Li um texto que não estou achando agora que dizia basicamente o seguinte:
Se Einstein não tivesse existido outro físico teria feito seu trabalho cedo ou tarde.[...]
Provavelmente uns 90 ou 100 anos mais tarde...
O texto que não achei ainda disse um número desses. Eu acho que foi 50, na verdade, mas talvez 50 tenha sido eu quem pesnou. Mas quer saber? Eu parei pra pensar agora e não teria sido nem 15! Na mesma época tinha gente trabalhando com coisas ainda mais cabeludas, como a Mecânica Quântica.
Não, você está enganada. Você está pensando somente em termos de relatividade restrita. A contribuição de Einstein para a física foi muito maior que isso. A relatividade geral representa uma mudança de paradigma simplesmente fantástica, que não teria sido alcançada em menos de um século sem ele.
E quanto a estarem trabalhando em coisas mais cabeludas como mecânica quântica, também não estariam sem Einstein. Foi ele que lançou a hipótese do comportamento corpuscular da luz para explicar o efeito fotoelétrico, batizando-o de quanta de luz (sem ele a mecânica quântica sequer teria este nome...), isto em oposição a toda a comunidade científica da época, inclusive de Planck (que introduziu a constante h para explicar a radiação de corpo negro). Sem isso, Bohr não teria proposto seu modelo para o átomo de hidrogênio, inaugurando a primeira fase da mecânica quântica.
Einstein também foi o primeiro a reconhecer a importância da extensão da dualidade onda/partícula para a matéria, proposta por DeBroglie (que também não teria proposto nada, se não houvesse o trabalho anterior de Einstein). Foi ele quem chamou a atenção da comunidade científica para essa idéia revolucionária, ocasionando com isso uma série de experimentos que comprovaram o fenômeno. Serm isso, Schrödinger não teria como chegar a sua famosa equação que inaugura a mecânica quântica moderna.
Isto sem falar na mecânica quântica relativística, que teria sofrido consideráveis atrasos.
Em menos de 20 ou 30 anos eles não teriam chegado ao caminho correto sem Einstein.