Tenho FÉ de que um dia a turma vai tentar começar a ver os sentidos das coisas. O apelido mesmo do Grafite é Grafite, remetendo a ser negro, o ibge define as pessoas de negro, etc.
Mas não é "é preto mesmo, ué", o que a gente deveria comentar. "Preto", não precisa nem falar, não significa ter mais melanina, mas ter chegado aqui escravizado, ter sido separado do seu grupo de origem, ter sido posto sem mais nem menos na rua sem nenhum tipo de assistência do governo, permanecer não sendo tratado como cidadão, e hoje estar meio que fadado a ser pobre e ignorante, e várias outras coisas que por não ser preta eu não sei.
Simplificar assim é muito fácil, e prova cabal dos relacionamentos não-democráticos dos quais fazemos parte. Quando se fala de "alienação" não é uma coisa negativa em si. É não se dar conta de que está dentro de um esquema. E aí tu vê um monte de brasileiro que não se dá conta disso, é muito complicado.
Não sei se vocês notaram que tem uma diferença assim POUCO SUTIL no "negro" do ibge e no "negro" do racista. E ainda se o cara usou preto como xingo pro Grafite, ainda admitindo que mandou o macaco pegar a banana e enfiar no cu... É meio óbvio, né?