Enquete

Qual plataforma você usa para jogar?

PC
125 (44.5%)
Playstation
10 (3.6%)
Playstation 2
35 (12.5%)
Playstation Portátil
5 (1.8%)
Game Cube
5 (1.8%)
Gameboy Advance
8 (2.8%)
Nintendo DS
11 (3.9%)
X-Box
11 (3.9%)
Emuladores
38 (13.5%)
Wii
8 (2.8%)
Play Station 3
9 (3.2%)
X-Box 360
12 (4.3%)
Kinect
3 (1.1%)
Wii U
1 (0.4%)

Votos Totais: 153

Autor Tópico: O que você está jogando?  (Lida 130130 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re:O que você está jogando?
« Resposta #1100 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:22:57 »
Nossa, Uiliníli, eu posso dizer, baseado em extensiva experiência com os dois modelos, que não chegamos nem perto ainda, em termos de RPGs eletrônicos, de conseguirmos passar a sensação de imersão e liberdade de ação que RPG de mesa proporciona ao jogador.

Por mais que os RPGs estejam bem avançados hoje, com mundos gigantescos, eles ainda possuem uma pré-programação, suas ações estão todas presas dento do que já foi pré-programado, assim como seus diálogos, que são todos definidos. Quantas vezes você não quis dar uma resposta diferente, em uma conversa com algum NPC, e não tinha nem uma opção parecida?

Eu não sei se você já jogou RPG de mesa, mas você entra totalmente no seu personagem, precisa interpretar suas ações e sentimentos, precisa definir uma personalidade para ele, e tentar agir de acordo, é algo muito legal e desafiador.

E por mais que a imaginação do mestre também seja limitada, são as suas ações, como jogador, que irão definir as reações do mestre. Oras, meu personagem pode, por exemplo, ter tido um dia ruim, adentrar uma taverna e pedir uma bebida, enquanto o mestre me narra o ambiente e uma conversa que eu (meu personagem) ouço e toca exatamente no ponto que tornou meu dia ruim. Bem, o mestre não tem pré-definições do que eu posso ou não fazer agora, ele não sabe se eu vou simplesmente ignorar e me afundar em "Ale", se eu vou me encaminhar para conversar com os cidadãos, ou se eu vou simplesmente jogar a caneca na cabeça de um e sair gritando, feito um maluco: "Morram, seus miseráveis, morram!". Ele vai ter que simplesmente improvisar de acordo com minhas decisões, essas sim, praticamente só limitadas pela minha imaginação.

OK, ficou longo, mas é que eu realmente gostava de jogar :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1101 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:30:25 »
Comprei Gears of War  :yahoo:
Não deseje.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1102 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:37:14 »
Toda vez que joguei RPG de mesa era uma bagunça e em pouco tempo descambava para a palhaçada, então joguei muitas aventuras isoladas e jamais uma campanha mais longa, então minha impressão sobre o jogo de mesa não é das melhores, mas provavelmente o problema era o grupo.

Mas de qualquer forma o gênero de mesa também está muito preso a clichês, e você mesmo já veio com um: a taverna. Aí meu personagem não tem nada melhor a fazer do que se juntar com outro bando de desempregados para procurar um tesouro e sair matando e pilhando no processo  :lol:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2011, 17:39:27 por uiliníli »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #1103 Online: 22 de Outubro de 2011, 18:23:09 »
Uíli, com certeza seu problema era do grupo. Eu jogo rpg de mesa continuamente desde 1988 e já passei por muito disso no começo, mas agora é muito tranquilo.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1104 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:12:02 »
O motivo de não gostar muito de RPG eletrônico americano é justamente que eles parecem RPGs de mesa (mundos de fantasia, focam liberdade, etc) mas são muito limitados em comparação a esses, como vocês falaram. Então se eu procuro essas coisas eu acabo preferindo RPG de mesa.

