Autor Tópico: O que diferencia crentes e céticos? Quem tem razão?  (Lida 9920 vezes)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: O que diferencia crentes e céticos? Quem tem razão?
« Resposta #75 Online: 27 de Dezembro de 2006, 23:06:51 »
A tá é que fala como se fosse -.-
Não deseje.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #76 Online: 28 de Dezembro de 2006, 05:18:27 »
O problema do RI é que ele é muito estressadinho e mal educado.

É por isso que eu gosto do pessoal objetivo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 28 de Dezembro de 2006, 11:39:40 »
Sinceramente, Tails. Pega leve. No pouco tempo que você está conosco, só faz ser homem-bomba.

Inclusive, fico pasma que o Rod Infinity tenha sido (creio que com razão) advertido quando a proselitismo, e o Tails ainda não. :/

E, Rod, também é bom se acalmar. Você pode ser mais sabido que a maioria dos cristãos que passam por aqui, mas isso não costuma ser computado. Avisos já foram dados, etc.

Você é moderadora ?

Mesmo não moderadores podem sugerir que as pessoas sejam mais moderadas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #78 Online: 28 de Dezembro de 2006, 12:01:23 »
Eu também não vejo assim tanta contradição entre a ciência e a crença. Por mais que a pessoa tenha consciência da existência da teoria da evolução, isso não exclui a sua crença cristã, por exemplo. Vejam, as escrituras não poderiam conter algo como a teoria da evolução no gênesis, tenho certeza que jamais seria aceita e compreendida a milênios atrás. Mas do ponto de vista filosófico, o gênesis foi e é muito efetivo. Não haveria outra forma melhor para descrever a origem do homem à época, a idéia básica de que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança foi passada,e era essa a idéia.   
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #79 Online: 28 de Dezembro de 2006, 12:06:12 »
Como já disse em outros tópicos, houve uma época em que os mitos religiosos podiam ser considerados relatos válidos da origem do Universo e da vida. Só muito recentemente é que tivemos acesso a dados empíricos que nos permitiram questionar tais relatos de maneira mais objetiva.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #80 Online: 28 de Dezembro de 2006, 12:30:29 »
Como já disse em outros tópicos, houve uma época em que os mitos religiosos podiam ser considerados relatos válidos da origem do Universo e da vida. Só muito recentemente é que tivemos acesso a dados empíricos que nos permitiram questionar tais relatos de maneira mais objetiva.

Pois é, por isso me parece crível que até mesmo Deus recorreria ao Gênesis e não a Teoria da Evolução, por motivos óbvios.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Luz

• Visitante
« Resposta #81 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:42:27 »

Mesmo assim sempre existiram homens, desde a antiguidade, que questionaram as coisas "impostas", dentro das limitações de suas épocas, é claro. Acho que não há justificativas para a crença e o ceticismo, são características humanas que podemos perceber ao longo de toda a história conhecida.

Como explicar o ateísmo de Confúcio, por exemplo, sem qualquer Ciência que explicasse o Universo e a Origem da Vida em sua época? Talvez o Dr. Dráuzio Varella tenha razão, existem cérebros diferentes.

Às vezes, eu acho que é mais fácil crer que questionar e tavez por isso seja mais comum, embora mesmo os mais crentes dos homens também devam ter suas próprias questões.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2006, 13:44:40 por Luz »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #82 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:53:03 »
Sim, sempre teve quem questionasse, mas o faziam com argumentos filosóficos - que têm lá seu peso, mas pessoalmente acho os argumentos físicos e biológicos muito mais fortes :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #83 Online: 28 de Dezembro de 2006, 13:59:40 »
Sim, sempre teve quem questionasse, mas o faziam com argumentos filosóficos - que têm lá seu peso, mas pessoalmente acho os argumentos físicos e biológicos muito mais fortes :-)

