Acho que bem no lá cerne da escravidão, não estão considerações de raça ou etnia e sim de superioridade
material, socio-econômica e vejo o racismo como sub-produto de uma tentativa patética consciente ou não
de racionalizar, de buscar motivos ou justificativas por tras da dominação de um povo sobre outro, dominacao
esta que a meu ver é apenas acidente historico motivado por fatores ambientais e situacionais do momento
e nada tem a ver com qualquer pretensa superioridade intrinseca de uma raça/etnia sobre outra.
Todas as raças foram escravas ou discriminadas em algum momento da história.
Branquelos, louros de olhos azuis já foram escravos de gregos e romanos, e não só isto, foram considerados
inferiores tambem.
Acho que os problemas pelo qual passam o negro consistem no fato de que o momento em que ocorreu
a escravidão deles está mais próximo do presente, por isso é mais aparente e ainda influencia tanto.
Em outro exemplo, os Chineses da época da china clássica desprezavam os povos do sul da china e do sudeste
asiatico e por ai vai.
Mas fenrir, barbaros germanicos nao foram discriminados por caracteristicas faciais ou cor, por exemplo.
Se foram ou não por este motivo eu não sei, mas arrisco o palpite de que nao foram porque sendo caucasianos
nao eram tao diferentes assim dos gregos ou dos romanos. Por um outro lado, se tivessem qualquer outro traco
mais distinto, não-familiar, apostaria meu salário como usariam isto como mais um motivo para discriminar
independentemente da cor dos olhos, pele ou cabelos ser familiar. A mim parece que as pessoas, na média,
tendem a ser pouco tolerantes com o que é diferente.
Se isto acontece entre individuos dentro de uma mesma espécie e sub-espécie, homo sapiens sapiens
imagino como seria se outros hominideos ainda andassem sobre a terra ou se alienigenas emigrassem
para cá (distrito 9 -alguem viu?) ...
Esse tema é tão espinhoso que acho melhor deixar bem claro que não apoio, nem justifico racismo, nem
escravidão. Somente refleti sobre a natureza das causas destas coisas e tentei ve-las tendo como pano de
fundo um período histórico mais amplo e psicologia de botequim.