Enquete

Você gosta de animes e/ou mangás japoneses?

Sou viciado(a)
6 (14.3%)
Eu suporto
6 (14.3%)
Gosto
17 (40.5%)
Odeio
5 (11.9%)
Adoro
8 (19%)

Votos Totais: 34

Autor Tópico: Animes e Mangás - Quem gosta?  (Lida 40992 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Animes e Mangás - Quem gosta?
« Resposta #300 Online: 04 de Janeiro de 2012, 20:57:03 »
Eu nunca li mangá. Um artigo interessante sobre o modismo/auto-golpismo voluntário que é a adaptação inacabada, preservando a ordem de leitura original do idioma japonês:

http://archives.tcj.com/sp2005/intro.html

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #301 Online: 05 de Janeiro de 2012, 12:19:57 »
Artigo muito bom. Certíssimo ele está:

The peculiar enjoyment of reading something from another culture is made more exotic because it's un-flipped. In the end, such pleasures fade to be replaced by new ones, and it makes good sense if manga publishers don't count on a momentary trend to define their publishing practices.

E a tal moda já está passando mesmo. A situação para fãs de mangás no Brasil não é boa. Diversos mangás foram cancelados nos últimos tempos, mesmo alguns populares como One Piece (e a obra prima que é Monster, seus desgraçados!). Nos EUA recentemente a Tokyopop e a Bandai Entertainment desistiram de publicar mangás. É a vida, a sina de quem gosta de um entretenimento tão nicho.

Mas, sabe, com algumas notas de rodapé, é uma boa discussão se coisas como "senpai", o prefixo "-san", deveriam ser traduzidas ou não. De qualquer jeito, na maior parte, não traduzir certos termos é idiota:

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #302 Online: 05 de Janeiro de 2012, 12:41:03 »
A lista de mangás que ele recomenda é muito boa. Acho que aqui no Brasil dela só saiu Buda e Gen Pés Descalços.

Agora, ele disse que Legend Of Kamui é melhor que Vagabond e Lobo Solitário? Essa eu tenho que conferir. :P

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #303 Online: 16 de Janeiro de 2012, 21:38:44 »

Poxa, que bacana, descobri que a LP&M entrou no mercado de mangás, com esses dois títulos aí em cima. Eu nunca esperaria ver Solanin em mercado tupiniquim. Comprarei, lala.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #304 Online: 16 de Janeiro de 2012, 23:12:56 »

The peculiar enjoyment of reading something from another culture is made more exotic because it's un-flipped. In the end, such pleasures fade to be replaced by new ones, and it makes good sense if manga publishers don't count on a momentary trend to define their publishing practices.

E a tal moda já está passando mesmo. A situação para fãs de mangás no Brasil não é boa. Diversos mangás foram cancelados nos últimos tempos, mesmo alguns populares como One Piece (e a obra prima que é Monster, seus desgraçados!). Nos EUA recentemente a Tokyopop e a Bandai Entertainment desistiram de publicar mangás. É a vida, a sina de quem gosta de um entretenimento tão nicho.

Acho que vi algum texto mais ou menos recente, de 2009 para cá, de algum blog sobre anime falando que era "FAIL" a adaptação de colocar a página em ordem de leitura homogênea...

Eu tenho a impressão que parte da coisa é gostar que seja mesmo de nicho, em vez de ser mais popular. Meio como hipsters e aquelas coisas de gostar de bandas antes de fazerem sucesso.

E com isso acabam ficando sem ter o que ler, a menos que aprendam a ler japonês e comprem importado. Mas achem isso bom porque fica mais "underground" ainda. Menos no Japão, claro.

Mas, sabe, com algumas notas de rodapé, é uma boa discussão se coisas como "senpai", o prefixo "-san", deveriam ser traduzidas ou não. De qualquer jeito, na maior parte, não traduzir certos termos é idiota:

Eu não entendo nada de japonês, que bom motivo haveria para não se traduzir qualquer coisa que seja?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #305 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:07:34 »
Aa tradução de "senpai" seria "veterano", e não temos costume de chamar nossos veteranos de veteranos sempre, no final da fala ("é um belo dia, veterano"), como lá (ao menos nos mangás). Fica um pouco esquisito. Mas, se for para diminuir a acessibilidade da coisa, é melhor ignorar mesmo.