Não estou dizendo que não sejam, também concordo… mas quanto a dizer que os mitos religiosos podiam ser considerados válidos para explicar a origem do Universo e da vida, há exceções ao longo da história. Alguns homens nunca se conformaram em simplesmente aceitar as coisas como elas vinham, prontas e acabadas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #84 Online: 28 de Dezembro de 2006, 14:01:50 »
Sem dúvida, mas a grosso modo eram argumentos razoáveis  :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #85 Online: 28 de Dezembro de 2006, 14:08:40 »

Bom, acho que sim. O barato do homem é que ele sempre buscou respostas para suas dúvidas, quando não consegue, inventa... é nossa criatividade em ação. E convenhamos que na ausência de qualquer explicação, inventar uma é algo, no mínimo, admirável.  :)

rizk

• Visitante
« Resposta #86 Online: 28 de Dezembro de 2006, 21:05:39 »
Você é moderadora ?
Isso me impede de punir, não de reclamar. Não ouse.

Se estou pegando pesado com alguém, é porque está me faltando argumentos ou explicações com as mensagens deste. Solução? Dai-me estes mesmos, argumentos e explicações, pois aliás, sou totalmente passível a mudar de opinião na existência de tais.
No que faz muito bem. Mas não precisa de TANTA hostilidade. Você acaba afastando a pessoa, em vez de ter um diálogo minimamente produtivo - e o papo estava bom.
E continua bom na página 4. Vamos seguir aí. :)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #87 Online: 28 de Dezembro de 2006, 21:42:00 »
Disse bem: eram. Hoje temos meios muito melhores para se obter respostas e não podemos dar mais ouvidos às respostas que vieram antes, por meios obsoletos.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #88 Online: 29 de Dezembro de 2006, 02:08:46 »
Mas não precisa de TANTA hostilidade. Você acaba afastando a pessoa, em vez de ter um diálogo minimamente produtivo
É uma discussão, não uma conversa. Se considerar o questionamento como hostilidade, lógico que verá hostilidade.
Eu também não vejo assim tanta contradição entre a ciência e a crença. Por mais que a pessoa tenha consciência da existência da teoria da evolução, isso não exclui a sua crença cristã, por exemplo. Vejam, as escrituras não poderiam conter algo como a teoria da evolução no gênesis, tenho certeza que jamais seria aceita e compreendida a milênios atrás. Mas do ponto de vista filosófico, o gênesis foi e é muito efetivo. Não haveria outra forma melhor para descrever a origem do homem à época, a idéia básica de que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança foi passada,e era essa a idéia.
Crer é acreditar sem evidência por razões emocionais.
Ciência é acreditar baseado em observações utilizando a razão.
A união entre crenças e ciência é impossível. Não faz nem sentido e nem pode-se imaginar que objetivo teria. São coisas opostas que se confrontam.

Hoje o Papa até cita a idéia da união de religião e ciência. Todos aplaudem e repetem a idéia.
Infelizmente, antes de citarem o que ocorre, deixam suas crenças se sobressaltarem, pois a única razão pelo qual aceitam tal idéia é porque suas crenças são (ou acham/foram forçados a acreditar que são importantes para sí).
Aliás, na verdade, sabe como acabaria uma união entre religião e ciência? Ou o que a ciência considera prevaleceria e a religião se recusaria a concordar, ou então a crença prevaleceria e a ciência seria uma pseudo-ciência, um simples meio de enganar as pessoas para fazer parecer que a religião possui base.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2006, 02:24:29 por Tails -ORIGINAL- »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 29 de Dezembro de 2006, 14:59:04 »
Acredito que a "união" de ciência e religião não seja proposta, senão por fundamentalistas. O que propõem é a convivência paralela, ou seja, crê-se em deus, fantasmas e todo um sobrenaturalzinho do lado, mas isso não influencia no exame de dados e conclusões no laboratório, e nem o que é feito em laboratório de alguma forma leva à conclusão da inexistência de alguma entidade sobrenatural em que se acreditasse.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 29 de Dezembro de 2006, 15:39:16 »
Acha que isso, na prática, daria certo mesmo, Danniel? Sei não...  :?

