Autor Tópico: Lei acaba com prisão para usuário de droga  (Lida 10858 vezes)

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
Re: Lei acaba com prisão para usuário de droga
« Resposta #100 Online: 13 de Julho de 2006, 20:40:32 »
Já concordamos em algo....

Eu só acho que pra haver uma liberação, antes devemos passar pela descriminalização do consumo.
Não dá pra ser tão maniqueista.

E falam tanto em poder do tráfico, que o crime organizado é financiado pelo tráfico de drogas...
Há números disso? Que mostrem claramente que o tráfico de armas, assaltos, sequestros, roubo a banco, roubo de cargas, fraudes em concorrências não dão mais dinheiro que a venda de drogas?
Mesmo com o pequeno percentual de usuários de drogas do país?
« Última modificação: 13 de Julho de 2006, 20:46:33 por L. Duran »
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 13 de Julho de 2006, 20:59:21 »
já foi mencionado por uns, então vou só esclarecer minha posição, que é meio parecida.

Acho que todas drogas, leves ou pesadas, deveriam ser liberadas, com severas restrições, de local de uso, idade, etc. Com tarjas novas, vermelhas e pretas, ou sei lá o que, meio que significando "use por conta e risco", e deveriam ter bulas explicativas de todos os possíveis danos baseadas em artigos e estudos que já se tenha a respeito. Sem publicidade. Só que o crime de tráfico dos atuais traficantes não podia "prescrever".

Agora, enquanto a venda é ilegal, o consumo deve ser juntamente, não importa que o usuário seja "consciente" no sentido de qeu não se drogue a ponto de sair matando pessoas por aí. Não está sendo consciente no sentido de estar financiando o tráfico.

Danniel, sua proposta seria aceitável se no Brasil a população tivesse a maturidade e o esclarecimento de outros países...

Me diz realmente se você já viu menores que, dispostos a conseguir bebida aqui, não conseguem? Ou cigarros, ou o que seja...

Não existe uma estrutura no país que consiga fiscalizar isso...

Pois é. Mas o mesmo vale para as drogas criminalizadas, ou não? Consegue-se mesmo supostamente não sendo possível.

Ou proibir álcool e tabaco seria a solução? Não, geraria mais fonte de renda para o tráfico apenas.

Eu acho melhor esse tipo de problema (falta de fiscalização) do que o uso ilegal (que na prática é igual ou pior que fiscalizção ineficaz) e o tráfico juntos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 13 de Julho de 2006, 21:10:06 »
Segundo a Wikipédia, estima-se que em 2000 o dinheiro movimentado globalmente pelo comércio de drogas ilícitas tenha sido equivalente a US$ 400 bilhões, o que equivale a cerca de metade do PIB do Brasil em 2005. Segundo a Wikipédia ainda, esses 400 bilhões somados ao dinheiro movimentado pelo comércio de drogas legais resulta numa quantidade de dinheiro maior do que a gasta com comida no mesmo período! Eu acho que isso é muito dinheiro...

http://en.wikipedia.org/wiki/Illegal_drug_trade
« Última modificação: 13 de Julho de 2006, 21:13:40 por Willy Nilly »

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #103 Online: 13 de Julho de 2006, 21:19:51 »
Segundo a Wikipédia, estima-se que em 2000 o dinheiro movimentado globalmente pelo comércio de drogas ilícitas tenha sido equivalente a US$ 400 bilhões, o que equivale a cerca de metade do PIB do Brasil em 2005. Segundo a Wikipédia ainda, esses 400 bilhões somados ao dinheiro movimentado pelo comércio de drogas legais resulta numa quantidade de dinheiro maior do que a gasta com comida no mesmo período! Eu acho que isso é muito dinheiro...

http://en.wikipedia.org/wiki/Illegal_drug_trade

Eu queria ver números do Brasil.

