Autor Tópico: A sabedoria de Cristo  (Lida 12400 vezes)

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
Re: A sabedoria de Cristo
« Resposta #100 Online: 28 de Agosto de 2006, 01:03:21 »

" A figueira que secou é o símbolo dos que apenas aparentam propensão para o bem, mas que, em realidade, nada de bom produzem; dos oradores que mais brilho têm do que solidez, cujas palavras trazem superficial verniz, de sorte que agradam aos ouvidos, sem que, entretanto, revelem, quando perscrutadas, algo de substancial para os corações. E de perguntar-se que proveito tiraram delas os que as escutaram.

Simboliza também todos aqueles que, tendo meios de ser úteis, não o são; todas as utopias, todos os sistemas ocos, todas as doutrinas carentes de base sólida. O que as mais das vezes falta é a verdadeira fé, a fé produtiva, a fé que abala as fibras do coração, a fé, numa palavra. que transporta montanhas. São árvores cobertas de folhas porém, baldas de frutos. Por isso é que Jesus as condena à esterilidade, porquanto dia virá em que se acharão secas até à raiz. Quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que nenhum bem para a Humanidade houverem produzido, cairão reduzidas a nada; que todos os homens deliberadamente inúteis, por não terem posto em ação os recursos que traziam consigo, serão tratados como a figueira que secou." ESE capítulo XIX

É. Pode ser. Daqui a pouco alguém me acusa de fazer proselitismo.

Só há um problema que mela essa interpretação simbólica: a figueria não era estéril, apenas não estava na época certa.

Onaiab, não deixe de responder a esta mensagem do Cyrix. É muito relevante.

Eu nem acredito que tenha existido a tal figueira, muito menos que Jesus a tenha "amaldiçoado". Há citações simbólicas de alta significação na religião cristã. Apenas isso.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #101 Online: 28 de Agosto de 2006, 07:59:09 »
Sou obrigado, por amor à precisão, a perguntar o que é o EU e como sua presença forma a consciência.
O EU é a consciência. A nossa consciência é 100% material(orgânica). Temos um fôlego de vida que associado a ela transforma o homem numa alma vivente. Sen este sopro nas narinas o ser humano teria sua capacidade mental de memória reduzida. Por isto fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Abraços Erivelton
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #102 Online: 28 de Agosto de 2006, 08:22:28 »
Deu de ver q ele nem sabe de quem se trata. Não deve ter topado com o Apolônio nos estudos dele. Pra te ajudar vai aí um link Erivelton: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%B3nio_de_Tiana
Marcelo eu já conhecia esta história. O que tem de igual nesta história. Veja a ultima palavra escrita no site que voce me forneceu:
Apolônio faleceu em Éfeso, cerca de 98, durante o reinado de Nero.

As verdades do cristianismo narram diferente. Jesus rressucitou no 3º dia.
Abraços. Erivelton

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 28 de Agosto de 2006, 08:34:36 »
Hã? Verdades não narram nada, Ô! Você aprendeu falar Português em que país?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #104 Online: 28 de Agosto de 2006, 08:39:33 »
Sou obrigado, por amor à precisão, a perguntar o que é o EU e como sua presença forma a consciência.
O EU é a consciência. A nossa consciência é 100% material (orgânica). Temos um fôlego de vida que associado a ela transforma o homem numa alma vivente. Sem este sopro nas narinas o ser humano teria sua capacidade mental de memória reduzida. Por isto fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Abraços Erivelton

E como você pode saber disso?  Por acaso teve a oportunidade de encontrar alguém que não teve esse "sopro nas narinas"?  Como sabe sequer que tal sopro _existe_?

Também não entendi como você pode saber que a consciência é orgânica e material.  A pesquisa atual praticamente prova que consciência (na medida em que ela pode ser cientificamente observada) é pelo menos em parte bioelétrica também.

Se você quer crer em Deus, almas e espíritos está no seu pleno direito.  Mas é muita forçação de barra querer achar que esses são conceitos científicos, quando só há doutrinas dogmáticas para sustentá-los.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 28 de Agosto de 2006, 08:50:53 »
Erivelton está me ignorando só porque eu sou mulher!!!

