(Aproveita e posta um também, Luz)
Sério, não falo de "união" entre religião e ciência, mas de convívio. Ciências e religiões existem, atuam e modificam a vida da maioria das pessoas - são duas "realidades" igualmente importantes para a maioria delas. Se não é exatamente como eu penso tenho consciência que é nesse mundo que vivo. E não alimento esperanças de mudança, pelo menos a curto prazo. Se acontecer vai ser realmente uma grande surpresa para mim.
A religião é um traço cultural, geralmente o mais forte, mais irraizado e que define a maioria dos costumes numa sociedade. Nós ocidentais somos predominamente monogâmicos, porque as religiões ocidentais foram e são predominantemente monogâmicas, diferente do islamismo, por exemplo. Os códigos civis se baseiam nos costumes locais, que se baseiam nas religiões predominantes, que são antes de tudo códigos de conduta social.
Enquanto a religião é regional, a ciência é universal, porque abrange todas as culturas, pelo menos em parte, indiferente da religião. E é como deveria permanecer na minha opinião: indiferente! Tudo aquilo que a ciência investiga, descobre ou inventa passa inevitavelmente a fazer parte do quotidiano.
A ciência não pode beneficiar a todos, mas esse também é um discurso hipócrita, porque nunca foi esse o objetivo. Afinal, convenhamos, se a ciência é a principal responsável pelos benefícios à vida, é também a principal responsável pelas grandes ameaças a ela, em proporções equivalentes.
Na minha opinião ciências e religiões não são coisas opostas, são coisas diferentes que fazem parte da mesma realidade. Não adianta fingir ou desejar que as coisas sejam diferentes - elas são assim e acredito que continuarão assim por muito tempo. Seria preciso que o mundo todo pensasse da mesma maneira para combater uma idéia e as coisas não mudam de uma dia para o outro; elas vão se transformando devagar.
Para um século de ciência moderna, temos milênios de religiosidade e o tempo é sempre uma coisa que conta muito para a maioria das pessoas. É relativamente fácil criar novos costumes e valores, mas é terrivelmente complicado combater os antigos. Nós vemos isso todos os dias - o velho e o novo dividindo o mesmo espaço.