Eu tenho a impressão que parte da coisa é gostar que seja mesmo de nicho, em vez de ser mais popular. Meio como hipsters e aquelas coisas de gostar de bandas antes de fazerem sucesso.

Acho que há bastante gente que se define pelo que ouve, lê, etc. Aí quando o que "consomem" torna-se popular, perdem seu elemento de identidade (não dá para se definir por algo que meio mundo faz).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #306 Online: 17 de Janeiro de 2012, 01:13:06 »
Acho que "veterano", se não estiver significando "veterano de guerra", poderia ser substituído perfeitamente por "senhor".

Ao menos se for apenas esse o problema... não é necessário ser tão literal... mas claro que pode haver coisas como duplos sentidos que não existem no português e coisas do tipo. Meio como as piadas com o idioma de "Asterix entre os Bretões" ("um pingo de leite em minha quente água", "semana fim") que simplesmente não fazem sentido quando traduzido para o inglês.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #307 Online: 24 de Janeiro de 2012, 09:01:28 »

Robama Against Manga In This New DC Comics Funded Ad

We’ve been happy to run A Comic Shop’s adverts, approved and 75% paid for by the DC Comics co-op advertising programme  – that go a little further then most ads of their type. Especially those mostly paid for by Warner Brothers.

This time we have Cyborg rechristened “Robama”, and pushing a patriotic message that you can trade your Japanese manga for American DC New 52 issue ones.

The ad will also be handed out as a flyer… where? Why, at Megacon in Orlando, known for a sizeable anime/manga prescence.

Could this start a bit of a riot?
http://www.bleedingcool.com/2012/01/17/robama-against-manga-dc-comics-funded-ad/
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #308 Online: 24 de Janeiro de 2012, 23:11:53 »
[...]

[modo Yoda ligado]
Sim, certo ele sempre está meu caro aprendiz.
[/modo Yoda desligado]

:biglol:
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #309 Online: 27 de Janeiro de 2012, 19:58:50 »
Acho que "veterano", se não estiver significando "veterano de guerra", poderia ser substituído perfeitamente por "senhor".

Nesse caso não dá. Sempai é usado para qualquer pessoa que seja mais antiga que você em alguma atividade. Ficaria totalmente sem sentido traduzir em um anime alunos ou alunas do 1º colegial chamando os do 2º colegial de senhor ou senhora...

Ao menos se for apenas esse o problema... não é necessário ser tão literal... mas claro que pode haver coisas como duplos sentidos que não existem no português e coisas do tipo. Meio como as piadas com o idioma de "Asterix entre os Bretões" ("um pingo de leite em minha quente água", "semana fim") que simplesmente não fazem sentido quando traduzido para o inglês.

Algumas expressões podem ser omitidas ou substituídas sem prejuízo para o entendimento, mas para mim, isso depende do público a que se destina.

Para o público em geral, você pode trocar sama e san por senhor, omitir kun e chan, sem qualquer prejuízo.

Mas para alguém que é fã e está mais ou menos inteirado das peculiaridades da cultura e tratamento formal ou informal no Japão, ter esses termos inalterados auxilia no entendimento do nível de relação entre os personagens, suas personalidades,  podendo mesmo ser uma parte importante do enredo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #310 Online: 29 de Janeiro de 2012, 19:52:08 »
Sem san , sama, kun e chan é muito difícil saber o grau de intimidade.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #311 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:54:55 »

Nesse caso não dá. Sempai é usado para qualquer pessoa que seja mais antiga que você em alguma atividade. Ficaria totalmente sem sentido traduzir em um anime alunos ou alunas do 1º colegial chamando os do 2º colegial de senhor ou senhora...