Porque os números de consumo do Brasil é menos que a metade dos EUA. E isso faz alguma diferença.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 13 de Julho de 2006, 21:25:58 »
Segundo esta fonte em 2003 somente as principais facções criminosas do Rio de Janeiro movimentaram quase meio bilhão de reais com drogas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #105 Online: 13 de Julho de 2006, 21:26:27 »
E falam tanto em poder do tráfico, que o crime organizado é financiado pelo tráfico de drogas...
Há números disso? Que mostrem claramente que o tráfico de armas, assaltos, sequestros, roubo a banco, roubo de cargas, fraudes em concorrências não dão mais dinheiro que a venda de drogas?
Mesmo com o pequeno percentual de usuários de drogas do país?

A questão é que esse pequeno número de usuários paga caro por essas drogas...

Uma das críticas do Daniel Reynaldo (acho) em outro tópico é a de que os usuários, por pertencerem a uma classe econômica bem diferente da dos traficantes possuem um certo favorecimento...

Não concordo com ele nos meios dessa diferenciação, mas um pouco no fim das contas...

Danniel, não sei se concordo com você...
Imagine seu filho de 15 anos tendo acesso à cocaína ou ao crack da mesma forma que hoje ele teria ao cigarro ou a uma cerveja...

Não dá pra comparar o efeito de uma pedra de crack com a de 10 cervejas... ainda mais sobre uma criança...

E vocês não estão levando em consideração ainda a curta vida útil de um usuário de drogas contra a de um alcoolatra...

O crack causa uma dependência absurda na pessoa e em um espaço de tempo curtíssimo... não tenho conhecimento com relação à cocaína ou a outras drogas...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 13 de Julho de 2006, 21:31:24 »
Mesmo quem entre os favoráveia à legalização das drogas é difícil encontrar quem defenda a legalização de todas elas. A maioria defende somente a liberação da maconha.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #107 Online: 13 de Julho de 2006, 21:33:10 »
Segundo esta fonte em 2003 somente as principais facções criminosas do Rio de Janeiro movimentaram quase meio bilhão de reais com drogas.

E com os outros crimes?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 13 de Julho de 2006, 21:40:08 »
Aí e não sei, não consegui encontrar dados tão específicos. Mas acho que os traficantes de armas devem andar de mãos dadas com os traficantes de drogas, que devem estar entre seus principais clientes. Eu suspeitaria que as receitas dois dois tipos de traficantes estão bem próximas.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #109 Online: 13 de Julho de 2006, 21:43:14 »
Imagine seu filho de 15 anos tendo acesso à cocaína ou ao crack da mesma forma que hoje ele teria ao cigarro ou a uma cerveja...

Será que já não tem hoje, Diego?
Não é tão dificil assim conseguir drogas. Basta vontade.
Cola de sapateiro e benzina, por exemplo, tem em qualquer loja de material pra construção. E se você olhar os números que eu postei, verá que o consumo de solventes é quase igual ao de maconha e bem maior que cocaína e crack.

E vocês não estão levando em consideração ainda a curta vida útil de um usuário de drogas contra a de um alcoolatra...

O crack causa uma dependência absurda na pessoa e em um espaço de tempo curtíssimo... não tenho conhecimento com relação à cocaína ou a outras drogas...

Aí o problema é de quem usa.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 13 de Julho de 2006, 21:44:20 »
Ah, peraí, olha só o que eu achei!

Para Giovani Quaglia , representante do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), a corrupção está relacionada à ameaça à paz, à segurança e ao desenvolvimento. A Organização estima que o volume de dinheiro movimentado anualmente pelo crime organizado gira em torno de US$  2 trilhões, Desse valor, o Banco Mundial estima que US$ 1 trilhão destinada-se à corrupção, US$ 300 bilhões ao tráfico de drogas, e outros US$ 300 bilhões ao tráfico de armas. Nos últimos cinco anos, ressalta Giovani, sem dúvida, a ONU avançou no combate ao crime organizado.

Fonte

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #111 Online: 13 de Julho de 2006, 21:46:15 »
Aí e não sei, não consegui encontrar dados tão específicos. Mas acho que os traficantes de armas devem andar de mãos dadas com os traficantes de drogas, que devem estar entre seus principais clientes. Eu suspeitaria que as receitas dois dois tipos de traficantes estão bem próximas.

