"ANEKDOTY" - PIADAS SOVIÉTICAS
Parte 3 de 3: PIADAS SOBRE LÍDERES COMUNISTASNenhum líder da URSS escapou dos contadores de "anekdoty". No entanto, a quantidade e a qualidade das piadas variava conforme o grau de liberdade da vida pública no pais. Houve uma tendência bastante clara: quanto mais fechado e repressivo ficava o regime, mais numerosas e criativas eram as piadas. Os campeões, neste sentido, eram Stalin e Brejnev, enquanto as épocas de Kruschev e de Gorbachev deixaram piadas bem menos interessantes.
LENINAs piadas sobre Lenin destacavam a contradição gritante entre sua imagem supostamente humanista divulgada pela propaganda oficial e os fatos históricos sobre a sua crueldade como idealizador e grande entusiasta da máquina repressiva soviética.
------
Krupskaya, esposa de Lenin, dá uma palestra:
- Queridas crianças! Todos sabemos como Lenin era bondoso. Vou contar para vocês apenas um caso. Uma vez, ele estava acampado ao lado de um lago e saiu da barraca para fazer a barba. Por lá passava um menino local. Vladimir Ilich amola a navalha e só olha para o menino. Fez a barba, lavou a escova e, de novo, amola a navalha e só olha para o menino. Secou a navalha e guardou tudo. E não fez nada com o rapaz - poderia ter navalhado o pirralho!
------
Um camponês vai ao Kremlin para conversar com Lenin sobre seus problemas.
- Bom dia, camarada camponês! Sente-se, por favor. O camarada deve ser 'bednyak'? [camponês pobre]
- Bom, Vladimir Ilich, acho que não... Tenho um cavalo e tal...
- Ah, quer dizer, o camarada é 'serednyak'? [camponês médio]
- Então, Vladimir Ilich... Não passamos fome, e as crianças têm roupa, sapatos... Tenho dois cavalos, na verdade.
- Entendi... Então, o camarada é “kulak”? [camponês abastado]
- Depende, Vladimir Ilich... Comemos carne todo dia, e as crianças estão bem... Então, os vizinhos até as vezes brincam, “Afanásio, cê é 'kulak'!”
- Ah, então, é 'kulak'. Entendi... Hum... Dois cavalos, crianças com sapatos... Muito bem! Camarada Dzerjinsky! Fuzile, por favor, este camarada.
- Vladimir Ilich, está na hora de almoço. Vamos fuzilar depois.
- Não, agora! Tem que ser antes do almoço! E o almoço, doem o almoço para crianças! Há muitas crianças passando fome no país!
Nota: Dzerjinsky chefiou a Cheka, a temível polícia secreta soviética responsável por execuções sumárias em massa durante o Terror Vermelho e a Guerra Civil Russa.
------
STALIN------
Na manifestação de 1 de maio um grupo de velhos decrépitos carrega um cartaz: “Agradecemos o camarada Stalin pela nossa infância feliz!”. Surge um agente à paisana:
- Vocês estão de sacanagem, né? Stalin nem tinha nascido quando vocês eram crianças!
- Exatamente por isso o agradecemos!
------
No inferno:
- Por que Hitler está mergulhado em bosta até o pescoço e Stalin apenas até a cintura?
- Porque Stalin está sobre os ombros de Lenin.
-------
No inferno, o capeta recebe Stalin e joga ele aos pés de Karl Marx:
- Receba dividendos do seu capital!
------
Sumiu o cachimbo de Stalin. Dez suspeitos de roubo foram presos. No dia seguinte, Stalin achou o cachimbo embaixo do seu sofá e manda soltar os suspeitos.
- Impossível, camarada Stalin. Todos já confessaram!
------
Em 1940, um homem grita na Praça Veremelha: “Morte ao tirano bigodudo!”. Agentes secretos prendem o homem e o levam diretamente a Stalin. Stalin pergunta:
- Quem você chamou de tirano bigodudo?
