Mas não precisa de TANTA hostilidade. Você acaba afastando a pessoa, em vez de ter um diálogo minimamente produtivo
É uma discussão, não uma conversa. Se considerar o questionamento como hostilidade, lógico que verá hostilidade.
Eu também não vejo assim tanta contradição entre a ciência e a crença. Por mais que a pessoa tenha consciência da existência da teoria da evolução, isso não exclui a sua crença cristã, por exemplo. Vejam, as escrituras não poderiam conter algo como a teoria da evolução no gênesis, tenho certeza que jamais seria aceita e compreendida a milênios atrás. Mas do ponto de vista filosófico, o gênesis foi e é muito efetivo. Não haveria outra forma melhor para descrever a origem do homem à época, a idéia básica de que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança foi passada,e era essa a idéia.
Crer é acreditar sem evidência por razões emocionais.
Ciência é acreditar baseado em observações utilizando a razão.
A união entre crenças e ciência é impossível. Não faz nem sentido e nem pode-se imaginar que objetivo teria. São coisas opostas que se confrontam.
Hoje o Papa até cita a idéia da união de religião e ciência. Todos aplaudem e repetem a idéia.
Infelizmente, antes de citarem o que ocorre, deixam suas crenças se sobressaltarem, pois a única razão pelo qual aceitam tal idéia é porque suas crenças são (ou acham/foram forçados a acreditar que são importantes para sí).
Aliás, na verdade, sabe como acabaria uma união entre religião e ciência? Ou o que a ciência considera prevaleceria e a religião se recusaria a concordar, ou então a crença prevaleceria e a ciência seria uma pseudo-ciência, um simples meio de enganar as pessoas para fazer parecer que a religião possui base.