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #106 Online: 28 de Agosto de 2006, 09:19:54 »
Hã? Verdades não narram nada, Ô! Você aprendeu falar Português em que país?
Pôxa guinevere, até com meu português?
O meu forte é matemática. Por favor desconsidere meus erros.
Vou mudar o contesto: O cristianismo diz que Jesus ressucitou no 3º dia. Tá bom assim?
Abraços. Erivelton

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 28 de Agosto de 2006, 09:25:12 »
Não estou criticando sua ortografia, mas sua semântica e sua coesão textual.

Vou mudar o contesto: O cristianismo diz que Jesus ressucitou no 3º dia. Tá bom assim?

Melhorou. Mas o que é "contesto"? Você mudou a frase pra fazer sentido mas falou outra sem nexo.

Melhorou só a semântica, porém, a coesão continua zero. Vejamos: O que tem a ver

"Apolônio faleceu em Éfeso, cerca de 98, durante o reinado de Nero."  com "o cristianismo narra diferente"??

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #108 Online: 28 de Agosto de 2006, 09:29:38 »
E como você pode saber disso?  Por acaso teve a oportunidade de encontrar alguém que não teve esse "sopro nas narinas"?  Como sabe sequer que tal sopro _existe_?
Foram muitos anos de estudos. Precisei encaixar religião junto com a ciência para desvendar alguns mistérios.
Também não entendi como você pode saber que a consciência é orgânica e material.  A pesquisa atual praticamente prova que consciência (na medida em que ela pode ser cientificamente observada) é pelo menos em parte bioelétrica também.
Como refutei acima, foram anos de estudos e pesquisas.
Vou dar um pequeno exemplo: Uma pessoa que vegeta em cima de uma cama está insconsciente, mostrando que a consciência do homem é material. Para se ter uma prova real deste pensamento seria preciso fazer uma outra pergunta. E aí vai etc....

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #109 Online: 28 de Agosto de 2006, 09:34:14 »
Vejamos: O que tem a ver "Apolônio faleceu em Éfeso, cerca de 98, durante o reinado de Nero." com "o cristianismo narra diferente"??
Eu estava conversando com o marcelo, naqual me disse que as duas narrativas eram idênticas e mostrei que não eram. Se voce pesquisar vai ver pelo que está escrito.
Apolônio morreu. Jesus morreu e ressucitou. Não são relatos diferentes?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 28 de Agosto de 2006, 09:48:52 »
Vejamos: O que tem a ver "Apolônio faleceu em Éfeso, cerca de 98, durante o reinado de Nero." com "o cristianismo narra diferente"??
Eu estava conversando com o marcelo, naqual me disse que as duas narrativas eram idênticas e mostrei que não eram. Se voce pesquisar vai ver pelo que está escrito.
Apolônio morreu. Jesus morreu e ressucitou. Não são relatos diferentes?
Aaaah, bom. Melhor.

Mas convenhamos... pro argumento dele essa diferença não tem relevância. É como dizer "mas Jesus usava chinelo e Apolônio não".

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #111 Online: 28 de Agosto de 2006, 10:38:24 »

" A figueira que secou é o símbolo dos que apenas aparentam propensão para o bem, mas que, em realidade, nada de bom produzem; dos oradores que mais brilho têm do que solidez, cujas palavras trazem superficial verniz, de sorte que agradam aos ouvidos, sem que, entretanto, revelem, quando perscrutadas, algo de substancial para os corações. E de perguntar-se que proveito tiraram delas os que as escutaram.

Simboliza também todos aqueles que, tendo meios de ser úteis, não o são; todas as utopias, todos os sistemas ocos, todas as doutrinas carentes de base sólida. O que as mais das vezes falta é a verdadeira fé, a fé produtiva, a fé que abala as fibras do coração, a fé, numa palavra. que transporta montanhas. São árvores cobertas de folhas porém, baldas de frutos. Por isso é que Jesus as condena à esterilidade, porquanto dia virá em que se acharão secas até à raiz. Quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que nenhum bem para a Humanidade houverem produzido, cairão reduzidas a nada; que todos os homens deliberadamente inúteis, por não terem posto em ação os recursos que traziam consigo, serão tratados como a figueira que secou." ESE capítulo XIX

É. Pode ser. Daqui a pouco alguém me acusa de fazer proselitismo.

