Autor Tópico: A sabedoria de Cristo  (Lida 12396 vezes)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
A sabedoria de Cristo
« Online: 20 de Agosto de 2006, 14:06:17 »
40-Mateus Capítulo : 5
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Quero discutir esse versículo pois o considero crucial para entender a folosofia cristã.
Entendo por humilde de espírito aquele sujeito que não cultiva as letras, que mantém humilde o seu entendimento e a sua razão. Os motivos disso, eu só posso imaginar, é que para o cristão, segundo as palavras de Cristo, mais importante que a erudição e o conhecimento é a palavra divina. Tal doutrina leva à aceitação passiva dos ensinamentos bíblicos - bom cristão é aquele que não contesta, e de preferência, nada sabe dos debates dos homens. Os fiéis chamam isso de obedecer a palavra de deus; eu chamo alienação.
Não posso conceber um sistema de idéias que não permita o debate, pois somente ele pode enriquecer o conhecimento. Na verdade, o cristianismo vai na contra-mão: propõe justamente a fé cega e em muitos casos faz oposição ao saber.
Os cristãos jactanciam-se de que Cristo, mesmo se você não o reconhece como divindade, foi um homem de moral ímpar e revolucionária e todas as suas palavras estão revestidas de tal aura de sabedoria que se torna quase impossível de negar que ele é um ente sobre humano.
Mas esse versículo mostra que não é bem assim. Pregando contra a cultura geral procurou gerar seguidores dóceis e alienados e não posso enxergar a verdadeira sabedoria disso. Ou talvez a veradeira sabedoria esteja oculta - gerando seguidores alienados transformá-los-ia em massa de manobra para a futura igreja em construção. Nem o diabo poderia ser maquiavélico!
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: A sabedoria de Cristo
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2006, 14:08:14 »
De acordo! :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2006, 16:05:17 »
"Humilde de espírito" é uma expressão tão abrangente...

Os doutrinadores e exploradores da fé querem isso mesmo: fé cega sem contestações. Mas, não creio que Jesus de Nazaré fosse um inimigo do conhecimento. Até porque ele pregava a busca por uma "verdade" - em alguns casos, a aceitação de "verdades-mandamentais".

Seus seguidores é que desenvolveram idéias (não corroboráveis nas palavras do personagem) associando o "conhecimento" ao "mal". Vários são os motivos:

1. Vem um cara que seria o filho do deus supremo e diz algumas coisas convenientes. Faz alguns "milagres" e ganha prestígio. Aí, ele diz mais coisas e seus seguidores vão aceitando sem questionar, sem pedir explicações; sem dizer "não entendi essa parte". O cara morre com aquela autoridade divinal. Aí, na ausência dele, e não havendo exegetas nomeados pelo cara, fica o medo de questionar a "verdade" dita. Adota-se o literalismo. Exemplo disso em Mateus 5:32: "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério".

Há tantas interpretações para isso... Mas não há nenhum "Com'assim SenhorGezuis?" depois do que ele disse.

2. ICAR: Pregações em Latim Eclesiástico para camponeses analfabetos. Tudo o que era conveniente, era dito na linguagem do povo e as citações eram feitas em Latim: "Gezuis falou: "Obedeça À Igreja", conforme o que vou ler agora na língua-que-vocês-não-entendem. Não por menos que isso que Lutero conseguiu tantas adesões às suas novas idéias protestantes. Mesmo asism, o medo de interpretar o divino permaneceu. Lutero pôde fazê-lo 1.500 anos depois; mas, agora, passados outrs cinco séculos, ninguém pode reinterpretar... Por quê? Medo do divino incutido por quem quer poder sobre as massas.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2006, 16:51:26 »
Eu penso o contrário. Não creio que o Cristo desejou manter uma legião de alienados.

Porém, as religiões quiseram e fazem isto até hoje. Isto é inegável.

