Autor Tópico: Racismo no Futebol  (Lida 17482 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Racismo no Futebol
« Resposta #100 Online: 03 de Setembro de 2014, 00:56:47 »
Eu acho hilario que sempre tem brancos minimizando o racismo.

O problema é ver pessoas aparentemente sensatas maximizando o racismo.

E não tem jeito, sempre que vejo "minimizando", leio mimimi-zando  :lol:

O que não deixa de ser verdade, por ironia.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #101 Online: 03 de Setembro de 2014, 00:57:30 »
o flamengo zoa o fluminense de ser elitizado e o fluminense zoa de volta por ser um time dito de "massas".

o vasco era zoado por ser de português, e por ser do subúrbio, diferente dos outros 4. enfim, são coisas uqe são zoáveis mesmo.

até a zoeira de macaco que a torcida do inter recebe da do grêmio eu acho normal, até por que esse macaco vem de macaco de imitaçãos, pois segundo eles o inter costumava copiar cantos de torcidas e iniciativas do clube. tanto que mesmo os gremistas negros zoam colorados brancos de macacos, não tem tom racista.

assim como eles chamarem o grêmio de gazela também não tem teor originalmente homofóbico, mas sim por uma época em que o grêmio tinha jogadores mais leves e que cavavam faltas, saindo do padrão tradicionadl do duro futebol gaúcho, então virou uma provocação de ser um time "fresco" o que não necessáriamente significa ser homossexual, apesar de NOS DIAS DE HOJE ainda ter alguma correlação.

Óbviamente que os jogadores negros e mulatos não compartilham essa opinião, como o Aranha, Arouca, Neymar, Daniel Alves, Balotelli...

Aliás, como será que um jogador gay se sente nesse meio, será que ele fica não fica um pouquinho  :umm: acuado, pertubado?

compartilham sim, a torcida do inter usa mascaras de macaco, os gremistas negros zoam colorados brancos de macacos. não tem essa. não nesse caso.

Se compartilhassem o Aranha não teria reclamado.

o aranha é jogador do santos, não do internacional.

caso fosse chamado de sardinha, uqe é o apelido perjorativo do santos, não ligaria. ou ligaria o mesmo que a torcida do inter ser chamada de macacada.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Dani boy

• Nível 03
  • *
« Resposta #102 Online: 03 de Setembro de 2014, 02:51:40 »
o aranha é jogador do santos, não do internacional.

caso fosse chamado de sardinha, uqe é o apelido perjorativo do santos, não ligaria. ou ligaria o mesmo que a torcida do inter ser chamada de macacada.

A torcida do Grêmio diz chamar a do Inter de macaco devido a um passado em que eles subiam em árvores para assistir os jogos. Pura balela, a torcida colorada antigamente era do "povão", tendo até mais negros, e esse era o motivo do "macaco".O Inter até adotou um mascote para programas sociais chamado Escurinho que é um macaco. Foi como "rebater" a torcida do Grêmio, comparo isso com o Daniel Alves comendo a banana.

Agora falando sobre injúrias nos estádios... será que vai existir um dia punição para quem xingar de "viado, baitola, boiolão"? Afinal é uma ofensa "preconceituosa". Talvez a resposta seja não pelo fato de que esse xingamento é usado para todos, não um grupo alvo específico.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #103 Online: 03 de Setembro de 2014, 04:15:57 »
A diferença é que a nossa sociedade ainda aceita a homofobia, já o racismo virou socialmente inaceitável, quem sabe com o tempo e com maior educação ofensas homofóbicas tenham o mesmo nível de rejeição quanto ofensas raciais.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #104 Online: 03 de Setembro de 2014, 12:28:50 »
Interessante essa tática de "proteger" as "minorias", com leis claramente não condizentes com a máxima "todos são iguais perante a lei".

Assim criaram-se bizarrices como Maria da Penha, crime de racismo e homofobia.
Antes que eu me esqueça, sou negra, mulher e hetero, então sei muito bem como é sofrer com o racismo, se a falácia é de espantalho. Isso não invalida o fato que a educação, acima de tudo, e o respeito mútuo, são muito mais importantes aqui.