E ainda há outras fontes (como a corrupção que você achou agora só pra eu editar o post :hihi:).
Por isso que eu disse que não dá pra olhar o problema da violência só sobre a ótica das drogas e tomar isso como panacéia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 13 de Julho de 2006, 21:50:16 »
Como eu disse, as duas modalidades de crime estão intimamente ligadas. Por um lado, se você cmbate o tráfico de drogas você combate também um dos maiores clientes dos traficantes de armas. Por outro lado se você combate o tráfico de armas você diminui o tamanho e a qualidade do arsenal nas mãos dos traficantes de drogas e de outros bandidos. Por isso é importante atacar o problema do crime por todos os lados.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 13 de Julho de 2006, 22:48:36 »
Danniel, não sei se concordo com você...

Não dá pra comparar o efeito de uma pedra de crack com a de 10 cervejas... ainda mais sobre uma criança...

Bem, eu imagino que talvez pudesse no mínimo ser um pouco diferente, mais restritos os lugares de venda, não algo do tipo, "me dá dez pãezinhos e uma pedra de crack".

mas isso é problema de quem decida usar, e como decidir usar... motos são perigosas, detergente, se você beber, super bonder então... não é que a legalidade fosse "tornar aconselhavel" de repente a coisa, apenas passaria de ser problema de segurança E asúde para ser apenas de saúde, e talvez com algum recurso dos impostos da venda usados nesses gastos.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #114 Online: 14 de Julho de 2006, 05:54:37 »
1º - se releres os teus post verás que afirmaste que a despenallização do consumo pioraria a situação.
Onde exatamente eu afirmei isto?
penso desculpa angelo, foi o Cezar que afirmou isso e eu confundi-me.
Retiro o que disse no ponto 1º

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #115 Online: 14 de Julho de 2006, 15:15:01 »
que leis deveriam haver? Se é que deveriam?
Leis não são nada além da vontade da sociedade positivada em um texto. Sem políticas públicas e competência administrativa para fazer essa vontade valer elas não servem para nada...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #116 Online: 14 de Julho de 2006, 15:30:23 »
que leis deveriam haver? Se é que deveriam?
Leis não são nada além da vontade da sociedade positivada em um texto. Sem políticas públicas e competência administrativa para fazer essa vontade valer elas não servem para nada...

Entretanto essa vontade é expressa através dos representantes eleitos que não raramente priorizam interesses particulares e a garantia da manutenção deles próprios no poder...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #117 Online: 14 de Julho de 2006, 16:19:19 »
Se leis severas servissem para alguma coisa, não haveria homicídios nos países que adotam a pena capital.
Diz a lenda que certa vez um czar foi informado por seus ministros que a província com mais médicos no seu império era justamente a que tinha mais doentes. O que fez o czar? Ele mandou matar todos os médicos.
Pista Falsa em Evidência Anedota

Talvez isso funcionasse diretamente para delimitar a competência dos grupos de médicos futuros, e, indiretamente, dos grupos de médicos das províncias vizinhas...

Mas, e daí?

Usando a lógica do czar
Espantalho

Usando a lógica do Czar eu sugeriria matar todos os governadores, porque a responsabilidade pela criminalidade é deles!

Mas é você quem está sugerindo tal lógica... Sequer eu disse algo parecido com isso.

..., você sugere punições mais brandas? Tipo dar uma semana de serviços comunitários para quem comete homicídio triplamente qualificado? Isso iria diminuir os índices de criminalidade?
Falácia de Pressuposição

Plurium Interrogationum

Petitio Principii

Sugiro políticas públicas eficazes de combate ao crime.

Serial Killers são anomalias que sempre existiram e acho que sempre existirão...

Fernandinhos Beira-Mares só existem porque o poder público permite que eles nasçam, que eles cresçam e que continuem sendo financiados por "poderes paralelos"... O Marcola só está lá fazendo o que faz porque algum engravatado se beneficia da existência dele, porque ele desvia a atenção.

