Esse é o problema, as histórias contadas são as mesmas, brancos que superam alguma dificuldade. Aos negros sobra o papel secundário.
Os brancos geralmente vão se identificar mais com brancos e escrever histórias com brancos, até porque esses brancos são seus antepassados. Ou você quer um filme de máfia na década de 30 dirigida pelo Scorsese com italianos negros? Tem limites pra tudo. Eu ainda acho que o cinema se esforça bastante para colocar negros nas histórias. E filmes de negros superando dificuldades existem aos montes também.
E é exatamente o que eu disse. Por isso a academia precisa de diversidade, para que os filmes indicados (e consequentemente os filmes feitos) sejam mais diversos. Não precisa fazer um filme da máfia de 30 com negros, pode-se fazer comédias românticas com atores negros, filmes de ação com atores negros, pra cada Stathan ataundo mal, tem um Idris Elba que atua melhor.
Ok. Mas já estão fazendo isso.
Não, não esta. Um casal com homem negro e mulher branca é uma raridade no cinema.
Porquê?
Este tipo de casal é comum no EUA? Não, não é.
Vide a próxima resposta.
Negros em papéis centrais onde a raça não importa são raros. Olhe a lista de Oscars dados a atores negros e veja quantos desses papéis poderiam ser feitos por atores brancos.
Mas vocês não vivem reclamando que a proporção populacional tem que estar refletida em tudo?
Pois bem, é de se esperar isto no cinema do EUA, ou seja, negros com raríssimos papéis de ponta.
Ou agora a proporção étnica não tem mais importância?
Só Denzel em "Training Day" me vem a mente.
Só do Denzel, para não 'esticar' a lista demais:
Crimson Tide, contracenando com Gene Hackman;
Two Guns, contracenando com Mark Whalberg;
Flight, contracenando com John Goodman;
Safe House;
The Book of Eli,
Déjà Vu,
The Siege.
Os outros são histórias de negros.
Muitos não são.
Basta lembrar Jammie Fox no filme
The Kingdom.
Brancos estrela e ganham Oscars por papéis onde a raça não importa e filme sobre brancos, negros fazem filmes sobre negros.
Não verifiquei se é sempre assim.