A empresa me deixou um Iphone 5 (eu já estou com um MacBook). É claro que a integração entre eles é o ponto forte; a atualização de calendário, os improvs de segurança, o compartilhamento são sem dúvidas excelentes.
Nunca fui fã do iTunes, ele é meio restrito para certas coisas, por exemplo: fiz uma gravação do meu filho no iphone e queria que virasse um toque para alarme. Só consegui baixando apra mp3 e dando uma volta com o Mac para que fique no meu iTunes, meio besta isso. Daí me falaram que tem app que faz isso mas é pago. QUem vai pagar para uma coisa dessas ?
O que sim em termos de integração é muito bom foi estar no meio do nada sem internet, plugar o phone e usar ele como roteador, fiz isso sem ajuda em 5 minutos só de ter ouvido como se fazia, a ainda seguro porque pluguei o aparelho via cabo então não compartilhei por wifi (que tem senha mas vai saber...).
A minha esposa está com um Sansung e é um ótimo aparelho e sistema operacional. O que sim é que ela já rebutou ele um par de vezes este mes, e no iphone rebootei ele duas vezes em 6 meses. Claro que o meu filho também o usa para jogar e pode ser o 'elemento desetabilizador' (que é em definitiva todo objetivo de uma criança, heheheh).
Ele está sendo adotado em empresas por essa integração, mas aqui no Brasil o preço do iphone é abusivo e tenta gerar um nicho de compradores 'eu tenho, você não tem' que para mim não justifica.
Comparando funcionaldiade e funcionalidade não vi nada que pudesse dizer que um tem que o outro não.
Agora sim, o que sim justifica o investimento é desenvolver num MacBook (Air ou Pro), além de aumentar a produtividade, é estável, bonito e se precisar vai no terminal e é um iOS todo para você.
Se perder este Mac para um HP vou chorar bastante... !