A minha mãe recebeu três revistas de Testemunhas de Jeová. Fiquei com elas para colecção, e fiquei abismado com o que li numa delas:
"Despertai!", Setembro de 2006, p. 13:
Muitos cientistas notaram que, com o passar do tempo, os descendentes dos seres vivos podem sofrer leves mudanças. Charles Darwin chamou esse processo de "descendência com modificações posteriores". Tais mundanças têm sido observadas diretamente, registradas por meio de experiências científicas e usadas engenhosamente por criadores de plantas e animais. Essas mudanças podem ser consideradas como fatos. No entanto, os cientistas chamam essas leves mudanças de "microevolução".
Já li a literatura da WatchTower que criticava a Teoria da Evolução, inclusivé o livro "A Vida -- Qual a sua origem? A evolução ou a criação?" (faço referência no tópico "
Estudando a Bíblia"), mas é a primeira vez que vejo esta posição. Talvez seja por causa da descoberta que fizeram sobre os tentilhões nas Galápagos (li sobre o assunto num jornal e a revista fala sobre isso)? Aliás, o livro que mencionei deve ter sofrido uma revisão, porque encontrei uma imagem da capa diferente daquela que tenho. É por isso que faço citações de literatura da WatchTower com referência ao ano de edição.
Mas, é claro, na revista só existe retórica manhosa. Não usam o mesmo conceito para "espécie" usado na Ciência:
na página 13, numa nota em letras pequeníssimas:
* Nota: Gênesis capítulo 1 declara que as plantas e os animais se reproduziram "segundo as suas espécies". (Gênesis 1:12, 21, 24, 25) No entanto, o termo bíblico para "espécies" não é um termo científico e não deve ser confundido com a classificação científica de "espécie".
Isso é importante, porque já li algures (acho que foi no livro "Origem das espécies" -- espero encontrar um trecho para uma próxima vez) um ser vivo pode ter sofrido pequenas modifições, e poder cruzar com as espécies dos seus progenitores. Mas pode haver modificações nos ascendentes, de tal maneira que não é possível cruzar com os progenitores do ser vivo indicado, por isso havendo uma nova espécie. Acho que o exemplo que li era sobre cruzamento de cães.
Não podia faltar um argumento de que o Génesis é compatível com a Ciência, mas deturpando completamente a Bíblia, o que considero um desrespeito. Pelo menos para a inteligência dos leitores. É dito várias veze que "a Bíblia não especifica a idade exacta". Além faz referência a Génesis 2:4 para justificar que os "dias criativos" não são necessariamente dias, não mencionando o facto que pessoas, como eu, interpretam esse versículo como uma estória diferente da anterior. Escodem o facto do Sol e a Lua ter sido criado depois da luz e dos peixes terem sido criados depois das aves e animais terrestres.
Tantas outras falácia, que não vou mencionar agora, e só conseguem dizer que por haver tanta complexidade, detalhe, as partes dos seres serem funcionais e por haver beleza na Natureza, concluem que não pode ter sido por evolução, e que deve ter havido um ser que planeou criar a natureza, como um engenheiro. Há uma técnica de programação em inteligência artificial, chamada
programação genética, baseada na teoria da evolução, permitindo ter programas que são melhorados com o passar do tempo. Com umas regras simples, são gerados resultados complexos e úteis.
E além disso há alguém que diz que, segundo ele, por termos necessidade espiritual, podermos apreciar a beleza e termos o desejo de aprender (na página 27), prova-se que existe um deus. Eu não tenho qualquer necessidade espiritual; eles é que já estão viciados no "alimento". O sentido de beleza é subjectivo, e nem todos querem aprender.
Para eles é "lógico", é uma "análise cabal". Só não se apercebem que as conclusões não seguiram as premissas.
Foi encontrado na China
fósseis de dinossauros com penas e com características de aves. Talvez qualquer dia venham a mudar de opinião sobre a teoria da evolução... mas também há a "
Flat Earth Society"...