Autor Tópico: "Racismo"  (Lida 50585 vezes)

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
Re:"Racismo"
« Resposta #750 Online: 26 de Novembro de 2017, 23:44:12 »
Você ser negro e colocar poréns não te faz diferente de brancos que colocam poréns. As evidências todas mostram que negros ganham menos, que tem muito menos oportunidades, e sua evidência anedótica vai contra isso, parabéns por viver uma exceção.
Estou falando da minha realidade. Ganho igual meus colegas brancos, tenho as mesmas oportunidades que eles (na empresa) e minha evidência anedótica só reforça meu cotidiano. E estou aí para quebrar essas evidências mesmo. Não quero ser só mais um da estatística dessas pesquisas que nem sei se podem ser levadas tão a sério assim. Pesquisas feitas com metodologias duvidosas tem aos montes. Não vou ficar confiando cegamente nelas como você confia.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #751 Online: 26 de Novembro de 2017, 23:50:14 »
Você ser negro e colocar poréns não te faz diferente de brancos que colocam poréns. As evidências todas mostram que negros ganham menos, que tem muito menos oportunidades, e sua evidência anedótica vai contra isso, parabéns por viver uma exceção.
Estou falando da minha realidade. Ganho igual meus colegas brancos, tenho as mesmas oportunidades que eles (na empresa) e minha evidência anedótica só reforça meu cotidiano. E estou aí para quebrar essas evidências mesmo. Não quero ser só mais um da estatística dessas pesquisas que nem sei se podem ser levadas tão a sério assim. Pesquisas feitas com metodologias duvidosas tem aos montes. Não vou ficar confiando cegamente nelas como você confia.

Tranquilo, quando achar uma pesquisa seria que mostra o contrário, pode trazer aqui ok? Enquanto isso vou ficando com as evidências que existem aos milhares de que negros estão marginalizados em relação aos brancos.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #752 Online: 26 de Novembro de 2017, 23:56:50 »

Tranquilo, quando achar uma pesquisa seria que mostra o contrário, pode trazer aqui ok? Enquanto isso vou ficando com as evidências que existem aos milhares de que negros estão marginalizados em relação aos brancos.
Tranquilo também. Vou continuar vivendo minha vida da mesma forma. Tranquilo e sereno.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #753 Online: 27 de Novembro de 2017, 10:00:15 »
O risco de tratar todos os problemas sociais que os negros enfrentam como casos unicamente de racismo é que a solução para esses problemas serão equivocadas e não ajudarão.

Se um pobre (que na maioria das vezes é negro/pardo) não consegue ingressar na faculdade, a solução rápida é criar cotas. A solução correta mas difícil é melhorar o ensino de base. Adivinha qual delas o governo mais gosta e a militância mais aplaude?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #754 Online: 27 de Novembro de 2017, 11:13:53 »
O racismo existe e é um problema grave. Mas ninguém muda de calçada só porque vê um negro vindo do outro lado. Mesmo que de vez em quando essa pessoa faça piadas racistas (e de portugueses, gays, loiras, gordos, papagaios, anões, etc, etc). Quem é o santo que nunca fez ou riu de uma piada politicamente incorreta? E por isso vai trocar de calçada ou discriminar essas categorias no dia a dia? Será que a maioria das pessoas é retardada (opa) a esse extremo?

A questão aqui não é se o racismo existe ou não no Brasil, porque é óbvio que existe. Mas se existisse ao nível absurdo de brancos mudarem de calçada para não cruzar com um negro, seria muito, mas muito pior do que já é. Essa é a falha no discurso da Thaís Araújo, mas parece que se não concordamos automaticamente, estamos negando que o racismo exista por inteiro.

Estão pegando um mimimimi de uma artista global que quis causar e levando a extremos desnecessários. Ela poderia muito bem ter exposto o problema do racismo no Brasil, que é grande, sem esse exagero ridículo de "a cor do meu filho faz as pessoas mudarem de calçada e blindarem carros". Foi muito exagerado.

