Falando sério agora, eu discordo de você Wilfredo. Por exemplo, eu brincar que devemos orar para que as mensagem se adequem ao que você julga ótimo é uma sugestão indireta de que isso não ocorrerá. Quer saber por quê? Pois não podemos controlar tudo o que as pessoas dizem e não devemos censurar tudo.
Mas cabe aos moderadores controlarem as situações dentro do fórum. Até mesmo a que eles mesmos geram.
As situações que gerem conflitos com as normas. Ad hominem geram, não?
Impôr limites para quem ofende deliberadamente outro membro é bem diferente de coibir a descontração e diversidade de opiniões.
Ambos desviam inadequadamente as discussões nos tópicos. Ambos deveriam, por isso, serem tratados da mesma forma.
Não. Ofender um usuário desvia o assunto para o usuário.
Satirizar uma situação põem em foco outra face da argumentação. O assunto permanece o mesmo.
Cada pessoa é diferente e é importante sabermos nós também respeitar a individualidade. Não havendo ofensas direcionadas a pessoas, todos podem participar e tornar as discussões prolíficas. Eu realmente posso estar errada, e se você acha que deve ser diferente, pode expor sua opinião.
Tentei fazer isso no fórum da STR e quase fui expulso. Pelo visto, por bem menos, também o serei daqui, em breve.
Sua opinião sobre cada membro pode ficar pra você. Sua opinião sobre assuntos pode ser exposta. E não acho que o Alê concordaria com paralelos com fórum da STR, e não há o que os justifique, visto que o corpo de moderadores é completamente diferente.
E acredite, pra quem não é ranzinza, aguentar situações chatas, só com muito bom humor... Na verdade, nesta vida tão corrida, aguentar a vida, só com muito bom humor!
O principal é a piada, não importa as conseqüências.
Equilíbrio, Wilfredo, já ouviu falar?
Viver de bem com a vida, com o objetivo de não deixar o mal humor ultrapassar a barreira da distância, atingindo outras pessoas, faz parte do respeito. Problemas todos têm, mas quem nada tem a ver com isso não pode ser saco de pancadas.
Uma piada que não ofenda os membros e esteja na área adequada (não sei se você reparou, mas a área Papo Furado está em Diversão) e seja pertinente ao assunto, não é maléfica como ofensas pessoais.
Como disse no outro tópico, caso ache necessário, reporte sua indignação ao corpo moderador.