Autor Tópico: "Racismo"  (Lida 50586 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:"Racismo"
« Resposta #775 Online: 29 de Novembro de 2017, 16:38:12 »

O Waack fez uma piada racista, mas até onde eu sei ele não pediu para ser filmado apenas por brancos, ou pediu para o cinegrafista ganhar menos. Aliás, quem foi demitido foi ele, o Waack.

Não existe desculpa pra o que ele fez, sendo filmado ou não, na privacidade ou não, a escrotidão é a mesma, e demonstra o que o cara pensa sobre o tema. Você parece ter sempre um porém para uma atitude racista.

Não neguei a atitude. Estou dizendo que não há uma relação tão direta entre o racismo e a desigualdade social.

Você quer conectar a piada do Waack com a desigualdade social no Brasil, mas não mostra um dado que demonstre isso. Aliás, usa suas anedotas mas ignora as anedotas dos negros do fórum.

Mas porque o negro chegou com um grau de profissionalização menor? Porque depois mais de uma centena de anos da abolição da escravatura ou dois séculos, se considerarmos a perspectiva futura, ainda estamos discutindo porque os negros não estão equiparados socialmente com brancos, e são mais presos, menos educados, morrem mais, estão mais sujeitos a violência, ganham menos mesmo os mais qualificados, etc, etc, etc?

Porque eles tiveram uma origem mais humilde, justamente por terem vindo ao país na condição de escravos que não tinham direito a alfabetização. E até bem pouco tempo não havia tanta dedicação do Estado em prover educação universal e zerar o analfabetismo.

Os imigrantes europeus, mesmo pobres, tiveram mais acesso à educação mesmo naquela época. Eles já vieram da Europa com a mentalidade de que estudar e trabalhar são importantes. Isso faz toda a diferença algumas gerações depois. As diferenças de hoje refletem nas condições das décadas atrás.

Talvez, se houvesse mais comprometimento do Estado em alfabetizar os mais pobres e fornecer serviços melhores nas décadas passadas, a diferença hoje poderia ser menor. Como não foi feito na época, precisamos fazer isso agora, o quanto antes. Mas quantos justiceiros sociais defendem isso?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #776 Online: 29 de Novembro de 2017, 17:19:29 »

Não sou desse que defendem cotas raciais, mas tem umas coisas que não defendo de forma irrestrita que é essa tal de "liberdade de expressão". Esse aqui tenta minimizar a questão, fazendo parecer que não há isonomia pra brancos. Ainda que tem alguma coisa ou outra que tenha alguma coisa que possa ser fato, percebo um dose de vitimismo fazendo parecer que brancos no geral são mais inferiorizados e prejudicados e não é bem assim:

<a href="https://www.youtube.com/v/FnCaydcBfq8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/FnCaydcBfq8</a>

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #777 Online: 29 de Novembro de 2017, 17:25:23 »

Não sou desse que defendem cotas raciais, mas tem umas coisas que não defendo de forma irrestrita que é essa tal de "liberdade de expressão". Esse aqui tenta minimizar a questão, fazendo parecer que não há isonomia pra brancos. Ainda que tem alguma coisa ou outra que tenha alguma coisa que possa ser fato, percebo um dose de vitimismo fazendo parecer que brancos no geral são mais inferiorizados e prejudicados e não é bem assim:

<a href="https://www.youtube.com/v/FnCaydcBfq8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/FnCaydcBfq8</a>

As pessoas começaram a atacar a aparência física da Day Mccarthy para apontar a hipocrisia. Ela tem aparência com traços negros e fez plásticas que desfiguraram o rosto, e agora ataca a aparência de outras pessoas.

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #778 Online: 29 de Novembro de 2017, 23:26:41 »
Porque eles tiveram uma origem mais humilde, justamente por terem vindo ao país na condição de escravos que não tinham direito a alfabetização. E até bem pouco tempo não havia tanta dedicação do Estado em prover educação universal e zerar o analfabetismo.

(...)

Talvez, se houvesse mais comprometimento do Estado em alfabetizar os mais pobres e fornecer serviços melhores nas décadas passadas, a diferença hoje poderia ser menor. Como não foi feito na época, precisamos fazer isso agora, o quanto antes. Mas quantos justiceiros sociais defendem isso?
Os justiceiros sociais querem construir a casa começando pelo telhado, focam em cotas em instituições de ensino superior e em cargos de chefia de grandes corporações ou até mesmo nas vagas preenchidas por processo eleitoral, ao invés de se preocuparem com o acesso a educação básica de qualidade e a saúde universal, por exemplo, que seriam capazes de igualar o nível de concorrência e o status social entre negros e brancos de maneira muito mais eficiente.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #779 Online: 29 de Novembro de 2017, 23:59:23 »
[...]
Minha perspectiva é baseada nas estatísticas, nos estudos,  nas notícias, na História e no cotidiano que inclusive está nos jornais com várias noticias sobre, e até nos jornalistas, como o Waack  demonstrou.

