Não acho que exagerou. Sou branco e considerando que já ouvi inúmeras vezes ao longo da minha vida pessoas dizendo que não gostam de preto, que se não faz na entrada..., macaco, um milhão de piadas, que só podia ser essa cor, etc, etc, etc, etc... eu concordo inteiramente com ela. Essas pessoas vão atravessar a rua quando virem um negro vindo.
Você pegou uma anedota e fez uma previsão. Só que nunca vimos pessoas mudarem de calçada assim. Isso deveria ser comum (tão comum quanto presenciar falas racistas), mas é algo raríssimo de ser presenciado.
Aliás, acredito que ninguém aqui presenciou algo assim.
Anedota??????? Ah Velho, nesse grau de negacionismo fica dificil.
Eu nem tento mais. Depois da serie de evidências anedóticas (que provam a regra geral, porque afinal, um negro disse) eu joguei a toalha... ![Laughing :lol:](../forum/Smileys/default/icon_lol.gif)
Evidência anedótica só serve para reforçar o seu ponto? Pois o que o Juca falou também pode ser visto como evidência anedótica.
Eu sempre olho todas as outras estatísticas... econômicas, sociais, políticas, representatividade, etc, etc... tudo indica que existe algo aí... mas hei, um cara negro disse que tá tudo bem, então...
Acho que ninguém nega o racismo, principalmente negros. E discordar de algumas opiniões não quer dizer que tá tudo bem.
Dizem que é mimimi, não gera efeitos relevantes e que não é tão ruim assim. É um eufemismo pra "mesmo que nada".
Critica nosso suposto ceticismo por aceitar conclusões apressadas na mídia, mas está distorcendo o que dizemos aqui como outros tipos que nós céticos combatemos.
Aqui ninguém está negando (ops, afrodescendentando) que exista racismo no Brasil. Mas o racismo aqui é menor que em outros lugares, como nos EUA.
Aliás, racismo aqui não ocorre apenas contra negros, mas também contra índios, grupos como sertanejos (o grupo, não o gênero musical), nordestinos, etc.
Mas isso não torna a declaração da Taís Araújo automaticamente verdadeira. Admitir o racismo é diferente de admitir todas as narrativas. E aqui quem não está entendendo é você. Ou talvez faz de conta que não entende, sei lá, porque não é complicado entender. Os comentários aqui são claros (ops).