Ok, a questão então é sempre adaptar a algo mais próximo de acordo com o uso que estiver tendo no caso. Nesse caso acho que poderia usar "do segundo", "do terceiro", etc, como substituto quando não se dirigem a eles, e de vez em quando jogar "veterano" (talvez haja algo melhor que não me ocorre agora) aqui e ali, que talvez se adeqüe mais caso usem isso para se dirigir a algum aluno do segundo ano.

Mas talvez seja mais problemático mesmo, sei lá. Mas ainda não me parece algo que não desse para adaptar, só não dá para ser tudo na base da tradução automática.

Algumas expressões podem ser omitidas ou substituídas sem prejuízo para o entendimento, mas para mim, isso depende do público a que se destina.

Para o público em geral, você pode trocar sama e san por senhor, omitir kun e chan, sem qualquer prejuízo.

Mas para alguém que é fã e está mais ou menos inteirado das peculiaridades da cultura e tratamento formal ou informal no Japão, ter esses termos inalterados auxilia no entendimento do nível de relação entre os personagens, suas personalidades,  podendo mesmo ser uma parte importante do enredo.

Hummm... pode ser... mas sei lá, acho que ainda que talvez não haja o mesmo entendimento "instantâneo" (que pela aparente flexibilidade do termo me pergunto se há mesmo para alguém fluente em japonês), deve ser algo que acaba ficando claro pelo contexto em um momento ou outro, ainda que possa algumas vezes exigir talvez um esforço maior na adaptação, como alterando parte do texto para enfatizar algum aspecto importante que ficasse implícito com um termo apenas...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #312 Online: 30 de Janeiro de 2012, 00:23:42 »
Acabei esses tempos de ver Hikaru No Go, e apesar de não entender patavinas do jogo, achei bem legal.

Comecei hoje Claymore.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #313 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 17:17:32 »
Acabei esses tempos de ver Hikaru No Go, e apesar de não entender patavinas do jogo, achei bem legal.

Comecei hoje Claymore.

Hikari no Go axu que é dos criadores de Death Note(anime phoda pakas), não acompanhei por que, como vc disse, não entendo do jogo tbm.

Acompanho Naruto, Bleach e One Piece(a tríade do momento), tbm Gantz(quando saí) e HunterxHunter(uma das melhores histórias de todos os tempos), embora desses prefira mais Bleach(o autor simplesmente broka em matéria de saber desenhar, sonho um dia em chegar a tal nível u.u).

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #314 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 20:00:51 »

(...) HunterxHunter(uma das melhores histórias de todos os tempos)(...)

Certo. Imagino que já leste a Ilíada, o Mahabharata e A Divina Comédia, no mínimo, como para julgar.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #315 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 20:07:52 »

Certo. Imagino que já leste a Ilíada, o Mahabharata e A Divina Comédia, no mínimo, como para julgar.
Nenhuma é história. São estórias. :P

Livros bíblicos também são ótimos.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #316 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 22:03:29 »

Aham, ah tah, o único porém que vc parece ter "esquecido" é que este é um tópico pra tratar de animes e mangás, não de literatura grega, hindu ou afins, então deveria parecer óbvio pra qualquer indivíduo com capacidade mediana de interpretação que estou me atendo ao contexto da discussão em questão, e não generalizando para qualquer produto cultural já criados pelo homem(o que seria algo meio ridículo de se fazer, não concorda?).

Axu que pra qualquer pessoa com um mínimo de noção e de "se toque", isso deveria parecer meio óbvio, porém vejo que me equivoquei.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #317 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 22:18:15 »
(...)
Axu que pra qualquer pessoa com um mínimo de noção e de "se toque", isso deveria parecer meio óbvio, porém vejo que me equivoquei.

Então axou errado. Está falando de mangás ? Mundo limitado então... já se incluirmos qualquer gibi, a quantidade de graphic novel mais complexos é enorme, mas enfim, fique então restrito aos mangás e todos felizes. Ou vou poder citar Katsushiro Otomo ?

Desculpe se a minha mensagem lhe pareceu pedante, mas para mim 'uma das melhores histórias de todos os tempos' me pareceu bastante exagerado.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #318 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 22:32:24 »
FZapp, fiquei curioso para saber quais graphic novels você considera mais complexas. Curiosidade mesmo - conheço pouco sobre, e gostaria de saber mais.

