Autor Tópico: [Dividido] História Assustadora  (Lida 27505 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
[Dividido] História Assustadora
« Online: 17 de Outubro de 2006, 11:14:22 »
:histeria:

Vou levar essa para a minha professora de biologia. Faz umas 2 semanas que nós estávamos discutindo (leia-se: eu estava falando e ela estava ouvindo, já que ela é católica convicta) sobre como ainda pode existir gente neste mundo que acredita que as coisas simplesmente apareceram tais como são hoje, e o pior, como obra de um ser divino. Isso me deixa decepcionada com o raciocínio de alguns exemplares da nossa espécie.  :no:

PS: Se aparecer algum criacionista por aqui, saiba que não é nada pessoal ou ofensivo, mas eu realmente nunca ouvi um argumento lógico sobre essa teoria.

Para os criacionistas que não acreditam na teoria da evolução:
vamos supor que Deus criou um casal humano, e que a partir desse casal os seres humanos geram outros seres humanos. O primeiro homem e a primeira mulher tinham determinadas características (por exemplo: cor da pele, dos cabelos e dos olhos). Como é que houve tanta diversidade sem evolução?
« Última modificação: 17 de Outubro de 2006, 11:17:35 por pedroac »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2006, 12:18:17 »
Eles admitem a microevolução, não a macro.

(isso se não começarem a apelar pra "marca de Caim"... :disgust: )

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:07:25 »

Vou levar essa para a minha professora de biologia. Faz umas 2 semanas que nós estávamos discutindo (leia-se: eu estava falando e ela estava ouvindo, já que ela é católica convicta) sobre como ainda pode existir gente neste mundo que acredita que as coisas simplesmente apareceram tais como são hoje, e o pior, como obra de um ser divino. Isso me deixa decepcionada com o raciocínio de alguns exemplares da nossa espécie.  :no:

PS: Se aparecer algum criacionista por aqui, saiba que não é nada pessoal ou ofensivo, mas eu realmente nunca ouvi um argumento lógico sobre essa teoria.

vamos supor que Deus criou um casal humano, e que a partir desse casal os seres humanos geram outros seres humanos. O primeiro homem e a primeira mulher tinham determinadas características (por exemplo: cor da pele, dos cabelos e dos olhos). Como é que houve tanta diversidade sem evolução?

Deus quis. E voce vai pro inferno se discordar :lol: :roll:
"The patient refused an autopsy."

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2006, 13:59:45 »
Eles admitem a microevolução, não a macro.

(isso se não começarem a apelar pra "marca de Caim"... :disgust: )
  Há cristãos que não acreditam que houve ou haja evolução biológica, e até escrevem literatura e desenvolvem "sites" para tentar refutar a Teoria da Evolução. Nem todos os cristãos são iguais.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2006, 14:12:51 »
Ah, tem gosto pra tudo, outro dia entrou um forista aqui dizendo que era possível fazer com que 2+2 fosse igual a 7.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2006, 15:05:27 »

Tem os que admitem "microevolução", que não é distinta em mecanismo da macro, mas negam a macro mesmo assim... para esses isso não seria problema. E quando nem isso, dizerm que a variabilidade das espécies, incluso a humana, seria porque o primeiro casal humano e/ou os casais levados na arca de Noé tinham todos os genes para toda a variabilidade humana atual, e a origem das raças seria apenas por recombinação de genes, sem nenhuma nova mutação, o que não seria possível porque não  há mais polimorfismo para cada locus do que um casal poderia ter.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2006, 15:26:21 »
  A minha mãe recebeu três revistas de Testemunhas de Jeová. Fiquei com elas para colecção, e fiquei abismado com o que li numa delas:
"Despertai!", Setembro de 2006, p. 13:
Muitos cientistas notaram que, com o passar do tempo, os descendentes dos seres vivos podem sofrer leves mudanças. Charles Darwin chamou esse processo de "descendência com modificações posteriores". Tais mundanças têm sido observadas diretamente, registradas por meio de experiências científicas e usadas engenhosamente por criadores de plantas e animais. Essas mudanças podem ser consideradas como fatos. No entanto, os cientistas chamam essas leves mudanças de "microevolução".
  Já li a literatura da WatchTower que criticava a Teoria da Evolução, inclusivé o livro "A Vida -- Qual a sua origem? A evolução ou a criação?" (faço referência no tópico "Estudando a Bíblia"), mas é a primeira vez que vejo esta posição. Talvez seja por causa da descoberta que fizeram sobre os tentilhões nas Galápagos (li sobre o assunto num jornal e a revista fala sobre isso)? Aliás, o livro que mencionei deve ter sofrido uma revisão, porque encontrei uma imagem da capa diferente daquela que tenho. É por isso que faço citações de literatura da WatchTower com referência ao ano de edição.

