Autor Tópico: Nova Logo do Clube Cético  (Lida 25405 vezes)

danieli

• Visitante
Re: Nova Logo do Clube Cético
« Resposta #275 Online: 24 de Novembro de 2006, 02:41:26 »
coitado :histeria:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #276 Online: 24 de Novembro de 2006, 08:52:26 »
A questão é que não cabe a você tutelar os demais. Tem gente que não consegue admitir sua insignificância, tal qual você.

Está insinuando que eu sou insignificante? Porra, se não fosse eu, vocês nem tinham este fórum! Esqueceu que isto aqui já foi o Fórum Alenônimo? Esqueceu que fui eu quem fiz um fórum quando o da STR saiu do ar? Provavelmente estariam todos no Orkut agora, ou simplismente deixariam de participar de discussões na internet se não fosse o insignificante aqui.

Eu sou o webmaster e cuido do site. Gosto de manter sites e gosto de participar de sites céticos. Meu trabalho aqui é manter este site funcionando e bonito, coisa que não venho fazendo nada mal se for ver.

Insignificante é você, que não faz nada além de pertencer ao conselho. Você não modera, não administra, não cuida das finanças, nem nada. Podia começar dando sugestões para esta porcaria de logo que a gente tá tentando fazer, antes que eu me aborreça e simplismente deixe pra lá toda a idéia de mudar o visual do site.

Já dei algumas sugestões, é uma pena não saber desenhar no computador. Quanto ao conselho, faço algo importante, dou dinheiro, assim como os outros. Quanto a outras funções como moderar e cuidar das finanças, eu estou a disposição, não tem problema, é pouco serviço que posso dar conta.  Mas de fato em sempre reconheci minha insignificância em relação ao resto mundo a este fórum também, conseqüentemente, é normal. Já você é muito significante... Esqueceu que este fórum também não estava no ar sem dinheiro? Esqueceu que também não existiria fórum sem participantes? Esqueceu que não existe um único webmaster no mundo? Esqueceu que existem outros fóruns? Esqueceu que seu fórum antigo entrou em colapso em decorrência do seu abuso de autoridade? Mas vamos ao logotipo.

Entre o microscópio e a lâmpada, eu prefiro mais a lâmpada, a alusão a"idéia" me parece mais próxima do ceticismo do que o microscópio, que é algo voltado mais a ciência investigativa, mas também tem sua pertinência com o ceticismo. Quanto ao pensador, talvez desse para substituí-lo por um cérebro, mas acho que seria meio que pretensão demais, como se nós temos por que somos céticos e vocês não têm por que não são.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #277 Online: 24 de Novembro de 2006, 09:07:27 »
Essa lâmpada poderia acompanhar algum slogan então para deixar a impresão da idéia, algo como "iluminando as trevas da humanidade". Mas pode parecer algo meio soberbo e talvez até cafona, sei lá. Dava para usar um sol também, com a sobreposição da Terra que está sendo iluminada, ou da Terra com a Lua, usando a curvatura dos corpos celestes para representar os dois "C" do Clube Cético.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #278 Online: 24 de Novembro de 2006, 09:21:08 »
Venho humildemente dar minha opinião =x

Gostei do pensador mas ele tá muito forte pro meu gosto, tá mais forte que eu, parece aquelas estátuas gregas. heauheuaheu

Então meu voto vai para: Lâmpada.

A ideia do cérebro passada acima não é ruim não.
Não deseje.

Atheist

• Visitante
« Resposta #279 Online: 24 de Novembro de 2006, 09:52:27 »
Take it easy, Alê e demais!!!

Vocês estão se apegando às suas idéias e criações como se fossem parte de vocês. Melhor parar com isso enquanto há tempo. Sugiro que as críticas e/ou sugestões de cada um sobre cada opção não seja feita pura e simplesmente para desqualificar o desenho de outro e da maneira mais respeitosa possível. Ficam os participantes das manifestações mais emotivas aqui observadas de sobreaviso, sejam moderadores, membros do comitê ou simples membros do fórum.

Além do mais, não houve ainda nenhuma manifestação interna do comitê em relação à mudança de logotipo do clube cético, então vamos com calma.

Acho interessante o debate de idéias sobre um novo logotipo e não vejo razão em não propor inclusive uma votação entre todos os membros, não apenas do comitê, mas isso o comitê decidirá. Acho que este espaço deve ser utilizado racionalmente para levantar idéias, não é um espaço de decisão.