Só há um problema que mela essa interpretação simbólica: a figueria não era estéril, apenas não estava na época certa.

Onaiab, não deixe de responder a esta mensagem do Cyrix. É muito relevante.

Eu nem acredito que tenha existido a tal figueira, muito menos que Jesus a tenha "amaldiçoado". Há citações simbólicas de alta significação na religião cristã. Apenas isso.

Tradução simultânea: minha elucubração toda caiu pela premissa errada e eu não consigo montar o pinheirinho de natal outra vez....

:histeria:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #112 Online: 28 de Agosto de 2006, 10:42:49 »
E como você pode saber disso?  Por acaso teve a oportunidade de encontrar alguém que não teve esse "sopro nas narinas"?  Como sabe sequer que tal sopro _existe_?
Foram muitos anos de estudos. Precisei encaixar religião junto com a ciência para desvendar alguns mistérios.
Também não entendi como você pode saber que a consciência é orgânica e material.  A pesquisa atual praticamente prova que consciência (na medida em que ela pode ser cientificamente observada) é pelo menos em parte bioelétrica também.
Vou dar um pequeno exemplo: Uma pessoa que vegeta em cima de uma cama está insconsciente, mostrando que a consciência do homem é material. Para se ter uma prova real deste pensamento seria preciso fazer uma outra pergunta. E aí vai etc....

Erivelton, quando responder a um post o faça no final da mensagem citada, depois do quote, porque isso tá uma bagunça...

Não dá pra saber o que você disse ou os outros sem ter que voltar nas mensagens... :?

Se quiser dividir a mensagem pra comentar por partes, use o comando "colchete quote colchete texto colchete barra quote colchete" para cada pedaço.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 28 de Agosto de 2006, 10:58:37 »

Anjos nunca fo deuses. Anjos são ministros de Deus.

Se o cara é onipresente, então por que ele faria “ministros”...?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #114 Online: 28 de Agosto de 2006, 11:26:21 »
E como você pode saber disso?  Por acaso teve a oportunidade de encontrar alguém que não teve esse "sopro nas narinas"?  Como sabe sequer que tal sopro _existe_?

Se o resultado foi essa postura dogmática, você pode deixar a ciência de lado porque ela está sendo desperdiçada nessa mistura...

Citação de: Luis Dantas
Também não entendi como você pode saber que a consciência é orgânica e material.  A pesquisa atual praticamente prova que consciência (na medida em que ela pode ser cientificamente observada) é pelo menos em parte bioelétrica também.

Citação de: Erivelton

Você não refutou.  Nem mesmo tentou argumentar.  Apenas apresentou sua crença bruta, sem sustentação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #115 Online: 28 de Agosto de 2006, 11:39:43 »

Tradução simultânea: minha elucubração toda caiu pela premissa errada e eu não consigo montar o pinheirinho de natal outra vez....

Não, a sua interpretação sobre o que eu disse está muito pequeNINA. Você é que debate, pressupondo que tudo que esteja no Novo Testamento realmente tenha acontecido. Especialmente o que se refere a Jesus. Eu não penso assim.

A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 28 de Agosto de 2006, 13:34:56 »
Citação de: Erivelton

Você não refutou.  Nem mesmo tentou argumentar.  Apenas apresentou sua crença bruta, sem sustentação.
E ignora as mensagens...

Marcelo

• Visitante
« Resposta #117 Online: 28 de Agosto de 2006, 15:39:35 »
Deu de ver q ele nem sabe de quem se trata. Não deve ter topado com o Apolônio nos estudos dele. Pra te ajudar vai aí um link Erivelton: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%B3nio_de_Tiana
Marcelo eu já conhecia esta história. O que tem de igual nesta história. Veja a ultima palavra escrita no site que voce me forneceu:
Apolônio faleceu em Éfeso, cerca de 98, durante o reinado de Nero.