Mas, é claro, na revista só existe retórica manhosa. Não usam o mesmo conceito para "espécie" usado na Ciência:
na página 13, numa nota em letras pequeníssimas:
* Nota: Gênesis capítulo 1 declara que as plantas e os animais se reproduziram "segundo as suas espécies". (Gênesis 1:12, 21, 24, 25) No entanto, o termo bíblico para "espécies" não é um termo científico e não deve ser confundido com a classificação científica de "espécie".
  Isso é importante, porque já li algures (acho que foi no livro "Origem das espécies" -- espero encontrar um trecho para uma próxima vez) um ser vivo pode ter sofrido pequenas modifições, e poder cruzar com as espécies dos seus progenitores. Mas pode haver modificações nos ascendentes, de tal maneira que não é possível cruzar com os progenitores do ser vivo indicado, por isso havendo uma nova espécie. Acho que o exemplo que li era sobre cruzamento de cães.

Não podia faltar um argumento de que o Génesis é compatível com a Ciência, mas deturpando completamente a Bíblia, o que considero um desrespeito. Pelo menos para a inteligência dos leitores. É dito várias veze que "a Bíblia não especifica a idade exacta". Além faz referência a Génesis 2:4 para justificar que os "dias criativos" não são necessariamente dias, não mencionando o facto que pessoas, como eu, interpretam esse versículo como uma estória diferente da anterior. Escodem o facto do Sol e a Lua ter sido criado depois da luz e dos peixes terem sido criados depois das aves e animais terrestres.

Tantas outras falácia, que não vou mencionar agora, e só conseguem dizer que por haver tanta complexidade, detalhe, as partes dos seres serem funcionais e por haver beleza na Natureza, concluem que não pode ter sido por evolução, e que deve ter havido um ser que planeou criar a natureza, como um engenheiro. Há uma técnica de programação em inteligência artificial, chamada programação genética, baseada na teoria da evolução, permitindo ter programas que são melhorados com o passar do tempo. Com umas regras simples, são gerados resultados complexos e úteis.
  E além disso há alguém que diz que, segundo ele, por termos necessidade espiritual, podermos apreciar a beleza e termos o desejo de aprender (na página 27), prova-se que existe um deus. Eu não tenho qualquer necessidade espiritual; eles é que já estão viciados no "alimento". O sentido de beleza é subjectivo, e nem todos querem aprender.
  Para eles é "lógico", é uma "análise cabal". Só não se apercebem que as conclusões não seguiram as premissas.

Foi encontrado na China fósseis de dinossauros com penas e com características de aves. Talvez qualquer dia venham a mudar de opinião sobre a teoria da evolução... mas também há a "Flat Earth Society"...
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2006, 10:55:57 »
Escondem o facto do Sol e a Lua ter sido criado depois da luz e dos peixes terem sido criados depois das aves e animais terrestres.
:vergonha:  Cometi um lapso idiota: segundo o primeiro capítulo do Génesis, os animais aquáticos e aéreos foram criados ao mesmo tempo, e depois foram criado os animais terrestres.

Isso é importante, porque já li algures (acho que foi no livro "Origem das espécies" -- espero encontrar um trecho para uma próxima vez) um ser vivo pode ter sofrido pequenas modifições, e poder cruzar com as espécies dos seus progenitores. Mas pode haver modificações nos ascendentes, de tal maneira que não é possível cruzar com os progenitores do ser vivo indicado, por isso havendo uma nova espécie. Acho que o exemplo que li era sobre cruzamento de cães.
:vergonha:  Não consigo encontrar uma referência de um exemplo no livro "Origem das espécies", por isso suponho que tenha feito alguma confusão. Podem encontrar uma versão digitalizada do livro, em formato PDF, na página http://galileu.radiocb.com/biblo1.htm .

:!:  Mas encontrei referências no livro "Biologia -- das moléculas ao Homem, parte II", 10ª edição, no capítulo chamado "Origem de novas espécies":
(numa nota sobre um diagrama)
Um modêlo para explicar a origem de duas espécies de pássaros relacionadas. O deslocamento da zona climática amena para o cimo das montanhas resultou no isolamento de duas populações. Com o tempo, estas populações tornam-se genéticamente diferentes, resultando em duas espécies que não mais se entrecruzam.
(na página seguinte)
Êsse problema foi estudado por John A. Moore. Analisou variedades provenientes de várias localidades dos Estados Unidos e verificou que rãs de Vermont podem cruzar-se com as de Nova Jersey, as de Nova Jersey podem cruzar-se com as de Louisiana e estas com as da Flórida. Na maioria dos casos, os embriões são normais, mas se as rãs de Vermont tentam unir-se às da Flórida, ou as de Wisconsin às do Texas, a maior parte doe embriões apresenta um desenvolvimento anormal e poucos sobrevivem.