Por fim, embora alguns de vocês tenham experiência em desenho e tudo mais, o logotipo não precisa passar pela aprovação de ninguém em específico. Se o comitê resolver fazer uma nova escolha, certamente a escolha será feita por votação e eu sugiro que cada desenho tenha uma breve descrição do que se planejou representar (como tem sido feito aqui).

Tentem colocar as paixões por suas criações um pouco de lado, por favor. É difícil, mas não impossível.

Embora o fórum do clube cético tenha surgido do fórum que o Alenonimo criou para os órfãos da STR, é preciso não esquecer jamais que foi o racionalismo moderado e equilibrado de um grupo que conseguiu mantê-lo funcionando por quase um ano e meio. E assim as coisas devem se manter.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #280 Online: 24 de Novembro de 2006, 09:56:27 »
Oloko foi mal :(
Não deseje.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #281 Online: 24 de Novembro de 2006, 09:57:58 »
Oloko foi mal :(

Calma, não foi para você rs...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #282 Online: 24 de Novembro de 2006, 13:58:45 »
Além do mais, não houve ainda nenhuma manifestação interna do comitê em relação à mudança de logotipo do clube cético, então vamos com calma.

É claro que não houve. Não era a idéia desde o começo! Eu estava planejando pequenas mudanças para um template novo do fórum. Quando sair o SMF 1.1, eu vou migrar este sistema (que é o SMF 1.0) pro novo, e os templates precisam ser refeitos. Eu não queria fazer um igual.

Tudo o que eu ia fazer era mudar um pouquinho as cores e trocar a fonte! O símbolo eu ia manter como está. Foi o povo que veio reclamando da logo atual, que queriam mudar, etc. Eu disse que poderiam me sugerir uma logo melhor.

Este tópico nem é oficial do conselho. Acho que o povo tá é viajando.

Acho interessante o debate de idéias sobre um novo logotipo e não vejo razão em não propor inclusive uma votação entre todos os membros, não apenas do comitê, mas isso o comitê decidirá. Acho que este espaço deve ser utilizado racionalmente para levantar idéias, não é um espaço de decisão.

O que eu acho é que, se formos mesmo escolher uma logo diferente, deveríamos definir regras e criar um tópico só para isso.

Por fim, embora alguns de vocês tenham experiência em desenho e tudo mais, o logotipo não precisa passar pela aprovação de ninguém em específico. Se o comitê resolver fazer uma nova escolha, certamente a escolha será feita por votação e eu sugiro que cada desenho tenha uma breve descrição do que se planejou representar (como tem sido feito aqui).

O comitê é quem decide sempre. Se bem que se cair uma logo feia do car@lho na minha mão pra trabalhar, podem esperar sentados pelo novo visual do site. ::)

Embora o fórum do clube cético tenha surgido do fórum que o Alenonimo criou para os órfãos da STR, é preciso não esquecer jamais que foi o racionalismo moderado e equilibrado de um grupo que conseguiu mantê-lo funcionando por quase um ano e meio. E assim as coisas devem se manter.

Concordo, mas me chamar de insignificante depois deu ter começado e hospedado este fórum me ofendeu bastante. Aliás, cadê a moderação?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

• Visitante
« Resposta #283 Online: 24 de Novembro de 2006, 16:46:06 »
Ale,

Se está dando tanta briga por causa do "símbolo"... tipo, por que não tenta explorar o "CC" em três dimensões? Talvez funcione como logotipo e logomarca ao mesmo tempo...  só para dar uma sugestão (estou até com vergonha, não é minha especialidade, mas... só para ver se dá aproveitar a idéia)

« Última modificação: 24 de Novembro de 2006, 16:47:52 por Luz »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #284 Online: 24 de Novembro de 2006, 17:00:40 »
Ale,

Se está dando tanta briga por causa do "símbolo"... tipo, por que não tenta explorar o "CC" em três dimensões? Talvez funcione como logotipo e logomarca ao mesmo tempo...  só para dar uma sugestão (estou até com vergonha, não é minha especialidade, mas... só para ver se dá aproveitar a idéia)

Poxa… Não é muito complicado a logo não? Como ela ficaria em uma imagem só preto e branco?

Luz

• Visitante
« Resposta #285 Online: 24 de Novembro de 2006, 17:15:55 »
Acho que preto e branco seria algo tipo assim... mas veja, acho que você faz melhor, foi só mesmo para "tipo" dar uma idéia!

Luz

• Visitante
« Resposta #286 Online: 24 de Novembro de 2006, 17:21:31 »

Não... a lateral do "C" de dentro ficou errada, seria assim:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #287 Online: 24 de Novembro de 2006, 17:46:37 »
Por favor, não use o formato TIF. Use JPG, GIF ou PNG. Imagens TIF são enormes e não aparecem no post.

