Autor Tópico: Lei acaba com prisão para usuário de droga  (Lida 10856 vezes)

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
Re: Lei acaba com prisão para usuário de droga
« Resposta #50 Online: 13 de Julho de 2006, 16:27:02 »
Nem li a discussão inteira, mas como já disse em outros debates aqui pelo fórum, punir severamente o traficante e não punir o usuário apenas piora a situação. Mesmo que conseguissem prender todos os traficantes, novos traficantes iriam aparecer. Enquanto houver demanda haverá oferta. E o único caminho para diminuir a procura é punir o usuário também.
Então ao meu ver, só existem dois caminhos:

(1) Legalizar o uso da maconha OU (2) Punir os usuários de forma mais severa.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #51 Online: 13 de Julho de 2006, 16:30:17 »
Diego, é absurdo por a maconha no saco de drogas pesadas.
Eu pessoalmente sentirme-ia muito mais segura com um motorista que houvesse fumado um charrinho, do que bebido uma cerveja.
Além do mais, as drogas leves ( e mesmo tanto quanto seialgmas mais pesadas), quando usadas com moderação e em situações de recreação e convívio social (tal e qual como o alcool) não apresentam problemas divergentes daqueles associados ao alcool.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #52 Online: 13 de Julho de 2006, 16:31:05 »
Nem li a discussão inteira, mas como já disse em outros debates aqui pelo fórum, punir severamente o traficante e não punir o usuário apenas piora a situação. Mesmo que conseguissem prender todos os traficantes, novos traficantes iriam aparecer. Enquanto houver demanda haverá oferta. E o único caminho para diminuir a procura é punir o usuário também.
Então ao meu ver, só existem dois caminhos:

(1) Legalizar o uso da maconha OU (2) Punir os usuários de forma mais severa.
a realidade portuguesa (e de metade da europa) desmente a tua afirmação

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #53 Online: 13 de Julho de 2006, 16:35:10 »
Desmente? Me mostre qual foi a melhoria no seu país a partir do momento em que a lei de liberar usuários foi vigorada.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #54 Online: 13 de Julho de 2006, 16:40:31 »
Desculpa, mas tu é que afirmaste que essa lei ia piorar a situação.
Eu afirmei que em portugal não piorou.

Tens o contra-exemplo.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #55 Online: 13 de Julho de 2006, 16:43:01 »
A questão é a seguinte, se vocês acham (duran e clara) que fumar maconha não é um problema social e que não deveria ser crime, então que lutem para que a maconha seja legalizada.
Se vocês concordam que a maconha deve continuar sendo um produto ilegal, então que se punam os usuários também.

Como disse o Daniel, então pode comprar/ ser usuário de carro roubado?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #56 Online: 13 de Julho de 2006, 16:48:03 »
Duran, você acha realmente que a sociedade está pronta a abraçar abertamente o uso de drogas?

Deveria. O faz do alcool.

O consumo de alcóol, a meu ver é bem diferente, visto que apenas em excesso os seus danos podem ser vistos...
As drogas como cocaína, crack, LSD, Haxixe e maconha por outro lado tem como principal atrativo a "viagem" que proporcionam... um distanciamento da realidade que pode se prolongar e causar estragos bem mais extensos... a dependência química causada é claramente maior e os danos a curto prazo muito mais claros...

Não são não.
O distanciamento da realidade provocado pelo alcool é igual ou superior. A dependência também. O número de ocorrências com alcool envolvido é bem superior ao de drogas.
E a questão é: usou drogas ou usou alcool e fez merda, punição em dobro!

Com o que você se sentiria melhor? Com um motorista após uma lata de cerveja ou após uma carreira de cocaína ou um "tapinha" de maconha?

Com nenhum deles. A chance de fazer besteira é igual.
Mas porque o cara não pode, em sua casa, cheirar cocaína e encher a cara com os amigos? Ou fumar um baseado antes de dormir?

Claro que o número será menor. O número de usuários de cerveja e de cocaína é bem diferente... os efeitos que essas duas drogas são bem diferentes e a quantidade para conseguir um efeito semelhante é bem diferente. Mas um erro não justifica o outro, não é só porque a cocaína mata menos que ela pode ser legalizada.

