Autor Tópico: Jesus Cristo jamais existiu. É lenda  (Lida 10727 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Jesus Cristo jamais existiu. É lenda
« Resposta #100 Online: 09 de Abril de 2007, 11:50:49 »
Sócrates também não deixou nada escrito.
Tudo o que sabemos sobre ele vem de seu discípulo Platão.
Isso é motivo suficiente para duvidar da existência de um Sócrates histórico?

Pior é que é motivo. Há historiadores que levantam a hipótese de Sócrates ter sido uma personagem de Platão: o "homem ideal".  :?
Exceto que existem outros relatos contemporâneos sobre Sócrates. Aristófanes, por exemplo, faz uma sátira de Sócrates na peça
"As nuvens". Além disso, ninguem parece atribuir poderes milagrosos a Sócrates. Alegações ordinárias, evidências ordinárias. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Ricardo Abdalla

• Nível 01
  • *
    • Ciência e Tecnologia da Informação
« Resposta #101 Online: 09 de Abril de 2007, 18:51:29 »
Também há referencias a Socrates nas obras de Xenofonte e Aristóteles.
Ricardo Costa Abdalla
http://ricardoabdalla.blogspot.com
Ciência e Tecnologia da Informação

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #102 Online: 09 de Abril de 2007, 20:32:38 »
Também há referencias a Socrates nas obras de Xenofonte e Aristóteles.

Aristóteles não era contemporâneo de Sócrates, não vale. Ele pode citado o Sócrates criado por Platão. Acho que Xenofonte era...

Criando ou não, o fato é que Platão existiu. E se foi ele quem escreveu, transferimos os méritos de Sócrates para Platão, que já tem muitos também.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #103 Online: 10 de Abril de 2007, 11:00:26 »
Todo mundo existiu, menos Jesus Cristo.
Gilgamesh, Hércules, Ulisses, Robin dos Bosques e Rei Artur existiram?

Que eu saiba, até existem documentários na Canal História sobre esses assuntos, dizendo, por exemplo, que Robin dos Bosques provavelmente tem origem nos arqueiros que se refugiavam nos bosques, e o Rei Artur tem origem de um aglomerado de personagens, desde um soldado romano até um rei ou general da idade média.

Será que é possível o mesmo tipo de imparcialidade quanto a Jesus, ou é um tabu?
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Luz

• Visitante
« Resposta #104 Online: 10 de Abril de 2007, 11:58:56 »

O assunto Jesus Cristo é um tabu, mas acho que é apressado dizer que o personagem histórico existiu ou não. Há muita gente competente de bíblia na mão escavando o mundo para tentar dar uma posição mais acertada.  :?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 10 de Abril de 2007, 12:17:25 »
Pensando melhor sobre isso, a gente pode concluir que um dos melhores argumentos para a existência de um Jesus histórico está
numa inconsistência do relato da vida de Cristo: ele era um homem que se dizia o Messias e que iria libertar os fiéis. No entanto,
aparentemente foi executado pelos romanos. Portanto, ou ele estava mentindo ou era um lunático qualquer. Não faria sentido usar
essa história para angariar fiéis. Para remediar isso, basta forjar algumas passagens, reinterpretar outras e passamos a ter um
"Messias" que alegava que seu reino não era deste mundo e que, além disso, foi reiterpretado como sendo o "cordeiro de deus" que
veio ser sacrificado para expiar os pecados do homem (o que por si só já é uma interpretação bem estranha - os homens pecam,
mas é deus quem manda seu filho para ser sacrificado). Essa interpretação, embora ainda não faça muito sentido, é mais palatável
para os judeus da época. Talvez, se alguem quisesse inventar a história de Jesus desde o começo, poderia dar a ela um final
que fizesse mais sentido: "Jesus, depois de ensinar sua palavra por vários anos, retira-se para o deserto com alguns apóstolos
para levá-los ao seu reino, e eles nunca mais são vistos. The End [1]". Isso pode ser visto como um indício, bastante indireto, da
existência de um suposto suposto messias que foi executado no século I. Mas, como eu já disse antes, isso não é muito diferente
de ele não ter existido.

[1] Curiosamente, isso ficou parecido com o final de O Senhor dos Anéis! :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #106 Online: 10 de Abril de 2007, 13:26:19 »
O fato é que o Cristo tendo de fato existido ou sido inventado, o personagem (amai o próximo como a ti mesmo, dê a outra face e não atire a primeira pedra) é notável. Revolucionário, para a época então. Chega a gritar de tanto que destoa do velho testamento. Não interessa de quem é o mérito - taí, quase dois mil anos. E é admirável, apesar de tudo que foi feito em seu nome - na minha opinião, claro.  :?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 10 de Abril de 2007, 13:40:52 »
O problema, Luz, é que mesmo na época a mensagem dele, embora revolucionária, não era tão nova. Basta ver
as outras religiões de mistérios que surgiram na mesma época. O que, para mim, parece mais revolucionário no cristianismo
não é a sua ética, mas o fato dela ser uma religião, digamos, universalista: qualquer um pode participar, enquanto outros
credos de então estavam muito ligados a uma identidade cultural ou étnica. Isso porém é uma faca de dois gumes. Como
disse Voltaire (se me lembro bem), o homem que quer converter os outros se torna automaticamente inimigo de todos.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #108 Online: 10 de Abril de 2007, 14:09:48 »
O problema, Luz, é que mesmo na época a mensagem dele, embora revolucionária, não era tão nova. Basta ver
as outras religiões de mistérios que surgiram na mesma época. O que, para mim, parece mais revolucionário no cristianismo
não é a sua ética, mas o fato dela ser uma religião, digamos, universalista: qualquer um pode participar, enquanto outros
credos de então estavam muito ligados a uma identidade cultural ou étnica. Isso porém é uma faca de dois gumes. Como
disse Voltaire (se me lembro bem), o homem que quer converter os outros se torna automaticamente inimigo de todos.