Ainda mais considerando que o filho da Thaís Araújo, mesmo sendo negro, não vai sofrer um milésimo do preconceito que os negros "comuns" sofrem, porque ele tem o maior dos atenuantes: dinheiro. E de lambuja, pais famosos. O Brasil tem muito preconceito contra negros, mas tem mais ainda contra pobres. Se você for negro e pobre, está na base da cadeia alimentar racista. Se for mulher ainda, é o próprio fitoplâncton. Mas nessa mesma cadeia, um negro rico ainda é menos discriminado do que um branco pobre. Secretamente ele pode ser desprezado, mas na prática sua vida será muito mais fácil.

"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #755 Online: 27 de Novembro de 2017, 11:28:40 »
O racismo existe e é um problema grave. Mas ninguém muda de calçada só porque vê um negro vindo do outro lado. Mesmo que de vez em quando essa pessoa faça piadas racistas (e de portugueses, gays, loiras, gordos, papagaios, anões, etc, etc). Quem é o santo que nunca fez ou riu de uma piada politicamente incorreta? E por isso vai trocar de calçada ou discriminar essas categorias no dia a dia? Será que a maioria das pessoas é retardada (opa) a esse extremo?

A questão aqui não é se o racismo existe ou não no Brasil, porque é óbvio que existe. Mas se existisse ao nível absurdo de brancos mudarem de calçada para não cruzar com um negro, seria muito, mas muito pior do que já é. Essa é a falha no discurso da Thaís Araújo, mas parece que se não concordamos automaticamente, estamos negando que o racismo exista por inteiro.

Estão pegando um mimimimi de uma artista global que quis causar e levando a extremos desnecessários. Ela poderia muito bem ter exposto o problema do racismo no Brasil, que é grande, sem esse exagero ridículo de "a cor do meu filho faz as pessoas mudarem de calçada e blindarem carros". Foi muito exagerado.

Ainda mais considerando que o filho da Thaís Araújo, mesmo sendo negro, não vai sofrer um milésimo do preconceito que os negros "comuns" sofrem, porque ele tem o maior dos atenuantes: dinheiro. E de lambuja, pais famosos. O Brasil tem muito preconceito contra negros, mas tem mais ainda contra pobres. Se você for negro e pobre, está na base da cadeia alimentar racista. Se for mulher ainda, é o próprio fitoplâncton. Mas nessa mesma cadeia, um negro rico ainda é menos discriminado do que um branco pobre. Secretamente ele pode ser desprezado, mas na prática sua vida será muito mais fácil.

É claro, é mimimi da atriz negra famosa só pode. :umm:

https://diversao.r7.com/tv-e-entretenimento/fotos/de-maju-coutinho-a-bruno-gagliasso-lista-de-famosos-vitimas-de-racismo-so-aumenta-09062017#!/foto/6

https://exame.abril.com.br/brasil/5-casos-de-racismo-que-chocaram-o-brasil/

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/10-casos-de-racismo-que-vai-te-dar-vontade-de-nao-saber-ler/

Mas é melhor acreditar que pessoas racistas desse nível aí não mudam de calçada, e desacreditar quem sente na pele o problema.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #756 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:02:18 »
O Juca realmente não quer entender e fica soltando um monte de link como se não soubéssemos que o racismo existe. Haja paciência.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #757 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:12:56 »
Discordamos da intensidade do racismo, não da existência ou não dele. Termos como "sociedade racista do caralho" parece um exagero. Aliás, o pardo, quando convém, vai pras estatísticas como negro, mas quando não, vira branco. É difícil confiar em estatísticas com essa facilidade em tornar o negro maioria ou minoria usando os pardos para manipular os números. O uso desse tipo de truque virou uma piada chamada de "o negro de Schrodinger". Obviamente, argumentar isso é coisa de racista.
Na verdade é Pardo de Schrodinger, já que é o pardo, e não o negro que pode ser negro, pardo ou branco dependendo da situação.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #758 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:15:29 »
O racismo existe e é um problema grave. Mas ninguém muda de calçada só porque vê um negro vindo do outro lado...
Deve ter gente sim que muda de calçadas por causa disso, mas aposto que são casos raros ou isolados e não a regra.