Matar até bacon mata. E o automóvel mata mais.
O problema é que o cara que faz uso recreativo e responsável não pode fazer isso porque tem que se envolver com criminosos para comprar.

No meu meio profissional, não me sentiria confortável trabalhando com um profissional que sei possuir dependência de uma droga que causa um distanciamento tão grave da realidade, ou que a ausência de seu uso cause consequências tão graves que o tornem profissionalmente inútil e capaz de atos como assalto a mão armada ou homícidio para conseguir a próxima dose...

As vezes você nem faz idéia de que o cara que está ao seu lado é um usuário recreativo de drogas.
Nem todos são dependentes químicos.

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 13 de Julho de 2006, 16:49:07 »

Tens o contra-exemplo.
Portugal e o resto da Europa têm uma realidade completamente diferente do Brasil.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #58 Online: 13 de Julho de 2006, 16:50:58 »
A questão é a seguinte, se vocês acham (duran e clara) que fumar maconha não é um problema social e que não deveria ser crime, então que lutem para que a maconha seja legalizada.
Se vocês concordam que a maconha deve continuar sendo um produto ilegal, então que se punam os usuários também.

eu acho que o uso de, maconha deve ser legalizado, e se tiver alguma vez oportunidade, actuarei nesse sentido.
Não me peçam é para ir para a rua gritar "Legalizacion", perder o meu tempo, energias, e porventura sofrer algumas sanções sociais por uma causa "tão nobre" como fumar maconha.
O sensato Governo da Holanda liberou os caniboides, não houve nenhuma revolução social, e agora os consumidores pagam impostos e consomem produtos de melhor qualidade, menos prejudiciais à saúde.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #59 Online: 13 de Julho de 2006, 16:52:24 »

Seguindo esse raciocínio quem compra cd pirata, produto contrabandeado ou baixa mp3 deve ser preso?

E, Cezar, estamos discutindo uma tese, idéias. Não é uma bandeira reinvidicatória!
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #60 Online: 13 de Julho de 2006, 16:52:52 »

Tens o contra-exemplo.
Portugal e o resto da Europa têm uma realidade completamente diferente do Brasil.
e....

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #61 Online: 13 de Julho de 2006, 16:53:22 »

Seguindo esse raciocínio quem compra cd pirata, produto contrabandeado ou baixa mp3 deve ser preso?

Não disse preso, deve ser punido.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #62 Online: 13 de Julho de 2006, 16:55:29 »

Não disse preso, deve ser punido.

Mas pela nova lei eles são! Advertência, multa, trabalho voluntário.
Só não são presos de cara!

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #63 Online: 13 de Julho de 2006, 16:57:01 »

E, Cezar, estamos discutindo uma tese, idéias. Não é uma bandeira reinvidicatória!

Eu sei disso, só estou dizendo que, se você acha que a droga não é um mal social então o mais lógico seria debater em favor da sua legalização, e não legalizar para aos usuários que estejam portanto pouca quantidade e punir os que estiverem portando uma quantidade maior.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 13 de Julho de 2006, 16:58:51 »

Tens o contra-exemplo.
e....
E não é porque a liberação não piorou a situação em alguns países da Europa que não vai piorar no Brasil também. O contra-exemplo não é adequado a nossa realidade.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #65 Online: 13 de Julho de 2006, 16:59:51 »
Eu sei disso, só estou dizendo que, se você acha que a droga não é um mal social então o mais lógico seria debater em favor da sua legalização, e não legalizar para aos usuários que estejam portanto pouca quantidade e punir os que estiverem portando uma quantidade maior.

Concordo. Em tese acho que não faz sentido proibir o consumo de algumas substâncias.
Mas também acho que precisamos avançar. Um passo de cada vez já é importante.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 13 de Julho de 2006, 17:18:51 »

Bem, mas se você afirma que quem compra cd pirata, contrabando, ou baixa mp3, drogas ilegais, não deve ser preso, também não está seguindo o raciocínio ao sustentar que quem encomendasse ou comprasse um carro roubado devesse ser preso.