Boa parte da sua 'perspectiva' é baseada em vieses das "estatísticas, estudos, História e... blá-blá-blá", ignorando o fato de que ninguém negou que existe racismo na nossa sociedade (e em TODAS as demais sociedades do mundo).

Você também continua ignorando os dados que mostram que os pobres 'de todas as cores' sofrem, ainda que eventualmente os negros sejam mais estigmatizados. E ignora solenemente, junto com alguns outros foristas, que há muitos negros que são igualmente racistas. Não tenho certeza, mas parece que você já chegou a justificar este comportamento como uma "reação natural" e de "menor gravidade" que o racismo praticado por brancos.

E chega ao cúmulo de 'apontar o dedo' para foristas negros, querendo lhes dar uma lição de moral porque eles estariam se comportando como alienados e algozes da própria 'raça'.

Haja paciência.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 00:26:13 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #780 Online: 30 de Novembro de 2017, 00:16:41 »
O Waack fez uma piada racista, mas até onde eu sei ele não pediu para ser filmado apenas por brancos, ou pediu para o cinegrafista ganhar menos. Aliás, quem foi demitido foi ele, o Waack.
Não existe desculpa pra o que ele fez, sendo filmado ou não, na privacidade ou não, a escrotidão é a mesma, e demonstra o que o cara pensa sobre o tema. Você parece ter sempre um porém para uma atitude racista.

Errado. Completamente errado.

Em um ambiente privado ele pode pensar e expor o que quiser e de quem quiser.

Ah... como faz falta a Primeira Emenda por aqui.

P.S.

Mesmo assim, não lembro de você ter ficado tão indignado quando o seu amado ex-presidente, em diversas oportunidades, denegriu, por exemplo, as mulheres e os 'brancos ricos'.

Mas quando você fala que negro ganha menos e aponta como causa o racismo, você está ignorando que o negro chegou no mercado de trabalho com um nível de profissionalização menor.

Mas porque o negro chegou com um grau de profissionalização menor? Porque depois mais de uma centena de anos da abolição da escravatura ou dois séculos, se considerarmos a perspectiva futura, ainda estamos discutindo porque os negros não estão equiparados socialmente com brancos, e são mais presos, menos educados, morrem mais, estão mais sujeitos a violência, ganham menos mesmo os mais qualificados, etc, etc, etc?

Porque, assim como os brancos mais pobres, eles tem dificuldades maiores de ascensão profissional.

Ainda assim, cabe perguntar: eles morrem e estão sujeitos a mais violência em quais condições?

Fica parecendo que o patrão olhou pra cara dele, olhou o salário e falou: "pra, você pagarei 2/3 do que estava destinado a esta vaga". Só que isso as estatísticas que você tanto olha não mostram.
O "apartheid" brasileiro é bem mais sutil que isso.

Fiquei confuso. Você deve escolher: ou vivemos em uma sociedade que é ampla e hermeticamente racista ou que é sutilmente racista, situação esta inserida em um contexto muito mais amplo onde o problema predominante é a condição sócio-econômica de boa parte da população, incluindo brancos e negros. Do contrário a sua hipótese mais parece uma 'teoria da conspiração'.

Se for a primeira, amanhã mesmo vou exigir que a família negra, que mora no mesmo andar que o meu, se retire e vá residir em um gueto. E também vou demitir meus dois funcionários negros, porque os dois tem salários equivalentes aos brancos que ocupam a mesma função.  :)
« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 00:28:22 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #781 Online: 30 de Novembro de 2017, 01:04:07 »
Citação de: Alexandra Loras
Ao propor um mundo ‘invertido’, com negros em papéis de destaque na sociedade, me pergunto se faríamos os mesmos comentários preconceituosos ou se teríamos as mesmas posturas.
https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/de-xuxa-doria-exposicao-transforma-personalidades-brancas-em-negras-22121711

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #782 Online: 30 de Novembro de 2017, 09:17:12 »
Dilma negra? Isso sim é racismo, os negros não merecem isso. E ainda por cima, ainda tem o Trump. O que essa mulher tem contra os negros?
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #783 Online: 30 de Novembro de 2017, 09:51:08 »

Nossa, estou surpreso com o fato do Trump ter sido transformado num negro. Imagina como seria os EUA com um presidente negro. Um dia isso será possível, mas somente numa sociedade sem racismo.