Sobre sua logo, ela é muito complexa, cheia de vãos. E não acho que fica legal escrever "Clube Cético" no desenho 3D, pois isso exige que a logo seja sempre enorme. Como eu vou colocar uma logo enorme no espaço dela no site? Se eu reduzir, não vai ser possível ler direito o nome do site.

Ela poderia ser mais como a logo do Banco Central:

Veja a logo: ela é uma representação simplificada do prédio do Banco Central em Brasília. Ela não é 3D, mas dá a impressão de ser 3D. Pode ver que não há contornos completando o desenho. Nâo é uma logo complicada.

Outra coisa, se você perceber, os Cs da logo atual se sobrepõem de maneira que suas únicas representações tridimensionais possíveis sejam de papel. Se liga na maneira de fechar caixas de papelão abertas sem usar fita adesiva? Você coloca as abas uma em cima da outra e uma embaixo da outra ao mesmo tempo. Portanto tente bolar algo que não seja baseado na logo atual, pois tridimensionalmente ela não é muito atrativa.

Luz

• Visitante
« Resposta #288 Online: 24 de Novembro de 2006, 18:08:35 »
E se tipo o tridimensional não ficar para cima, mas para o lado? Reduz o espaço e dá para fazer a letra dentro.

Se tiver gostado da idéia, posso tentar bolar outras formas para sugerir e você melhora.

Quer que eu tente fazer uma tipo o do BB?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #289 Online: 24 de Novembro de 2006, 18:31:06 »
Vamos deixar uma coisa bem clara aqui, que vocês não estão entendendo:

A logo não precisa ter necessariamente nenhum símbolo. O símbolo do site pode perfeitamente ser abstrato. O símbolo atual é abstrato, pois consiste meramente em duas letras sobrepostas. Na verdade, não precisam ser nem letras!

Não precisa ser uma logomarca: pode ser um logotipo. Vocês podem simplismente usar tipografia, que de maneira estilizada dê uma identidade ao site. Vejam os meus logos da Turma da Kelly e Ateus do Brasil por exemplo. Não possuem símbolos.

Cuidado com a sua logo para ela não dar margem a interpretações ruins. Dêem uma olhada nestas logomarcas para verem como não se pode fazê-las. As pessoas tem mente muito suja.

Não abuse das cores, nem dos detalhes. Pensem na facilidade de reprodução da logo. Se ela tiver muitas cores ou muitos detalhes, isso pode sair pela culatra uma hora.

Imaginem por um momento que a logo seja usada em camisetas. Camisetas geralmente são feitas por Silk Screen, que consiste em pintar cada camada de cor individualmente. Imagine quantas camadas seriam necessárias para reproduzir sua logo. Se a resposta for mais de 4, ela tá complicada demais.

Nâo se limitem a imaginar as cores. Pensem na recriação da logo. Ela pode ser reproduzida à mão com facilidade? Se for algo muito difícil de se desenhar, provavelmente é complicada demais para se decorar. E uma imagem não decorada é uma imagem não lembrada.

A logo precisa ser "elástica". Ela pode ser usada em situações diferentes? Em tamanhos diferentes? Como ela fica preenchendo um quadrado, ou uma barra horizontal? Ela tem opções com fundo claro e escuro? Fica bem em preto e branco? A combinação da logo com o nome do site é importante, pois eventualmente teremos designs que exigem cada uma dessas combinações. Não só isso: podemos acabar usando a logo em camisetas, calendários, carimbos, marca d'água, etc. E nunca digam nunca: é possível acontecer no futuro de necessitarmos fazer tais coisas.

A logo precisa passar uma idéia bacana do site. Uma logo que pareça velha vai fazer com que as pessoas pensem que o fórum é antiquado. Uma logo que pareça mal-feita vai fazer com que as pessoas pensem que o fórum é desleixado. Existem meios de se passar a imagem e de se vender um produto, mas como vocês provavelmente não sabem o papel de cada coisa no visual (imagem, cor, letras, etc), tentem ser bastante críticos com seus trabalhos e buscar o pior dele. Critiquem mesmo. Lembrem-se que podem sempre melhorar.

A dica aqui é criar uma logo e deixar ela de lado por uma semana. Ao olhá-la novamente, veja se ainda te agrada. Vão se espantar com a rapidez com que mudam de conceito na maioria das vezes. A logo precisa ser à prova do tempo.

Vocês precisam levar a logo a sério. Não brinquem em querer colocar coisas como ofensas na logo. Logo é coisa séria. Se quiserem brincar, façam charges, desenhos, sátiras, etc.