Li esses dias O Livro dos Insetos Humanos do Tezuka. O livro ao mesmo tempo descreve a sociedade japonesa pós-guerra, afirma a inexistência da natureza humana e desconstrói o mangá como meio.

Cara, eu adoro o Tezuka. Ele é meio machista, mas a gente perdoa, dado os tempos.

Imagens:  :lol:

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, 22:35:48 por Martuchelli »

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #319 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 22:47:16 »
(...)

Então axou errado. Está falando de mangás ? Mundo limitado então... já se incluirmos qualquer gibi, a quantidade de graphic novel mais complexos é enorme, mas enfim, fique então restrito aos mangás e todos felizes. Ou vou poder citar Katsushiro Otomo ?

Desculpe se a minha mensagem lhe pareceu pedante, mas para mim 'uma das melhores histórias de todos os tempos' me pareceu bastante exagerado.

Bom o destino do tópico é esse, foi isso que eu axei sim tbm.

Foi mal entaum cara, isso foi mais como uma força de expressão(fruto dos meus exageros naturais é verdade), mas não era pra causar tanta polêmica assim.  De qualquer forma, não vou ficar aqui discutindo indefinidamente algo que falei apenas como para dar ênfase, não para ser levado em termos absolutos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #320 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 22:56:58 »

Aham, ah tah, o único porém que vc parece ter "esquecido" é que este é um tópico pra tratar de animes e mangás, não de literatura grega, hindu ou afins, então deveria parecer óbvio pra qualquer indivíduo com capacidade mediana de interpretação que estou me atendo ao contexto da discussão em questão, e não generalizando para qualquer produto cultural já criados pelo homem(o que seria algo meio ridículo de se fazer, não concorda?).

A Divina Comédia em  mangá. O Mahabharata em mangá. A Ilíada em mangá. Tem a bíblia em mangá também.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #321 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 23:00:59 »
Palestrante, por favor, evite usar internetês nas postagens aqui no fórum.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #322 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 23:25:17 »

A Divina Comédia em  mangá. O Mahabharata em mangá. A Ilíada em mangá. Tem a bíblia em mangá também.

Poxa, parece que mesmo eu, como dizem, "explicando a piada", tem gente que parece que ainda não se deu conta.

sergio, você podia fazer um favor a mim e a sí mesmo e ler um pouco os mangás nos seus próprios links, assim você pode ter mais o que fazer ao invés de ficar tentando encher o saco dos outros. 

Palestrante, por favor, evite usar internetês nas postagens aqui no fórum.

Certo, eu vou fazer isso, agora por favor, peça para os responsáveis pelo fórum escreverem isso de maneira explicita nas regras de conduta do fórum, tudo bem?

Assim evitamos certos tipos de situações chatas, entendeu Sr. Politicamente Correto?

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #323 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 23:33:27 »
Art. 24 – É proibido aos foristas:
[...]
VIII – O uso de linguagem que viole os preceitos da língua portuguesa, como o emprego de abreviações, a escrita somente com maiúsculas, o “internetês” e o uso de letras maiúsculas e minúsculas de forma intercalada e proposital, com o intuito de auxiliar a leitura para os foristas com deficiência visual;[...]

../forum/topic=14140.0.html
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #324 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 23:35:49 »

Poxa, parece que mesmo eu, como dizem, "explicando a piada", tem gente que parece que ainda não se deu conta.

sergio, você podia fazer um favor a mim e a sí mesmo e ler um pouco os mangás nos seus próprios links, assim você pode ter mais o que fazer ao invés de ficar tentando encher o saco dos outros. 
Pelo visto, sou eu a "explicar a piada", meu caro. Não percebeu que se excedeu em parcimônia ao considerar replicar o post do FZapp? Eu só frisei isso!!! :wink:

Outra coisa. De qualquer modo, os mangás citados são obra de japoneses.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2012, 23:38:58 por sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!