Racistas em geral são pessoas que desconhecem a origem da Humanidade na África e nossa descendência, ignoram que "raça" não existe na espécie humana, e esquecem que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é para HUMANOS, e consideram outras etnias como subespécies.

Lesão corporal é lesão corporal e sua gravidade será mensurada de acordo com as peculiaridades de cada caso; homicídio é homicídio e não há necessidade de "inventar" conotações de gravidade baseados em gênero, etnia ou pretensão sexual.

Ah, e sou homofóbica, pela minha condição de hétero, pois a palavra em si nada tem de ofensivo ou discriminatório, a não ser por parte da própria comunidade GLBTS, que alegremente aceitou a palavra "cunhada" em sua interpretação mais conveniente.

homofobia
ho.mo.fo.bi.a
sf (der do voc comp do trunc de homossexual+gr phobós+ia1, como fr homophobie) Aversão ou rejeição a homossexual e a homossexualismo.http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/lingua=portugues-portugues&palavra=homofobia

Mais: não faz parte da série: "ah, mas eu tenho amigos homossexuais", frase que para mim é tão nojenta quanto: "mas eu tenho amigos negros", mas tenho sim, um grande amigo que é gay, e ele mesmo diz que uma das coisas que mais atrapalha a vida dos homossexuais são essas demonstrações de "alegria" nas Paradas Gay.
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #105 Online: 03 de Setembro de 2014, 13:28:43 »
“Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.”
―Aristóteles
Frases -

Sobre o artigo 5 da constituição, aqui vai o entendimento do STF sobre o assunto, ja adianto, o entendimento jurídico do STF é o mesmo de Aristóteles.

"...o ministro Ayres Britto, presidente do Supremo. De acordo com ele, o substantivo igualdade só faz sentido para quem é desfavorecido. O ministro frisou que nunca houve necessidade de Constituição para guardar interesses do grupo hegemônico. “Os brancos, em matéria de discriminação, nunca precisaram de Constituição. Os heterossexuais nunca precisaram de Constituição para garantir-lhes o direito sexual”, afirmou. O ministro também disse que “a Constituição, em seu preâmbulo, já é um sonoro não ao preconceito”.

"A ministra Rosa Weber disse que a raça ainda torna parcela importante da população brasileira invisível e segregada. De acordo com ela, a solução da questão deveria partir da seguinte pergunta: Os negros, considerados pretos e pardos, apresentam uma condição social ou histórica específica que os afastam das mesmas oportunidades que têm os indivíduos tidos por brancos?
Para a ministra, se a resposta for positiva, é legítima a intervenção do Estado para corrigir as distorções."

http://www.conjur.com.br/2012-abr-26/supremo-tribunal-federal-decide-cotas-raciais-sao-constitucionais

Sobre crimes de ódio e porque tem tratamento diferenciado.

"O Crime de Ódio é mais do que um crime individual; é um delito que atenta à dignidade humana e prejudica toda a sociedade e as relações fraternais que nela deveriam prevalecer. Ele produz efeito não apenas nas vítimas, mas em todo o grupo a que elas pertencem. Assim sendo, podemos classificá-lo como um crime coletivo de extrema gravidade. "

http://www.guiadedireitos.org/option=com_content&view=article&id=1035&Itemid=257
http://en.wikipedia.org/wiki/Hate_crime
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #106 Online: 03 de Setembro de 2014, 13:48:44 »
Aí, Barata... Que pena essa sua postura...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 03 de Setembro de 2014, 13:53:25 »
[...]
"A ministra Rosa Weber disse que a raça ainda torna parcela importante da população brasileira invisível e segregada. De acordo com ela, a solução da questão deveria partir da seguinte pergunta: Os negros, considerados pretos e pardos, apresentam uma condição social ou histórica específica que os afastam das mesmas oportunidades que têm os indivíduos tidos por brancos?
Para a ministra, se a resposta for positiva, é legítima a intervenção do Estado para corrigir as distorções."
[...]

