– Funny Genesis 3 Fiz um novo desenho, mas desta vez melhor tratado e com muito humor. É uma banda-desenhada (quadrinhos) satirizando o 3º capítulo Génesis, mas pretendo transmitir uma mensagem. É grande, por isso não fiz "upload" no fórum (para não abusar) e coloquei
aqui.
A imagem da serpente foi baseada numa personagem Sumérica, a serpente dragão:
1,
2,
3,
4.
Os querubins são baseados nas imagens antigas, da Babilónia, Assíria, Egipto, Arábia, etc. :
1,
2,
3,
4,
5,
6,
7.
A princípio era para representar Deus como as imagens representadas em Ugarit, Assíria e Fenícia (
1,
2,
3), até mesmo com Asherah (
1), mas os desenhos foram feitos ontem à noite, não tinha informação à mão e era apenas um desenho humorístico. Desenhei um
ET de memória…
– Interpretações Os desenhos transmitem a ideia que tenho sobre a Bíblia, mas também tem a intenção de compará-los com as suas passagens, de modo a reflectir sobre as diversas interpretações. Também é interessante comparar com imagens sobre religiões antigas, como em
http://www.ancientegypt.co.uk/gods/story/main.html (que já tinha indicado no tópico).
Há quem diga que parte do 2º capítulo do Génesis é um relato pormenorizado do 1º capítulo a partir do 3º dia.
Façam dois diagramas de cada passagem dos 1º e 2º capítulos, e liguem o que deveria ser o mesmo acontecimento. Verão que a ordem não é a mesma; no 2º capítulo: não há plantas, é criado o homem, são criadas plantas, são criados os animais, é criada a mulher. A literatura prosélita comenta a criação mais pormenorizada nesse capítulo?
Podemos encontrar informação sobre a
Teoria de Gestalt: "A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo. Que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos (e não o contrário, como se pensava antes). E que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito." Por isso fiz uma imagem que representa o Mundo Bíblico. Quando uma pessoa lê a Bíblia, ou comentários sobre ela, ela vê partes,
mas um desenho ajuda a ver o todo.
Também acho que humor nos desenhos pode ser muito útil: a pessoa apercebe que há problemas e tenta analisar. Acham um serpente com pernas e asas e querubins monstrusos ridículos: onde está isso na Bíblia? Sobre os querubins, há várias passagens. Sobre, pode-se questionar sobre a maldição: como podem representá-la em desenho? Também mostra que não devemos fazer interpretação com base nas ideias contemporâneas, mas sim nas ideias da época, e não devemos obcecar-nos, tornando-nos imparciais, fanáticos, ridiculos.
– Mais ideias Vito, obrigado pelas ideias. Estou a pensar fazer uma página com uma imagem da Terra vista de longe, e que mostra mais pormenores ao clicar em determinadas áreas. Faço imagens separadas com detalhe, diminuo-as e junto-as fazendo um tour do Mundo Bíblico.
Bruno, acho que já tinha há tempos encontrado uma variante do Wally em "Where is Jesus", onde temos de clicar em imagens para encontrar Jesus numa multidão. Mas é uma boa ideia para dar mais interesse aos desenhos.
Também tive uma ideia que deve interessar a Web designers e programadores: fazer
sites que fornecem ficheiros XML e, como opção, XSL para permitir colocar conteúdos desse
site noutros
sites. Assim pode-se ter um
site com conteúdos fornecidos por outros
sites, e por isso podendo ter uma imensidão de informação. Até podia ter um portal com conteúdos desse género, só com uma base-de-dados com "urls" de ficheiros XML, integrando os conteúdos de terceiros no próprio
site.
– Big BangSegundo a teoria do big bang diz que no início o universo era uma bruma cinzenta. logo após as partículas atômicas começaram a se combinar formando átomos leves como hidrogênio e hélio e a luz começou a brilhar. Veja que a primeira coisa a ser criada foi: Haja luz.
1) onde tiraste essa ideia? Se a ideia da luz é por causa da ideia de explosão, há explosões sem luz, com aquela que sucede em baixas pressões (em altas pressões dá-se implosões); por exemplo, ao trazerem peixes abissais à superfície, eles explodiram; também pode acontecer aos tímpanos dos mergulhadores.
2) Na "Wikipedia" está dito
A teoria do Big Bang não é um acontecimento igual a uma explosão da forma que conhecemos, embora o universo observável com a ajuda das lentes dos modernos telescópios espaciais ainda descreva um resultado de uma explosão (uma fuga cósmica) há quem levante dúvidas se realmente houve algo que explodiu ou se foi uma explosão a causa dessa dilatação observada.
;
3) Já tinha pensado que a Teoria do Big Bang tinha relação com a expansão do Universo, e foi confirmei na Wikipedia:
Para entender a teoria do Big Bang, deve-se em primeiro lugar entender a expansão do Universo, de um ponto A para um ponto B, assim, podemos, a partir deste momento retroceder no espaço, portanto no tempo, até o Big Bang.
; basta imaginar o retrocesso, como um "rewind" de um leitor de vídeos…
4) Antes da luz, havia água, terra, céus, caos e abismo/profundeza :
Gênesis 1
1 No princípio Deus criou os céus e a terra.
2 Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.
3 E Deus passou a dizer: “Venha a haver luz.” Então veio a haver luz[/u].
5) É dito que há separação entre luz e escuridão, e isso só faz sentido relativamente à terra:
4 Depois, Deus viu que a luz era boa e Deus fez separação entre a luz e a escuridão. 5 E Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia.
; as estrelas piscavam para fazer luz e escuridão?
5) A terra seca, o firmamento, o Sol, a Lua e as estrelas foram criadas muito depois, e isso pode ser visto na primeira imagem que enviei. Como posso encaixar o Big Bang no diagrama e ser fiel ao Génesis?
Faça agora um contraste com o criacionismo na qual eu não tirei de informação religiosa nenhuma, pois eu tenho meu ponto de vista particular. Se voce quiser saber mais sôbre a teoria do big bang leia sôbre George Gamow.(russo naturalizado norte americano)
Sobre George Gamov associado à teoria do Big Bang, encontrei na Wikipedia:
O trabalho delineava como os níveis atuais de hidrogênio e hélio no universo (dos quais se pensava, e ainda se pensa, que correspondem a 99% de toda a matéria do universo) poderiam ser perfeitamente explicados por reações que ocorreram durante o "Big Bang". Essa teoria trouxe apoio à teoria do Big Bang, embora não explicasse a presença de elementos mais pesados do que o hélio (isso foi feito mais tarde por Fred Hoyle).
Como o Dbohr disse, onde estão as referências para aquilo que dizes.
Dbhor diz que estudou Astrofísica e Astronomia, por isso, em princípio, deve perceber melhor sobre o assunto do que nós. Na faculdade, quanto muito, estudei Física e Física Experimental. Para refutar uma ideia dele sobre Astronomia, devo estudar bastante sobre o assunto discutido, para compreendê-lo bem, e indicar referências, experiência ou observações fortes.
Mas de qualquer modo, estás a usar a Web, e podes aproveitá-la tal como tenho feito. Abraços.