Assaltantes de bancos, punguistas, traficantes meia-boca... Porra, eduque esse povo desde a raiz... So9brará muito pouca coisa para remediar...

Mas isso não faz parte da discussão...

...

As sociedades que aplicam a pena de morte, além de fatores culturais, o fazem justamente porque são sociedades naturalmente violentas. A pena de morte surge então como um elemento de dissuação contra os assassinos. Mas de nada adianta se assassino acreditar que não vai ser pego (a título de exemplo, li em alguma Veja há pouco tempo atrás que no Brasil somente 1 de cada 100 assassinos chegava a ser condenado e a cumprir integralmente a sua pena.)
Não é a pena severa em abstrato (pena de morte, pena de tortura, pena de perder os órgãos genitais, pena...) que inibe a criminalidade... É a pena em concreto... Se todo mundo que cometesse crimes fosse punido, nisso eu concordo com você, isso sim inibiria a criminalidade (independente do tipo de pena a ser aplicado).

Voltando ao conceito de pena eficar:

Prenda qualquer traficante perigos e lhe dê uma educação ressocializadora na prisão, com bibliotecas, trabalho, cursos profissionalizantes, hobbys, prática de esportes... Que tipo de homens sairão de lá após ccumprida a pena?

Preda-me, eu, cidadão com curso superior, consciente de leis, impostos e da burocracioa estatal, nesta merda de sistema carcerário com essas merdas de penas severas... Passarei 24 horas do meu dia maquinando maneiras de escapar de lá (não tenha dúvidas de que a maioria da população carcerária está fazendo isso)...

Prender qualquer pessoa no atual sistema já é condená-la à morte, pelo menos à civil...

Independentemente da punição que você oferece é virtualmente impossível você acabar em 100% com o crime, o que se pode fazer é reduzi-lo significativamente. O homicídio, por exemplo, não é um crime que é sempre premeditado, muitas vezes é motivado por emoções explosivas instantes antes do crime. O assassino que planeja o seu crime, por outro lado, vai se preocupar com a possibilidade de ser pego, vai tentar inventar um álibi ou traçar as suas rotas de fuga. A melhor forma de tratar o segundo tipo de criminosos é sim com penas duras, mas não só isso. Antes disso é preciso pegar os criminosos.
2 anos numa prisão brasileira não é uma pena dura, para você? Já entrou numa penitenciária? Já sentiu o odor daquilo? Já passou um dia de sua vida com os braços pendurados em grades de metal; sob um calor infernal, usando o metal gelado das barras para se refrescar; cercado pelo cheiro de homens que não escovam os dentes, fumam o dia inteiro, fazem a barba uma vez por ano; defecando e urinando num buraco comunitário; perdendo os vínculos de amizade que tem? Consegue ficar uma semana sem nenhuma atividade intelectual? Um dia num lugar desses não é uma pena dura?

A compra de drogas, exceto no caso em que o usuário já se tornou dependente, é uma decisão racional. A pessoa, conciente de que está cometendo um crime, decide-se que quer comprar drogas. Se a compra de drogas fosse severamente punida, essa pessoa iria se preocupar em não ser pega. Se essa pessoa conhecesse alguma pessoa que já foi pega com drogas ou se ela conhecesse várias pessoas que conhecessem pelo menos uma pessoa que foi pega com drogas, aí ela iria se preocupar muito com a possibilidade de ser pega. Se conseguissemos criar na cabeça das pessoas o silogismo "se eu comprar drogas, com quase certeza a polícia vai me pegar" então daríamos um golpe muito forte no tráfico.
Há quem compre e use drogas exatamente pelo "barato de ser perigoso"...

Viciados em solventes, colas, ervas misturadas com fezes bovinas... Prender esse povo para quê?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 14 de Julho de 2006, 17:17:39 »
Você esqueceu da Reductio ad Absurdum, mas deixa para lá, eu não vou perder tempo com nada que estiver em itálico.