Se bem que faz mais de ano que não jogo RPG, e o pessoal praticamente já desistiu de achar um horário em que todos possam jogar. Ô idade.

Há um problema com mestres, também. Alguns não tem histórias muito flexíveis, o que perde a graça.

Aliás, não é de hoje que eu não curto essas boiolices de jrpg, na época em que vocês babavam Chronno Trigger eu jurava de pés juntos que Fallout era o melhor RPG já criado   (e ainda juro, FO2 ruleia!)

Você não gosta de Chrono Trigger? Aaaaw. Um jogo tão simpático... Trilha sonora tão boa, tão ingenuo, inocente, aventureiro...

Se fosse dizer o meu "melhor RPG criado", seria Suikoden II (PSX).  O jogo não tem os típicos clichês de RPGs japoneses, tem três sistemas de batalha, 108 personagens jogáveis... É o ápice dos RPGs japoneses. Mas ainda um RPG japonês, nada que converta quem não gosta do gênero... :)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1105 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:20:29 »
Realmente, tudo em um jogo de videogame está em um script. Mas há jogos que disfarçam isto muito bem.

Meu jogo predileto nesse quesito são os dos jogos da série Metal Gear (a história é extremamente ridícula; cabe ignorar). Quando no terceiro jogo, por exemplo, você joga uma cobra em um soldado, ou atira no rádio para os soldados não poderem se comunicar, ou faz com que o soldado coma uma comida estragada, etc, etc, você se pensa livre fazendo essas coisas, e não fazendo o que o programador colocou.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1106 Online: 22 de Outubro de 2011, 20:58:22 »
Alguém sabe quando e se lançam a versão beta do MW3?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1107 Online: 22 de Outubro de 2011, 23:41:21 »
Aliás, não é de hoje que eu não curto essas boiolices de jrpg, na época em que vocês babavam Chronno Trigger eu jurava de pés juntos que Fallout era o melhor RPG já criado   (e ainda juro, FO2 ruleia!)

Você não gosta de Chrono Trigger? Aaaaw. Um jogo tão simpático... Trilha sonora tão boa, tão ingenuo, inocente, aventureiro...

Se fosse dizer o meu "melhor RPG criado", seria Suikoden II (PSX).  O jogo não tem os típicos clichês de RPGs japoneses, tem três sistemas de batalha, 108 personagens jogáveis... É o ápice dos RPGs japoneses. Mas ainda um RPG japonês, nada que converta quem não gosta do gênero... :)

É que o que eu gosto em um jogo de RPG é justamente ter a sensação de que as minhas escolhas fazem alguma diferença na história. Como o pessoal falou, nossas opções de diálogo são limitadas, mas diferentes opções realmente levam a resultados diferentes. Várias missões podem ser concluídas de várias maneiras diferentes e eu posso jogar sendo o bom, o mal ou o feio, posso escolher lados... isso aumenta muito o replay do jogo depois, pois eu vou querer começar de novo e fazer escolhas diferentes ou usar um outro tipo de personagem.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #1108 Online: 23 de Outubro de 2011, 21:58:16 »
Mário Kart. Clássico!
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #1109 Online: 24 de Outubro de 2011, 13:05:12 »
Batman Arkham City. Falaram muito bem e me amarrei no primeiro. Saberei semana que vem... :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1110 Online: 24 de Outubro de 2011, 19:45:40 »
No dia de Finados espero inaugurar o Shotgun Diaries: muita diversão no Apocalipse Zumbi!

OK, é RPG de mesa e não videogame. Me processem :)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #1111 Online: 24 de Outubro de 2011, 20:01:31 »
Eu certa vez tentei gostar de RPG de mesa, mas estou tao acostumado com o aspectos gráficos dos RPGs eletrônicos que nem considero a possibilidade de jogar RPG imaginado.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1112 Online: 24 de Outubro de 2011, 21:03:22 »
Sem crise. Nem todo mundo curte.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1113 Online: 24 de Outubro de 2011, 21:08:15 »
No dia de Finados espero inaugurar o Shotgun Diaries: muita diversão no Apocalipse Zumbi!

