Precisamente, o conceito que conheço para superdotação é o de ter múltiplas inteligências bem desenvolvidas, e não apenas um QI alto.
Precisava ficar a par do que é inteligência, pra ver se de acordo com descrição dada seria possível adotar a ideia de múltiplas inteligências. A princípio, inteligência parece já ser uma expressão, um somatório de evidências que a definem, independentemente do quê seja essa definição, logo, a ideia de múltiplas inteligências parece meio forçação de barra.
O termo que acredito ser mais adequado hoje em dia para se definir bem o conceito de superdotação é o de altas habilidades. Claro que é preciso fazer toda uma análise na pessoa a ser investigada desde sua infância.
Sim, mas se superdotação significa algum maior volume de "inteligência", essa ainda continua sem uma definição precisa, ela mesma.
Em algumas séries do ensino fundamental, eu cheguei a tirar notas máximas no final do ano em várias matérias, mesmo sem estudar, nem nada, apenas por que eu tinha interesse, por ser novidade pra mim, depois, em outras séries seguintes, à medida em que aquilo ficava trivial eu não obtinha o mesmo rendimento. Me pergunto se eu tinhas altas habilidades antes(sendo então superdotado) quando eu tirava notas máximas, passando depois a deixar de tê-las.
Eu também passei por isso.
Acredito que altas habilidades tem muito a ver com o interesse. Quando achamos monótono certo assunto, é esperado que nosso rendimento seja inferior se comparado a outras pessoas.
Penso que para se definir bem uma condição psicológica específica, é necessário observar o quanto essa condição desvia da normalidade.
Todo mundo em algum momento passa por alguma depressão, mas se essa depressão, num caso excepcional, se desviar sobremaneira do padrão, é algo a ser analisado.
É como a taxa de glicose no sangue. Em níveis normais, não caracteriza uma doença, mas se já é elevada a fora do padrão, é preocupante e deve ser estudada.
Acho que com a superdotação é a mesma coisa. Todos apresentam um certo nível de habilidades, mas quando uma pessoa manifesta uma ou mais habilidades singulares fora do comum, já é um caso a ser investigado.