Sugiro políticas públicas eficazes de combate ao crime.

Serial Killers são anomalias que sempre existiram e acho que sempre existirão...

Fernandinhos Beira-Mares só existem porque o poder público permite que eles nasçam, que eles cresçam e que continuem sendo financiados por "poderes paralelos"... O Marcola só está lá fazendo o que faz porque algum engravatado se beneficia da existência dele, porque ele desvia a atenção.

Assaltantes de bancos, punguistas, traficantes meia-boca... Porra, eduque esse povo desde a raiz... So9brará muito pouca coisa para remediar...

Mas isso não faz parte da discussão...

A educação é uma política preventiva contra a criminalidade. Não é o bálsamo que muita gente sugere, mas já é alguma coisa. Mas contra os criminosos que circulam por aí é preciso investir em políticas públicas de segurança, é preciso equipar a polícia, pagar bons salários aos policiais, reformar o sistema judiciário para lhe dar mais agilidade e fechar as brechas nas leis por onde escapam marginais do colarinho preto e do colarinho branco.

Mas eu não acho que se deva amolecer com quem comete crimes "menores". O que não quer dizer que eu não simpatize com punições alternativas! Sai mais barato para o estado botar alguém para passar um ano limpando privada do que mantê-lo por um ano comendo de graça em um presídio.

Não é a pena severa em abstrato (pena de morte, pena de tortura, pena de perder os órgãos genitais, pena...) que inibe a criminalidade... É a pena em concreto... Se todo mundo que cometesse crimes fosse punido, nisso eu concordo com você, isso sim inibiria a criminalidade (independente do tipo de pena a ser aplicado).

Acho que são as duas coisas. O criminoso tem que ter certeza de que vai ser punido e que a punição será severa. Extrapolando para um caso bem extremo: se no Longistão a punição contra o estuprador fosse ter que pedir desculpas à vítima, mesmo tendo certeza de que seria pego ele não teria medo nenhum disso.

Mas é claro que as punições não precisam ser as mais brutais possíveis, a pena de ser castrado, empalado com ferro em brasa e ter os olhos arrancados por ratos não é muito mais eficiente do que simplesmente enfiar o estuprador na cadeia por vinte anos sem direito de sentir nem o cheiro de mulher.

Voltando ao conceito de pena eficar:

Prenda qualquer traficante perigos e lhe dê uma educação ressocializadora na prisão, com bibliotecas, trabalho, cursos profissionalizantes, hobbys, prática de esportes... Que tipo de homens sairão de lá após ccumprida a pena?

Peraí, cadeia também não é colônia de férias! Do jeito que você falou até eu gostaria de ser preso. Muitas escolas não tem a estrutura que você sugere para os presídios. A cadeia tem que ressocializar, mas também tem que punir - é por isso que o nome é penitenciária. Oferecer cursos profissionalizantes e algum lazer de vez em quando é uma boa proposta, ainda mais se a vida profissional do ex-presidiário for acompanhada depois, mas a disciplina carcerária deve ser dura esse tio de oportunidade de educação e de lazer deve ser disponibilizada apenas a quem andar na linha.

Preda-me, eu, cidadão com curso superior, consciente de leis, impostos e da burocracioa estatal, nesta merda de sistema carcerário com essas merdas de penas severas... Passarei 24 horas do meu dia maquinando maneiras de escapar de lá (não tenha dúvidas de que a maioria da população carcerária está fazendo isso)...

Contanto que eles não escapem está ótimo. São eles que devem se adaptar à sociedade, e não a sociedade quem tem que se adaptar a eles. Se um cidadão honesto é preso por acidente, que se comporte honesta e disciplinadamente dentro da cadeia para ser bem tratado e quem sabe até ter direito a alguns privilégios.