Eu acho que, baixar mp3, por exemplo, se fosse haver alguma punição, deveria ser consideravelmente menor do que consumir drogas ou comprar um carro sabidamente roubado, pelo motivo que os outros dois tem um risco muito mais tangível de estar colocando vida de outras pessoas em risco.

Baixar mp3 talvez até esteja/possa estar/ enquadrado como "fair use", não sendo mais crime do que navegar na net, ver uma imagem que gosta, e usar como papel de parede na sua área e trabalho particular. Mas não sei bem. Diferentemente seria copiar essa imagem ou música e revender, ou mesmo publicar, sem autorização.

Mas ainda assim, a coisa seria mais como um processo por violação de direitos autorais ou algo do tipo, em que, imagino, as punições e indenizações devem estar diretamente relacionadas ao dano financeiro estimado da coisa. Não é algo que potencialmente envolveria em algum momento violência física contra qualquer pessoa, o que acho que deve ser levado em consideração na avaliação da pena.

Se tratando de tráfico de drogas, ou roubos de carro, acho que todos estão cansados de saber que é algo que em boa parte das vezes, ou muito mais potencialmente, envolve violência, é algo amplamente divulgado, conflitos entre policiais e traficantes.

Com lojinhas de coisas do Paraguai eu não sei, mas acho que também não. Acho que vão para o Paraguai de ônibus e voltam cheio de coisas sem pagar impostos, mas sem tiroteio e etc.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 13 de Julho de 2006, 17:22:26 »
Eu pessoalmente sentirme-ia muito mais segura com um motorista que houvesse fumado um charrinho, do que bebido uma cerveja.
Além do mais, as drogas leves ( e mesmo tanto quanto seialgmas mais pesadas), quando usadas com moderação e em situações de recreação e convívio social (tal e qual como o alcool) não apresentam problemas divergentes daqueles associados ao alcool.

eu acho que a coisa toda não está relacionada a natureza da droga em si, mas ao fato de ser ilegal e sustentar o tráfico, que é mais perigoso que maconha. Da mesma forma que não importa tanto se uma encomenda um carro roubado ou uma arma roubada. Eu ficaria muito mais tranqüilo de andar em um carro roubado, do que saber que alguém está cmo uma arma roubada na cintura, mas o meio que os trouxe às mãos de quem os têm não é necessariamente muito diferente.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #68 Online: 13 de Julho de 2006, 17:28:59 »
Bem, mas se você afirma que quem compra cd pirata, contrabando, ou baixa mp3, drogas ilegais, não deve ser preso, também não está seguindo o raciocínio ao sustentar que quem encomendasse ou comprasse um carro roubado devesse ser preso.

Onde eu afirmei que comprar cd pirata, contrabando, ou baixa mp3 não deve ser preso?
Eu só segui o raciocínio que você começaram ao comparar o uso de drogas com comprar carro roubado.

Eu acho que, baixar mp3, por exemplo, se fosse haver alguma punição, deveria ser consideravelmente menor do que consumir drogas ou comprar um carro sabidamente roubado, pelo motivo que os outros dois tem um risco muito mais tangível de estar colocando vida de outras pessoas em risco.

Também acho.
E o que a lei fez foi estabelecer uma punição diferente para for pego usando drogas. Diferente de acordo com a quantidade, circunstâncias e antecedentes da pessoa.
SE for tráfico a lei é mais dura.

Se tratando de tráfico de drogas, ou roubos de carro, acho que todos estão cansados de saber que é algo que em boa parte das vezes, ou muito mais potencialmente, envolve violência, é algo amplamente divulgado, conflitos entre policiais e traficantes.

Tráfico de drogas é outra coisa. A lei trata do uso.

Com lojinhas de coisas do Paraguai eu não sei, mas acho que também não. Acho que vão para o Paraguai de ônibus e voltam cheio de coisas sem pagar impostos, mas sem tiroteio e etc.

