Autor Tópico: Jesus Cristo jamais existiu. É lenda  (Lida 10726 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Jesus Cristo jamais existiu. É lenda
« Resposta #75 Online: 14 de Março de 2007, 11:45:34 »
Filho de Deus por Filho de Deus,
prefiro o Aplônio de Tiana

http://users.hotlink.com.br/egito/apolon.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%B4nio_de_Tiana

é incrível quantas "coincidências".

Mas ainda acho que devemos adorar ao Monolito Negro e aos seu messias, HAL 9000

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #76 Online: 14 de Março de 2007, 14:40:38 »
Filho de Deus por Filho de Deus,
prefiro o Aplônio de Tiana

http://users.hotlink.com.br/egito/apolon.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%B4nio_de_Tiana

é incrível quantas "coincidências".

Mas ainda acho que devemos adorar ao Monolito Negro e aos seu messias, HAL 9000
Voce sabe como se separa o verdadeiro Cristo dos anti-cristos?
Se não sabe pode perguntar outra vez, mas acredito que sim.
Jesus até falou: Muitos virão em meu nome. Eis mais um aqui :?:
http://www.inricristo.org.br/
 :histeria: Homem bom eu admiro bastante, mas não precisava tanto. Este é digno de misericórdia. Com certeza alcançara o céu.
Há esqueci. Aumente um pouco o som da caixa e veja as saudações. As vezes demora alguns segundos.
« Última modificação: 14 de Março de 2007, 14:42:57 por Erivelton »
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #77 Online: 16 de Março de 2007, 10:58:25 »
Revi um pouco o meu conceito.
Acho que existiu um homem chamado yeshua, filho de yosef e miriam, nascido na galiléia,
que apareceu por volta do ano 30 d.C com uma turma criticando os sacerdotes judeus. só.

tudo o resto foi inventado para encaixar esta figura no conceito do messias e do Cristo, dentro de centenas de correntes místicas que existiam na capadócia e grécia, depois do êxodo dos judeus feitos pelos romanos.

Alguém juntos as histórias do Messias com a história de Yeshua (jesus), dizendo pra outras igrejas que o cristo ao qual eles adoravam era jesus, e que todas estas histórias de nascer de uma virgem, fazer milagres, morrer martirizado pelos romanos eram histórias de Yeshua. Alguns eram histórias tão fantasiosas que viraram os apócrifos.

e então, o que acham, será que tem lógica?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #78 Online: 16 de Março de 2007, 11:49:46 »
Revi um pouco o meu conceito.
Acho que existiu um homem chamado yeshua, filho de yosef e miriam, nascido na galiléia,
que apareceu por volta do ano 30 d.C com uma turma criticando os sacerdotes judeus. só.

tudo o resto foi inventado para encaixar esta figura no conceito do messias e do Cristo, dentro de centenas de correntes místicas que existiam na capadócia e grécia, depois do êxodo dos judeus feitos pelos romanos.

Alguém juntos as histórias do Messias com a história de Yeshua (jesus), dizendo pra outras igrejas que o cristo ao qual eles adoravam era jesus, e que todas estas histórias de nascer de uma virgem, fazer milagres, morrer martirizado pelos romanos eram histórias de Yeshua. Alguns eram histórias tão fantasiosas que viraram os apócrifos.

e então, o que acham, será que tem lógica?

Não só acho que tem, como essa também é minha opinião acerca do "Jesus histórico". Não estou brincando quando digo que acho que
a versão mais plausível da vida de Yeshua é o filme "A Vida de Brian"!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #79 Online: 16 de Março de 2007, 12:47:00 »
Sabe porque eu mudei minha opinião? É que inventaram tanta besteira pra explicar porque Yeshua, que era da região pobre de Nazaré, ter nascido em Belém para servir à profecia do Messias descendente de Davi, que esta parte só pode ser verdade (ser de nazaré). Inventaram ele ter sido batizado por João Batista ( este sim uma figura comprovadamente histórica ) e ele deve ter feito mesmo aquela bagunça na sinagoga, jogando o dinheiro no chão. Todo o resto, do nascimento ao martírio na cruz, me parece compilações de histórias de outros "messias", adaptadas pelos sacerdotes da igreja primitiva, pra convencer ao povo que todos os messias que idolatravam era Yeshua. E como já citei, muitas destas histórias, como nascimento pela virgem, milagres, etc, era a história de Apolônio de Tiana. E deve ter mais.