Primeiro. Alguém avise a ministra que o conceito de raça não tem significado biológico.

Segundo. Alguém avise a ministra que os brancos extremamente pobres constitui, hoje, o segmento mais marginalizado da sociedade porque não tem uma só 'política afirmativa' específica em prol deles.
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #108 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:00:11 »
Bastaria trocar "macaco" por "primata" e já ninguém se poderia considerar ofendido..., que falta de subtileza.... 8-)
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #109 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:01:53 »
[...]
[...]

Primeiro. Alguém avise a ministra que o conceito de raça não tem significado biológico.

Segundo. Alguém avise a ministra que os brancos extremamente pobres constitui, hoje, o segmento mais marginalizado da sociedade porque não tem uma só 'política afirmativa' específica em prol deles.

Mas tem significado social, o racismo esta ai pra provar.

Term cotas socias, separado das cotas raciais. E, hahahahaha. Brancos pobres mais marginalizados que negros pobres, hahahahah. Você é mais um dos que acredita que o racismo não existe Geo?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #110 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:02:44 »

Yeah, eu não poderia me importar menos com o que você pensa.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #111 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:05:07 »

Yeah, eu não poderia me importar menos com o que você pensa.
Mas não é pena das suas ideias não, japonês (não me processa) bem intencionado. É da forma deliberada e repetidamente falaciosa com que você as defende. :)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #112 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:08:01 »
Antes que eu me esqueça, sou negra, mulher...
Isso deve foder com os neurônios de quem insiste em limitar as ideias ao perfil dos seus opositores (ou seja, na cabeça de quem a crítica ao feminismo é coisa de homem machismo... enxergar a estupidez da história em tela é coisa de branco racista mimizento... e por aí vai...).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #113 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:19:37 »
Uncle Tom:

Uncle Tom is the title character of Harriet Beecher Stowe's 1852 novel, Uncle Tom's Cabin.

The phrase "Uncle Tom" has also become an epithet for a person who is slavish and excessively subservient to perceived authority figures, particularly a black person who behaves in a subservient manner to white people; or any person perceived to be a participant in the oppression of their own group. The negative epithet is the result of later works derived from the original novel.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #114 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:25:17 »
Pronto, esqueçam o que a mulher negra falou, ela está tão acostumada com a opressão que nem mais a percebe. Quem entende mesmo do assunto é o Barata, homem branco e rico.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #115 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:29:11 »
Pronto, esqueçam o que a mulher negra falou, ela está tão acostumada com a opressão que nem mais a percebe. Quem entende mesmo do assunto é o Barata, homem branco e rico.

Se eu arrumar um pobre que fala bem do SUS ele passa a ser bom?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #116 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:31:52 »
É por aí: homem negro (soy yo) que acha estúpida a reação (legal e popular) à gremista é só um machista que por via das dúvidas prefere defender o racismo para não ver a onda igualitarista crescer, mulher negra que enxerga a coisa do mesmo modo é só vítima de uma síndrome de Estocolmo particular, gremista Gaúcho gay é bicha e não tem direito de dar opinião...

Acatemos a voz da sabedoria, isenção e falácias mil do Barata e durmamos tranquilos...
« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 14:35:39 por Pai Donna de Irôko »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #117 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:41:04 »

Bem, se usarmos teu argumento, este pobre está tão acostumado com o tratamento de merda que recebe no SUS, que nem mais percebe que o tratamento é uma porcaria...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #118 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:53:14 »
Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.” ―AristótelesFrases -
Filosoficamente falando, apesar de Chatão e sua turma, vivemos num mundo real e não imaginário, ou melhor dizendo, num mundo atual. Os postulados de uma  elite de desocupados pensadores que pretenderam explicar o homem de sua época jazem sepultados na poeira dos séculos, e falaciosa autoridade não os isenta de erros.
Aos Eupátridas detentores de toda sabedoria, restaria hoje o horror ao sufrágio universal, ciosos de sua condição de únicos conhecedores dos humores que regem a manada humana.
De lá pra cá, tivemos revoluções, guerras mundiais e sedições religiosas. E o ser humano, em sua cegueira contínua, continua a avaliar o próximo com o crivo do adversário, ao invés de se enxergar como espécie única em milhões de anos-luz conhecidos, prestes a sucumbir em seu egoísmo.
Se alienígenas belicosos nos visitassem hoje, sucumbiríamos tão rápido que nem sei se restaria algum legado aos arqueólogos do futuro...
GNOSE