A Gisele negra também choca, porque não temos modelos negras bem sucedidas, tirando as que já existem, claro.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #784 Online: 30 de Novembro de 2017, 09:53:00 »
Dilma negra? Isso sim é racismo, os negros não merecem isso. E ainda por cima, ainda tem o Trump. O que essa mulher tem contra os negros?

Se a Dilma fosse negra, tem noção que todas as piadas sobre ela, como a saudação da mandioca e estoque de vento, seria considerado racismo?

Aliás, se a Marina fosse politicamente um pouquinho mais incisiva e agressiva, poderia ter ganho em 2014. Seria uma negra no poder.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #785 Online: 30 de Novembro de 2017, 09:56:16 »
Ao propor um mundo ‘invertido’, com negros em papéis de destaque na sociedade,

Tipo assim:

Simplesmente a pessoa mais poderosa da TV americana.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #786 Online: 30 de Novembro de 2017, 10:47:27 »
 :ok:  Caso encerrado. Tese refutada, só prova que a Alexandra Loras (?!) não tem imaginação.

:histeria:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #787 Online: 30 de Novembro de 2017, 15:42:40 »
Pintam a cara desse povo no paint e me falam que é arte. E ainda por cima é black face, coisa que os SJW estão sempre criticando.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #788 Online: 30 de Novembro de 2017, 15:45:59 »
[...]
Minha perspectiva é baseada nas estatísticas, nos estudos,  nas notícias, na História e no cotidiano que inclusive está nos jornais com várias noticias sobre, e até nos jornalistas, como o Waack  demonstrou.

Boa parte da sua 'perspectiva' é baseada em vieses das "estatísticas, estudos, História e... blá-blá-blá", ignorando o fato de que ninguém negou que existe racismo na nossa sociedade (e em TODAS as demais sociedades do mundo).

Você também continua ignorando os dados que mostram que os pobres 'de todas as cores' sofrem, ainda que eventualmente os negros sejam mais estigmatizados. E ignora solenemente, junto com alguns outros foristas, que há muitos negros que são igualmente racistas. Não tenho certeza, mas parece que você já chegou a justificar este comportamento como uma "reação natural" e de "menor gravidade" que o racismo praticado por brancos.

E chega ao cúmulo de 'apontar o dedo' para foristas negros, querendo lhes dar uma lição de moral porque eles estariam se comportando como alienados e algozes da própria 'raça'.

Haja paciência.
Pois é, o Juca só faltou me chamar de capitão do mato só por eu ser negro e não concordar com esses argumentos dele.  :lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #789 Online: 30 de Novembro de 2017, 16:15:02 »
[...]

Haja paciência.

Errado. Completamente errado.

Em um ambiente privado ele pode pensar e expor o que quiser e de quem quiser.

Ah... como faz falta a Primeira Emenda por aqui.

P.S.

Mesmo assim, não lembro de você ter ficado tão indignado quando o seu amado ex-presidente, em diversas oportunidades, denegriu, por exemplo, as mulheres e os 'brancos ricos'.

Mas quando você fala que negro ganha menos e aponta como causa o racismo, você está ignorando que o negro chegou no mercado de trabalho com um nível de profissionalização menor.

Porque, assim como os brancos mais pobres, eles tem dificuldades maiores de ascensão profissional.

Ainda assim, cabe perguntar: eles morrem e estão sujeitos a mais violência em quais condições?

Fica parecendo que o patrão olhou pra cara dele, olhou o salário e falou: "pra, você pagarei 2/3 do que estava destinado a esta vaga". Só que isso as estatísticas que você tanto olha não mostram.
O "apartheid" brasileiro é bem mais sutil que isso.

Fiquei confuso. Você deve escolher: ou vivemos em uma sociedade que é ampla e hermeticamente racista ou que é sutilmente racista, situação esta inserida em um contexto muito mais amplo onde o problema predominante é a condição sócio-econômica de boa parte da população, incluindo brancos e negros. Do contrário a sua hipótese mais parece uma 'teoria da conspiração'.