As situações mal explicadas nos ajudam a entender yeshua :lol:

Que outras situações mal explicadas vcs acham que podem nos revelar mais sobre "Ele"?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #80 Online: 17 de Março de 2007, 12:17:40 »
Pelo que entendo uma mitologia á algo simples e rápido.
A mitologia dos hebreus começou e não terminou. Isto é mitologia?
De que forma cética voces explicariam isto?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 17 de Março de 2007, 12:24:30 »
Pelo que entendo uma mitologia á algo simples e rápido.
A mitologia dos hebreus começou e não terminou. Isto é mitologia?
De que forma cética voces explicariam isto?

Primeiro: de onde tirou a idéia de que mitologia é "algo simples e rápido"?!?  A maioria das mitologias não tem nada de simples nem de "rápido", o que quer que isso signifique nesse contexto.  Já viu por acaso o tamanho do Mahabaratha, por exemplo?  Ou a "simplicidade" do mesmo?  É só um exemplo entre vários...

Segundo: a mitologia dos Hebreus "não terminou" por que?

Terceiro: você próprio chama de mitologia, então deve ser, não?

Quarto: o que você quer que se explique?
« Última modificação: 17 de Março de 2007, 12:28:00 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #82 Online: 17 de Março de 2007, 13:19:14 »
Não só acho que tem, como essa também é minha opinião acerca do "Jesus histórico". Não estou brincando quando digo que acho que a versão mais plausível da vida de Yeshua é o filme "A Vida de Brian"!

Não vi o filme, mas sobre o Jesus histórico, eu acho provável que tenha existido um homem que deu origem à lenda, transformado pelas crenças no "ideal" de perfeição que as pessoas buscavam na época.

Acho provável, incluisve, que caso tenha realmente existido, fosse realmente um homem de qualidades que, na época, saltavam aos olhos, para chamar atenção.

O teor das idéias do cristianismo representam, na minha opinião, uma revolução dentro da mentalidade da época. Aliás, até hoje, ainda vejo conceitos revolucionários de pensamento, mesmo em nossa sociedade.

Que o Cristo tenha existido de fato ou não, é o que ele "representa" que sobrevive, embora tenha sido distorcido pelo poder e interesse daqueles que o representam. Eu, particularmente, preservaria o Cristo e jogaria o resto fora.  ::)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 17 de Março de 2007, 14:42:28 »
Perderam um grande filme não assistindo, ainda, A vida de Brian.

Brincando, brincando, se dizem grandes "verdades"…  :hihi:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 17 de Março de 2007, 14:52:43 »
A vida de Brian... nunca ouvi falar deste filme.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #85 Online: 18 de Março de 2007, 08:40:58 »
A vida de Brian… nunca ouvi falar deste filme.
Nao? Entao assista!!! Imediatamente. Sua vida pode depender disso! E lembre-se: sempre olhe pro lado bom das coisas. :)

Outra coisa: aparentemente, a cidade Nazaré nao existia na época que Jesus supostamente nasceu e morreu. Os dados
arqueológicos mostram que ela só surgiu um ou dois séculos depois.

« Última modificação: 18 de Março de 2007, 08:43:56 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #86 Online: 18 de Março de 2007, 11:33:14 »
Nao? Entao assista!!! Imediatamente. Sua vida pode depender disso! E lembre-se: sempre olhe pro lado bom das coisas. :)

Outra coisa: aparentemente, a cidade Nazaré nao existia na época que Jesus supostamente nasceu e morreu. Os dados

brincadeira! Então nem isso podemos considerar como verdade???
Então é bem provável que Yeshua pode ser apenas uma compilação de histórias de messias, e não a história de um messias.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #87 Online: 18 de Março de 2007, 11:48:11 »
De fato, é o mais provável.