Alguns entram em confronto com a policia também.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 13 de Julho de 2006, 17:42:24 »

É outra coisa quase que semanticamente apenas, mas causalmente, são praticamente indissociáveis, a menos que o cara prove que é produtor, não envolvido com tráfico. Senão é meio como dizer que ser mandante de assassinato e assassino são coisas bem diferentes, e que os mandantes são apenas vítimas da oferta de pistoleiros.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #70 Online: 13 de Julho de 2006, 17:45:20 »

É outra coisa quase que semanticamente apenas, mas causalmente, são praticamente indissociáveis, a menos que o cara prove que é produtor, não envolvido com tráfico. Senão é meio como dizer que ser mandante de assassinato e assassino são coisas bem diferentes, e que os mandantes são apenas vítimas da oferta de pistoleiros.

Só são indissociáveis porque a substância é ilegal.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #71 Online: 13 de Julho de 2006, 17:46:13 »

Tens o contra-exemplo.
e....
E não é porque a liberação não piorou a situação em alguns países da Europa que não vai piorar no Brasil também. O contra-exemplo não é adequado a nossa realidade.
...pois....
prova então que:
-a situação vai piorar...
-as diferenças sociais entre Brasil e Europa são significativas no que respeita a esta medida em concreto.

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #72 Online: 13 de Julho de 2006, 17:49:03 »

eu acho que a coisa toda não está relacionada a natureza da droga em si, mas ao fato de ser ilegal e sustentar o tráfico, que é mais perigoso que maconha. Da mesma forma que não importa tanto se uma encomenda um carro roubado ou uma arma roubada. Eu ficaria muito mais tranqüilo de andar em um carro roubado, do que saber que alguém está cmo uma arma roubada na cintura, mas o meio que os trouxe às mãos de quem os têm não é necessariamente muito diferente.

O tráfico de drogas leves não prejudica necessariamente ninguém. Embora hajam alguns crimes lesativos associados, eles não aparentam ser significativos no quadro global; pelo que esta situação não é idêntica à de comprar produtos roubados.

Além disso as leis em causa são também muito diferentes:
-a lei que proibe o roubo protege a liberdade individual e social
-a lei que proibe o consumo de drogas é uma lei cultural, que restringe as liberdades individuais
« Última modificação: 13 de Julho de 2006, 17:51:04 por clara campos »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #73 Online: 13 de Julho de 2006, 17:55:00 »
Justo... independente da toxicidade da troca... o fato é que ela é ilegal, e essa ilegalidade não é por acaso...

Não é como se alguém chegasse um dia e dissesse: "Vamos proibir a maconha porque fede e vamos permitir a venda da cerveja porque é divertido..."

As razões para essas proibições não foram arbitrárias, deveríamos discutir o porquê dessa diferenciação antes de chegar dizendo que alcool = maconha, pois sabemos que a coisa não é bem assim...

A maconha era legalizada, assim como a cocaína no ínicio do século... a partir de qual momento ela foi proibida e o porquê disso é acrescentaria muito à discussão...

Sem essa que os "usuários conscientes" não devem ser punidos...
Devem ser sim pois estão muito bem informados do monstro que estão alimentando...

Vocês concordam que é ilegal, que alimenta um mercado perigoso, que traz riscos à sociedade enquanto for ilegal e me dizem que a punição não pode ser isso tudo porque o usuário eventual não atrapalha ninguém? Ele atrapalha a partir do momento que consome algo que é ilegal...

Não está em pauta a potencialidade da droga, mas sim o fato do usuário comprar algo ilegal, que traz prejuízos enormes à sociedade pelo mercado que movimenta e mesmo assim receberá uma pena que é equivalente a um tapinha na mão...:?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #74 Online: 13 de Julho de 2006, 17:59:39 »
Clara, como assim o tráfico de drogas leves não prejudica ninguém? O tráfico é o mesmo independente de serem drogas leves ou pesadas. Ele financia a bandidagem. A não ser que aí em Portugal o traficante de drogas leves seja um e o de drogas pesadas seja outro, e que o primeiro plante na sua fazendinha e venda diretamente aos consumidores finais.

"-a lei que proibe o consumo de drogas é uma lei cultural, que restringe as liberdades individuais"

Você quis dizer drogas leves, não é?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!