espirito, mas também não temos como não provar.
É verdade. Por isso pretendo viver do melhor modo possível.
Na verdade eu estou meio que desperdiçando… Mas a vida é minha mesmo, né? :hihi:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Junho de 2006, 23:46:16 »
Pelo que se sabe, a nossa consciência está materialmente, intrinsicamente ligada ao nosso cérebro. Por isso coisas que afetam o cérebro afetam a consciência; bebidas, medicamentos anti-depressivos, lesões.
Esse é um ponto interessante. O que acontece com a nossa consciência depende do que acontece fisicamente ou quimicamente com o nosso cérebro.
Acidentes graves podem limitar o "grau de consciência" de uma pessoa e podem até mesmo mudar a sua personalidade. Da mesma forma, se ingerirmos drogas afetamos a consciência, às vezes de modo irreversível.
Cada vez que "modificamos" o cérebro, seja fisicamente ou quimicamente, ele responde modificando a consciência de modo proporcional. Seguindo este raciocínio, qual deveria ser a resposta proporcional da consciência à morte do cérebro?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #29 Online: 18 de Junho de 2006, 00:02:12 »
Pelo que se sabe, a nossa consciência está materialmente, intrinsicamente ligada ao nosso cérebro. Por isso coisas que afetam o cérebro afetam a consciência; bebidas, medicamentos anti-depressivos, lesões.
Esse é um ponto interessante. O que acontece com a nossa consciência depende do que acontece fisicamente ou quimicamente com o nosso cérebro.
Acidentes graves podem limitar o "grau de consciência" de uma pessoa e podem até mesmo mudar a sua personalidade. Da mesma forma, se ingerirmos drogas afetamos a consciência, às vezes de modo irreversível.
Cada vez que "modificamos" o cérebro, seja fisicamente ou quimicamente, ele responde modificando a consciência de modo proporcional. Seguindo este raciocínio, qual deveria ser a resposta proporcional da consciência à morte do cérebro?

Eu posso garantir que é verdade. Já usei Prozac, Clo e Ritalina. :?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 18 de Junho de 2006, 01:40:27 »
No mal de Azheimer é a mesma coisa.Uma senhora que foi uma pessoa doce e gentil por toda a vida, quando fica doente pode se tornar agressiva e distante.
O que aconteceu?Ela mudou de alma?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 18 de Junho de 2006, 01:44:04 »
parece que pessoas com aquela parte que liga os dois hemisférios cerebrais podem desenvolver duas personalidades, como depressão e desejo de suicídio de um lado e ser feliz do outro lado... alguém sabe se é isso mesmo? Não li muito a respeito

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 18 de Junho de 2006, 03:01:57 »
se a vida acabar um dia é falta de sentido, qual é o sentido de continuar ad eternum? em algum momento da eternidade, depois do seu bilionésimo ano tocando harpa, você vai ter de parar e se perguntar: "tá, to aqui faz um bilhão de anos, e aí?". depois de 10 bilhões de anos, você ainda vai estar se perguntando onde isso vai acabar. e assim pra sempre e sempre.. não é meio sem sentido?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #33 Online: 18 de Junho de 2006, 03:03:20 »
parece que pessoas com aquela parte que liga os dois hemisférios cerebrais podem desenvolver duas personalidades, como depressão e desejo de suicídio de um lado e ser feliz do outro lado... alguém sabe se é isso mesmo? Não li muito a respeito

Ja ouvi falar de pessoas com mais de 10 personalidades diferentes , como mulheres, homens , crianças......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 18 de Junho de 2006, 11:50:19 »
já eu ouvi dizer que casos de múltipla (mais de uma) personalidade "reais" são raríssimos, se não forem míticos...

(hehe, num filme do Richard Pryor tinha um cara com umas 14)

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #35 Online: 18 de Junho de 2006, 13:40:43 »
Não considero minha vida vazia. E não acredito que haja vida após a morte. Vivo o presente, não fico pensando em não pecar para não ir para o inferno. Nem faço o bem para ir para o céu. É uma questão de valores éticos e morais. O que vem depois? Como eu posso afirmar? A única certeza que tenho é que meu corpo vai se decompor ou virar cinzas...
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #36 Online: 18 de Junho de 2006, 20:32:37 »
já eu ouvi dizer que casos de múltipla (mais de uma) personalidade "reais" são raríssimos, se não forem míticos...

(hehe, num filme do Richard Pryor tinha um cara com umas 14)

Já viram o filme "Identidade"?
Conta a história de um cara com múltiplas personalidades. É um suspense bem legal, dá pra perder uma hora e meia tranquilamente. Não vou contar mais senão estrago o filme.  :wink:

Sobre o assunto do tópico, dizer que algo não tem sentido porque tem fim, é uma tremenda bobagem.
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Junho de 2006, 21:47:10 »
O que o cetico acredita que acontece apos a morte?

Provavelmente toda a parentada reunida no velório, choradeiras e um cunhado PNC contando piadas ao lado do caixão.

Atheist

• Visitante
« Resposta #38 Online: 18 de Junho de 2006, 23:33:57 »
Muitos acreditam que tem céu e inferno, o adventista acredita que ficaremos nos tumulos até a hora do Juizo Final, os espiritas acreditam na reencarnação e umbral, e o cetico?

Não acredito em nada... To pagando pra ver...

