Assim como existe a ciência material, existe a espiritual. Este mundo é oposto ao material.
 Não defines ciência; apenas ramificas em duas categorias, que, aliás, não existem.
 Se esse mundo espiritual existe e faz parte da ciência, diz-me que observações, hipóteses, experiências e teorias surgiram, segundo o método científico? Que experiências reproduzíveis existem para verificar a existência desse mundo? Que previsões podem ser feitas por conhecer esse mundo? O que poderia refutar essa ideia?
Se Deus é espírito fazemos a pergunta: Quem o gerou e como adquiriu poderes e inteligência suficiente para criar todas as coisas?
 Foi Marduk, deus sumério!
 Estás a fazer seguintes suposições:
 1) é preciso alguém para criar todas as coisas;
 2) todas as coisas foram criadas por apenas uma pessoa;
 3) para criar todas as coisas é necessário inteligência;
 4) Deus existe;
 5) existem espíritos;
 6) Deus é espírito;
 7) o deus da religião dos pais criou tudo;
 8) a existência de matéria implica a sua criação, mas a mesma imposição não é aplicada a Deus;
 Seguindo o princípio "pluralitas non est ponenda sine neccesitate" ("pluralidades não devem ser postas sem necessidade"), rejeito essas suposições. Na informática chamamos KISS ("Keep It Simple, Stupid").
O alcorão é uma religião fundada por maomé que tira uma interpretação de dentro do livro de Gênesis. E este livro pertence ao povo Judeu. O espiritismo tira de dentro das escrituras a interpretação para a reencarnação e outras muitas religiões usam a bíblia e formas seus dogmas.
 Isso também serve para o Cristianismo e Judaísmo. O Cristianismo Bíblico é uma interpretação das Escrituras Hebraicas, e o Judaísmo tem base em religiões como a Babilónica, formando os seus dogmas.
Conclusão: Religião não tráz verdade para ninguém, pois cada um interpreta de uma maneira.
 
 Então que utilidade tem?
A forma mais eficaz e aceita pela religiosidade é o que é comum em quase 99% delas tirando alguns grupos radicais que matam em nome de Deus, é a prática do amor a sí e ao próximo.
 Isso apenas é uma selecção de religiões pela ética, e existem imensas que se definem como bons, que têm amor por si e pelo próximo, que não se consideram radicais e que não matam em nome de Deus, rejeitando mesmo participar em guerras.
 Também não vejo motivo para acreditar que uma religião seja verdadeira por haver pontos em comum, nem é possível na prática, pois por cada ideia há uma outra contrária.
 Considerando o budismo como religião ateia, e eles são um grande exemplo de boa moralidade e respeito. Os hindus também estão dentro dessa categoria ética. E há imensos ateus que são contra a guerra e que amam a humanidade.