Eu não quero olhar para a logo do CC e imaginar se tratar de um site de uma metalúrgica fundada nos anos 40. A sombra de um homem pensando atrás não muda a imagem da logo na frente.
Além do mais, se quer tanto assim o pensador, por que não faz a logo baseada nele ao invés de deixá-lo como marca d'água? Faz algo um pouco mais estilizado, pra não ficar o pensador, mas lembrar o pensador.
Porque, até esta mensagem, você só tinha descartado as propostas sem fazer sugestão alguma.
Em que aspecto "O pensador" é "mais complexo" que a lâmpada?
Se contar as linhas, a lâmpada tem muito mais...
Mas a lâmpada tem muito mais apelo.
Falarei de apelo mais adiante...
O que é ser complexo/complicado?
São imagens vetorizáveis/vetorizadas do mesmo jeito.
E daí que são vetoriais? Ela precisa ser algo simples (poucas arestas ou traços),
A lâmpada tem muito mais linhas/traços que o pensador. É muito abstrato esse conceito de complexidade e de simplicidade.
ou pelo menos ter bastante apelo.
Falarei de apelo mais adiante...
E o que uma lâmpada tem a ver com Ceticismo? Neguinho pega a luz da vela do Sagan, vai parar lá no iluminismo, e acha que, porque o Sagan é cético, a luz tem alguma coisa a ver com ceticismo. A luz tem a ver com Ciência.
Ceticismo é método.
E daí? Ceticismo tem tudo a ver com ciência, pra começar.
Ceticismo tem TUDO a ver com ciência, mas não tem quase nada a ver com lâmpada.
Digo isto exatamente por causa do "apelo" ao qual você se refere. Coloque o mouse sobre este emoticon:
O apelo que a imagem de uma lâmpada traz é o de IDÉIA. Pergunte a qualquer criança o que significa o desenho de uma lâmpada e, se ela já assistiu Chaves, Chapolim, Teletubies, Pica-Pau, Perna-Longa, Tom&Jerry..., ela te dirá: IDÉIA. Cartilhas escolares usam a lâmpada como representativa de IDÉIA; o imaginário popular tem a lâmpada como representativa de IDÉIA (tanto é que o emoticon acima diz isso). O MSN (assim como todo programa de comunicação instantênea com emoticons) traz uma lâmpada para representar IDÉIA. O mundo inteiro tem a noção pré-concebida de que lâmpada representa IDÉIA. Mostre o desenho de uma lâmpada a qualquer retardado e quero ver quem é que vai dizer "Iluminismo".
Google Imagens: IdéiaNão importa quantos tratados se escrevam sobre como a lâmpada pode representar o Iluminismo ("ilumina, logo, Iluminismo, blablablá"), ninguém vai se dissociar da idéia de que lâmpada representa IDÉIA.
E ninguém vai ler prólogo algum que explique que lâmpada é Iluminismo, porque TODO MUNDO sabe que lâmpada é IDÉIA.
Ceticismo não é ter idéias, é filtrar idéias. Céticos,
a priori, não têm idéias; céticos filtram idéias.
Qualquer um que vir uma lâmpada como símbolo de um "clube cético", e que não tenha muita noção do que seja ceticismo (parcela majoritária dos humanos), associará falsamente ceticismo a "ter idéias". "Ó! Céticismo é ser criativo, é ter idéias". Já basta a criatividade religiosa para mitos...
Ainda brincando com apelo, teste o imaginário popular e apresente a imagem de "O Pensador, de Rodin" a qualquer humano, que, mesmo que nunca tenha ouvido falar de Rodin e que não saiba o nome da figura, dirá: "É um cara pensando". Qualquer criança que já tenha assistido Chaves, Chapolim, Teletubies, Pica-Pau, Perna-Longa, Tom&Jerry..., dirá o mesmo...
Não vou ficar argumentando sobre o que um cara pensando tem a ver com ceticismo, e por que "pensar/refletir" tem mais a ver com ceticismo do que "ter idéias". É abusar da tautologia.
Além do mais, já se fez a mesma pergunta em relação à sua idéia do pensador? O que que um homem pensando tem a ver com ceticismo?
Ah, sim... O que um homem pensando, reflexivo, tem a ver com ceticismo?! Realmente, não tem nada a ver... ABSOLUTAMENTE NADA! Céticos não pensam, não é mesmo? Céticos têm idéias...Pensador tem mais a ver com livre-pensadores do que com ceticismo em sí.
O que é que você sabe sobre livres-pensadores? Não se pode ser cético sem ser um livre-pensador!
Não abuse do senso-comum-teórico... É feio, cara. Brinca com o Google aí, busque pelo conceito filosófico de livre-pensamento...
Ceticismo só tem 100% a ver com livre-pensamento... Só 100%... Só... Só TUDO a ver... Só...
E "O Pensador" tem mais a ver com ceticismo do que lâmpadas...
Se você não consegue enxergar a relação do ceticismo com a ciência, como vai enxergar uma relação entre ceticismo e livre-pensamento?
Ceticismo tem tudo a ver com Ciência, mas Ceticismo não tem quase nada a ver com lâmpadas (só não digo absolutamente nada por causa do esforço de abstração para associar uma idéia consensual ao imaginário popular como sendo representativa de IDÉIA ao conceito de Iluminismo).
Eu acho que você está é bravo por eu não ter gostado da sua idéia.
Bravo? Com o quê? Divergências de preferências pessoais? Mais do que ninguém, eu sei como gostos podem variar.
E sim, a minha opinião vai valer bastante para implementação da logo, pois sou eu o responsável pelo visual do site.
Por isso, estou me abstendo de sugestões visuais e vou me manter apenas na parte argumentativa.
E minha opinião tem fundamentos baseados no meu curso de Arte da minha faculdade de Desenho e na minha experiência na área de Design em uma gráfica.
Argumento de Autoridade?
Em "Arte"?!
Desde quando cursos de arte dão crivo a parâmetros para se estabelecer "regras de preferência"?
Também não leve para o lado pessoal. O problema é que eu sou bastante sincero, e às vezes acabo sendo indelicado.
A questão não é levar para o lado pessoal, nem de delicadeza.
Critique à vontade, mas estabeleça a distinção e os limites entre o que é SEU GOSTO PESSOAL e o que pode ser justificadamente excluído:
"Está uma merda, mas é meu gosto pessoal que diz isso".
"Está complexo, por isso e por aquilo".
Só defina as coisas, assim como fez agora:
Eu definitivamente não gostei da sua idéia para a logo.
Não precisa ser delicado nem porra nenhuma. Só seja objetivo.
Por que não segue minhas sugestões ou não tenta outra coisa? De repente pode vir a ter uma idéia até melhor que a dele.
Porque só agora você deu alguma sugestão.