Se for a primeira, amanhã mesmo vou exigir que a família negra, que mora no mesmo andar que o meu, se retire e vá residir em um gueto. E também vou demitir meus dois funcionários negros, porque os dois tem salários equivalentes aos brancos que ocupam a mesma função.  :)

De um lado temos milhões de dados que atestam a marginalização histórica dos negros, um milhão de evidências. Temos noticias todos os dias de intolerância pela cor da pele. Do outro o que temos? Evidências anedóticas...hmmm, deixa eu pensar, você defendendo o direito das pessoas serem racistas, qualquer denúncia como da Thais Araújo logo é desqualificada como mimimi, no mesmo mês que um dos principais jornalistas do Brasil foi flagrado em pleno ato racista... mais evidências anedóticas, todas as pesquisas são enviesadas... e por esse caminho vai.

E você que tem que ter paciência. Ok.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 16:24:59 por _Juca_ »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #790 Online: 30 de Novembro de 2017, 16:18:49 »
[...]

Haja paciência.
Pois é, o Juca só faltou me chamar de capitão do mato só por eu ser negro e não concordar com esses argumentos dele.  :lol:

Não inverta os valores, eu só disse que sua opinião não reflete a realidade de acordo com as evidências que estão sendo mostradas aqui desde as primeiras páginas desse e de outros tópicos sobre o assunto. Ei espero algum estudo, alguma evidência que demonstre que as evidências mostradas aqui estão erradas, além da mera opinião de vocês.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #791 Online: 30 de Novembro de 2017, 16:21:44 »

Se a Dilma fosse negra, tem noção que todas as piadas sobre ela, como a saudação da mandioca e estoque de vento, seria considerado racismo?

Aliás, se a Marina fosse politicamente um pouquinho mais incisiva e agressiva, poderia ter ganho em 2014. Seria uma negra no poder.

Muitas dessas piadas são consideradas misóginas. Ela não precisou ser negra para ser rebaixada, bastou ser mulher.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #792 Online: 30 de Novembro de 2017, 17:59:06 »
A Dilma é um caso a parte. Trata-se de um fenômeno raro da natureza.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #793 Online: 01 de Dezembro de 2017, 18:52:03 »

Muitas dessas piadas são consideradas misóginas. Ela não precisou ser negra para ser rebaixada, bastou ser mulher.

A Dilma é uma mulher de grelo duro?
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #794 Online: 01 de Dezembro de 2017, 23:20:57 »
Não há nada que evidencie que esses adesivos foram criados ou usados como simbolo de ódio as mulheres ou como ódio a condição de mulher da Dilma. Por tanto concluir que isso seja misoginia é uma conclusão absurda. Uma explicação muito mais plausível ao uso destes adesivos é a divergência política (principalmente considerando o contexto no qual esses adesivos surgiram), as pessoas que usaram estes adesivos são muito provavelmente anti-petistas e não misóginos ou anti-mulher como sugerido pelo Juca e outras pessoas mais.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #795 Online: 02 de Dezembro de 2017, 12:07:31 »
Não há nada que evidencie que esses adesivos foram criados ou usados como simbolo de ódio as mulheres ou como ódio a condição de mulher da Dilma. Por tanto concluir que isso seja misoginia é uma conclusão absurda. Uma explicação muito mais plausível ao uso destes adesivos é a divergência política (principalmente considerando o contexto no qual esses adesivos surgiram), as pessoas que usaram estes adesivos são muito provavelmente anti-petistas e não misóginos ou anti-mulher como sugerido pelo Juca e outras pessoas mais.
Você está querendo discutir com pessoas desse naipe:
https://twitter.com/manudeputada/status/936925323593003008

A escolha da mulher é machismo.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #796 Online: 02 de Dezembro de 2017, 12:09:37 »

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #797 Online: 02 de Dezembro de 2017, 12:13:08 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #798 Online: 12 de Dezembro de 2017, 23:03:14 »
Citação de: Alexandra Loras
Ao propor um mundo ‘invertido’, com negros em papéis de destaque na sociedade, me pergunto se faríamos os mesmos comentários preconceituosos ou se teríamos as mesmas posturas.
https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/de-xuxa-doria-exposicao-transforma-personalidades-brancas-em-negras-22121711

DIGITAL BLACKFACE!!!!!!!!!!!1111

<a href="https://www.youtube.com/v/11_-1_hvExU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/11_-1_hvExU</a>

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #799 Online: 18 de Dezembro de 2017, 14:27:38 »
Como alguém dá Ibope para uma bobagem dessas? (Como eu estou fazendo agora :hihi:)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!