Abraços. Erivelton
Erivelton, é claro q as histórias não são idênticas, assim já seria demais também né. Não força a barra!
Estou só sugerindo q o fato de terem existido duas pessoas com histórias tão parecidas sobre suas vidas, ocorridas supostamente mais ou menos na mesma época, pode nos levar a pensar várias coisas, como poderem ser os dois mitos gerados a partir da mesma pessoa. Talvez um seja cópia do outro. E pq não adorar o Apolônio em vez de Jesus? Ou então os dois? Para mim não há diferença, seus alegados feitos extraordinários basicamente possuem o mesmo nível de comprovação. Os dois tiveram discípulos q escreveram suas biografias, aos dois são atribuídos milagres (muitos deles bem parecidos). Acho até q Apolônio da Capadócia é historicamente muito mais comprovado do q Jesus. E se o Apolônio é considerado apenas como uma lenda e suas histórias são apenas contos fictícios, não vejo diferença para a história de Jesus. Pq Jesus também não pode ser considerado como fictício? Repito, não vejo diferença.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 28 de Agosto de 2006, 16:02:57 »
É Marcelo... parece que ele só se limita a Bíblia mesmo...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #119 Online: 28 de Agosto de 2006, 19:18:11 »

Não, a sua interpretação sobre o que eu disse está muito pequeNINA. Você é que debate, pressupondo que tudo que esteja no Novo Testamento realmente tenha acontecido. Especialmente o que se refere a Jesus. Eu não penso assim.

Se não pensa assim pra quê fazer uma analogia com o que está escrito lá, querendo adicionar lógica a uma história ridícula?

:o

Marcelo

• Visitante
« Resposta #120 Online: 28 de Agosto de 2006, 19:22:24 »

Então só aconteceu de verdade quando é conveniente para a fé, quando não é conveniente passa a ser interpretado como algo simbólico ou como algo q não aconteceu realmente?! E em q vc se baseia para dizer q algo é simbólico ou literal dentro da Bíblia, em casos como este?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #121 Online: 28 de Agosto de 2006, 19:24:12 »
Então só aconteceu de verdade quando é conveniente para a fé, quando não é conveniente passa a ser interpretado como algo simbólico ou como algo q não aconteceu realmente?! E em q vc se baseia para dizer q algo é simbólico ou literal dentro da Bíblia, em casos como este?

É o mesmo princípio usado em tudo no kardecismo. O que corrobora fica, o que não interessa varre-se pra debaixo do tapete.

:no:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #122 Online: 28 de Agosto de 2006, 23:51:26 »
Acho que nem se a Bíblia toda fosse levada no sentido figurado deixaria de ser levada a sério. Como? Não me perguntem.

Erivelton, pouco me importa se você "estudou muitos anos" de qualquer coisa. Me interessa os argumentos mais que qualquer outra coisa. Geralmente quem estuda tem o que falar, mas é o que se tem para falar que realmente importa.

Você só fica nessa de "estudei muito" e "cheguei a essa conclusão". Vai me dizer que não dá para resumir o que aprendeu?

E Onaiab, como uma pessoa que nunca teve contato com a Bíblia pode diferenciar o que foi escrito no sentido figurado do que foi dito literalmente? Há alguma ferramenta que impeça das pessoas considerarem o livro todo como não sendo verdadeiro?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #123 Online: 29 de Agosto de 2006, 08:16:39 »
Se o cara é onipresente, então por que ele faria “ministros”...?
Não existe um mundo material?
Existe também um espiritual.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #124 Online: 29 de Agosto de 2006, 08:26:51 »
Acho até q Apolônio da Capadócia é historicamente muito mais comprovado do q Jesus.
Hum!!! Acho???
E se o Apolônio é considerado apenas como uma lenda e suas histórias são apenas contos fictícios, não vejo diferença para a história de Jesus. Pq Jesus também não pode ser considerado como fictício? Repito, não vejo diferença.
Por isso que é bom examinar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!