O código moral deixado pelo Cristo é maravilhoso. Ensinamentos como: "Não fazei ao próximo o que não queria que te fizessem"; "Amai ao próximo como a ti mesmo". "Antes de falar do cisco no olho do outro, retire a trave do seu"; "Não deixai que a mão direita saiba o que fez a esquerda".

Estes são alguns ensinamentos que consegui lembrar de cabeça. Imagine quando conseguirmos aplicar isto no dia-a-dia, o ganho que teremos.

Não sou fã de livros de auto-ajuda. Temos que ler o Monge e o Executivo para apresentar um trabalho e iniciei a sua leitura. Estou gostando da maneira como o autor descreve como uma liderança deve agir. Ele aplica os conceitos do Cristo de maneira que podemos seguir nas empresas, respeitando o ser humano.

Se alguém quiser tenho o livro em pdf.

Abraços,

Douglas
« Última modificação: 20 de Agosto de 2006, 16:53:05 por Douglas »
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2006, 18:23:02 »
Mateus 21:18-19: "Na manhã seguinte, voltando para a cidade, Jesus ficou com fome. Viu uma figueira perto do caminho, foi até lá, mas não achou nada, a não ser folhas, pois ainda não era a época de figos. Então Jesus disse à figueira: "Que você nunca mais dê frutos." E, no mesmo instante, a figueira secou".

Se ele tinha poderes para secar a figueira, também tinha para fazê-la dar frutos. Que lição podemos tirar disto a não ser que Jesus era sujeito a ataques de raiva contra seres indefesos e inocentes?
« Última modificação: 20 de Agosto de 2006, 23:13:15 por Alenônimo »
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2006, 18:30:36 »
Se ele tinha poderes para secar a figueira, também tinha para fazê-la dar frutos.

:histeria: :histeria: :histeria:
Essa é boa!
Nunca tinha pensado nisso.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2006, 18:45:51 »
E a mulher que foi desprezada publicamente por Jesus por ser grega e não judia ? Apenas depois dela se humilhar completamente em público Jesus a atendeu:

Mateus 15:21   Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom.     

Mateus 15:22   E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.     

Mateus 15:23   Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.     

Mateus 15:24   Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.     

Mateus 15:25   Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!     

Mateus 15:26   Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.     

Mateus 15:27   Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.     

Mateus 15:28   Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.

Um exemplo da xenofobia, sectarismo ou mesmo do ressentimento de Jesus com a normalmente pretensa superioridade que os gregos atribuiam a sí.

Vejo que Jesus teve quase um prazer sádico em ver a mulher se desmontar se já a vivência e a exposição pública do problema de sua filha e seu desespero em ser atendida, vindo gritando desesperada atrás dele suplicando por  compaixão, já não fossem o bastante.

[ ]´s
« Última modificação: 20 de Agosto de 2006, 18:54:28 por APODman »

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2006, 20:57:58 »

Quero discutir esse versículo pois o considero crucial para entender a folosofia cristã.
Entendo por humilde de espírito aquele sujeito que não cultiva as letras (...)

Por que "humildade de espírito" deveria necessariamente ter relação com "ignorância"? Não vejo relação no contexto.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2006, 23:14:54 »
Mateus 21:18-19: "Na manhã seguinte, voltando para a cidade, Jesus ficou com fome. Viu uma figueira perto do caminho, foi até lá, mas não achou nada, a não ser folhas, pois ainda não era a época de figos. Então Jesus disse à figueira: "Que você nunca mais dê frutos." E, no mesmo instante, a figueira secou".

Se ele tinha poderes para secar a figueira, também tinha para fazê-la dar frutos. Que lição podemos tirar disto a não ser que Jesus era sujeito a ataques de raiva contra seres indefesos e inocentes?

Isso ajuda a mostrar uma faceta de Jesus que os crentes tendem a ignorar. Por que cargas d'água ele se irritou com uma figueira que não deu frutos fora de época? Que lição isso poderia trazer? Que sentido isso poderia ter que não o literal?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2006, 23:24:34 »

Por que "humildade de espírito" deveria necessariamente ter relação com "ignorância"? Não vejo relação no contexto.