O irônico é que apesar de se dar tanta importância ao suposto literalismo da Bíblia, essa nem deveria ser uma questão importante.

Há quem creia que "nazareno" seja uma leitura equivocada de "nazireu", e que a cidade de Nazaré tenha sido criada e batizada com esse nome para tentar tornar a Bíblia mais coerente com os fatos (ou, talvez, em homenagem à figura lendária de Jesus).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazireu
http://en.wikipedia.org/wiki/Nazareth#Contrary_Views
« Última modificação: 18 de Março de 2007, 12:24:35 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 18 de Março de 2007, 13:25:57 »

Opa! Obrigado pela diga, então vou locar o mais rápido possível! :ok:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #89 Online: 18 de Março de 2007, 22:37:58 »
A história do nazareno é mais um caso de tradução mal feita. Explico:

Os autores do novo testamento sempre procuraram ancorar seus textos em profecias do velho testamento, mas como eram judeus helenistas só conheciam o VT na versão grega (septuaginta).
Uma profecia de Isaias dizia que um novo rebento (ou broto) nasceria, referindo-se ao novo rei. Broto, ou renovo, em hebraico é nedzer, na versão grega não se traduziu esta palavra, mas criou-se uma parecida que soava grego, nasrani. Os autores do NT interpretaram esta palavra como significando nazareno, daí começa o rolo.
Fazendo Jesus ser nazareno, de Nazaré, aldeia de no máximo 50 pessoas na época, criava-se uma contradição com outra profecia segundo a qual o mashiah deveria nascer na cidade de Davi (Jerusalém). Para resolver esse impasse apelou-se para uma viagem em resposta ao recenceamento romano.
E por aí vai, a fuga para o Egito também é relatada para responder a uma frase do VT (...do Egito me tiraste...). Tudo problema de tradução e interpretação.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #90 Online: 19 de Março de 2007, 10:47:31 »
Dantas, onde está o messias do povo Judeu e o Jesus Cristo que prometeu voltar?
Esta mitologia ainda não acabou. Quer dizer: Começou, mas não terminou.
Conheces alguma outra mitologia que deixou os homens com esperança de alguma coisa?
E por aí vai, a fuga para o Egito também é relatada para responder a uma frase do VT (…do Egito me tiraste…). Tudo problema de tradução e interpretação.
Voce sabe me explicar que valor tinha para os judeus aceitar que Jesus nasceu de uma prostituta?
Porque começariam uma provocação na qual nem eles mesmos aceitavam?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #91 Online: 19 de Março de 2007, 12:17:19 »

Por esse exótico critério, a mitologia nórdica também não terminou ainda; o Lobo Fenris e Jormungard ainda não mataram Thor e Odin.

Conheces alguma outra mitologia que deixou os homens com esperança de alguma coisa?

Essa pergunta é séria?

Vou supor que você está esquecendo de especificar que se trata de esperança de alguma coisa dramática no futuro.  Mas mesmo por esse critério, toda religião digna do seu couvert cultiva esperança em seus adeptos.

E por aí vai, a fuga para o Egito também é relatada para responder a uma frase do VT (…do Egito me tiraste…). Tudo problema de tradução e interpretação.
Voce sabe me explicar que valor tinha para os judeus aceitar que Jesus nasceu de uma prostituta?
Porque começariam uma provocação na qual nem eles mesmos aceitavam?

Interessante como você espera que outros se sintam responsáveis pela sua crença.  Mas há muitas explicações possíveis; uma delas é que poderia ser uma lição de humildade, um lembrete da grandeza da transcendência divina.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #92 Online: 19 de Março de 2007, 15:37:28 »

Por esse exótico critério, a mitologia nórdica também não terminou ainda; o Lobo Fenris e Jormungard ainda não mataram Thor e Odin.
É brincadeira hem! dantas.
Notou que esta mitologia é bem simples e tem início e fim.
A mitologia judaica durou 1500 anos para se completar e ainda não teve um fim.
Isto é mitologia?
Interessante como você espera que outros se sintam responsáveis pela sua crença.  Mas há muitas explicações possíveis; uma delas é que poderia ser uma lição de humildade, um lembrete da grandeza da transcendência divina.
Se existe explicação então qual é a correta?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #93 Online: 19 de Março de 2007, 16:18:49 »
É brincadeira hem! dantas.