Atheist

• Visitante
« Resposta #39 Online: 18 de Junho de 2006, 23:36:43 »
Nossa..., como a vida de um cetico pode ser vazia. :( :(

A única coisa que lhe deixa feliz é pensar que poderá ter uma vida depois de morrer???

E isso não é ter uma vida vazia?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #40 Online: 18 de Junho de 2006, 23:45:39 »
Vida boa e cheia deve ser passar a vida apostando numa coisa que pode não existir.

Quantas vezes já vi minha mãe falando que "não tem problema, quando eu morrer serei feliz!"... e eu falo pra ela que a abordagem tá errada. Você tem que fazer o possível para ser feliz agora, e se existir outra vida, vai estar no lucro, pois será feliz duas vezes.

ps.: ela é kardecista.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 18 de Junho de 2006, 23:56:35 »
Muitos acreditam que tem céu e inferno, o adventista acredita que ficaremos nos tumulos até a hora do Juizo Final, os espiritas acreditam na reencarnação e umbral, e o cetico?

Pessoalmente, acredito que essas especulações são inúteis.  A existência literal de lugares como céu, inferno e umbral não é uma questão importante o bastante para merecer mais do que uma nota de rodapé em qualquer prática espiritual séria: mesmo que existam, são redundantes.    Reencarnação, então, nem se fala.

Céu, Inferno, Umbral e Reencarnação são metáforas para situações bastante reais e diretamente comprováveis.  Como essas situações são concretas, fazem parte do nosso cotidiano e estamos inseridos nelas, é nosso dever e nossa conveniência assumir posturas construtivas diante delas.  Ficar fantasiando que há "algo além" é perda de tempo: mesmo que haja realmente, não fará qualquer diferença prática.  As especulações e modelos não podem falar mais alto do que os fatos, e os fatos da realidade são bastante suficientes para orientar nossas escolhas éticas e religiosas.  Religião tem de ser uma atividade prática, e não masturbação mental.  Eu não quero saber de ter outra vida (o que por sinal seria apenas adiar a questão de como viver a vida), quero saber que tipo de atitudes minhas podem trazer bons frutos nesta.  Com a próxima vida eu me preocupo se e quando tiver algum verdadeiro motivo para acreditar que ela exista e/ou quando ela começar, o que acontecer primeiro.

« Última modificação: 19 de Junho de 2006, 06:00:15 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 19 de Junho de 2006, 00:02:51 »

Pessoalmente, acredito que essas especulações são inúteis.  A existência literal de lugares como céu, inferno e umbral não é uma questão importante o bastante para merecer mais do que uma nota de rodapé em qualquer prática espiritual séria: mesmo que existam, são redundantes.    Reencarnação, então, nem se fala.

:clap: :clap: :clap: :clap:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #43 Online: 19 de Junho de 2006, 08:32:25 »
No caso dos espiritas existe até que se prove o contrario, as "experiencias" deles estão na sua frente.

censurado...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #44 Online: 19 de Junho de 2006, 08:46:53 »

Eu não acredito.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #45 Online: 19 de Junho de 2006, 08:50:43 »
Acredito em alguma coisa, mas não tenho medo da morte. Seria otimo se provasse alguma coisa, pois, não é possivel todos serem charlatães.

Por que não é possível?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Junho de 2006, 08:53:45 »
Não gosto de simplicidade, tem que ter algo.
Querer que algo seja de um jeito não é suficiente para fazê-lo ser desse jeito.
Por isso que a espirita tem tanto ibope.
Concordo, ficção sempre vende bem.
Eles tem uma "explicação" para tudo,
Bons roteiros de ficção também são assim, tudo se explica. Coincidência?
mas de um jeito fantastico, e não a simples decomposição.
Você quer a fantasia ou a realidade? Se a realidade não for fantástica você irá rejeitá-la?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #47 Online: 19 de Junho de 2006, 12:46:20 »
Cachorros, crocodilos, javalis, amebas, cavalos marinhos, baleias, ostras, orquideas, rosas e humanos. Todos são seres vivos e todos morrem do mesmo jeito. A unica diferença é q o ser humano tem o espirito livre ( consciencia própria ) que foi desenvolvida com a evolução. Quando morremos nosso cerebro para de funcionar e a nossa consciencia desaparece. Simples assim.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Junho de 2006, 13:23:50 »
Nossa..., como a vida de um cetico pode ser vazia. :( :(

A única coisa que lhe deixa feliz é pensar que poderá ter uma vida depois de morrer???

E isso não é ter uma vida vazia?

:apoiado:

Eu me perguntava o mesmo que a Jô antes de me tornar cética. Hoje vivo minha vida plenamente. Uma vida cheia de amor, desafios e emoções. Achei uma razão para viver: Estou viva. Simples assim. :ok:
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Frâncio Almeida

• Nível 04
  • *
« Resposta #49 Online: 19 de Junho de 2006, 17:21:29 »
É impressionante como a "ilusão" dopa a mente de quem aceita a fantasia.

Se fala o que os ouvidos querem  ouvir e tudo termina feliz como num conto de fada, deixando o ouvinte com a "vida cheia" de fantasia.

Entenderam a nossa amiga josilene.

A realidade é dura e saber enfrentá-la é amadurecimento, no entanto podemos nos esconder atrás de "estorinhas que nos agradam"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!