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #759 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:26:46 »
O Juca realmente não quer entender e fica soltando um monte de link como se não soubéssemos que o racismo existe. Haja paciência.

Se sabem que racismo existe, que existem escrotos na sociedade desse nível aos montes, porque desacreditam quanto ela diz que pessoas atravessam a rua por causa da cor da pele? É sempre o mas. Mas, preferem desacreditar a pessoa que está sofrendo o racismo a vida inteira, mesmo diante de 1 milhão de evidências da escrotidão social todos os dias.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #760 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:32:45 »
Se sabem que racismo existe, que existem escrotos na sociedade desse nível aos montes, porque desacreditam quanto ela diz que pessoas atravessam a rua por causa da cor da pele?

Porque racismo não é sinônimo de atravessar rua. Porque isso é um exagero repetido para causar impacto, mas que acaba se voltando contra a própria causa.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #761 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:33:39 »

É claro, é mimimi da atriz negra famosa só pode. :umm:

https://diversao.r7.com/tv-e-entretenimento/fotos/de-maju-coutinho-a-bruno-gagliasso-lista-de-famosos-vitimas-de-racismo-so-aumenta-09062017#!/foto/6

https://exame.abril.com.br/brasil/5-casos-de-racismo-que-chocaram-o-brasil/

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/10-casos-de-racismo-que-vai-te-dar-vontade-de-nao-saber-ler/

Mas é melhor acreditar que pessoas racistas desse nível aí não mudam de calçada, e desacreditar quem sente na pele o problema.

É mimimi da atriz famosa, não importa se ela é negra. Não entrei nos seus links, porque estou com preguiça estou sem tempo, mas imbecis racistas existem, obviamente, e sempre existirão, infelizmente. Mas racistas ao ponto de mudar de calçada para não cruzar com um negro, felizmente, são minoria.

Pela enésima vez, ninguém está negando que o racismo existe. Mas não a ponto da famigerada "mudança de calçada" como regra para o brasileiro "médio".

Para ficar em um caso de famosos, tem frequentemente uns imbecis que xingam a filha adotiva do Bruno Gagliasso na internet. O cara é tão desprezível e idiota a ponto de ofender uma criança só por ela ser negra. Esse tipo de fdp eu acredito que mude de calçada quando vê um negro, ou até faça pior. Mas é uma minoria em comparação à média da população brasileira. E quando a Thaís Araújo diz que "no meu país a cor do meu filho faz com que as pessoas mudem de calçada", está igualando todos a esses cretinos.

O racismo existe e é um problema grave. Mas ninguém muda de calçada só porque vê um negro vindo do outro lado...
Deve ter gente sim que muda de calçadas por causa disso, mas aposto que são casos raros ou isolados e não a regra.

Exatamente.
"Deus prefere os ateus"

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #762 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:36:15 »

Se sabem que racismo existe, que existem escrotos na sociedade desse nível aos montes, porque desacreditam quanto ela diz que pessoas atravessam a rua por causa da cor da pele? É sempre o mas. Mas, preferem desacreditar a pessoa que está sofrendo o racismo a vida inteira, mesmo diante de 1 milhão de evidências da escrotidão social todos os dias.
O racismo existe, mas não dá para generalizar. O que ela falou não esta errado. Claro que existem pessoas que atravessam a rua por causa da cor da pele da outra ou por qualquer outro motivo idiota. O problema é você querer colocar no mesmo barco todos os brancos como supostos racistas. E essa revolta da fala dela me mostra que a maioria acha absurdo que isso ocorra. E ainda bem que isso não esta sendo tratado como normal. Se isso fosse normal, aí sim nossa sociedade estaria mais doente do que ela já é.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #763 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:40:52 »
Se sabem que racismo existe, que existem escrotos na sociedade desse nível aos montes, porque desacreditam quanto ela diz que pessoas atravessam a rua por causa da cor da pele?