Desconfiei que fosse.

Notou que esta mitologia é bem simples e tem início e fim.

Qual?

A mitologia judaica durou 1500 anos para se completar e ainda não teve um fim.
Isto é mitologia?

Sim, é.  Não sei de onde você tirou esse número, ou o que entende por "completar" ou "ter um fim", muito menos por que isso teria utilidade para caracterizar mitologia.

Se existe explicação então qual é a correta?

Está me pedindo para ser sua referência de fé?

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #94 Online: 21 de Março de 2007, 23:07:12 »
De fato, é o mais provável.

O irônico é que apesar de se dar tanta importância ao suposto literalismo da Bíblia, essa nem deveria ser uma questão importante.

Há quem creia que "nazareno" seja uma leitura equivocada de "nazireu", e que a cidade de Nazaré tenha sido criada e batizada com esse nome para tentar tornar a Bíblia mais coerente com os fatos (ou, talvez, em homenagem à figura lendária de Jesus).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nazireu
http://en.wikipedia.org/wiki/Nazareth#Contrary_Views

Esse negócio de radução errada me lembrou uma história do incrível Spacca publicada na antiga revista do Niquel Nausea. Ele diz que o ser mais perfeito criado por Deus foi a Cabra, e ela reinou no paraíso por algum tempo, até que Des teve uma outra idéia e criou o homem, tirando da cabra a fama do ser mais perfeito. Então ea arranjou uma maneira de adão e eva comerem da maça e serem expulsos do paraíso. Mas, não foi a cobra? É que erraram na tradução, entenderam meio errado o com o a e então colocaram a culpa na tadinha da cobra. hehehehe
A maldição MaCABRA

pois é... muita idiotice já deve ter sido falado por causa de traduções erradas

Maldição

Offline Ricardo Abdalla

• Nível 01
  • *
    • Ciência e Tecnologia da Informação
« Resposta #95 Online: 09 de Abril de 2007, 00:17:11 »
Supondo que um Jesus histórico existiu, por que nada escreveu?

Por que, em sua "infinita" sabedoria, Deus não orientou seu filho a escrever um evangelho?

Um evangelho definitivo, que sustentasse seus princípios morais com alegações passíveis de serem comprovadas, e que não possuísse erros grosseiros de geografia, cosmologia e matemática. Que, principalmente, sendo o portador da verdade, não desse margem a tantas interpretações errôneas ou equivocadas, geradoras de tanta desagregação entre seus fiéis. Um livro que fosse de fato aquilo que qualquer livro sagrado deseja ser, incontestável?

Por que Jesus deixou que suas "verdades" fossem passadas adiante tanto tempo depois, de uma forma tão relaxada, através de um método tão sujeito a distorções subjetivas e falsificações? Por que, sendo a suposta mensagem global, foi tão sujeita a regionalismos típicamente humanos?

A questão central é: por que Jesus, supostamente divino, teria sido tão limitadamente humano em questão de tamanha importância como a divulgação de sua verdade?

Por que usou recursos tão poderosos para impressionar nº limitado de pessoas (Ex: ressucitar mortos e multiplicar objetos), e não usou estes mesmos recursos poderosos na hora de tornar sua palavra acessível a milhões?

Por que fez a Bíblia (extensível a todos os livros sagrados) tão dependentes de seu tempo? Por que os fez totalmente dependente de humanos?

Por que não nos contou nada de realmente novo, ou demonstrou uma pequena fração de sua supostamente infinita sabedoria nos revelando algum conhecimento de validade centífica?