E quero salientar que Darwin não defendia modificações bruscas, pelo contrário. Na "Origem das Espécies" há uma crítica sobre essa crença defendida por Mivart.

:oops:  Não quero aprofundar mais sobre o assunto, porque este é um tópico na secção de "Piadas e Brincadeiras". Acho que, no meu ponto de vista, fui infeliz em ter escrito o "post" anterior, ainda por cima com precipitação nos pontos que referi. Vou estudar mais sobre o assunto e tentarei, a longo ou médio prazo, escrever na secção sobre a evolução.
Pedro Amaral Couto

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2006, 11:00:37 »
Ah, tem gosto pra tudo, outro dia entrou um forista aqui dizendo que era possível fazer com que 2+2 fosse igual a 7.

http://www.nenossolar.com.br/reflex/matematic.html

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2006, 11:48:33 »
Santo Agostinho --  fonte: "Des genis ad litterum"
citado por: Giancarlo, Masini -- fonte: "A Matemática - O Romance dos Números" (edição "Círculo de Leitores", p. 77)
O bom cristão deve defender-se dos matemáticos e de todos os que se dedicam a ímpias predições, sobretudo quando as suas predições sejam verdadeiras, porque esta gente, de acordo com os demónios, pode enganar o seu espírito e aprisionar a sua pessoa nos laços de um pacto diabólico

Santo Agostinho -- fonte: Wikiquote
Existe um outro tipo de tentação, mais perigosa ainda. Essa é a doença da curiosidade (...) É ela que nos leva a tentar descobrir os segredos da natureza, aqueles segredos que estão além da nossa compreensão, que não nos podem trazer nada e que os homens não devem desejar aprender (...)
Pedro Amaral Couto

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: [Dividido] História Assustadora
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2006, 13:55:03 »
Santo Agostinho --  fonte: "Des genis ad litterum"
citado por: Giancarlo, Masini -- fonte: "A Matemática - O Romance dos Números" (edição "Círculo de Leitores", p. 77)

O bom cristão deve defender-se dos matemáticos e de todos os que se dedicam a ímpias predições, sobretudo quando as suas predições sejam verdadeiras, porque esta gente, de acordo com os demónios, pode enganar o seu espírito e aprisionar a sua pessoa nos laços de um pacto diabólico

Santo Agostinho -- fonte: Wikiquote

Existe um outro tipo de tentação, mais perigosa ainda. Essa é a doença da curiosidade (...) É ela que nos leva a tentar descobrir os segredos da natureza, aqueles segredos que estão além da nossa compreensão, que não nos podem trazer nada e que os homens não devem desejar aprender (...)

Isso é para  :histeria: ou para  :chorao:?

E o pior é que um amigo meu, ateu convicto diga-se de passagem, me contou que em um desses cultos de televisão (ele adora assistir, se mata rindo) foi dito a mesma coisa, contudo em outras palavras: não devemos ter curiosidade, Deus fez o mundo assim e não devemos questioná-lo, que o bom cristão não busca todas as respostas... Em suma, diz para as pessoas continuarem a ser idiotas, não sendo questionadoras para não perceberem que toda essa baboseira de Deus e Igreja não passa de uma instituição que controla o povo acomodado em suas vidinhas.

E quanto ao criacionismo, bom eu não pretendo argumentar sobre essa "pseudo-teoria" justamente por que como eu disse: nunca ouvi um bom argumento para defende-la.
Mas sinceramente, tem várias coisas que não se encaixam, como a existência de fósseis jurássicos, que mostravam como os primeiros seres eram diferentes dos atuais e a bem sucedida experiência de Miller.

Ps: Eu lembro que quando eu era criança havia algo na historinha católica do surgimento da humanidade que não se encaixava: se Adão e Eva tiveram dois filhos, e um matou o outro (Caim matou Abel) como nasceram o restante das pessoas?  :(

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2006, 13:38:03 »
Adão e Eva tiveram outro filho, Seth. E muitas filhas. Caim teria tomado uma das irmãs por esposa depois de matar Abel.

Ou assim dizem os apologistas :-)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2006, 14:20:54 »
E o pior é que um amigo meu, ateu convicto diga-se de passagem, me contou que em um desses cultos de televisão (ele adora assistir, se mata rindo) foi dito a mesma coisa, contudo em outras palavras: não devemos ter curiosidade, Deus fez o mundo assim e não devemos questioná-lo, que o bom cristão não busca todas as respostas...
Sabe que eu já vi isso tb, só que foi mais menos assim:

"Aquele que tem verdadeiramente Deus no coração, não tem dúvida de nada".

