Richard Ferreli com
Brenda LimaDomingo, 13 de setembro de 2013 às 17:37Por favor, gostaria que vocês me dessem alguns minutos para ler racismo e como eu sofri com isso nessas últimas semanas.
Meu nome é Richard Ferreli, tenho 22 anos, nascido e criado na Zona Norte do RJ. Desde pequeno eu fui alertado pela minha família sobre os problemas e preconceitos que sofreria durante a minha vida pelo fato de ser negro. Meu pai é um homem negro e desde muito novo ele sempre conversou comigo e me orientou sobre como reagir quando um desses momentos (onde eu seria descriminado pela minha cor de pele) chegasse. Eu admito que achava que meu pai era exagerado, admito que chegava a desconfiar que o mundo que ele pintou pra mim desde jovem não existisse mais. Eu com 22 anos nunca tinha sofrido racismo, era uma realidade que até o momento não existia pra mim, até mesmo duvidava de sua existência... Até semana passada. Infelizmente, a situação que aconteceu me pegou completamente desprevenido, de maneira que nenhum dos ensinamentos do meu Pai ou dos meus familiares se mostrou útil. O ataque sofri me pegou de uma maneira tão desprevenida que eu cheguei a duvidar por um momento da minha sanidade mental. Eu sofri racismo e fui atacado por pessoas NEGRAS! Não obstante, pasmem, pessoas negras MILITANTES anti racismo.
Fui banido de um grupo, um coletivo de Negros do qual participava, e ao indagar o motivo do ban eu recebi a seguinte mensagem "Palmiteiros não são bem vindos". Eu, obviamente sem entender nada, perguntei o sentido da frase e fui imediatamente bloqueado. Foi nesse momento que eu tive o a infeliz ideia de procurar a respeito e me deparei com algumas páginas militantes negras (dentre elas a pior Amor não tem cor), e ao fazer alguns comentários em uns posts da página eu fui IMEDIATAMENTE atacado por dezenas de mulheres negras e alguns homens, me ofendendo e me acusando de ser racista pelo simples fato de SER NEGRO e NAMORAR uma mulher branca. É isso mesmo. Eu fui chamado de Racista, Negropeu, Palmiteiro, Negro da casa grande, Capitão do Mato, Macaco de circo e toda uma sorte de ofensas apenas pelo fato de ser negro e namorar uma mulher branca. As seguidoras da página alegam veementemente que NÃO EXISTE amor entre homem negro e mulher branca. Para elas, qualquer homem negro que se relacione com uma mulher branca busca apenas "ascensão social" e "embranquecer a raça". Elas afirmam que o fato de você já ter se relacionado com uma mulher negra não muda o fato de que você é um RACISTA por namorar uma mulher branca. Eu tive que ler que sou "a vergonha da minha raça", que "preto de honra" não se mistura com opressor, que eu deveria ter meu pênis cortado pra não correr o risco de "misturar a raça" e outros absurdos piores que não tenho coragem de citar em um post público. Essas ofensas eu, enquanto negro, ouvi de pessoas negras que se dizem anti racismo, imaginem o que minha namorada branca não teve que ler... Elas pregam que o homem negro só deve se relacionar e ter filhos com mulheres negras... Que não deve haver miscigenação... Vocês se lembram de quem mais dizia isso? ADOLF HITLER!!! Eu fui ensinado desde jovem que as pessoas brancas não me aceitariam por ser negro, que eu apanharia da policia por ser negro, que caso namorasse uma menina branca, a família dela não iria me aceitar por ser negro, e nada disso NUNCA aconteceu. Mesmo morando em uma área pobre do RJ a policia nunca me parou nem mesmo pra pedir meus documentos. Mesmo estudando com bolsa de estudos em colégios "de elite" e maioria branca, eu nunca fui ofendido por causa da minha cor de pele, mesmo tendo que trabalhar desde muito novo eu nunca fui subjugado ou humilhado por causa da minha cor. Até esses dias eu nunca tinha vivido ou sentido o racismo, quando descobri que o HOMEM NEGRO que não se relaciona com uma mulher NEGRA é pior que os próprios senhores escravagistas da época da escravidão. É surreal que em 2015 exista esse tipo de pensamento infeliz e psicótico. É surreal imporem que eu sou menos negro por ter me apaixonado por uma mulher branca. É inconcebível que esse tipo de movimento que se diz "Pró Negro Anti Racismo" tenha espaço e reconhecimento, quando o que eles fazem é EXATAMENTE o contrário. Meu inbox está cheio dessas insanidades (tenho certeza que depois desse texto terei muito mais), e estou sinceramente estudando a possibilidade de levar esse caso adiante, para a justiça. Se o bom senso não existe, então a justiça deve intervir e ceifar esses discursos de ódio antes que seja tarde demais. Essa insanidade coletiva tem que parar. Estou sofrendo racismo de pessoas negras que se consideram melhor/mais negras que eu, pelo simples fato de eu ter ao meu lado uma mulher branca.
O texto é grande, mas eu peço por favor que compartilhem para que chegue ao maior número de pessoas possível. Conversei com alguns outros homens e os mesmos relataram já ter passado por situações semelhantes. Isso não pode existir.
As pessoas passam tanto tempo empenhadas em caçar demônios, que não percebem quando estes chegam ao fim e elas mesmas acabam tomando o seu lugar.
Fonte: Perfil pessoal de Richard Ferreli no Facebook