2 anos numa prisão brasileira não é uma pena dura, para você? Já entrou numa penitenciária? Já sentiu o odor daquilo? Já passou um dia de sua vida com os braços pendurados em grades de metal; sob um calor infernal, usando o metal gelado das barras para se refrescar; cercado pelo cheiro de homens que não escovam os dentes, fumam o dia inteiro, fazem a barba uma vez por ano; defecando e urinando num buraco comunitário; perdendo os vínculos de amizade que tem? Consegue ficar uma semana sem nenhuma atividade intelectual? Um dia num lugar desses não é uma pena dura?

Dependendo do crime cometido isso é até pouco. Claro que a prisão não é a melhor punição para todo crime, como eu citei antes, é mais barato para o Estado alguém fazer serviços comunitários do que mantê-lo na prisão com todas as despesas pagas. Pena dura não é necessariamente o mesmo que cadeia. Por exemplo, como eu sugeri antes, uma multa equivalente a três ou mais vezes o valor da mercadoria original é uma punição pesada contra pirataria.

Além do mais, existem prisões e prisões. Nem todos presídio no Brasil é esse inferno todo, existem prisões de segurança mínima bem mais "confortáveis" para colocar os criminosos mais pé-de-chinelo, é claro que o punguista não deve ser misturado com o traficante.

Há quem compre e use drogas exatamente pelo "barato de ser perigoso"...

Viciados em solventes, colas, ervas misturadas com fezes bovinas... Prender esse povo para quê?

Porque é perigoso, mas também porque eles acham que tem boas chances de escapar. E não precisa prender esses viciados necessariamente. Dá uma pena alternativa e prende só no caso de ser reincidente.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #119 Online: 14 de Julho de 2006, 20:00:49 »
A educação é uma política preventiva contra a criminalidade.
A criminalidade é sempre pensada assim: como algo a se prevenir... Quando se fala em educação, já se pensa em um fator preventivo para males... A educação deve ser usada e pensada sempre para o progresso... Diminuição da criminalida é mera conseqüência (e não espectativa).

Não é o bálsamo que muita gente sugere, mas já é alguma coisa.
A educação não é o bálsamo, não é a panacéia... É o próprio sistema imunológico. Se ela é fraca, o sistema adoece. Políticas públicas para fortalecê-la sempre serão um bom começo (sim, começo; quando vão começar a fortalecê-la?)

Mas contra os criminosos que circulam por aí é preciso investir em políticas públicas de segurança, é preciso equipar a polícia, pagar bons salários aos policiais, reformar o sistema judiciário para lhe dar mais agilidade e fechar as brechas nas leis por onde escapam marginais do colarinho preto e do colarinho branco.
"Brechas nas leis" por onde os criminosos "escapam"?

Não há brechas nas leis por onde criminosos escapem! Criminosos "escapam" por mecanismos legais de proteção a direitos fundamentais! Se você vê um engravatado ou um traficante se livrar de determinada pena, é porque algum policial, delegado, promotor "falhou" proposital (corrupção) ou acidentalmente (despreparo, inépcia...) no momento em que o capturou. É isso que fomenta (também) a prática dos crimes por anomia (aquilo que falamos sobre não haver punição, certeza de impunidade).

Como resolver? Educação, cultura... Não adiantam políticas de repressão se a cultura brasileira cria a cada dia mais "criminosos em potencial" que só precisam da ocasião certa para delinqüirem.

Mas eu não acho que se deva amolecer com quem comete crimes "menores". O que não quer dizer que eu não simpatize com punições alternativas! Sai mais barato para o estado botar alguém para passar um ano limpando privada do que mantê-lo por um ano comendo de graça em um presídio.
Não se trata de amolecer... Trata-se de tratar os animais, que criamos, com um tratamento humanizante/socializante, para não transformarmos os animais, que criamos, em feras que devorarão a seus criadores.

Acho que são as duas coisas. O criminoso tem que ter certeza de que vai ser punido e que a punição será severa. Extrapolando para um caso bem extremo: se no Longistão a punição contra o estuprador fosse ter que pedir desculpas à vítima, mesmo tendo certeza de que seria pego ele não teria medo nenhum disso.
Qual o seu conceito de "severo" para pena?