A frase sozinha não ajuda muito, mas faz parte do Sermão da Montanha, que mostra certas coisas um tanto absurdas como o incentivo ao conformismo e a fugir da justiça. Tente ler o capítulo todo.

Não que seja inteiramente ruim, mas não acho que um Deus encarnado diria tudo aquilo daquele jeito.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2006, 12:22:37 »

Entendo por humilde de espírito aquele sujeito que não cultiva as letras, que mantém humilde o seu entendimento e a sua razão. Os motivos disso, eu só posso imaginar, é que para o cristão, segundo as palavras de Cristo, mais importante que a erudição e o conhecimento é a palavra divina. Tal doutrina leva à aceitação passiva dos ensinamentos bíblicos - bom cristão é aquele que não contesta, e de preferência, nada sabe dos debates dos homens. Os fiéis chamam isso de obedecer a palavra de deus; eu chamo alienação.
Não posso conceber um sistema de idéias que não permita o debate, pois somente ele pode enriquecer o conhecimento. Na verdade, o cristianismo vai na contra-mão: propõe justamente a fé cega e em muitos casos faz oposição ao saber.
Os cristãos jactanciam-se de que Cristo, mesmo se você não o reconhece como divindade, foi um homem de moral ímpar e revolucionária e todas as suas palavras estão revestidas de tal aura de sabedoria que se torna quase impossível de negar que ele é um ente sobre humano.
Mas esse versículo mostra que não é bem assim. Pregando contra a cultura geral procurou gerar seguidores dóceis e alienados e não posso enxergar a verdadeira sabedoria disso. Ou talvez a veradeira sabedoria esteja oculta - gerando seguidores alienados transformá-los-ia em massa de manobra para a futura igreja em construção. Nem o diabo poderia ser maquiavélico!
Me faça entender uma dúvida. Quem seriam as melhores pessoas para tentar esclarecer o que voce está perguntando?

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Marcell

• Visitante
« Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2006, 13:28:24 »
Voltando à pergunta inicial. Eu interpreto como humildade de espírito a benevolência (segundo a acepção religiosa desses dois termos). Para uma discussão, então, sobre o efeito negativo aos "racionalistas" de plantão, deveria ter sido dito: "bem aventurados os ignorantes e os burros, os patetas e os néscios de toda espécie". Não busquemos, pois, colegas, chifres em cabeça de cavalo.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2006, 14:35:24 »
Humilde de espírito pode significar muitas coisas. No meu modo de ver, levando-se também em conta o contexto, tanto desta passagem como também de tudo o q Jesus pregava, imagino q esteja se referindo a não ser orgulhoso e arrogante, e não se achar superior a outros por se ter mais conhecimento ou poder financeiro.
Mas a verdade é q como muitas coisas não são devidamente detalhadas e bem explicadas na bíblia, isto é mais uma coisa q vai depender unicamente da interpretação de cada um ou de cada denominação religiosa.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2006, 15:35:18 »
Se Cristo era Deus e falou de maneira pouca clara de forma que cada um entende uma coisa diferente, o mínino que posso dizer é que Deus não soube se comunicar. Meios de comunicação limitados não pode ser desculpa para uma criatura tão formidável.

Mas eu imagino que o que deve estar acontecendo é o sujeito mudar a interpretação para adaptar a crença. E que outra forma melhor de fazê-lo do que culpar o entendedor? Pois Deus foi claríssimo - nossos ouvidos é que estão imperfeitos: "Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça".

Marcell

• Visitante
« Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2006, 16:01:56 »
Citação de: Quereu
Mas eu imagino que o que deve estar acontecendo é o sujeito mudar a interpretação para adaptar a crença.
Ou para fugir a ela... :umm:

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Agosto de 2006, 17:51:24 »
Quereu,

Um dos problemas maiores está aí. Achar que Jesus era ou é Deus. Jesus não é Deus.

Estou pesquisando a história da figueira.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #16 Online: 21 de Agosto de 2006, 20:54:34 »
Quereu,

Um dos problemas maiores está aí. Achar que Jesus era ou é Deus. Jesus não é Deus.

