Supondo que um Jesus histórico existiu, por que nada escreveu?
Por que, em sua "infinita" sabedoria, Deus não orientou seu filho a escrever um evangelho?
Um evangelho definitivo, que sustentasse seus princípios morais com alegações passíveis de serem comprovadas, e que não possuísse erros grosseiros de geografia, cosmologia e matemática. Que, principalmente, sendo o portador da verdade, não desse margem a tantas interpretações errôneas ou equivocadas, geradoras de tanta desagregação entre seus fiéis. Um livro que fosse de fato aquilo que qualquer livro sagrado deseja ser, incontestável?
Por que Jesus deixou que suas "verdades" fossem passadas adiante tanto tempo depois, de uma forma tão relaxada, através de um método tão sujeito a distorções subjetivas e falsificações? Por que, sendo a suposta mensagem global, foi tão sujeita a regionalismos típicamente humanos?
A questão central é: por que Jesus, supostamente divino, teria sido tão limitadamente humano em questão de tamanha importância como a divulgação de sua verdade?
Por que usou recursos tão poderosos para impressionar nº limitado de pessoas (Ex: ressucitar mortos e multiplicar objetos), e não usou estes mesmos recursos poderosos na hora de tornar sua palavra acessível a milhões?
Por que fez a Bíblia (extensível a todos os livros sagrados) tão dependentes de seu tempo? Por que os fez totalmente dependente de humanos?
Por que não nos contou nada de realmente novo, ou demonstrou uma pequena fração de sua supostamente infinita sabedoria nos revelando algum conhecimento de validade centífica?
Seria ótimo algo do tipo: olhem, humanos, para a fé de vocês se fortalecer ainda mais, irei lhes revelar a estrutura do sistema solar, que é X, e para que vocês possam comprovar, iluminarei vossos caminhos até a construção de um objeto chamado telescópio, e então vocês poderão comprovar que eu disse a verdade. De tempos em tempos, sempre que alguns de vocês suscitar dúvidas ao meu respeito, revelarei alguma grande verdade científica e iluminarei vossos caminhos até a comprovação.
Supostamente ele poderia. Por que não fez? Para testar minha fé, certamente alguns dirão.
E pra que ele precisa disso? Algum tipo de auto-satisfação em perceber como ele se esconde bem, e faz tudo da maneira mais humana possível?