Georg, se tu gosta de pensar rapidamente, imagino que se divertirá mais jogando Go ou xadrez. Go infelizmente acho que não existe campeonato no Brasil. Fazer contas rápido é uma coisa inútil e uma atividade solitária, o que não acontece com Go ou xadrez*. Enfim, espero não estar intrometendo muito, só uma dica, caso você não tenha levado em consideração.
Não que eu não faça coisas inúteis e solitárias, não sei do que estou falando.
* que também são inúteis mas ao menos você joga com outra pessoa. 
Go parece interessante, vou ver. Eu não considero inútil, depende do sentido, esses jogos são um tipo de treinamento mental. Assim como esses: Poker, Mahnjog, Sudoku
Apostar é uma arte.

Na verdade os animes que tratam de jogos e estratégia fogem do padrão shonen comum dos animes infantis. Três sobre estratégia e apostas que achei ótimos foram:
Akagi - um jogador de Mahnjog de 13 anos que aposta contra a yakuza ( que vira um tremendo apostador psicopata )
Kaiji - do mesmo autor, mas agora com um protagonista desengonçado e personalidade oposta do Akagi. Apostas com jogos diversos, yakuza e etc.
One Outs - um jogador de baseball que fazia apostas e usa de psicologia e truques para ganhar campeonatos de baseball
Estou pra ver um anime de Shogi e vou dar uma olhada no anime de Go.
Os animes são assim porque no Japão a escrita é díficil, então eles fazem animações e desenhos com diversos tipos de assunto para facilitar.
Tem um anime de boxe chamado Hajime no Ippo com 800 capítulos.