Mas é claro que as punições não precisam ser as mais brutais possíveis, a pena de ser castrado, empalado com ferro em brasa e ter os olhos arrancados por ratos não é muito mais eficiente do que simplesmente enfiar o estuprador na cadeia por vinte anos sem direito de sentir nem o cheiro de mulher.
20 anos sem o direito de sentir nem o "cheiro de mulher" farão o que com o animal que foi enfiado na cadeia?

Se não é para humanizar o criminoso, por que não matar TODOS eles? É simples: vingança. Não importa que o estuprador, depois de receber um tratamento humano/humanizante/socializador, nunca mais cometa um crime em sua vida... O ser "humano" quer se vingar... 20 anos para ele lá na cadeia! Vamos nos vingar! Se ele sair de lá e estuprar mais 10 mulheres por ter ficado 20 anos sem sentir o "cheiro de mulher" não importa, porque teremos vingado aquela vítima de há 20 anos.

Peraí, cadeia também não é colônia de férias!
Claro que não! É um instrumento de Vingança! Sempre me pergunto porque não reinstauram o Coliseu...

Do jeito que você falou até eu gostaria de ser preso.
Claro que sim. Porque humaniza, é humanizante, é ressocializador. Quem vai pensar em fugir? Mas, você gostaria de ficar 1 ano preso em algo comparado a um quarto de hotel, com sua privacidade vigiada, sem direitos de escolha, tendo que aprender tecelagem neste mês; culinária no seguinte; costura no posterior; marcenaria no quarto mês; nos meses seguintes ter que cumprir a demanda de 5.000 uniformes escolares, 1.000 mesas e carteiras; tudo com controle de qualidade; e ficar mais um ano cozinhando (e bem) para uma creche?

Muitas escolas não tem a estrutura que você sugere para os presídios.
Não entendo a reclamação.

Que escola pública no Brasil demanda R$ 700,00 mensais por aluno? Cada aluno do Ensino Médio custa ao Estado cerca de R$ 52,00 mensais. O Brasil gasta mais com um presidiário por mês do que com um aluno por ano!

Por que, com R$ 700,00 mensais por preso, não dá para prover a estrutura que sugeri?

A cadeia tem que ressocializar, mas também tem que punir - é por isso que o nome é penitenciária.
Ah, sim... Vingança. É mais saciador, mais recompensante para o espírito humano investir R$ 700,00 mensais em vingança...

Oferecer cursos profissionalizantes e algum lazer de vez em quando é uma boa proposta, ainda mais se a vida profissional do ex-presidiário for acompanhada depois, mas a disciplina carcerária deve ser dura esse tio de oportunidade de educação e de lazer deve ser disponibilizada apenas a quem andar na linha
Sim. Por que não?

Contanto que eles não escapem está ótimo. São eles que devem se adaptar à sociedade, e não a sociedade quem tem que se adaptar a eles.
Matemos todos, então. Porque nossa vingança contra eles não vai fomentar misericórdia... Que incentivo eles têm para quererem se adaptarem à sociedade? Eles sabem o que é sociedade?

Se um cidadão honesto é preso por acidente, que se comporte honesta e disciplinadamente dentro da cadeia para ser bem tratado e quem sabe até ter direito a alguns privilégios.
Se um cidadão honesto é preso injustamente e jogado nos cárceres que temos hoje, dou todo apoio a ele e até lhe compro um rifle com mira telescópica para que se vingue da sociedade que o jogou na cadeia e tem sede de vingança por algo que ele não fez. Essa sim seria uma vingança justa.

E nunca, em absoluto, nenhuma prisão injusta legitimmará todas as prisões "justas" que já foram feitas. Principalmente nas prisões que temos.

Dependendo do crime cometido isso é até pouco.
Vingança...

Claro que a prisão não é a melhor punição para todo crime, como eu citei antes, é mais barato para o Estado alguém fazer serviços comunitários do que mantê-lo na prisão com todas as despesas pagas.
E é mais barato para o estado comprar meia dúzia de bazucas para impor "medo" do que investir nas raízes sempre negligenciadas.