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #119 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:55:14 »
Os ad hominems aqui estão indo bem, hein?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #120 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:58:55 »

Bem, se usarmos teu argumento, este pobre está tão acostumado com o tratamento de merda que recebe no SUS, que nem mais percebe que o tratamento é uma porcaria...

Ou podemos inferir que percepções individuais podem variar, mas isso não muda o fato de que uma maioria gritante sofre com os problemas. Um pobre usuário do sus dizendo que ele é bom não muda a realidade do sus, você mesmo reclamou das pessoas que elogiam o sus, porque eles não representam a realidade  da maioria dos que enfrenta o problema todos os dias, mesma coisa com racismo, um negro minimizar o problema não representa a maioria que sofre com isso todos os dias.

Repetindo comentário sobre o crime de ódio:

"O Crime de Ódio é mais do que um crime individual; é um delito que atenta à dignidade humana e prejudica toda a sociedade e as relações fraternais que nela deveriam prevalecer. Ele produz efeito não apenas nas vítimas, mas em todo o grupo a que elas pertencem. Assim sendo, podemos classificá-lo como um crime coletivo de extrema gravidade. "

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #121 Online: 03 de Setembro de 2014, 15:08:54 »
Ou podemos inferir que percepções individuais podem variar
Opa, concordei horrores, agora já podemos chegar naquele lugar em que você para de tentar qualificar os discursos pela cor ou gênero ou opção sexual do portador e se concentra nos pontos?

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #122 Online: 03 de Setembro de 2014, 15:12:35 »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #123 Online: 03 de Setembro de 2014, 15:14:18 »
um negro minimizar o problema não representa a maioria que sofre com isso todos os dias.
Sou usuária de transporte coletivo por dois motivos: consciência ambiental e qualidade de vida; por incrível que pareça, na minha cidade o metrô é limpo e as linhas de ônibus são muitas e constantes. Por problemas de alçada municipal, algumas linhas sofrem discrepâncias em horários e itinerário, mas em sua maioria os coletivos e trens são limpos e em bom estado de conservação.
Diariamente, convivo com idosos, grávidas, portadores de IMC elevado e/ou necessidades especiais; nesses transportes, devo dizer que não existe maioria étnica, nem segregação: somos todos maltratados no mesmo nível.
Todos nós enfrentamos horários de pico, pisões no pé, empurrões e apalpadelas, todos são discriminados pela condição de usuários de um transporte coletivo.
A discriminação parte do princípio de que somos melhores; até aí, escravos de senhores abastados se sentiam melhores que escravos de senhores pobres. Mas todos eram senhores, o os outros continuavam escravos.
Um branco pobre não chamaria um preto rico de "macaco", não porque não pense que o negro não seja, já que a discriminação parte de uma premissa falaciosa, mas porque teme a represália.
Nas escolas se ensina aos alunos o conhecimento, mas nos lares deve ser ensinado o respeito ao próximo e à condição humana, não podemos esperar que leis e livros apenas despertem no aprendiz a empatia e a concórdia. O exemplo, soberano professor, é quem limita ou transcende o pensamento humano.
GNOSE

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #124 Online: 03 de Setembro de 2014, 15:16:17 »
[...]
[...]

Mas tem significado social, o racismo esta ai pra provar.

Qualquer coisa pode ser usada para demonstrar preconceito.

Term cotas socias, separado das cotas raciais. E, hahahahaha. Brancos pobres mais marginalizados que negros pobres, hahahahah. Você é mais um dos que acredita que o racismo não existe Geo?

Não, ele existe. Junto com uma infinidade de preconceitos.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!