O que eu me lembro do Jaspion e um outro que era praticamente idêntico ao Jaspion, era que sempre, SEMPRE acabava com ele passando através de algum monstro com algo que lembrava aquele sabre-de-luz duplo do vilão do quarto/primeiro "guerra nas estrelas", e então ele ficava parado após o golpe, faziam um corte de vídeo tosco para o vilão explodindo lá atrás, e o Jaspion/outro nunca estava exatamente na mesma posição depois, dava um "tremelique" instantâneo.
Isso acontece em todos os episódios dos Super Sentais e Ultraman. Nas antigos Metal Hero era pouco utilizado.
As partes "detetivescas" acho que eram todas na linha de descobrir o que algum monstro que Satanás tinha enviado estava fazendo, como envenenando água ou distribuindo ovos podres para as pessoas comerem, mas algo bem longe de salvar a coisa toda.
Isso nos Super Sentai.
O plot é assim:
1 - um monstro que ficava forte comendo doce era libertado e enviado para a Terra para acabar com os [Nome]man/[Nome] Rangers!;
2 - O monstro aterrozira a cidade, roubando pirulitos de crianças, que choram e causam tumulto;
3 - Um dos heróis descobre o monstro e tenta lutar com ele, mas não consegue, voltando para a base e deixando o monstro fugir.
4 - Os heróis voltam unidos e tentam parar novos roubos de doces;
5 - Eles matam o monstro unindo seus poderes e um poder dos vilões ressuscita e aumenta o tamanho do monstro;
6 - Os heróis chamam o robô gigante;
7 - Na luta o robô usa todos os golpes especiais, terminando com o temido golpe mortal!
8 - As crianças pulam felizes pelas ruas com seus pirulitos, provavelmente comprados pelo herói do passo 3.
A melhor coisa japonesa que poderiam passar eram aqueles vídeos de "máquinas" complexas porém inúteis ou no mínimo desnecessariamente complexas para fazer coisas triviais, feito o café da manhã do "de volta para o futuro". Só aquilo, porque aquelas outras ratinbunzices de dancinhas e tudo mais também são um saco.
Não entendi direito.