É, bem, não sei. A forma como a coisa foi feita (seja por quem foi) é que me parece revolucionária. A questão não é tanto as idéias em si, mas principalmente a forma como elas foram colocadas. Essa universalidade está nas próprias particularidades do Cristo, não?  :?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 10 de Abril de 2007, 14:34:47 »
Não lembro de muitos detalhes do NT, mas para mim a mensagem central de Jesus parece estar contida no Sermão da Montanha
(por sinal, um belo texto): "Bem-aventurados os blá blá blá, pois deles é o Reino dos Céus". Ele não se refere a nenhum
país específico, ou classe, ou etnia. Mas aos que compartilham de uma idéia. Existe também a passagem sobre o "próximo", e
a bela parábola do Samaritano.

Alan Watts

Offline Guilherme Reis

• Nível 00
  • *
  • ‘Fé significa não querer saber o que é a verdade!
« Resposta #110 Online: 10 de Abril de 2007, 21:55:12 »
Bom ... Primeiramente gostaria de cumprimentar a todos os ateus de plantão que participam deste site e agradece-los pelas opiniões postadas aqui. Eu sou novo no Clube Cético, e pretendo ficar enquanto o site estiver on line.

O Tópico Jesus Cristo jamais existiu foi o primeiro que me chamou a atenção. Eu acredito que existiu um homem chamado Jesus, mas, definitivamente não se trata do mesmo homem conhecido pela maioria hoje. Para que eu não tenha de esmiuçar detalhes neste post segue abaixo um link em que vocês poderão ter acesso a um documento muito interessante, nele tem uma perspectiva histórica fantástica e que eu considero uma bíblia do Ateu moderno. Acho que todos deveriam ler. Parece grande, mas a narrativa o manterá preso a cada linha. Recortei e colei um trecho do capítulo A era cristã e a Última Grande Revisão do Judaísmo que fala especificamente sobre a existência de um tal de Jesus. Sejam pesquisadores meus caros colegas! Leiam!

http://www.str.com.br/Atheos/biblia2.htm

A era cristã e a Última Grande Revisão do Judaísmo

30 D.E.C até aproximadamente. 73 D.E.C

O Talmude se refere a Jeshu como sendo o filho ilegítimo de uma adúltera chamada Maria Magdala. Existem numerosas fontes rabínicas do período cristão mais antigo que se referem ao famoso Jesus Cristo como Jesus Ben Pantera. Existem várias referências interessantes a um tal de Jeshu Ben Pandera de Nazaré que viajava por toda parte praticando mágicas durante o reino de Alexandre Janneus, que reinou sobre a Palestina de 104 a 78 A.E.C. Como essas referências são talmúdicas, e, portanto presumivelmente anticristãs, estudiosos a deixaram de lado dizendo que ou se referiam a outra pessoa ou então foi propaganda falsa, forjada. Mas se elas realmente se referem ao Jesus cristão, dão mais peso as evidências que apontam que Jesus de Nazaré é na verdade Jesus Ben Pantera, o possível Mestre da Retidão, que morreu em 88 A.E.C.
Guilherme Reis, BH(MG)

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.”

“Se é certo que um Deus fez este mundo, não queria eu ser esse Deus: as dores do mundo dilacerariam meu coração.”

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #111 Online: 11 de Abril de 2007, 09:10:03 »
Pessoal. compartilho da mesma duvida de voces.
Talvez existiu um homem chamado Jesus que na verdade não foi Deus.(Um Gandhi dos tempos remotos)
Os seguidores encheram sua vida mitologias pois o admiravam.

Pois querendo ou não, suas palavras remetem sabedoria de um revolucionário para a epóca.

Ele mudou até a "regra de ouro" presente em quase todas as religiões.
Ao inves de falar simplesmente "Nâo faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você"
Ele diz: "Faça aos outros o que gostaria que fizessem com você"
Não é uma mudança crucial, pois gera ação.

Porem temos o mesmo problema dos relatos historicos, um homem tão sábio "passou batido" na historia.(?)
Acreditar num Jesus homem é uma alternativa mais simples. Porém não temos bases para acreditar nisso também.

Vi em um site que "qualquer um poderia criar leis de conduta social".
'Tendo em vista' que ele ficou perdido meditando dos 13 aos 30 anos acho que ele teve tempo pra pensar em coisas inteligentes.  :D

---
Alguns dizem que muito da sabedoria do sermão da montanha vem de filosofos anteriores e de "movimentos"(ou correntes?) filosoficos como o cinismo que pregava o desapego aos bens materiais…

:?
« Última modificação: 11 de Abril de 2007, 09:14:50 por Megazord »
---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #112 Online: 11 de Abril de 2007, 09:19:45 »
Tem a questão que a história dele tenha vindo dos essênios que aguardavam "Crestus".
Mas é só uma possibilidade para a lista.
Não podemos deixar de lado os manuscritos do mar morto.

E nos manuscritos aja mitologia.  :feliz:
---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 11 de Abril de 2007, 13:02:27 »
bem vindos, se apresentem lá no tópico das apresentações

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!