Porque racismo não é sinônimo de atravessar rua. Porque isso é um exagero repetido para causar impacto, mas que acaba se voltando contra a própria causa.

Nesse grau de negação é melhor desistir mesmo. Nessa toada 100 anos é pouco pra acabar com essa marginalização social. Desânimo.  :sono:

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #764 Online: 27 de Novembro de 2017, 12:50:56 »
É piada comigo, sério? acabei de colocar aí que negros qualificados ganham ainda menos proporcionalmente em relação à brancos qualificados do que entre os não qualificados brancos e negros, e você vem com mais poréns, dizendo que o racismo, SE EXISTE, é no começo. PQP, que diferença pode fazer se o racismo é no começo ou no fim? Aceita que o racismo faz parte de toda a cadeia e ajude a acabar com as diferenças, porque tá ficando ridículo.
Ok, Juca. Vamos analisar os dados mais profundamente. Quantos negros se formam em cursos que pagam mais.

Medicina, Direito, Veterinária...
https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/20/negros-ainda-sao-minoria-entre-formados-no-ensino-superior.htm

E nos cursos mais concorridos da Fuvest, onde temos cursos com média de salário alta depois da formação?
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/06/nao-ha-calouros-pretos-em-6-dos-10-cursos-mais-concorridos-da-fuvest.html

Quanto será que ganha em média um médico psiquiatra negro e um médico psiquiatra branco que se formam juntos na mesma universidade?

Eu apostaria que não ganham a mesma coisa, justamente pela pesquisa que eu postei. Mas você deve ter certeza que essa diferença não existe baseado em algum estudo em que negros ganham a mesma coisa que brancos,né?
A pesquisa que você postou ignora uma série de variáveis relevantes, como o curso em que essas pessoas se graduaram, a área em que escolheram se especializar (pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA e etc), o prestigio da instituição em que estudaram, a média de notas de seu histórico escolar, entre outras. Essas variáveis tem que ser consideradas por serem variáveis que comprovadamente influenciam na média salarial das pessoas, e devem ser eliminadas como possíveis explicações da diferença salarial antes de considerar que a diferença resultante seja provocada por racismo por parte dos empregadores. Se depois de considerarmos todas as variáveis relevantes ainda restar uma diferença não justificada por essas variáveis, é razoável argumentar que a diferença residual pode ser resultado de discriminação racial por parte dos empregadores.

Agora, o fato dos negros na média não terem acesso a um estudo de qualidade é uma herança histórica do seu passado difícil, e acho que ninguém nega que este passado influenciará sim nas oportunidades que os negros receberam na média. Mas se compararmos um negro com  acesso a mesma qualidade de ensino que um branco, que, tirando o fato da cor da pele deles serem diferentes, todos os outros fatores relevantes (tais como educação, saúde, etc.)  permanecem iguais ou apenas com diferenças insignificantes, este negro ainda terá um salário médio menor do que o branco?

Talvez sim, e uma explicação para isso é a ameaça de esteriótipo, mas ela é causada pela expectativa que o individuo e a sociedade possuem sobre ele com base no esteriótipo de grupo com o qual ele se identifica e não necessariamente por uma discriminação consciente por parte do empregador durante o processo de contratação por exemplo.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #765 Online: 27 de Novembro de 2017, 13:04:54 »

Nesse grau de negação é melhor desistir mesmo. Nessa toada 100 anos é pouco pra acabar com essa marginalização social. Desânimo.  :sono:

Você prefere mentir e exagerar pela causa? Vale tudo?

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #766 Online: 27 de Novembro de 2017, 17:42:28 »
É piada comigo, sério? acabei de colocar aí que negros qualificados ganham ainda menos proporcionalmente em relação à brancos qualificados do que entre os não qualificados brancos e negros, e você vem com mais poréns, dizendo que o racismo, SE EXISTE, é no começo. PQP, que diferença pode fazer se o racismo é no começo ou no fim? Aceita que o racismo faz parte de toda a cadeia e ajude a acabar com as diferenças, porque tá ficando ridículo.
Ok, Juca. Vamos analisar os dados mais profundamente. Quantos negros se formam em cursos que pagam mais.

