Hipersensibilidade (...)
Emocore's são super dotados?
Ok, foi péssimo!
Ok, eu sempre fui "exagerado" (como diria Cazuza), mas acho que todo jovem é, não? Aquela coisa de "droga, minha vida acabou". Acho que isso é normal.
A única coisa em mim que eu acho anormal é o desapego a minha familia, já que ela nunca foi muito unida, eu mesmo nunca fui ligado a ela. Quando meus avós morreram eu chorei, etc. Era algo "normal", afinal, não conhecia eles direito. Quando minha mãe voltou para o Brasil eu também não senti falta nem nada.
Inconformismo
Scheier (1965) (...)
Essa eu não entendi...
Torrance (1969) (...)
Bom, desde pequeno eu sempre fui diferente, na verdade, sempre quis ser diferente. Mas isso não em atrapalha, não deixo de fazer as coisas que eu acho legal, porque alguém também faz. Também não faço tudo pra ser diferente, apenas gosto de ser diferente. Sem, digamos, fazer algo que atrapalhe na minha vida apenas para ser diferente.
As vezes isso atrapalha, quando eu quero conversar com alguém que me "entenda", porém eu sei que não são todos que vão me ouvir.
Stein (1975) (...)
Não sei se é exatamente o que eu entendi, mas eu nunca gostei de me "ligar" em alguém. Namoros, etc. Das satisfação das coisas que eu faço, porque faço, como faço, etc. "O lar de um pássaro não é o ninho, sim o ar".
Por isso que até hoje, com 18 anos, nenhum namoro deu certo! XD
Comportamentos Típicos
1) Demonstra iniciativa extraordinária: obstinação.
Iniciativa eu só tenho com o que eu realmente quero. Minha irmã já me disse um dia, que se ela pergunta algo e eu digo "ah, vou ver" é praticamente um não, pois se eu quero eu aceito na hora.
2) Intensa curiosidade, por vezes apenas em uma direção.
Bom, curioso todo mundo é, não?
Normalmente só consigo me ligar em uma coisa de cada vez. Se eu tiver estudanto informática não consigo me concentrar em outra coisa, por exemplo, biologia.
3) Sonha acordado quando entediado: possívelmente é do tipo que costuma executar atividades vãs ou inúteis e não se incomoda com tarefas mundanas.
É, normalmente eu fico inventando centenas de histórias e personagens quando estou entediado.
4) Comportamento divergente ou mesmo deliquente: espírito independente.
Nunca fui o filho exemplar, sempre me meti em confusões, nada sério a ponto de juntar policia, etc. Mas nunca fui um bom menino!
5) Formas de expressão altamente imaginativas.
6) Exasperação em face a restrições impostas.
Não entendi muito bem, nem vou me atrever a responder!
7) Desdenho por adultos com menos capacidade: temperamento insolente e arrogante.
Ah isso é mesmo, as vezes sou bastante antipático. Odeio principalmente aquelas conversas cheia de "foi provado cientificamente". Durante muito tempo eu pensava que todo adulto obrigatóriamente tinha que ser mais inteligente que eu. Mas normalmente os meus interesses, não era os mesmos deles. Isso me irritava.
8) Responsabilidade e confiabilidade acima da média.
Muita gente confia em mim, mas não sou nem um pouco responsável.
9) Capacidade de racionalizar acerca da falta de desempenho ou realizações.
Também não entendi!
10) Senso de humor altamente desenvolvido.
Algumas pessoas me acham engraçado!
11) Conversa vivaz e estimulante: não é bom em sempre anotar tudo por escrito.
Adoro conversar com pessoas, ainda mais pessoas estranhas. E realmente nunca lembro de anotar nada.
12) Capacidade de ser absorvido pelo trabalho durante horas.
Se for algo do meu interesse, é claro.
13) Indícios de habilidade musical.
Bom, já compus algumas músicas, nada extraordinário.
14) Excepcional velocidade de pensamento.
Normalmente eu penso demais e esqueço logo depois. Uma psicicóloga disse que eu sou gago por esse motivo.
15) Excepcional profundidade de pensamento, a qual se manifesta inter alia na sua capacidade de:
a) organizar coisas;
b) fazer uso de muitas palavras diferentes para expressar nuances de significados;
c) efetuar e compreender análises;
d) dar atenção a detalhes relevantes.
A) Digamos que eu vivo em uma bagunça, mas eu sei onde tudo esta.
B) Adoro ler e falar, normalmente falo coisas que algumas pessoas não sabem. E muitas vezes quando alguém não sabe o significado de algo, vem me perguntar.
C) Hm, isso eu já não sei!