A santa da minha mãe sempre vê esse tipo de programa. :chorao:

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2006, 20:07:10 »

houve nenhuma.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2006, 15:48:21 »

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :o
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2006, 11:48:15 »
Adão e Eva tiveram outro filho, Seth. E muitas filhas. Caim teria tomado uma das irmãs por esposa depois de matar Abel.

Ou assim dizem os apologistas

Bom, eu estou no 2° ano e ainda não estudei genética, contudo, se Caim realmente tivesse digamos que "procriado" com suas irmãs, ou sua irmã, não ocorreriam erros, as crianças não nasceriam com algum tipo de má formação, devido a semelhança do DNA?
« Última modificação: 05 de Novembro de 2006, 11:49:47 por Lela »

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Novembro de 2006, 19:40:08 »

Ou assim dizem os apologistas

Bom, eu estou no 2° ano e ainda não estudei genética, contudo, se Caim realmente tivesse digamos que "procriado" com suas irmãs, ou sua irmã, não ocorreriam erros, as crianças não nasceriam com algum tipo de má formação, devido a semelhança do DNA?
Nao nescessariamente. E mais provavel de acontecer deformacoes, pois as chances de ambos terem um gene recessivo para alguma deformidade e maior se forem parentes proximos. Mas os crentes podem argumentar que nao exisitiam erros nele, pois Deus nao criou Adao e Eva com esse tipo de erro.
Mas ainda tem o problema da condenacao do incesto por parte da igreja.
"The patient refused an autopsy."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 05 de Novembro de 2006, 19:49:00 »
Em outras palavras: o pior cego é aquele que não quer ver. :nojo:

:'( Não importa quantos argumentos usemos, sempre é possível encontrar respostas rídiculas, que não explicam nada mas desviam o assunto.

Offline Geisa

• Nível 04
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2006, 23:08:52 »

"Ou seja, não devemos conduzir nossas vidas com a racionalidade dos nossos matemáticos."

Não importa os argumentos, a razão não tem vez. Tudo é explicado através de dogmas... :susto:
"Não há no mundo amor e bondade bastantes, para que ainda possamos dá-los a seres imaginários." Friedrich Nietzsche

Offline GhoSt DoG

• Nível 00
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Janeiro de 2007, 16:23:09 »
Bem, relativamente à cor da pele isso é facil de explicar.. repara numa coisa.. quando estás no inverno és mais "branco" do que quando estás no verão , isto é , no verão ficas com a pele mais escura, assim aconteceu com a cor da pele em Africa está provado que uma pessoa que é branca e que vai viver para africa apos 4/5 Gerações já começa a nascer mais escura até ficar preto. No entanto, o cristianismo é muito forte na sua fé (alguns cristãos como é obvio), e a biblia é a fonte de inspiração é tal e qual como a lua e o luar que inspira o poeta assim é a biblia sagrada que inspira os "fieis" à palavra de DEUS.
"A Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas" Napoleão Bonaparte, Rei Francês.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #20 Online: 26 de Janeiro de 2007, 16:31:13 »
Bem, relativamente à cor da pele isso é facil de explicar… repara numa coisa… quando estás no inverno és mais "branco" do que quando estás no verão , isto é , no verão ficas com a pele mais escura, assim aconteceu com a cor da pele em Africa está provado que uma pessoa que é branca e que vai viver para africa apos 4/5 Gerações já começa a nascer mais escura até ficar preto. No entanto, o cristianismo é muito forte na sua fé (alguns cristãos como é obvio), e a biblia é a fonte de inspiração é tal e qual como a lua e o luar que inspira o poeta assim é a biblia sagrada que inspira os "fieis" à palavra de DEUS.
Você é candidato a expulsão com apenas uma única mensagem! Impressionante!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline GhoSt DoG

• Nível 00
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2007, 19:19:53 »
é o penso.. estou aqui p'ra aprender..
"A Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas" Napoleão Bonaparte, Rei Francês.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2007, 19:29:13 »
Ghost, essas suas afirmações sobre cor de pele são um tanto surpreendentes.  Você teria uma fonte para citar?

Outra coisa - proselitismo é contra as regras do fórum.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2007, 19:29:42 »
Ah sim - há um tópico para apresentação aqui no fórum.  Se quiser dê um pulo lá.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2007, 14:21:47 »
Bem, relativamente à cor da pele isso é facil de explicar… repara numa coisa… quando estás no inverno és mais "branco" do que quando estás no verão , isto é , no verão ficas com a pele mais escura, assim aconteceu com a cor da pele em Africa está provado que uma pessoa que é branca e que vai viver para africa apos 4/5 Gerações já começa a nascer mais escura até ficar preto.
Isso é ridículo. Você poderia indicar de onde tirou essa pérola?  :hein:

FREE YOUR MIND! - Morpheus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!