Seria ótimo algo do tipo: olhem, humanos, para a fé de vocês se fortalecer ainda mais, irei lhes revelar a estrutura do sistema solar, que é X, e para que vocês possam comprovar, iluminarei vossos caminhos até a construção de um objeto chamado telescópio, e então vocês poderão comprovar que eu disse a verdade. De tempos em tempos, sempre que alguns de vocês suscitar dúvidas ao meu respeito, revelarei alguma grande verdade científica e iluminarei vossos caminhos até a comprovação.

Supostamente ele poderia.  Por que não fez? Para testar minha fé, certamente alguns dirão.

E pra que ele precisa disso? Algum tipo de auto-satisfação em perceber como ele se esconde bem, e faz tudo da maneira mais humana possível?

Ricardo Costa Abdalla
http://ricardoabdalla.blogspot.com
Ciência e Tecnologia da Informação

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #96 Online: 09 de Abril de 2007, 08:43:17 »
O Antigo Testamento, descreve de modo fantastico a crucificação de Jesus, setecentos anos antes do acontecimento. Ao todo, há cerca de sessenta profecias importante sobre o Messias.
Lendo o livro Peter Stoner, professor emérico de ciências da Faculdade de Wester. Stoner trabalhou com seiscentos estudantes para calcular a probabilidsade matemática de apenas oito das profecias do Antigo Testamento serem cumpritas em qualquer pessoa. A probabilidade foi uma em dez elevado à décima sétima potência. É um número com dezessete zeros á direita.
Para compreender um numero tão grande, é preciso fazer alguns cálculos. Iamgine o mundo inteiro , todo a terra seca do planeta, coberto com pequenos blocos brancos de 3,81cm de lado, havendo apenas um bloco pintado de vermenlho na parte inferior.
Agora, imagine uma pessoa perambulando durante toda a vida pelos sete continentes. Seria permitido abaixar só uma vez e apanhar um único bloco.
Qual seria a probabilidade desse bloco ser aquele cuja parte inferior estava pintada de vermelho?
Seria mesma probabilidade de apenas oito das profecias do antigo testamento serem cupridas por qualquer pessoa em toda a história.
Isso já era impressionante, mas Stoner analisou então quarenta e oito profecias. A conclusão foi que haveria uma probabilidde em 10 elevado a 157ª potÊncia eu isso se tornasse possível em qualquer pessoa da historia. É um numero com 157 zeros a direita!
Para se ter uma idéia, os átomos são tão pequenos que um milhão deles alinhados um ao lado do outro perfazem a lagura de um fio de cabelo humano. Pense no numero estimado de átomos em todo o universo conhecido. É um número incrivelmentre alto. A probabilidade de quarenta e oito profecias do Antigo Testamento serem cumpridas em qualquer individuo é a mesma que de uma pessoa achar por acaso um único átomo predeterminado entre todos os átomos num trilhão de trilhão de trilhão de trilhão de bilhão de universos do tamanho do nosso universo(algo como um quintilhão multiplicado pela vigésima sétima potencia de dez).

REFUTAÇÃO
VEJA:http://www.str.com.br/Atheos/messias.htm
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #97 Online: 09 de Abril de 2007, 10:13:31 »
Brasília em Chamas, por acaso esse seu nick é referência àquele prédio no Sudoeste?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #98 Online: 09 de Abril de 2007, 10:40:42 »
Sócrates também não deixou nada escrito.
Tudo o que sabemos sobre ele vem de seu discípulo Platão.
Isso é motivo suficiente para duvidar da existência de um Sócrates histórico?
Ainda mais que ele viveu há ainda mais tempo.

Luz

• Visitante
« Resposta #99 Online: 09 de Abril de 2007, 11:25:43 »
Sócrates também não deixou nada escrito.
Tudo o que sabemos sobre ele vem de seu discípulo Platão.
Isso é motivo suficiente para duvidar da existência de um Sócrates histórico?

Pior é que é motivo. Há historiadores que levantam a hipótese de Sócrates ter sido uma personagem de Platão: o "homem ideal".  :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!