Jurei que era o único ser, nesse fórum, que já havia jogado RPG de mesa. Surpresa saber que tem gente que ainda joga. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1114 Online: 24 de Outubro de 2011, 21:14:18 »

Jurei que era o único ser, nesse fórum, que já havia jogado RPG de mesa. Surpresa saber que tem gente que ainda joga. :)

Como assim? Num dos lugares mais nerds do Brasil voce achou que era o único?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1115 Online: 24 de Outubro de 2011, 21:19:49 »
Diego tá por fora...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1116 Online: 24 de Outubro de 2011, 22:36:27 »

Já joguei AD&D, inclusive na faculdade.
E aquele punhado de dados... de 20, 10, 8, 6 e 4 faces.
Os de 10 eu ainda aproveitava no war 1 ou 2.
:P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1117 Online: 24 de Outubro de 2011, 22:51:51 »

E aquele punhado de dados... de 20, 10, 8, 6 e 4 faces.

Um dos motivos pelos quais eu sempre preferi Gurps, com seus 3 dadinhos de 6 lados e a linda distribuição normal que eles aproximavam...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1118 Online: 24 de Outubro de 2011, 23:09:21 »
Gurps tinha regra até para coçar o nariz. :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1119 Online: 24 de Outubro de 2011, 23:25:28 »
Mas tem a regra de ouro que domina todas as outras: bom senso do mestre. Se ele permitir que você coce o nariz sem ter que passar num teste de destreza com os devidos modificadores adicionados, você pode coçar a vontade :)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1120 Online: 25 de Outubro de 2011, 21:25:22 »
Mário Kart. Clássico!

Clássico dos clássicos! Mario Kart era bom demais!

Quero dizer, ainda é bom demais. E eu ainda tenho um SNES com a fita. =D

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #1121 Online: 02 de Novembro de 2011, 20:53:02 »
Chegou hoje :)

<a href="http://www.youtube.com/v/_EQWcB1vXXg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/_EQWcB1vXXg</a>

Offline huawei

• Nível 10
  • *
« Resposta #1122 Online: 02 de Novembro de 2011, 21:37:50 »
Pessoal, alguem ai poderia me indicar algum jogo de corrida com a fisica igual, ou o mais semelhante possivel, ao Daytona Usa?
Existem diversos jogos realistas hoje em dia mas so Daytona tem aquela fisica, que apesar de ser bem arcade, consegue ser bem sensivel aos pequenos toques do controle e voce disputa cada centesimo de segundo.
Se alguem puder me dar um ou dois nomes eu ficarei bem agradecido...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1123 Online: 02 de Novembro de 2011, 22:15:29 »
Forza 4 ou Gran Turismo 5 ;)
Não deseje.

Offline huawei

• Nível 10
  • *
« Resposta #1124 Online: 02 de Novembro de 2011, 22:33:06 »
Cara, eu agradeco. Esses dois em particular eu ja conhecia, o forza inclusive eu tenho.
Mas primeiramente eu gostaria de algo para PC (estou afim de montar um cockpit). De fato eu ja tive um, mas o unico jogo que realmente era divertido de jogar era deytona emulado. A sensibilidade do volante era linda. Teste diversos outros jogos. Fiquei muito empolgado com os "simuladores", as estes nao surtiram a mesma sensacao ao jogar. Depois tentei alguns totalmente opostos como as versoes mais modernas do outruns e tudo mais, mas tambem sem aquele fealing, chegava ser melhor jogar no teclado...
Acabei desmontando tudo a dois anos. Hoje eu tava em casa(feriado) e resolvi montar um novo cockpiet. Mas antes eu queria ter ao menos um jogo alem do daytona que me trouxesse denovo aquela imersao...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!