Pena dura não é necessariamente o mesmo que cadeia. Por exemplo, como eu sugeri antes, uma multa equivalente a três ou mais vezes o valor da mercadoria original é uma punição pesada contra pirataria.
Diminuir impostos, combater a corrupção (para que os impostos sejam eficientes) e aplicar melhor os impostos evitariam que a pirataria nascesse... Para que punir algo que nem precisaria existir?

Além do mais, existem prisões e prisões. Nem todos presídio no Brasil é esse inferno todo, existem prisões de segurança mínima bem mais "confortáveis" para colocar os criminosos mais pé-de-chinelo, é claro que o punguista não deve ser misturado com o traficante.
Para que prender o criminoso "pé-de-chinelos"?

E não precisa prender esses viciados necessariamente.
Então, para que servem aqueles presídios "mais confortáveis" dos quais falou?

Dá uma pena alternativa e prende só no caso de ser reincidente.
"Reincidência"... Vingança.
« Última modificação: 14 de Julho de 2006, 20:08:25 por Nigh†mare »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #120 Online: 14 de Julho de 2006, 20:34:46 »
Night, a questão é que o caráter ressocializador do nosso sistema carcerário não existe e, visto todas as opções que existem por aí, eu só consigo pensar que existe um interesse político muito grande em manter as coisas como estão...:?

Willy, cadeia não é vingança (ou não deveria ser) ... é uma forma de isolar aquele cara que cometeu uma infração a uma lei até que ele esteja novamente apto a ser reintegrado à sociedade...
Mas essa mudança em teoria deveria ocorrer enquanto de seu isolamento com a privação da liberdade... e o que ocorre é justamente o contrário...

Mas ainda assim, bato na mesma tecla, uma pessoa que financia o tráfico de forma direta não é tão culpada quanto o traficante?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #121 Online: 14 de Julho de 2006, 20:43:30 »
Mas ainda assim, bato na mesma tecla, uma pessoa que financia o tráfico de forma direta não é tão culpada quanto o traficante?

E os caras que fizeram a lei que colocou as drogas na ilegalidade? Também são culpados? Afinal, eles criaram o tráfico...
Ou será que fizeram isso para manter os interesses de alguns poderosos, como você citou há alguns posts atrás?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #122 Online: 14 de Julho de 2006, 20:52:48 »
E não precisa prender esses viciados necessariamente. Dá uma pena alternativa e prende só no caso de ser reincidente.

Mas não é exatamente isso que a mudança na lei permitiu?
Que o juiz tivesse instrumentos para decidir que tipo de pen dá ao sujeito?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #123 Online: 14 de Julho de 2006, 21:03:22 »
Diego,

Olha o que achei pra responder àquela pergunta sobre a proibição:
http://www.nossahistoria.net/default.aspx?pagid=LKKCOQSM

Vou comprar a revista e posto aqui!

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #124 Online: 14 de Julho de 2006, 21:05:18 »

E os caras que fizeram a lei que colocou as drogas na ilegalidade? Também são culpados? Afinal, eles criaram o tráfico...

Putz, aí você pegou pesado...:hein:

Duran, é FATO que o consumo financia o poder paralelo que hoje explodiu sei lá quantos ônibus. Por que você acha que essa pessoa (a consumidora) deve ser punida de maneira mais amena que o criminoso?

Ou será que fizeram isso para manter os interesses de alguns poderosos, como você citou há alguns posts atrás?

Vai saber... a meu ver não consigo imaginar uma conspiração mundial contra a cocaína e a maconha...
Mas todas as páginas que eu encontro alguma coisa a respeito de criminalização de drogas falam somente sobre a legalização da maconha e não dão embasamento nenhum em porque ela foi considerada ilegal.

Lembra que eu queria achar alguma coisa a respeito do momento histórico em que a maconha e a cocaína deixaram de ser legais?
Não tô achando em lugar nenhum... :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!