O nome de vocês não vai estar na logo. Se alguém fizer uma logo mais bacana que a sua e você perceber, aceite ou faça melhor. Nada de ficar choramingando que sua logo é melhor sendo que nem você reconhece, ou de insistir em aprovar uma logo só por ser sua. Lembrem-se de que eu vou colocar minhas mãos sujas em cima dela e que ela não vai ficar exatamente igual também.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2006, 18:35:34 por Alenônimo »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #290 Online: 24 de Novembro de 2006, 18:34:43 »
E se tipo o tridimensional não ficar para cima, mas para o lado? Reduz o espaço e dá para fazer a letra dentro.

Se tiver gostado da idéia, posso tentar bolar outras formas para sugerir e você melhora.

Quer que eu tente fazer uma tipo o do BB?

Precisa mesmo ser tridimensional? Não é fácil trabalhar com tridimensionais no Photoshop. ::)

Ah! Um aviso: podem desenhar à mão as sugestões se quiserem.

Offline Cimitarra

• Nível 04
  • *
« Resposta #291 Online: 24 de Novembro de 2006, 20:03:19 »
Dentre todas a de que eu mais gostei foi a primeira lâmpada do Tash, pena que reclamaram de como ficaria quando diminuído o tamanho dela.

Eu fiz uma, mas o tema não tem nada especificamente a ver com ceticismo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #292 Online: 24 de Novembro de 2006, 20:26:36 »
Dentre todas a de que eu mais gostei foi a primeira lâmpada do Tash, pena que reclamaram de como ficaria quando diminuído o tamanho dela.

O problema é que o Tash não estava usando a logo para fazer o favicon.

Eu fiz uma, mas o tema não tem nada especificamente a ver com ceticismo.

Ficou muito escolar. Até parece que aqui tá cheio de CDF. :P

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #293 Online: 24 de Novembro de 2006, 20:41:41 »

Posso assegurar que 90% dos favicons não usam o logotipo da empresa. 16x16 é algo pequeno demais. Olha por exemplo o Google, usa somente um "G" e as quatro cores. Não dá pra colocar um logo daqueles como a lâmpada em 16x16, dá somente pra fazer algo que lembre ele.

Aceito (e suplico por) sugestões pra favicons, é muito chato fazer eles! ><

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #294 Online: 24 de Novembro de 2006, 21:06:53 »
Posso assegurar que 90% dos favicons não usam o logotipo da empresa. 16x16 é algo pequeno demais. Olha por exemplo o Google, usa somente um "G" e as quatro cores. Não dá pra colocar um logo daqueles como a lâmpada em 16x16, dá somente pra fazer algo que lembre ele.

Que tal pontos de interrogação? Talvez dê até pra fazer um híbrido de interrogação e lâmpada...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #295 Online: 24 de Novembro de 2006, 21:53:41 »
A estética tá melhor, mas a logo parece complicada. Tente fazer algo sem os degradês: se eles forem essenciais para a logo, pode abandonar a idéia.

Hmmm… E tente usar mais as cores do site. Se não quiser algo muito "Brasil", tente usar só o verde.
Tipo assim?:

Favicon:

Offline Cimitarra

• Nível 04
  • *
« Resposta #296 Online: 24 de Novembro de 2006, 22:01:58 »

Tentei fazer um, mas faltou a transparência no branco da imagem.

Ficou muito escolar. Até parece que aqui tá cheio de CDF. :P

E não é? :D

edit: acabei por não colocar a imagem

Luz

• Visitante
« Resposta #297 Online: 25 de Novembro de 2006, 02:01:24 »
Achei simples e bonito, com um ar sério, mas não muito... só que esse não dá para fazer em preto e branco.  :(

Bem Ale, você pediu sugestões...  :vergonha:
« Última modificação: 25 de Novembro de 2006, 02:03:09 por Luz »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #298 Online: 25 de Novembro de 2006, 06:01:08 »

Cara, ainda assim o favicon precisa ter ao menos um pedaço da logo. O caso do Google mesmo mostra isso. Tem o site ImageShack também que tem um sapo como logomarca.

Eu sugeri pegar a parte da lâmpada que tem os Cs em verde e amarelo. Só aquela parte já serviria como favicon.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #299 Online: 25 de Novembro de 2006, 06:01:56 »

Que tal pontos de interrogação? Talvez dê até pra fazer um híbrido de interrogação e lâmpada...

Nah… Mas que tal bolar uma logo com uma interrogação? Se ficar bacana…

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!