A questão é a seguinte, se vocês acham (duran e clara) que fumar maconha não é um problema social e que não deveria ser crime, então que lutem para que a maconha seja legalizada.
Se vocês concordam que a maconha deve continuar sendo um produto ilegal, então que se punam os usuários também.
Como disse o Daniel, então pode comprar/ ser usuário de carro roubado?
Seguindo esse raciocínio quem compra cd pirata, produto contrabandeado ou baixa mp3 deve ser preso?
Bem, mas se você afirma que quem compra cd pirata, contrabando, ou baixa mp3, drogas ilegais, não deve ser preso,
também não está seguindo o raciocínio ao sustentar que quem encomendasse ou comprasse um carro roubado devesse ser preso.
Eu acho que, baixar mp3, por exemplo, se fosse haver alguma punição, deveria ser consideravelmente menor do que consumir drogas ou comprar um carro sabidamente roubado, pelo motivo que os outros dois tem um risco muito mais tangível de estar colocando vida de outras pessoas em risco.
Baixar mp3 talvez até esteja/possa estar/ enquadrado como "fair use", não sendo mais crime do que navegar na net, ver uma imagem que gosta, e usar como papel de parede na sua área e trabalho particular. Mas não sei bem. Diferentemente seria copiar essa imagem ou música e revender, ou mesmo publicar, sem autorização.
Mas ainda assim, a coisa seria mais como um processo por violação de direitos autorais ou algo do tipo, em que, imagino, as punições e indenizações devem estar diretamente relacionadas ao dano financeiro estimado da coisa. Não é algo que potencialmente envolveria em algum momento violência física contra qualquer pessoa, o que acho que deve ser levado em consideração na avaliação da pena.
Se tratando de tráfico de drogas, ou roubos de carro, acho que todos estão cansados de saber que é algo que em boa parte das vezes, ou muito mais potencialmente, envolve violência, é algo amplamente divulgado, conflitos entre policiais e traficantes.
Com lojinhas de coisas do Paraguai eu não sei, mas acho que também não. Acho que vão para o Paraguai de ônibus e voltam cheio de coisas sem pagar impostos, mas sem tiroteio e etc.