Medicina, Direito, Veterinária...
https://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/20/negros-ainda-sao-minoria-entre-formados-no-ensino-superior.htm

E nos cursos mais concorridos da Fuvest, onde temos cursos com média de salário alta depois da formação?
http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/06/nao-ha-calouros-pretos-em-6-dos-10-cursos-mais-concorridos-da-fuvest.html

Quanto será que ganha em média um médico psiquiatra negro e um médico psiquiatra branco que se formam juntos na mesma universidade?

Eu apostaria que não ganham a mesma coisa, justamente pela pesquisa que eu postei. Mas você deve ter certeza que essa diferença não existe baseado em algum estudo em que negros ganham a mesma coisa que brancos,né?
A pesquisa que você postou ignora uma série de variáveis relevantes, como o curso em que essas pessoas se graduaram, a área em que escolheram se especializar (pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA e etc), o prestigio da instituição em que estudaram, a média de notas de seu histórico escolar, entre outras. Essas variáveis tem que ser consideradas por serem variáveis que comprovadamente influenciam na média salarial das pessoas, e devem ser eliminadas como possíveis explicações da diferença salarial antes de considerar que a diferença resultante seja provocada por racismo por parte dos empregadores. Se depois de considerarmos todas as variáveis relevantes ainda restar uma diferença não justificada por essas variáveis, é razoável argumentar que a diferença residual pode ser resultado de discriminação racial por parte dos empregadores.

Agora, o fato dos negros na média não terem acesso a um estudo de qualidade é uma herança histórica do seu passado difícil, e acho que ninguém nega que este passado influenciará sim nas oportunidades que os negros receberam na média. Mas se compararmos um negro com  acesso a mesma qualidade de ensino que um branco, que, tirando o fato da cor da pele deles serem diferentes, todos os outros fatores relevantes (tais como educação, saúde, etc.)  permanecem iguais ou apenas com diferenças insignificantes, este negro ainda terá um salário médio menor do que o branco?

Talvez sim, e uma explicação para isso é a ameaça de esteriótipo, mas ela é causada pela expectativa que o individuo e a sociedade possuem sobre ele com base no esteriótipo de grupo com o qual ele se identifica e não necessariamente por uma discriminação consciente por parte do empregador durante o processo de contratação por exemplo.
É isto.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #767 Online: 27 de Novembro de 2017, 17:42:45 »

Perfeito.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #768 Online: 28 de Novembro de 2017, 16:23:29 »
Polícia identifica autora de crime racial contra filha de Bruno Gagliasso, diz jornal

http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2017/11/policia-identifica-autora-de-crime-racial-contra-filha-de-bruno-gagliasso-diz-jornal-10037395.html

Bruno Gagliasso - Hipócrita e Intolerante.

Nando Moura fazendo demagogia contra o racismo nesse casso, mas como metido a esperto pagando de herói anti-comunista mostrando vídeo de um negro criticando regime de Fidel Castro como sistema racista composto de elite de brancos espanhóis. Que Fidel não seja santo é uma coisa, mas querer pagar omo santo criticando ele, é muita cara-de-pau. 

<a href="https://www.youtube.com/v/gIWWoJrxC4s" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/gIWWoJrxC4s</a>

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #769 Online: 28 de Novembro de 2017, 20:56:58 »
Juca, você é negro?
GNOSE

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #770 Online: 28 de Novembro de 2017, 22:27:05 »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #771 Online: 29 de Novembro de 2017, 12:46:25 »
Juca, você é negro?

Não.

Eu sou. E fui durante algum tempo quase um fitoplâncton, como disse o Fabrício. E durante esse tempo não tinha nem cota e nem dívida histórica pra aliviar. Não tenho como negar o racismo no mundo ou no Brasil, mas nunca fui vítima dele e/ou presenciei o mesmo em nenhuma circunstância. Mas ainda tenho só 50 anos...