- Hitler, é claro!
- E vocês, camaradas - pergunta Stalin aos agentes - pensaram que fosse quem?
------
BREJNEVLeonid Brejnev ocupou o cargo máximo da hierarquia soviética de 1964 a 1983. O começo deste período foi marcado pelo fim das reformas liberais iniciadas pelo seu antecessor Kruschev, e as piadas da época refletiam esse fato. Nos últimos anos, Brejnev estava muito doente e senil, e mal conseguia ler seus discursos nos congressos do partido. Suas dificuldades cognitivas passaram a ser o assunto principal das "anekdoty". O período rendeu as piadas mais engraçadas e sofisticadas da história do país. Infelizmente, muitas delas usavam peculiaridades da língua russa e, portanto, são impossível de se traduzir.
------
“Acabaram as brincadeiras” - disse Brejnev - tirando as sobrancelhas e as colocando embaixo do nariz.
[Brejnev tinha sobrancelhas muito grandes e a piada sugere sua transformação em Stalin]
------
Brejnev lê o pronunciamento de abertura na Olimpíada de Moscou:
- O! O! O! O! O!
Um conselheiro cochicha no seu ouvido:
- Camarada Brejnev, são anéis olímpicos! O texto começa embaixo.
------
Brejnev visita uma república soviética asiática, onde a maioria da população é muçulmana.
- Salaam Aleikum! - cumprimentam ele os trabalhadores locais.
- Alaikum As-Salaam! - responde Brejnev, bem treinado antes da viagem pelos conselheiros.
- Salaam Aleikum! - gritam as pessoas na rua.
- Alaikum As-Salaam! - continua Brejnev, todo contente.
- Arquipélago Gulag! - de repente grita um dissidente da multidão.
- Gulag arquipélago! - prontamente responde Brejnev.
------
LÍDERES MENORESAlém dos secretários gerais do Partido, as piadas zoavam também dos personagens menores da burocracia comunista. Os funcionários da famosa "nomenclatura" comunista eram escolhidos mais pela fidelidade ao partido do que por suas qualidades intelectuais. O baixo nível cultural dos burocratas de alto e de baixo escalão não era perdoado nos "anekdoty".
------
Depois da invasão de 1968, a Checoslováquia pede à União Soviética permissão de criar um Ministério de Assuntos Marítimos.
- Para que vocês precisam disso? Nem mar vocês têm!
- E para que vocês precisam do Ministério de Cultura, então?
------
O ministro de agricultura da União Soviética visita a Grã-Bretanha. Em uma recepção oficial, ele fica ao lado da rainha, mas nem abre a boca. O cônsul soviético cutuca o ministro e pede a ele que diga algo à rainha, só para manter o protocolo. O ministro se concentra, vira para a rainha e pergunta: - Do you speak English?
[Boatos diziam que este caso, de fato, aconteceu na vida real]
-----
Abertura de uma exposição de arte em Paris. Picasso esqueceu seu convite e é barrado na entrada:
- Como o senhor pode provar que é Picasso?
Com um movimento de lápis, Picasso desenha a famosa pomba de paz e entra. Logo, chega a ministra da cultura soviética, que também esqueceu seu convite.
- Sou ministra de cultura da URSS!
- Como a senhora pode provar isso? Picasso também esqueceu o convite e teve que fazer um desenho.
- Quem é Picasso?
- Perfeito, senhora ministra da cultura. Pode entrar!
------
Um diretor de kolhoz [fazenda coletiva soviética] explica em uma assembleia como o regime soviético tem sido bom para pessoas comuns:
- Olhem para Maria Petrovna: era uma simples camponesa, e agora é gerente do nosso clube! Olhem para Pelagueia Fedorovna: era uma simples camponesa, e agora é chefe da nossa biblioteca! Olhem para Stepan Mitrofanovich: era um idiota completo, e agora é secretário local do partido comunista!
------
https://www.facebook.com/cacosvermelhos/posts/1834974640145940