Luz

• Visitante
« Resposta #91 Online: 29 de Dezembro de 2006, 16:03:47 »
Acha que isso, na prática, daria certo mesmo, Danniel? Sei não…  :?

Dar certo, dar certo... eu não digo, mas na prática, isso já acontece. Crentes e céticos dividem e provavelmente ainda dividirão o mesmo espaço por muito tempo. Não vejo outra alternativa!  :?   

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 29 de Dezembro de 2006, 16:05:51 »
"Crentes e céticos dividem e provavelmente ainda dividirão o mesmo espaço por muito tempo".

Disso eu sei. Mas estava falando no esquema do Buckaroo Banzai.

Luz

• Visitante
« Resposta #93 Online: 29 de Dezembro de 2006, 16:15:54 »
"Crentes e céticos dividem e provavelmente ainda dividirão o mesmo espaço por muito tempo".

Disso eu sei. Mas estava falando no esquema do Buckaroo Banzai.

Eu também. Essa convivência paralela já existe entre ciências e religiões, já existe em diversos discursos, tanto dentro da religião como também da ciência e "em" muitas pessoas que conseguem ter suas crenças pessoais e ter "Ciência", muito bem compartimentadas, cada qual em seu lugar.

Alguns vêem ambas as coisas como opostas, e em muitos casos elas são mesmo, mas outros as vêem apenas como coisas diferentes. Também é uma visão que tem sido trabalhada.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #94 Online: 29 de Dezembro de 2006, 18:04:37 »

Pelo amor da vovó Mafalda...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 29 de Dezembro de 2006, 18:27:15 »
Acha que isso, na prática, daria certo mesmo, Danniel? Sei não...  :?

Não é mais ou menos o que ocorre quando qualquer pessoa crente em algum deus, em vez de esperar por um milagre, procura tratamento medicinal para algum problema de saúde? Ou mesmo no desenvolvimento da pesquisa medicinal, provavelmente com uma maioria de crentes, que buscam remédios que realmente funcionam, em vez de na bula anotarem "obs.: recomendamos que reze para funcionar"?

Não digo que isso valide as crenças (já que poderia se crer em essencialmente qualquer coisa desde que irrefutável pelo conhecimento/método científico) de forma alguma.... é só um ponto de vista que visa minimizar confrontação possivelmente nociva...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #96 Online: 29 de Dezembro de 2006, 21:38:57 »
Acredito que a "união" de ciência e religião não seja proposta, senão por fundamentalistas.
Exato. Pior é a idéia ser cogitada, pois os crentes aplaudiram antes de pensarem sobre o que é.
O que propõem é a convivência paralela, ou seja, crê-se em deus, fantasmas e todo um sobrenaturalzinho do lado, mas isso não influencia no exame de dados e conclusões no laboratório, e nem o que é feito em laboratório de alguma forma leva à conclusão da inexistência de alguma entidade sobrenatural em que se acreditasse.
Esse é o problema, as pessoas se sentem mais seguras se a ciência afirme suas crenças, mesmo que se tornando uma pseudo-ciência com esse propósito.

Pelo amor da vovó Mafalda…
Bom exemplo, no caso do cristianismo, é exatamente isso: amar seres fictícios por seus acontecimentos descritos em fábulas.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2006, 05:49:20 por Tails -ORIGINAL- »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #97 Online: 30 de Dezembro de 2006, 02:24:01 »
Sempre tem uns crentes vem com essas:

Dãããããã.
Pelo amor da vovó Mafalda.
Para.
Afff.
Não deseje.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #98 Online: 30 de Dezembro de 2006, 03:18:05 »
Qual é a sua?

Vá lá pedir pra sua mãe um playstation 3.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 30 de Dezembro de 2006, 03:46:06 »
Sempre tem uns crentes vem com essas:

Dãããããã.
Pelo amor da vovó Mafalda.
Para.
Afff.

Qual é a sua?

Vá lá pedir pra sua mãe um playstation 3.

O nível do Clube Cético está caindo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!