D) Sempre presto atenção em pequenos detalhes, roupas, gestos, lugares, etc.
16) Não encontra necessidade para trabalhar na abordagem prática; pula logo para o abstrato.
Sempre fui de usar mais a imaginação, etc.
17) Acha necessário ouvir apenas uma pequena parte da explanação; retrair-se-á se compelido a ouvir mais.
Ahm, sei lá!
18) Seus interesses por vezes podem parecer exageradamente precoces ou não saudáveis.
Talvez sim, aos 13 anos eu já queria pesquisar porque as drogas faziam mal, não entendi aquelas campanhas na TV!
19) Pode ser difícil e cansativo responder a suas perguntas: faz muitas perguntas dos tipos "poderia" e "talvez".
Já faz bastante tempo que eu não perto nada muito complicado pra alguém, normalmente eu prefiro pesquisar.
20) Atitude mandona ou altiva - formas de defesa por sentir-se inferior em (digamos) jogos esportivos ou trabalhos manuais.
É, sempre gostei de organizar as coisas, pra tentar fazer nada dar errado.
E bom, ninguém gosta de ser o último.
21) Medo do fracasso - detesta se perceber como estando errado ou inadequado.
É tenho fobia de falar algo errado, me complicar, etc.
Antigamente tinha medo que as coisas desse errado, por exemplo.
Marcava um encontro com 2 pessoas, uma as 13horas e outra as 16horas. Se as das 13horas não vinha, já imaginava que a das 16horas não iria vir também, que iria chover e outras catastrofes.
22) Dissatisfação com seus própios esforços e desdenho pela aprovação de trabalho de padrão o qual eles mesmos percebem ser ordinário.
Nunca fico satisfeito com nada do que eu faço. Sempre que dizem, "Ficou ótimo", "Nossa, foi você que fez?". Pra mim soa meio falsidade, porque eu acho que sempre pode ficar melhor e eu não fui capaz disso.
23) Perfeccionismo; velocidade mental mais rápida do que as capacidades físicas permitem agir.
É, isso sempre acontece comigo.
24) Impaciência (por vezes difícil de controlar), intolerância, perniciosidade.
Odeio esperar!
25) Menos conformismo (nem sempre se dá bem); optará por sair fora.
Esse eu não sei!
26) Relações tensas com outras crianças, por vezes.
Sempre tive amigos, etc. Mas sempre procurei agir que nem eles.
27) Sensibilidade e comportamento altamente engajado.
O que é engajado?
(deêm um desconto, são 8 anos de japão!
)
28) Grande percepção de interjeições verbais cômicas com palavras de duplo sentido.
Sarcasmo e ironia? Bom, gosto bastante!
29) Preferência generalizada por dividir suas idéias com crianças mais velhas.
Eu cresci no meio de pessoas mais velhas, só tive contado com alguém da minha idade lá pelos 8 ou 9 anos.
30) Tendência a dirigir os outros em brincadeiras e grupos de trabalho.
Sempre fui mandão!
31) Espírito alerta; frequentemente é observador demais (a ponto de deixar pouco à vontade).
Observação é tudo! Muitas vezes prefiro observar que perguntar.
32) Boa memória, frequentemente, mas nem sempre para "fatos" e sim para o modo como as coisas funcionam ou como estão relacionadas entre si; geralmente esquece-se de assuntos "menores".
Eu tenho uma ótima memória, porém sou péssimo em datas. Sempre ligo coisa tipo, "Ah, eu fui nessa praia com tal pessoa. Na época que ela namorava."
33) Hábil em colecionar ("besteiras" ou lixo às vezes).
Sempre quis colecionar algo, nunca consegui!
34) Humildade quanto ao seu desempenho; não está necessáriamente ansioso por brilhar.
Eu não me sinto a vontade com elogios, porém sempre tento me sair bem.
35) Inclinação, por vezes, a ser egocêntrico ou agressivo; busca atenção.
Sou bastante carente mesmo, não gosto de me sentir sozinho. Mesmo sendo contraditório comigo mesmo, prefiro ficar sozinho.
36) Falta de entusiasmo para atividades ou brincadeiras em grupo.
Sempre gostei de atividades em grupo, ficar entre pessoas. Me comunicar, etc. Nem tanto pela atividade, sim pelas companhias.
37) Parece não precisar de grande quantidade de sono.
Só durmo se não tiver jeito ou estiver muito entediado. Normalmente passo o dia inteiro com sono por não dormir muito.
38) Alto desempenho em determinada(s) área(s).
Não acho que tenho alto desempenho em nada.
Bem, muitas coisas parecem comigo, porém não sou superdotado (pelo menos acho que não!
).