« Última modificação: 29 de Novembro de 2017, 12:51:41 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #772 Online: 29 de Novembro de 2017, 15:30:35 »
Juca, você é negro?

Não.

Eu sou. E fui durante algum tempo quase um fitoplâncton, como disse o Fabrício. E durante esse tempo não tinha nem cota e nem dívida histórica pra aliviar. Não tenho como negar o racismo no mundo ou no Brasil, mas nunca fui vítima dele e/ou presenciei o mesmo em nenhuma circunstância. Mas ainda tenho só 50 anos...

Bom pra você. Eu sou branco e já presenciei várias e várias e várias vezes, seja em público com ofensas ( principalmente em meio às massas), seja em rodas de brancos onde muitas vezes não há pudor algum, seja nas sutilezas que são muito presentes, e claro, até mesmo aquelas que ser tornam famosas, que também não são poucas, praticamente tem notícia toda semana.

Aí quanto olho estatísticas, estudos, posição social, ganho, etc, etc, etc e vejo que quem é negro 90% das vezes está atrás de um branco, não consigo deixar de pensar que não haja componente racial bem infiltrado aí, até um pouco camuflado mas dá pra ver bem o contorno racial através do social. É como eu disse pro outro forista ali em cima, o fato de ser negra e colocar poréns não te faz diferente de qualquer outro. Ser negra não faz sua opinião ter autoridade, mas também não invalidada, mas am validade tem que ser corroborada por argumentos e evidências. Minha perspectiva é baseada nas estatísticas, nos estudos,  nas notícias, na História e no cotidiano que inclusive está nos jornais com várias noticias sobre, e até nos jornalistas, como o Waack  demonstrou.

« Última modificação: 29 de Novembro de 2017, 15:56:01 por _Juca_ »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #773 Online: 29 de Novembro de 2017, 15:42:42 »
e até nos jornalistas, como o Waack  demonstrou.

O Waack fez uma piada racista, mas até onde eu sei ele não pediu para ser filmado apenas por brancos, ou pediu para o cinegrafista ganhar menos. Aliás, quem foi demitido foi ele, o Waack.

Mas quando você fala que negro ganha menos e aponta como causa o racismo, você está ignorando que o negro chegou no mercado de trabalho com um nível de profissionalização menor. Fica parecendo que o patrão olhou pra cara dele, olhou o salário e falou: "pra, você pagarei 2/3 do que estava destinado a esta vaga". Só que isso as estatísticas que você tanto olha não mostram.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #774 Online: 29 de Novembro de 2017, 15:54:00 »

O Waack fez uma piada racista, mas até onde eu sei ele não pediu para ser filmado apenas por brancos, ou pediu para o cinegrafista ganhar menos. Aliás, quem foi demitido foi ele, o Waack.

Não existe desculpa pra o que ele fez, sendo filmado ou não, na privacidade ou não, a escrotidão é a mesma, e demonstra o que o cara pensa sobre o tema. Você parece ter sempre um porém para uma atitude racista.

Mas quando você fala que negro ganha menos e aponta como causa o racismo, você está ignorando que o negro chegou no mercado de trabalho com um nível de profissionalização menor.

Mas porque o negro chegou com um grau de profissionalização menor? Porque depois mais de uma centena de anos da abolição da escravatura ou dois séculos, se considerarmos a perspectiva futura, ainda estamos discutindo porque os negros não estão equiparados socialmente com brancos, e são mais presos, menos educados, morrem mais, estão mais sujeitos a violência, ganham menos mesmo os mais qualificados, etc, etc, etc?

Fica parecendo que o patrão olhou pra cara dele, olhou o salário e falou: "pra, você pagarei 2/3 do que estava destinado a esta vaga". Só que isso as estatísticas que você tanto olha não mostram.

O "apartheid" brasileiro é bem mais sutil que isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!