Abraços,

Douglas
Está no Marcos 11 e Mateus 21.

Olha a contradição!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #17 Online: 21 de Agosto de 2006, 21:00:04 »
Sobre Jesus é deus ou não.

Contradição: Jesus é Deus? Ou não é?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #18 Online: 21 de Agosto de 2006, 22:14:04 »
Para mim não, pois sou ateu. Mas segundo o credo cristão é; Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Então, a crítica fica circunscrita ao credo cristão; nesse me baseei para formar o comentário.

Para os que seguem o legado de Cristo sem acreditar em sua natureza divina haverá sempre a desculpa de que foi um mero homem - e é justamente assim que o encaro - se é que existiu. Sua sabedoria - humana, demasiado humana - não está livre de falhas e contradições e não é nem melhor nem pior do que a de outros. Achar a humanidade de Cristo é reportar seus erros e quem vê a suma perfeição num homem, na verdade não enxerga um homem, mas um anjo ou um deus.

Como vocês enxergam Cristo? Uma lenda? Um herói mitico criado para corresponder às expectativas da massa? Deus encarnado? Um avatar? Um espírito evoluído? Um eleito de Deus?

Eu o encaro como um arquétipo criado pelos padres primitivos para emular a massa. A existência do homem Cristo - se é que existiu - passa longe da idealização dos evangelhos e nem essa mesmo é perfeita como acabei de mostrar; afinal os idealizadores eram meros homens: como poderiam criar algo superior a si mesmos?

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 21 de Agosto de 2006, 22:44:22 »

A frase sozinha não ajuda muito, mas faz parte do Sermão da Montanha, que mostra certas coisas um tanto absurdas como o incentivo ao conformismo e a fugir da justiça. Tente ler o capítulo todo.

Não que seja inteiramente ruim, mas não acho que um Deus encarnado diria tudo aquilo daquele jeito.

Ale, eu falava do contexto do "sermão" - quando mencionei "ignorância" estava falando literalmente de "ausência de conhecimento" - humilde de espírito, dentro do contexto,  remete a "submissão".

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 21 de Agosto de 2006, 22:58:04 »
Quereu,

Abraços,

Douglas

Diz isso pro Erivelton.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Agosto de 2006, 09:01:58 »
Quereu,Um dos problemas maiores está aí. Achar que Jesus era ou é Deus. Jesus não é Deus.Estou pesquisando a história da figueira.Abraços,Douglas
A prova de Jesus é Deus esta no versículos abaixo:
João 1:1   No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 1:14   E o Verbo se fez carne e habitou entre nós
Mateus 1:23   Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 22 de Agosto de 2006, 09:29:31 »
Erivelton, faça-nos um favor: procure por "proselitismo" no dicionário.

Dessa forma não será pego de surpresa se for suspenso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Pug2

• Visitante
« Resposta #23 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:04:48 »
Luis, "proselitismo" é necessário, senão, como fazer comentários do ponto de visto do teísta?

Erivelton, isso apenas prova que Jesus era um mensageiro de Deus e ao seu serviço, transmitia a palavra de Deus aos Homens.
Muitas vezes Jesus dirige-se a Deus e afirma também estar ao seu serviço.

"João
 6 - 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Lucas
 6 - 12 Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.

Mateus
 26 - 42 Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade."

Sei que têm explicações estranhas para a esquizofrenia de um homem falar com Deus, tendo em conta que ambos são a mesma pessoa.
Explicação mais simples, não é Deus.

Está provado o alcorão está certo  :lol:

Jesus é o messias, mensageiro de Deus, vive e retornará....tirando isso não é mais nada  ::)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:43:58 »
Luis, "proselitismo" é necessário, senão, como fazer comentários do ponto de visto do teísta?

Puuug.... "proselitismo" é tentar converter o pessoal. Eu estou nesse fórum a muito tempo, fiz comentários do meu ponto de vista teísta e nunca... er... você tava falando sério?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!